Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

17/10/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil, Folha de São Paulo, O Globo e CNN Brasil: Governo ajusta marco regulatório para lançar Plano de Ferrovias ainda em 2023, diz secretário-executivo dos Transportes à CNN

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirma em entrevista à CNN que a pasta trabalha em últimos ajustes em arcabouço regulatório antes de lançar oficialmente seu Plano Nacional de Ferrovias. O pacote de projetos que vai compor o programa deve ser anunciado ainda em 2023. Os ajustes regulatórios para cargas visam resolver dois problemas: a devolução de trechos ociosos, que ultrapassam 20 mil quilômetros atualmente, e as regras para autorizações, que — segundo Santoro — vêm causando insegurança aos investidores. A pasta também trabalha para adequar seus projetos a padrões de sustentabilidade. Íntegra para associados; CNN Brasil, Folha de São Paulo, O Globo e CNN Brasil.

Poder 360, Portos e Navios, Portos & Mercados: Costa Filho assina autorização para expansão do Porto de Suape

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinaram nesta 2ª feira (16.out.2023) a autorização para a construção de um terminal de contêineres no Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado a 40 km do Recife. O empreendimento terá um investimento de R$ 1,6 bilhão e deve duplicar a capacidade de movimentação de cargas no porto. O terminal será administrado pela APM Terminals, que financiará a construção do projeto. A empresa pertence ao grupo A.P. Moller – Maersk. A estrutura terá capacidade de movimentar 400 mil contêineres anualmente e vai ocupar uma área de 50 hectares. Íntegra para associados; Poder 360, Portos e Navios e Portos & Mercados.

Folha de São Paulo e Informativo dos Portos: Agro paulista vê alta nas exportações e prevê novo recorde em 2023

O agronegócio paulista deve fechar 2023 com novo recorde de exportações e no saldo da balança comercial. A confiança vem do resultado até setembro, de superávit de US$ 16,62 bilhões (cerca de R$ 84,1 bilhões), uma alta de 7,5% em relação aos primeiros nove meses do ano passado. Enquanto as exportações cresceram 5,8% no período, com US$ 20,46 bilhões, as importações tiveram queda de 0,8%. Foram R$ 3,84 bilhões. Cinco grupos de produtos correspondem a quase 80% das exportações do agro paulista até setembro: açúcar e álcool (US$ 7,23 bilhões), soja (US$ 3,19), carnes (US$ 2,28 bilhões), papel e celulose (US$ 2,03 bilhões) e sucos (US$ 1,54 bilhão). Íntegra para associados; Folha de São Paulo e Informativo dos Portos.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Agenda ESG e Portos brasileiros

A Agenda ESG passa pela extensão do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) aos Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) e aos Terminais de Armazenagem e Reparo de Contêineres Vazios (Depot). Os esforços das autoridades na adoção de ações voltadas às práticas ambientais, sociais e de governança, alinhadas à prática global, têm sido destacados e essa agenda ganha cada vez mais importância na atividade portuária, que conduz estudos para mitigar os impactos das mudanças climáticas, buscando alternativas para a transição energética. As melhores práticas ambientais buscadas pelas Autoridades Portuárias precisam ter um olhar às atividades retroportuárias. Íntegra para associados

A Tribuna de Santos: Desburocratização da autorização de TUP

Recentemente, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Tribunal de Contas da União (TCU) formaram um grupo de trabalho para estudarem propostas que diminuam o tempo do processo de autorização dos Terminais de Uso Privado (TUP). Os TUPs são instalações portuárias exploradas mediante regime de autorização em que a operação e gestão da infraestrutura é responsabilidade de um ente privado, sendo a União responsável apenas pela regulação e fiscalização. Ainda que o conceito já existisse, foi com o advento da Lei Federal 12.815, chamada de Nova Lei dos Portos, que tal modalidade ganhou representatividade e ficou mais atrativa aos investidores. Como resultado, os TUPs movimentaram aproximadamente 65% das cargas portuárias em 2022, além de terem atraído mais de R$ 38 bilhões em investimentos ao setor portuário entre 2013 e 2019, enquanto os arrendamentos em portos públicos atraíram R$ 3,6 bilhões no mesmo período. Íntegra para associados

Santaportal: APS recebe prêmio internacional pela 3ª vez consecutiva

A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa que administra o Porto de Santos, recebeu pela 3ª vez consecutiva o prêmio AAPA-CIP Port Industry Award of Excellence, concedido pela American Association of Port Authorities (AAPA) e da Secretariat of Inter-American Committee on Ports (S/CIP), da Organização dos Estados Americanos (OEA). Assim como no ano passado, a APS é destaque na categoria “Parcerias PúblicoPrivadas”, por promover alianças estratégicas público-privadas com stakeholders de diferentes entidades ou setores para o desenvolvimento portuário sustentável e eficiente. O prêmio será entregue na 31ª edição do Congresso AAPA Latino, que acontecerá em dezembro na Colômbia. A honraria foi criada em 2021 e Santos é o único a ser premiado nas três edições. Íntegra para associados

A Tribuna de Santos: Porto do Itaqui registra crescimento de 6% na movimentação de carga em nove meses no Maranhão

O Porto do Itaqui, no Maranhão, movimentou 27,5 milhões de toneladas de carga de janeiro a setembro de 2023, marcando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para os embarques de milho que atingiram 1,4 milhão de toneladas em setembro, superando o recorde anterior de 1,3 milhão de toneladas, no mesmo mês de 2022. Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), granéis sólidos e líquidos e carga geral puxaram o aumento na movimentação nos primeiros nove meses do ano. De janeiro a setembro de 2023, foram movimentadas 19,8 milhões de toneladas de granéis sólidos, registrando alta de 10% em comparação ao acumulado do mesmo período em 2022. Já em granéis líquidos, o complexo portuário operou 6,5 milhões de toneladas no período. Íntegra para associados

Imprensa Setorial:

Agência Porto: FICO: Obras de infraestrutura ferroviária avançam em Goiás

As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seguem em ritmo acelerado com o andamento de serviços de terraplenagem e drenagem em diversos pontos do empreendimento.  A constatação foi feita durante uma visita técnica realizada pela equipe da Infra S.A. nesta sexta-feira (6), no canteiro de obras localizado em Mara Rosa (GO). Nessa etapa do projeto, a construtora responsável pelas obras faz o nivelamento do traçado da ferrovia, além de desenvolver ações para proteger a infraestrutura contra os efeitos da chuva. A Infra S.A. é responsável por garantir que os investimentos na ferrovia sejam feitos dentro do prazo e qualidade estabelecidos pelo Ministério dos Transportes. Íntegra para associados

BE News (p.27)/ Coluna Angelino Caputo: A facilitação do comércio impulsiona a modernização dos processos logísticos/portuários

Lá se vão 10 anos desde que os representantes dos 162 países que compõem a OMC – Organização Mundial do Comércio aprovaram, na IX Conferência Ministerial daquela entidade que ocorria em Bali, na Indonésia, um conjunto de 53 recomendações a serem seguidas por todos os países membros para desburocratizar as fronteiras e agilizar o fluxo do comércio mundial. A partir dali cada representante ficou de sensibilizar seu respectivo país a ratificar o AFC – Acordo de Facilitação do Comércio, tendo ficado combinado que quando 108 países (2/3 dos países membros) ratificassem o acordo ele entraria em vigor no mundo. O Brasil ratificou em 2016, durante a visita do Embaixador Reinaldo Azevedo, Diretor-Geral da OMC, a Brasília, mas a marca de 2/3 só foi atingida em 22/02/2017, quando o AFC efetivamente entrou em vigor. De lá para cá muita coisa já aconteceu e talvez ainda existam pessoas que não saibam que elas fazem parte das obrigações assumidas pelo Brasil nesse grande pacto global, que contribuirá para que o comércio mundial, mais dinâmico e desburocratizado, absorva grande parte da mão de obra que precisará ser reciclada em função da chamada 4ª Revolução Industrial. Íntegra para associados

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco