Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil, Folha de São Paulo, O Globo e CNN Brasil: Governo ajusta marco regulatório para lançar Plano de Ferrovias ainda em 2023, diz secretário-executivo dos Transportes à CNN
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirma em entrevista à CNN que a pasta trabalha em últimos ajustes em arcabouço regulatório antes de lançar oficialmente seu Plano Nacional de Ferrovias. O pacote de projetos que vai compor o programa deve ser anunciado ainda em 2023. Os ajustes regulatórios para cargas visam resolver dois problemas: a devolução de trechos ociosos, que ultrapassam 20 mil quilômetros atualmente, e as regras para autorizações, que — segundo Santoro — vêm causando insegurança aos investidores. A pasta também trabalha para adequar seus projetos a padrões de sustentabilidade. Íntegra para associados; CNN Brasil, Folha de São Paulo, O Globo e CNN Brasil.
Poder 360, Portos e Navios, Portos & Mercados: Costa Filho assina autorização para expansão do Porto de Suape
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinaram nesta 2ª feira (16.out.2023) a autorização para a construção de um terminal de contêineres no Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado a 40 km do Recife. O empreendimento terá um investimento de R$ 1,6 bilhão e deve duplicar a capacidade de movimentação de cargas no porto. O terminal será administrado pela APM Terminals, que financiará a construção do projeto. A empresa pertence ao grupo A.P. Moller – Maersk. A estrutura terá capacidade de movimentar 400 mil contêineres anualmente e vai ocupar uma área de 50 hectares. Íntegra para associados; Poder 360, Portos e Navios e Portos & Mercados.
Folha de São Paulo e Informativo dos Portos: Agro paulista vê alta nas exportações e prevê novo recorde em 2023
O agronegócio paulista deve fechar 2023 com novo recorde de exportações e no saldo da balança comercial. A confiança vem do resultado até setembro, de superávit de US$ 16,62 bilhões (cerca de R$ 84,1 bilhões), uma alta de 7,5% em relação aos primeiros nove meses do ano passado. Enquanto as exportações cresceram 5,8% no período, com US$ 20,46 bilhões, as importações tiveram queda de 0,8%. Foram R$ 3,84 bilhões. Cinco grupos de produtos correspondem a quase 80% das exportações do agro paulista até setembro: açúcar e álcool (US$ 7,23 bilhões), soja (US$ 3,19), carnes (US$ 2,28 bilhões), papel e celulose (US$ 2,03 bilhões) e sucos (US$ 1,54 bilhão). Íntegra para associados; Folha de São Paulo e Informativo dos Portos.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Agenda ESG e Portos brasileiros
A Agenda ESG passa pela extensão do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) aos Recintos Especiais para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) e aos Terminais de Armazenagem e Reparo de Contêineres Vazios (Depot). Os esforços das autoridades na adoção de ações voltadas às práticas ambientais, sociais e de governança, alinhadas à prática global, têm sido destacados e essa agenda ganha cada vez mais importância na atividade portuária, que conduz estudos para mitigar os impactos das mudanças climáticas, buscando alternativas para a transição energética. As melhores práticas ambientais buscadas pelas Autoridades Portuárias precisam ter um olhar às atividades retroportuárias. Íntegra para associados
A Tribuna de Santos: Desburocratização da autorização de TUP
Recentemente, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Tribunal de Contas da União (TCU) formaram um grupo de trabalho para estudarem propostas que diminuam o tempo do processo de autorização dos Terminais de Uso Privado (TUP). Os TUPs são instalações portuárias exploradas mediante regime de autorização em que a operação e gestão da infraestrutura é responsabilidade de um ente privado, sendo a União responsável apenas pela regulação e fiscalização. Ainda que o conceito já existisse, foi com o advento da Lei Federal 12.815, chamada de Nova Lei dos Portos, que tal modalidade ganhou representatividade e ficou mais atrativa aos investidores. Como resultado, os TUPs movimentaram aproximadamente 65% das cargas portuárias em 2022, além de terem atraído mais de R$ 38 bilhões em investimentos ao setor portuário entre 2013 e 2019, enquanto os arrendamentos em portos públicos atraíram R$ 3,6 bilhões no mesmo período. Íntegra para associados
