Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial
Uol (Estadão Conteúdo): CPPI quer qualificar terminais nos portos de Santos, Rio Grande, Porto Alegre, Fortaleza e Rio
O Conselho do PPI opinou favoravelmente, e submeteu à deliberação do presidente da República, pela qualificação de empreendimentos públicos federais do setor portuário no âmbito do PPI, conforme resolução publicada ontem no DOU. Ela propõe um cronograma para os leilões dos empreendimentos, que devem ocorrer em 2024 e em 2025, e vale para os terminais: STS33, no Porto de Santos, para movimentação e armazenagem de carga geral, de projeto ou conteinerizada; RIG10, no Porto do Rio Grande, para movimentação e armazenagem de carga geral; MUC04, no Porto de Fortaleza, para movimentação e armazenagem de contêineres; POA26, no Porto de Porto Alegre, para movimentação e armazenagem de granel sólido vegetal e mineral; e RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro, para especialmente produtos siderúrgicos. Íntegra para associados.
O Globo e BE News (p.3): Vem aí o pacote de redução dos preços das passagens aéreas
O governo Lula pretende anunciar até o dia 20 um plano de redução de preços das passagens aéreas. Estão marcadas para quinta-feira e sexta-feira próximas as audiências das principais companhias aéreas brasileiras (Gol, Latam e Azul) com o ministro Silvio Costa Filho. O pacote que vai ser apresentado incluirá também, entre outras propostas, o alongamento do prazo para o uso de milhas, mudanças na forma de cobrança de malas a serem despachadas e um desconto mais acentuado para quem compra uma passagem com antecedência maior. O ministro Silvio Costa Filho prevê mais de 140 milhões de passageiros nos aeroportos do país até 2026. Íntegra para associados; O Globo e BE News.
Imprensa Regional:
Santaportal: Terceira edição do Porto Hack Santos acontece nos dias 9 e 10
Nos próximos dias 9 e 10 dezembro, no Porto de Santos, acontecerá a maratona tecnológica conhecida como Porto Hack Santos, realizada pela ABTRA, com o apoio de suas empresas filiadas, do CAMPS Santos e de companhias de tecnologia atuantes na região. A evento tem a organização do Instituto Amigu e conta com um patrocínio da Autoridade Portuária de Santos. Traz ainda uma particularidade que reforça as agendas ESG das empresas associadas da ABTRA e do Porto de Santos, na medida em que os competidores, de comunidades carentes, poderão ser contratados como aprendizes e futuros colaboradores. “É uma ação de ganha-ganha”, explica o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. “Esses jovens em situação de vulnerabilidade terão a chance de se inserir no mercado de trabalho portuário, enquanto as nossas associadas terão, por sua vez, a oportunidade de absorver esses trabalhadores iniciantes com encargos inferiores aos do mercado tradicional”. Em paralelo ao hackathon, está prevista uma bateria de eventos gratuitos e abertos ao público, que podem ser conferidos no site: http://www.portohacksantos.com.br. A consultora Vera Martins fará a palestra magna “A liderança do século 21 e os desafios na gestão de pessoas”, no domingo (10/dez.), às 17 horas, um pouco antes do anúncio do time campeão. Íntegra para associados.
G1 Santos, Santaportal e Jornal Portuário: Conselho do Governo Federal publica resolução que revoga privatização da administração do Porto de Santos
Ontem o Conselho do PPI também revogou a medida que previa a desestatização da Autoridade Portuária de Santos e dos serviços portuários prestados no local. Não serão privatizadas também as administrações dos portos de São Sebastião e da Bahia (Aratu-Candeias e Ilhéus). A nova resolução nº 291 propõe à presidência da República a qualificação do terminal SSB01, que prevê a movimentação de carga geral, multipropósito, e a exclusão do Porto Organizado de São Sebastião do PPI e do PND. Íntegra para associados; G1 Santos, Santaportal e Jornal Portuário.
A Tribuna de Santos: Hidrovias ampliariam eficiência logística e operacional do Porto de Santos
Um estudo realizado pela então Codesp, em 2010, sobre o potencial aquaviário da região e a participação de hidrovias no aumento da eficiência logística e operacional do Porto de Santos, aponta que a Baixada Santista tem 195 quilômetros de malha aquaviária, sendo 35 quilômetros de vias navegáveis, ou seja, sem restrições para implantação de hidrovias, que são sinalizadas. No último dia 23/11, durante o Summit Antaq, promovido pelo Grupo Tribuna, em Santos, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, diz que planeja lançar os primeiros editais em 2025. “Se tudo der certo, no primeiro trimestre de 2025, nós já estaremos na B3, realizando os primeiros leilões de concessões hidroviárias”. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
BE News (p.7): Fips atualiza obras prioritárias e prevê alta de 83% da capacidade ferroviária em Santos
O presidente e coordenador de operações da Fips, João Almeida, apresentou, em um evento promovido pela consultoria GBM, em Santos, o plano atual de ações da cessionária. Ele disse que a Fips tem a missão de ampliar a capacidade ferroviária no Porto de Santos em 83% nos próximos cinco anos para atender a demanda prevista de volume de cargas pelo modal. “Todos os incrementos de obras, modificações operacionais que estamos fazendo, é olhar para 2028 e pular para uma capacidade de 94 milhões de toneladas. É quase o dobro. As obras que as ferrovias estão realizando serra acima vão conseguir trazer um volume muito maior em um curto espaço de tempo. Então, se não estivermos preparados para receber esse volume novo que chegará, isso pode tornar Santos um gargalo, e isso não podemos deixar acontecer de jeito nenhum”, comentou. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Itajaí comemora tripla atracação de navios
O Porto de Itajaí recebeu tripla atracação no sábado (2). As três embarcações operaram em modalidades distintas: carga geral, transporte de veículos e de passageiros. Atracado desde o dia 23/11, o NJ SUN descarrega 34.598 toneladas de vergalhões e bobinas. A embarcação segue operando ainda pelos próximos dez dias com o embarque de 25 mil toneladas de açúcar. O Eurasian Highway atracou na madrugada de sábado, com 1.171 veículos a bordo e o terceiro navio, o transatlântico MSC Lirica fez sua primeira viagem a Itajaí, trazendo a bordo 1,1 mil passageiros, iniciando a temporada de cruzeiros 2023/2024. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023