Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha de São Paulo, Estadão, Folha de São Paulo e A Tribuna de Santos: Governo retira porto de Santos de plano de desestatização e anuncia investimento de R$ 13,4 bi
O ministro Silvio Costa Filho assinou na sexta-feira (27) a retirada do porto de Santos do Programa Nacional de Desestatização (PND) e anunciou investimentos de R$ 13,4 bilhões no complexo, em até dez anos. Costa Filho já havia afirmado em meados de setembro que o porto de Santos não seria privatizado. Na ocasião, porém, ele ponderou que há espaço para parcerias com o setor privado. “A decisão do presidente Lula é pela não privatização do Porto de Santos. Vamos esquecer esse debate para trazer mais previsibilidade aos investimentos”, afirmou Costa Filho. Íntegra para associados; Folha de São Paulo, Estadão, Folha de São Paulo e A Tribuna de Santos.
IstoÉ Dinheiro (impresso, p. 12): “O Porto de Santos está longe de ficar saturado”
Responsável por 30% da movimentação da balança comercial brasileira, com 62,4 milhões de toneladas e 4,9 milhões de TEUs em 2022, o Porto de Santos ainda está distante de ficar saturado, principalmente pelos investimentos privados previstos para a extensão e modernização dos terminais. A avaliação é de Antonio Carlos Sepúlveda, CEO da Santos Brasil, responsável por 40% da movimentação de contêineres no porto (e 18% do total no Brasil), e que tem o ambicioso plano de concluir em 2031 um ciclo de investimentos, iniciado em 2019, no valor de R$ 2,6 bilhões para garantir ainda mais espaço e eficiência na movimentação de cargas. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Folha de São Paulo: FT: Megaporto peruano deve redesenhar tráfego marítimo da região
A cidade Chancay, 80 quilômetros ao norte de Lima, está em vias de abrigar um dos maiores portos de águas profundas da América Latina. A construção e a operação serão realizadas por empresas privadas, o que poderá vir a constituir um modelo para outras obras de infraestrutura no Peru. O projeto tem o potencial de alterar o tráfego marítimo ao longo da costa do Pacífico da América do Sul, deslocando-o do Chile, Equador e Colômbia. Em sua fase inicial, o porto deverá movimentar 1 milhão de contêineres e 6 milhões de toneladas de carga por ano. A Cosco Shipping possui 60% do porto e o restante está nas mãos da Volcan, uma empresa de mineração peruana. Íntegra para associados; Valor Econômico e Folha de São Paulo.
Folha de São Paulo: Vias de transporte ruins encarecem 37% escoamento de safra
Rota de escoamento de 39% da produção agrícola nacional, o corredor logístico do Centro-Norte gera um aumento de 37% nos custos dos transportadores devido à persistente falta de investimentos e sobrecarga das rodovias. O balanço é do Ibap (Instituto Brasileiro de Administração Pública) e foi realizado a pedido da Frente Parlamentar de Administração Pública. Íntegra para associados
Imprensa Regional:
Diário do Litoral e A Tribuna de Santos: Com movimentação de 6,3 mil passageiros, começa em Santos a temporada de cruzeiros 2023/2024
A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024, a maior dos últimos anos, com 195 dias de duração e quase sete meses de navegação, teve início ontem. Quinze transatlânticos atracarão em Santos, sete deles regulares, totalizando 152 escalas até 3 de maio do próximo ano, com a expectativa de movimentar 917 mil passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito. Íntegra para associados; Diário do Litoral e A Tribuna de Santos.
