Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/10/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil: Seca histórica na região Amazônica interrompe navegação de barcaças de grãos

Algumas empresas de barcaças interromperam a navegação nos rios Tapajós e Madeira, afetando embarques de grãos no Norte do Brasil. Algumas regiões da Amazônia registraram a menor quantidade de chuva de julho a setembro desde 1980, e os níveis de água no porto de Manaus, a cidade mais populosa da região, atingiram o nível mais baixo desde que os registros começaram em 1902. Muitos comboios estão com dificuldade para continuar suas operações, levando a capacidades de carga reduzidas. A Hidrovias do Brasil disse em um comunicado que as barcaças continuam a operar entre Itaituba e Barcarena, onde transportam fertilizantes e grãos, e que tem feito “flexibilizações operacionais pontuais”, incluindo o uso de empurradores de manobra para navegar as barcaças nos pontos mais rasos. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo e Estadão: Governo espera levantar R$ 93 bilhões em dez leilões de rodovias no ano que vem

O ministro Renan Filho prevê que a pasta irá realizar dez leilões no ano que vem, totalizando R$ 93 bilhões em investimentos, de acordo com apresentação feita ontem a investidores na B3, em São Paulo. Os lotes vão contemplar rodovias no Paraná, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rondônia. Íntegra para associados; Folha de SP e Estadão.

Valor Econômico: Oito commodities respondem por quase dois terços das exportações

De janeiro a setembro deste ano, oito commodities responderam por quase dois terços do valor das exportações brasileiras. As vendas de complexo soja, petróleo bruto e óleos combustíveis, minério de ferro, complexo carnes, açúcar, milho, celulose e café somaram US$ 163,2 bilhões – 64,5% de um total exportado de US$ 253 bilhões. Segundo a Secex, na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento da fatia dessas commodities nas exportações em 2023 se deve em boa parte à alta das vendas para a China. De janeiro a setembro, os embarques para o país asiático, dominados por produtos básicos, subiram 10,8%, para US$ 77,2 bilhões. Íntegra para associados.

Estadão e Valor Econômico: Rumo, empresa logística da Cosan, faz oferta adicional de R$ 1,5 bilhão para renovar malha paulista

A Rumo ofereceu um adicional de R$ 1,5 bilhão para renovar a concessão da Malha Paulista de ferrovia. O acordo feito com o Ministério dos Transportes ainda depende do aval do TCU. O plano é que o valor adicional seja revertido para a malha ferroviária do País. “O presidente Lula deseja aplicar o que vier de ferrovia em ferrovia”, afirmou o ministro Renan Filho. No entanto, o ministro reconhece que ainda é preciso analisar como lidar com as questões legais e técnicas para que isso aconteça. Íntegra para associados; Estadão e Valor Econômico.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Portos, terminais e navios verdes são tendência no mercado global, dizem especialistas

O TOC Américas 2023, que termina hoje, no Centro de Convenções do Panamá, na Cidade do Panamá, debateu como o avanço em investimentos e iniciativas zero carbono dependem de um esforço conjunto de empresas e de políticas governamentais para viabilizar os chamamos corredores verdes, em que os terminais portuários atuam como hubs para facilitar o movimento de mercadorias para as comunidades locais e mercados globais. Íntegra para associados.

Santaportal: APS aponta gargalo para escoamento de cargas e defende investimento em novos modais

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, avalia que o principal gargalo do Porto de Santos é a dificuldade no escoamento das cargas, especialmente grãos. Ele defendeu novos investimentos em modais por terra, água e trilhos, destacando ainda que as obras do futuro túnel Santos-Guarujá serão importantes para a logística local. Pomini explicou que 70% dos produtos que chegam e saem do Porto de Santos são escoados pela malha rodoviária, sendo que apenas 30% utilizam o modal ferroviário. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Expansão do porto preocupa vereadores de Cubatão

Em audiência pública na Câmara Municipal de Cubatão, vereadores manifestaram preocupação com relação à expansão do Porto de Santos no município. O assunto veio à tona na Comissão Permanente de Justiça e Redação, durante a discussão do Plano Diretor e Mobilidade Urbana e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS). O Plano Diretor é o instrumento base para a política urbana municipal e define as diretrizes gerais do desenvolvimento urbano e do ordenamento territorial. Já a LPUOS estabelece os parâmetros para ocupação e classifica o uso permitido para cada parte dos terrenos de áreas urbanas. Íntegra para associados.

Santaportal: Tráfico internacional por portos brasileiros tem 9 condenados

O juiz Tiago Pereira, da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou nove homens – quatro por narcotráfico internacional e pelo delito de pertencer a organização criminosa; quatro apenas por tráfico transnacional de drogas, e um por integrar organização criminosa. A ação penal é derivada da Operação Turfe, da Polícia Federal, que desmantelou um esquema responsável por despachar ao exterior 6,6 toneladas de cocaína, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022. Ocultada em contêineres no meio de cargas lícitas, a droga era transportada em navios que zarpavam de vários portos brasileiros. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Agência Infra: Aprofundamento pode ficar de fora da PPP do canal de acesso do porto de Santos

Com base nos estudos de licitação para uma parceria com a iniciativa privada para gerir o canal de acesso ao Porto de Santos, está sendo avaliada a possibilidade de o aprofundamento do canal não entrar na modelagem da PPP de manutenção do local, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini. Ele afirmou que ainda é preciso discutir a vantajosidade financeira e técnica de excluir o serviço de aprofundamento na PPP e que vem trabalhando com a possibilidade de aumentar a profundidade do canal de acesso de 14,5 metros para 17 metros. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos e Comex do Brasil: Governo flexibiliza Proex para aumentar competitividade das exportações brasileiras

O governo federal decidiu tornar os trâmites do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) mais flexíveis, promovendo maior aderência com a complexidade dos processos negociais e logísticos envolvidos nas exportações, especialmente aquelas de maior valor agregado. A partir da Resolução CMN n° 5.103, que entrou em vigor no começo deste mês, a aprovação dos pedidos de apoio do Proex-Financiamento e do Proex-Equalização passou a ser admitida após a efetivação das exportações. Íntegra para associados; Informativo dos Portos e Comex do Brasil.

BE News (p.5) e Comex do Brasil: Governo assina decreto que cria a primeira ZPE privada do país

O presidente Lula assinou na quarta-feira (18) o decreto que cria a primeira Zona de Processamento de Exportação privada do país, em Aracruz, no Espírito Santo, a 13 quilômetros dos portos da região. A gestão da área será feita pelo Grupo Imetame. A ZPE privada começará a funcionar após o alfandegamento pela Secretaria Especial da RFB, ainda sem data. Inicialmente, ocupará uma área de 500 mil m2, mas com possibilidade de ampliação para até 5 milhões de m2. Íntegra para associados; BE News e Comex do Brasil.

Portos e Navios: Antaq identifica demanda por novos Tecons

A Antaq identifica que, apesar do aumento de eficiência alcançado pelos principais terminais de contêineres, a demanda por novas instalações neste segmento de cargas continua. A diretora Flávia Takafashi observa que muitos Tecons vêm movimentando cada vez mais e performado no limite da eficiência, o que acaba ampliando os tempos de atracação e tornando os pátios mais cheios, com berços cada vez mais ocupados e com menos janelas. Ela acredita que a demanda por infraestrutura é sempre presente. Íntegra para associados.

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