Santaportal: APS recebe prêmio internacional pela 3ª vez consecutiva
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa que administra o Porto de Santos, recebeu pela 3ª vez consecutiva o prêmio AAPA-CIP Port Industry Award of Excellence, concedido pela American Association of Port Authorities (AAPA) e da Secretariat of Inter-American Committee on Ports (S/CIP), da Organização dos Estados Americanos (OEA). Assim como no ano passado, a APS é destaque na categoria “Parcerias PúblicoPrivadas”, por promover alianças estratégicas público-privadas com stakeholders de diferentes entidades ou setores para o desenvolvimento portuário sustentável e eficiente. O prêmio será entregue na 31ª edição do Congresso AAPA Latino, que acontecerá em dezembro na Colômbia. A honraria foi criada em 2021 e Santos é o único a ser premiado nas três edições. Íntegra para associados
A Tribuna de Santos: Porto do Itaqui registra crescimento de 6% na movimentação de carga em nove meses no Maranhão
O Porto do Itaqui, no Maranhão, movimentou 27,5 milhões de toneladas de carga de janeiro a setembro de 2023, marcando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, com destaque para os embarques de milho que atingiram 1,4 milhão de toneladas em setembro, superando o recorde anterior de 1,3 milhão de toneladas, no mesmo mês de 2022. Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), granéis sólidos e líquidos e carga geral puxaram o aumento na movimentação nos primeiros nove meses do ano. De janeiro a setembro de 2023, foram movimentadas 19,8 milhões de toneladas de granéis sólidos, registrando alta de 10% em comparação ao acumulado do mesmo período em 2022. Já em granéis líquidos, o complexo portuário operou 6,5 milhões de toneladas no período. Íntegra para associados
Imprensa Setorial:
Agência Porto: FICO: Obras de infraestrutura ferroviária avançam em Goiás
As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seguem em ritmo acelerado com o andamento de serviços de terraplenagem e drenagem em diversos pontos do empreendimento. A constatação foi feita durante uma visita técnica realizada pela equipe da Infra S.A. nesta sexta-feira (6), no canteiro de obras localizado em Mara Rosa (GO). Nessa etapa do projeto, a construtora responsável pelas obras faz o nivelamento do traçado da ferrovia, além de desenvolver ações para proteger a infraestrutura contra os efeitos da chuva. A Infra S.A. é responsável por garantir que os investimentos na ferrovia sejam feitos dentro do prazo e qualidade estabelecidos pelo Ministério dos Transportes. Íntegra para associados
BE News (p.27)/ Coluna Angelino Caputo: A facilitação do comércio impulsiona a modernização dos processos logísticos/portuários
Lá se vão 10 anos desde que os representantes dos 162 países que compõem a OMC – Organização Mundial do Comércio aprovaram, na IX Conferência Ministerial daquela entidade que ocorria em Bali, na Indonésia, um conjunto de 53 recomendações a serem seguidas por todos os países membros para desburocratizar as fronteiras e agilizar o fluxo do comércio mundial. A partir dali cada representante ficou de sensibilizar seu respectivo país a ratificar o AFC – Acordo de Facilitação do Comércio, tendo ficado combinado que quando 108 países (2/3 dos países membros) ratificassem o acordo ele entraria em vigor no mundo. O Brasil ratificou em 2016, durante a visita do Embaixador Reinaldo Azevedo, Diretor-Geral da OMC, a Brasília, mas a marca de 2/3 só foi atingida em 22/02/2017, quando o AFC efetivamente entrou em vigor. De lá para cá muita coisa já aconteceu e talvez ainda existam pessoas que não saibam que elas fazem parte das obrigações assumidas pelo Brasil nesse grande pacto global, que contribuirá para que o comércio mundial, mais dinâmico e desburocratizado, absorva grande parte da mão de obra que precisará ser reciclada em função da chamada 4ª Revolução Industrial. Íntegra para associados
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023