SantaPortal: Parque Valongo recebe mais R$ 35 milhões do Porto de Santos
A Prefeitura de Santos garantiu mais recursos para a implantação do Parque Valongo. Na sexta-feira (27), o prefeito Rogério Santos assinou convênio com a Autoridade Portuária de Santos (APS) para a transferência de R$ 35 milhões, que serão usados para transformar áreas de antigos armazéns portuários, no Centro, em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais. Com isso, o Município garante os recursos para a fase inicial do projeto, com previsão de entrega até julho de 2024. Íntegra para associados
A Tribuna de Santos: Colunistas de A Tribuna comentam plano nacional de outorgas para hidrovias
O MPor e a Antaq apresentaram na quarta-feira (25) o Plano Geral de Outorgas (PGO) hidroviário. O objetivo é estimular a expansão e o desenvolvimento do modal hidroviário, ampliando a competividade e a oferta dos serviços no País. Segundo Angelino Caputo, diretor-executivo ABTRA, “O Plano Geral de Outorgas Hidroviário permitirá o planejamento desse setor, que é muito mais sustentável do que as rodovias e as ferrovias. Com isso, saltaremos em curto prazo dos 18 mil quilômetros de vias interiores navegáveis para mais de 42 mil quilômetros, aumentando a competitividade logística do País”. Íntegra para associados
Imprensa Setorial:
BE News (p.3) e Agência Porto: Quatro terminais portuários devem ir a leilão em dezembro
Quatro arrendamentos de terminais foram aprovados pela diretoria da Antaq na quinta-feira (26). As áreas estão localizadas no complexo de Porto Alegre (RS), no Porto de Rio Grande (RS) e no Porto de Vila do Conde (PA), e devem ir a leilão no dia 13 de dezembro. Íntegra para associados; BE News e Agência Porto.
Informativo dos Portos e Portos & Mercados: Aeroporto de Congonhas terá investimento de R$ 2 bilhões
Em visita ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o ministro Silvio Costa Filho recebeu o plano de investimento que a Aena Brasil, nova concessionária do terminal, aplicará durante a gestão do contrato. Entre as melhorias previstas estão a construção de um novo terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves, revitalização da fachada e ampliação da sala de embarque remoto. Leiloado pelo Governo Federal em agosto de 2022, na 7ª rodada de concessão de aeroportos, o terminal paulista aplicará R$ 2 bilhões durante os 30 anos em que estará à frente do aeroporto. Íntegra para associados; Informativo dos Portos e Portos & Mercados.
BE News (p.4): ANTT homologa resultado do leilão de rodovias do Paraná
A ANTT anunciou na sexta-feira (27) a homologação do resultado do leilão para a concessão do sistema rodoviário que inclui as BR-277/373/376/476/PR e PR-418/423/427, conhecidas como Rodovias do Paraná. A vencedora é a empresa Infraestrutura Holding XXI, que ofereceu um desconto de 18,25% sobre a tarifa básica de pedágio, além de um aporte adicional de R$ 25 milhões. Íntegra para associados
Agência Porto: Contrato de dragagem do Porto do Rio Grande prevê investimento de R$ 94,5 milhões
O governador Eduardo Leite participou, na quinta-feira (26/10), da solenidade de assinatura do contrato para a segunda etapa da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Ele foi firmado entre a Portos RS e a Van Oord, vencedora da licitação. O processo, que deve ser iniciado em novembro, está orçado em R$ 94,5 milhões e será realizado com recursos da Portos RS. Íntegra para associados
Comex do Brasil: São Paulo responde por 1/3 das exportações e importações totais do Brasil para os EUA
São Paulo lidera o ranking dos estados brasileiros nas exportações e importações para os Estados Unidos, o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. De janeiro a setembro deste ano, as vendas paulistas para o mercado americano totalizaram US$ 6,7 bilhões, enquanto as importações atingiram a cifra de US$ 9,6 bilhões, gerando um déficit de US$ 2,9 bilhões nas trocas comerciais entre São Paulo e os Estados Unidos. Os dados são da Amcham Brasil. Em nove meses deste ano, as exportações para os Estados Unidos somaram US$ 26,613 bilhões, correspondentes a 32,7% de todo o volume exportado pelo Brasil para os americanos. Íntegra para associados
Informativo dos Portos: Hackathon no Porto de Santos vai reunir competidores de comunidades carentes
Consagrado no calendário anual de eventos do setor portuário, o Porto Hack Santos 2023 trará a particularidade de estar alinhado às melhores práticas de ESG adotadas pelas empresas associadas da ABTRA. Isso porque desta vez os 50 competidores serão jovens, com idade entre 18 a 22 anos, vindos de comunidades carentes e participantes do projeto ‘Aprendiz do Futuro, do CAMPS Santos. Desde agosto eles estão passando por um processo de capacitação em Inteligência Artificial, gestão de startups e desenvolvimento de soluções em TI, e ao final do evento estarão disponíveis para possível contratação como aprendizes pelas empresas filiadas da ABTRA. Íntegra para associados
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023