Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/11/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Folha de São Paulo: Primeiros leilões do governo Lula 3 têm poucos interessados e frustram expectativas

A maioria dos leilões de infraestrutura da atual gestão contou com apenas dois concorrentes, ao passo que há uma década tinham quase uma dezena de interessados. De janeiro de 2023 para cá, o governo federal transferiu à iniciativa privada sete ativos: dois lotes de rodovias no Paraná, um aeroporto no Rio Grande do Norte e quatro terminais portuários no Nordeste. Um quinto leilão de terminal em Porto Alegre foi cancelado por falta de propostas. A baixa competitividade teria a ver com os juros elevados e o fantasma das concessões problemáticas de outras gestões petistas. O Ministério dos Portos e Aeroportos relativizou o baixo número de participantes em concessões recentes. Disse que o importante é que “a infraestrutura seja de fato concedida à iniciativa privada, obedecidos todos os requisitos trazidos no instrumento licitatório” e que a qualidade dos agentes econômicos interessados é relevante. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo: Oferta de contêineres na cabotagem sobe a partir de janeiro

Os quatro novos navios da Norcoast, joint-venture da Hapag-Lloyd com a Norsul, terão capacidade para transportar 3.500 TEU, 15% do que se movimentou durante todo o ano passado no Brasil. A empresa espera estrear suas viagens partindo de Paranaguá, em meados de janeiro, com rotas de 28 dias, passando por Suape, Pecém, Manaus e na volta por Santos. Hoje a cabotagem responde por 13% das cargas movimentadas no Brasil. Sem o transporte de óleos (pela Petrobras), fica em 5%. Em outros países costeiros, como Estados Unidos e Austrália, chega a 50%. Íntegra para associados.

Folha de São Paulo: Congonhas proíbe jatinhos na pista principal após incidentes com três aviões

Desde sexta-feira (10), o aeroporto de Congonhas passou a não aceitar mais aviões de pequeno porte em sua pista principal, depois de três incidentes com esse tipo de aeronave em apenas uma semana, entre o final de outubro e o início de novembro. A Aena fez pedido à Anac, ainda no começo do mês, para que a mudança fosse adotada. Com o aval da agência reguladora e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), os jatinhos com envergadura inferior a 14,5 metros usarão apenas a pista auxiliar do aeroporto. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Rumo diz que a tendência é acelerar os investimentos na ferrovia em MT

A Rumo prevê uma aceleração dos investimentos na construção da ferrovia no Mato Grosso, que chegará até Lucas do Rio Verde. Nesse momento realiza obras de terraplanagem nos primeiros 35 km e obras de arte especiais, como pontes e viadutos. Para 2024, há uma perspectiva cheia de capex para Lucas do Rio Verde, porque a perspectiva é começar a operar em 2026. Segundo a companhia, há também o capex da Malha Paulista e da FIPS. Íntegra para associados.

O Globo e Valor Econômico: Portos australianos reabrem após ataque cibernético

Os portos de Sydney, Melbourne, Brisbane e Fremantle – responsáveis ​​por 40% da carga comercial da Austrália – retomaram o trabalho, três dias depois de terem sido paralisados ​​por um ataque cibernético. A operadora DP World disse que quando o ataque foi detectado, na sexta-feira (10), desconectou seus sistemas de internet, impedindo que caminhões de transporte carregassem ou descarregassem nos portos. Agora espera retirar 5.000 contêineres dos terminais, um número não muito distante das estimativas do tráfego diário normal. Íntegra para associados; O Globo e Valor.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Novos processos agilizam importações e exportações pelo Porto de Santos

As atualizações do Portal Único do Exterior foram tema de um curso do Instituto Procomex para despachantes aduaneiros de Santos, na semana passada, no auditório do SDAS. Com a implementação de novas tecnologias, o tempo de importação de mercadorias no Brasil deve diminuir 41% até o ano que vem, segundo estimativa da Receita Federal. Isso quer dizer que desde a chegada de outro país ao porto e até ser liberada, a previsão é de que o tempo que a carga fica parada caia de 17 para 10 dias. Já no caso das exportações, a redução deve ser de 13 para oito dias. A diminuição de tempo reflete nos custos, já que a carga fica um menor período em recintos alfandegados. Íntegra para associados.

Santaportal e Informativo dos Portos: Terminal de cruzeiros do Porto de Santos mantém operações normais durante GLO

Estão envolvidas na GLO no Porto de Santos todas as instituições que compõem a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos/SP): Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, Antaq, Guarda Portuária e Polícia Militar, com a participação do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A princípio, a Operação se estenderá até 3 de maio de 2024. Segundo o Concais, mesmo com o reforço na segurança, os embarques e desembarques de turistas não serão impactados. Íntegra para associados; Santaportal e Informativo dos Portos.

A Tribuna de Santos: Secretário de Guarujá destaca importância de obra da Perimetral para o desenvolvimento do Porto

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Leonardo Gazillo, fala ao jornal sobre as obras de infraestrutura que envolvem diretamente a sua secretaria, em especial o Túnel Santos-Guarujá, a Perimetral da Margem Esquerda do Porto e o Aeroporto Civil Metropolitano. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Portos e Navios e Agência Porto: Antaq desenvolve modelagem de concessão da Hidrovia do Paraguai

A união entre Antaq, Marinha do Brasil e Dnit possibilitará a implementação da hidrovia do Paraguai, segundo o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, durante um evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte, Corumbá. Nery explicou que a modelagem de concessão da hidrovia do Paraguai que está sendo feita pela Antaq apresentará a tarifa-teto a ser praticada pela futura concessionária. Íntegra para associados; Portos e Navios e Agência Porto.

Agência Infra: Ministério dos Transportes trabalha para publicar edital de licitação das obras da Transnordestina no começo do ano que vem, diz ministro

O MPor está trabalhando para que o edital de licitação para a realização de obras para seja publicado no primeiro trimestre do ano que vem.

O ministro Renan Filho informou na quarta-feira (8) que o intuito é usar o projeto de implantação do trecho de Salgueiro ao Porto de Suape da ferrovia feito pela Transnordestina Logística (concessionária do trecho devolvido ao governo), fazendo adequações à proposta para a “lógica do setor público”. Ele deverá publicar nos primeiros meses do ano que vem o edital de licitação para utilizar os recursos que já estão alocados no orçamento de 2024. Íntegra para associados.

BE News (p.5): Porto do Itaqui registra melhor mês de movimentação de cargas da história

O Porto do Itaqui registrou, em outubro, e 3,658 milhões de toneladas operadas, um aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2022 e 19% superior ao planejado para esse mês em 2023. Os principais destaques foram a movimentação de celulose (30% acima do planejado), soja (61% acima do planejado) e milho (18% acima do planejado). Foi realizada também a maior movimentação mensal de granéis sólidos totais, com 2,832 milhões de toneladas. Atualmente, o porto opera com nove berços de atracação e profundidades que variam entre 12 e 19 metros. Íntegra para associados.

BE News (p.3): Governos do Brasil e Uruguai discutem parcerias em infraestrutura

Na última quinta-feira (9), o ministro Silvio Costa Filho recebeu o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilherme Valles, para discutir a efetivação de obras que conectam as nações, incluindo a dragagem e sinalização da hidrovia da Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai. O objetivo é ampliar a segurança do tráfego de embarcações e facilitar o escoamento de cargas na região Sul do continente sul-americano. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco