Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial
Poder 360: Governo fará 4 grandes leilões de infraestrutura nesta semana
Na área portuária, a expectativa é contratar R$ 65,2 milhões em investimentos para ampliação e modernização das estruturas do tipo brownfield (empreendimentos já existentes).Lista dos projetos: RIG71 – terminal de granéis sólidos vegetais (exceto soja) no Porto de Rio Grande (RS); POA02 – terminal dedicado à navegação interior, armazenamento e cabotagem via hidrovia em Porto Alegre (RS); POA11 – terminal de granéis sólidos vegetais ou minerais em Porto Alegre (RS); VDC04 – terminal de granéis sólidos minerais, em especial manganês e fertilizantes, no Porto de Vila do Conde (PA); MAC15 – terminal de granéis sólidos minerais, sobretudo sal, no Porto de Maceió (AL). Todos os terminais serão leiloados na forma de arrendamento simplificado. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Terminais privados já movimentam 40% dos contêineres e podem superar portos públicos em até três anos
Os TUPs se destacaram na movimentação de contêineres no terceiro trimestre e alcançaram 40,1% de participação nesse tipo de carga, segundo números da Antaq. Nos últimos cinco anos, a fatia dos TUPs na movimentação de contêineres subiu nove pontos percentuais. Caso o ritmo de crescimento verificado em 2023 se mantenha, os terminais privados vão superar os portos públicos em até três anos. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Setor aéreo projeta caos com fim da isenção em vistos
Representantes do setor aéreo pressionam o governo Lula a rever pontos de um decreto que retoma a exigência de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Austrália e Canadá que quiserem entrar no Brasil. Segundo elas, se a medida entrar em vigor no início de janeiro da forma como foi publicada, serão prejudicados tanto companhias aéreas, quanto consumidores e trabalhadores. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Exportação em alta
De janeiro a novembro, as exportações superaram as importações em US$ 89,3 bilhões, em alta de impressionantes 56% ante o mesmo período de 2022. Esperam-se ao menos US$ 93 bilhões até dezembro. O impulso vem do setor agropecuário e da indústria extrativa. A safra recorde de grãos garantiu expansão de 8,2% nas vendas externas do setor, com receita de US$ 76,3 bilhões. A alta de 22,8% no volume embarcado compensou a queda de 9,8% nos preços. A participação nas exportações totais continua a crescer, de 22,8% em todo 2022 para 24,6% neste ano. As cotações elevadas do minério de ferro mantêm as receitas do setor extrativo, que também conta com saldos crescentes na exportação de petróleo. Nos próximos anos a perspectiva é de contínuo crescimento dessas rubricas. Íntegra para associados.
Globo Rural: Citrosuco lança programa para acelerar grupos com impactos socioambientais
A Citrosuco lançou na última sexta-feira (8) o primeiro edital para o Programa Nutrir+. A iniciativa visa acelerar organizações com impacto socioambientais nas 48 localidades em que a empresa tem alguma forma de atuação. Para promover empreendedores, cooperativas ou qualquer associação interessada no projeto, a companhia conta com sua verba anual destinada ao ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões. As cidades são basicamente de São Paulo e Minas Gerais, onde a companhia tem forte atuação. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Especialistas avaliam possível concessão de canal do Porto de Santos à iniciativa privada
A concessão do canal de navegação do Porto de Santos à iniciativa privada, comentada pela secretária-executiva Mariana Pescatori no mês passado, poderá garantir a dragagem de manutenção em dia e passar a profundidade de 15 para 16 metros, eliminando gargalos logísticos. Mas para tanto será necessário um contrato de longo prazo e fundamentado em um estudo de viabilidade, além da preocupação por parte dos usuários de como as tarifas serão praticadas e da modelagem que será aplicada. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Chuva paralisa 94% das operações de grãos no Porto de Santos
A chuva paralisou 94% das operações de grãos no Porto de Santos no mês de novembro, segundo a APS. Os exportadores também enfrentam demora de 11 dias na liberação de certificações fitossanitárias no País, o que atrasou o recebimento de aproximadamente US$ 1,2 bilhão em receitas. Íntegra para associados.
AEN: Exportações paranaenses até novembro já superam números de 2022
De janeiro a novembro, o Estado do Paraná somou US$ 23,1 bilhões de vendas ao Exterior. O montante é 4,5% maior do que os US$ 22,1 bilhões acumulados ao longo de todos os 12 meses de 2022. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Paraná somou US$ 20,6 bilhões nos 11 primeiros meses do ano, o resultado atual é 12,1% superior. Íntegra para associados.
O Liberal e Portos e Navios: Portos do arco amazônico devem fechar 2023 com alta de mais de 20% nas exportações
As exportações dos portos do arco amazônico deverão crescer neste ano 22% em relação ao ano passado. Em 2022, foram embarcadas 51% de todas as commodities agrícolas destinadas à exportação do Brasil. Em 2023, a tendência é aumentar esse número na casa das 50 milhões de toneladas exportadas. Desse total, o Pará irá corresponder a 50% das exportações. Íntegra para associados; O Liberal e Portos e Navios.
Diário do Nordeste: Com Transnordestina, Porto do Pecém vai dobrar movimentação e escoar 40 mi de toneladas por ano
A Transnordestina vai dobrar a capacidade de escoamento de cargas do Porto do Pecém até 2035. As cerca de 20 milhões de toneladas, em média, carregadas atualmente por ano no terminal portuário devem chegar a 41 milhões. A ferrovia, que terá um terminal próprio dentro da área do Complexo do Pecém, prevê iniciar os trabalhos em 2027, e já na arrancada devem ser escoadas seis milhões de toneladas/ano. Até 2057, que é o tempo e concessão, deverão ser movimentadas pelo TUP da Nordeste Logística 33 milhões de toneladas de cargas entre grãos, minérios e contêineres. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
BE News (p.6): Porto Hack Santos premia vencedores com oportunidades no setor portuário
O Porto Hack Santos 2023 terminou ontem, na sede do Camps Santos, com a premiação dos projetos vencedores. Os projetos consistiram no desenvolvimento de chatbots, ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que simulam a conversação com um ser humano, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Os times enfrentaram desafios ligados à relação Porto-Cidade e às relações negociais das empresas associadas da Abtra com os seus clientes e funcionários. Todos os grupos tiveram mentoria de profissionais dos setores de tecnologia e portuário. O diretor executivo da Abtra, Angelino Caputo, destaca que neste ano o hackathon foi voltado ao desenvolvimento social, ressaltando o compromisso corporativo com essa questão. “Esse ano o foco principal são as pessoas. Isso tem a ver com a agenda ESG da Abtra e associados. A ideia é que os jurados e mentores possam ter observado o desempenho desses meninos e que eles possam ser contratados como aprendizes das empresas associadas”, pontua. Íntegra para associados.
Agência Infra: Pedidos de autorizações ferroviárias serão suspensos até que resoluções sobre vetos sejam publicadas, diz superintendente ferroviário
Segundo a ANTT, o processo de envio de requerimentos para construção de ferrovias autorizadas será suspenso provisoriamente. A suspensão será necessária porque com a derrubada de parte dos vetos à Lei das Ferrovias houve algumas mudanças na forma como os requerimentos devem ser apresentados. Como os vetos têm relação direta com a forma como a ANTT avalia os pedidos protocolados, será necessário mudar a resolução para continuar viabilizando as autorizações. Íntegra para associados.
Portos e Navios: VLI e Gerdau renovam parceria para transporte de carvão e aço
O acordo envolve o transporte ferroviário de carvão e aço entre portos do Espírito Santo e a unidade localizada em Minas Gerais, por meio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem. O carvão é aplicado nas coquerias, onde é produzido o coque para a produção de ferro gusa no alto-forno, transformado em aço posteriormente. O produto chega ao Brasil por meio do Terminal de Praia Mole, operado pela VLI, em Vitória. A movimentação do carvão é feita 100% via modal ferroviário, numa operação porta a porta, que permite que o cliente receba o produto dentro da usina. Íntegra para associados.
Agência Porto: TEV chega à marca de 3 milhões de veículos movimentados no Porto de Santos
De acordo com dados da Logcomex e da Anfavea, o TEV do Porto de Santos possui capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano e responde por mais de 90% de toda a movimentação do Porto e por 40% dos carros importados e exportados pelas montadoras brasileiras. Em 2022, 281.014 veículos foram movimentados no terminal – 257.673 leves e 23.341 pesados. Nos nove primeiros meses de 2023, ano que tem sido marcado por retração do consumo em todo o mundo, foram operadas 161.512 unidades, 141.831 leves e 19.681 pesadas. Íntegra para associados.
BE News (p.3): Sete das dez melhores rodovias do país têm gestão concedida
A CNT divulgou no fim de novembro os resultados da 26ª edição da Pesquisa de Rodovias, que analisou mais de 111 mil quilômetros da malha rodoviária do Brasil, listou os dez melhores e os dez piores trechos de estradas. E constatou que, entre as rodovias mais bem avaliadas, sete são concedidas à iniciava privada. E todas as dez que ficaram entre as piores têm gestão pública. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023