Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/12/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Valor Econômico: Países do Mercosul poderão alterar 100% da lista de exceções tarifárias até o fim de 2025

O Mercosul suspendeu a regra que limita a 20% as alterações semestrais que um país doo bloco pode fazer em sua própria Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec). A suspensão foi proposta pelo Brasil e vale até dezembro de 2025. A decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul foi divulgada ontem pelo Mdic. A Letec comporta até 100 itens, importados de fora do Mercosul, sobre os quais “é possível aplicar imposto de importação diferente da tarifa acordada entre os membros” do bloco, lembra o Mdic. Íntegra para associados.

CNN Brasil e Estadão: Brasil deve bater recorde de abertura de novos mercados para o agro, diz secretário

A expectativa do Ministério da Agricultura é de ultrapassar, até o fim deste mês, a marca de 77 acordos que permitirão a participação de produtos agropecuários brasileiros no comércio internacional. Na lista fornecida pelo Ministério da Agricultura constam aberturas para produtos como carne bovina e suína para o México e República Dominicana, algodão para o Egito, mamão para o Chile e proteína hidrolisada de frango para a Colômbia, entre outros. Íntegra para associados; CNN Brasil e Estadão.

Estadão: Exigência de visto para tripulação pode atrasar e cancelar voos para o Brasil, dizem entidades

O decreto que retoma a exigência de vistos para americanos, canadenses e australianos pode causar transtornos para voos internacionais no Brasil. A medida, que entra em vigor a partir de 10 de janeiro, também revoga a isenção de visto para tripulantes em serviço dos três países. Em carta enviada ao governo, entidades da aviação alertam que essa nova regra pode afetar o transporte aéreo de passageiros e de cargas entre Brasil e a América do Norte em um momento de alta temporada. A medida também pode afetar outros destinos internacionais, pois há tripulantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voando em diversas companhias. Além do impacto de passageiros, a medida afeta também a carga aérea, especialmente o envio de cargas urgentes. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos e BE News (p.4): Alex Sandro de Ávila assume Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários

O ex-diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Alex Sandro de Ávila, foi nomeado para o cargo de Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, segundo publicação no DOU de ontem. Ávila assume a vaga no lugar de Mariana Pescatori, nomeada secretária-executiva do ministério no último dia 30. Ele é graduado em Ciências Humanas, com especialização em Gestão de Portos. Também foi diretor-presidente da Codeba e diretor administrativo e financeiro da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Íntegra para associados; A Tribuna de Santos e BE News.

A Tribuna de Santos: AG-Fips dá andamento a obras de três linhas férreas do Porto de Santos

A Associação Gestora da Fips iniciou as primeiras obras estruturantes previstas no contrato firmado com o Governo Federal para operação ferroviária. As três linhas férreas do Pátio do Macuco, já em andamento, atenderão o cluster de celulose, na Margem Direita, e o Pátio de Conceicãozinha, que atenderá terminais da Margem Esquerda do Porto”, afirmou o presidente da Ag-Fips, João Almeida. Outra obra encaminhada é a pera ferroviária. “Os trâmites para início da obra já foram iniciados, com empreiteira mobilizada e canteiro de obras sendo implantado, e, pela análise prévia, ela deve ser finalizada até o início de 2026”, explicou Almeida. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Calor extremo é desafio para cargas no Porto de Santos

O calor extremo desafia a logística portuária e causa impactos em determinadas cargas. Além disso, as chuvas fortes associadas às altas temperaturas afetam toda a cadeia produtiva que desemboca no Porto de Santos. “Os efeitos do calor anormal são percebidos principalmente nas superfícies de paredes e telhados, nas chapas dos contêineres, na cabine dos veículos que transportam cargas e no interior dos armazéns que guardam as cargas em temperatura ambiente”, explica o consultor portuário e diretor da V2PA Engenharia e Consultoria, Marcos Vendramini. Íntegra para associados.

Diário do Nordeste: Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza vai receber mais de R$ 3 milhões em investimentos

O Terminal de Passageiros do Porto de Fortaleza vai receber mais de R$ 3 milhões em investimentos, segundo o ministro Silvio Costa Filho, em visita às suas instalações. Ele citou como exemplo melhorias nos investimentos em dragagem e requalificação do molhe e melhorias no acesso ao Porto, assim como no serviço de tecnologia, para poder ampliar o transporte de cabotagem. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Agência Infra: Acordo com a Rumo diminui duplicações e contornos na Malha Paulista e veda devolução de ramais

O acordo entre a Rumo e a ANTT para a reprogramação de obras previstas na renovação antecipada da Malha Paulista de Ferrovias prevê diminuir as duplicações e contornos previstos para a ferrovia. O acordo foi parcialmente fechado no TCU na semana passada, após quase um ano de negociações. Falta concordância entre as partes sobre novos termos que não têm relação direta com essas alterações, sobre as quais há concordância entre as partes, inclusive para o que foi vetado: a devolução de trechos por parte da concessionária. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto Itapoá recebe novo guindaste para movimentação de contêineres

O terminal de contêineres do Porto Itapoá recebeu um novo guindaste de contêineres da ZPMC, que chegou no dia 1º de dezembro a bordo do navio ‘Zhen Hua 35’. No itinerário de Xangai a Itapoá, o navio já havia entregado dois pórticos STS ao Porto de Santos no mês passado. O novo guindaste tem alcance de 70m e altura de elevação de 50m. Com essas dimensões, é um pouco maior que os atuais guindastes de Itapoá, que têm alcance de 55m (4x) e 65m (2x). Assim que o novo equipamento estiver operacional, Itapoá terá sete pórticos num cais de 800m. Íntegra para associados.

Agência Porto e BE News (p.3): Câmara aprova urgência para projeto que prorroga Reporto por cinco anos

Ontem o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para a tramitação do PL 5610/2023, que prorroga o Reporto.

O texto foi aprovado na última semana de novembro em caráter terminativo na Comissão de Infraestrutura do Senado. A iniciativa foi do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e do senador Jaques Wagner (PT-BA). Com isso, o PL não precisa passar pela análise das comissões da Casa, sendo analisado apenas no plenário da Câmara e depois segue para a sanção presidencial. O deputado Paulo Alexandre Barbosa está em contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para a indicação de um relator para o PL. A expectativa é de que o texto seja aprovado já na semana que vem, pois é o último período em que os parlamentares estarão em Brasília antes do recesso do Congresso Nacional. Íntegra para associados; Agência Porto e BE News.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco