Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil: Governo planeja leiloar 35 terminais portuários com R$ 8 bi em investimentos até 2026, diz diretor da Antaq à CNN
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, confirmou que o governo planeja leiloar mais 35 terminais portuários até o fim do mandato do presidente Lula, em 2026. São previstos investimentos da ordem de R$ 8 bilhões. Em 2022, o setor movimentou cerca de R$ 1,210 bilhão de toneladas e em 2023 deverá alcançar 1,250 bilhão. Para 2024, a projeção é de que sejam negociados 16 terminais, em Recife, Santos, Itaguaí, Rio, Vila do Conde, Canal de Paranaguá, Itajaí, Santana, Fortaleza e Rio Grande. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Governo modela concessões em seis hidrovias e vê potencial para expandir modal a 60 mil km
De olho no potencial de hidrovias no Brasil, o governo vem modelando a concessão do modal em um inédito Plano Geral de Outorgas (PGO), com destaque a seis trechos: Barra Norte, no Amazonas, Tocantins, Tapajós, Madeira, Paraguai e Lagoa Mirim (Brasil-Uruguai). O Brasil utiliza cerca de 19 mil km de sua vias hídricas economicamente, sendo que poderia alcançar cerca de 60 mil km. O MPor e a Antaq estudam as prioridades para estudos que vão embasar futuras parceiras público-privadas. A ideia é de que os leilões de Barra Norte, Madeira, Lagoa Mirim e Paraguai aconteçam até o primeiro trimestre de 2025. Já as obras da hidrovia Brasil-Uruguai estão inseridas no Novo PAC, mas dependem de intervenções do DNIT para avançar no processo licitatório. Íntegra para associados.
Estadão e Agência Infra: Nosso plano é fazer 35 concessões de rodovias até o fim do governo Lula, diz Renan Filho
Apesar de ter parte das projeções frustradas para os leilões rodoviários de 2023, o ministro Renan Filho diz que o governo mantém a diretriz de leiloar 35 trechos até 2026. Na busca por tornar os ativos públicos mais atrativos, ele destaca a política de concessões e o acordo firmado com o TCU que possibilita repactuações com atuais concessionárias para evitar relicitação. Já a extensão de rodovias federais administradas pelo DNIT consideradas inadequadas caiu de 48% para 36% entre os meses de janeiro e outubro passados. A expectativa é que 2023 termine com a extensão rodoviária federal de cerca de 60 mil quilômetros, algo perto de 30% em estado inadequado. O índice considera o estado do pavimento e os dispositivos da rodovia como drenagem, segurança e sinalização. O pavimento pesa 70% do índice final. Íntegra para associados; Estadão e Agência Infra.
Folha de São Paulo: México gasta US$ 2,8 bilhões para reformar ferrovia e ser opção ao Canal do Panamá
O governo do México está reformando uma ferrovia entre o Golfo do México e o Oceano Pacífico que estava em declínio há mais de um século, em uma audaciosa tentativa de se transformar em uma opção para o tráfego de contêineres do Canal do Panamá. O trecho do Istmo de Tehuantepec custará US$ 2,8 bilhões e contará com uma ferrovia de 308 km entre os renovados portos de Salina Cruz, em Oaxaca, e Coatzacoalcos, em Veracruz. A abertura está prevista para este início de ano. O projeto busca atender o desejo das multinacionais de estarem mais próximas dos Estados Unidos e aproveitar os períodos de baixo nível de água do Canal do Panamá, à medida que a região sofre secas cada vez mais frequentes. Íntegra para associados
Isto é: Peru fecha 33 portos por fortes ondas causadas por tempestades nos EUA
Ontem o Peru fechou 33 de seus 121 portos, por conta das fortes ondas que atingem a região costeira central e norte do país, devido às tempestades que afetam a costa oeste dos Estados Unidos. A autoridade marítima descartou que as ondas anormais no litoral do Peru estejam relacionadas ao terremoto de magnitude 7,5 que sacudiu o Japão no primeiro dia do ano. O fechamento dos portos se estenderá até domingo, alertou a Defesa Civil. No Porto de Callao, ondas de dois metros inundaram calçadões e praças, provocando a fuga de moradores na noite de terça-feira. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos (Impresso, p. 7): Minério e petróleo impulsionam movimentação
O Estatístico Aquaviário da Antaq, divulgado ontem à tarde, aponta que o setor aquaviário movimentou 105,6 milhões de toneladas de cargas em novembro de 2023, um crescimento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento foi impulsionado pela movimentação de minério de ferro e de petróleo (óleo bruto), com mais de 33 milhões e 19 milhões de toneladas movimentadas, respectivamente (aumentos de 7,2% e 18,9%). A carga conteinerizada ficou em terceiro lugar, 10,9 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 9,7% em comparação a novembro de 2022. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (Impresso, p. 7): Setor portuário é sinônimo de emprego
O setor portuário respondeu por 20,7% das contratações de trabalhadores realizadas pelo Centro Público de Emprego de Santos, vinculado à Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego, entre janeiro e novembro de 2023. Cerca de 970 vagas foram abertas em empresas relacionadas às atividades do Porto de Santos e de comércio exterior. Íntegra para associados.
G1 Amazonas: Porto de Novo Airão volta a funcionar após ser interditado pela seca do Amazonas
Ontem o porto de Novo Airão, no Amazonas, voltou a funcionar, após interditado por três meses pela seca histórica de 2023. A liberação aconteceu após o Rio Negro atingir a marca de 8,16 metros, quase 5 metros a mais de água desde o fim da vazante. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Agência Porto: Píer público de granéis líquidos do Porto de Paranaguá tem aumento de calado
A Portos do Paraná estabeleceu em 11,60 metros o calado operacional do berço 142 (interno) do Píer Público de Graneis Líquidos do Porto de Paranaguá, 1,50 metro a mais em relação ao parâmetro anterior, conquistado graças à campanha de dragagem finalizada em outubro. O novo calado foi homologado pela Marinha por meio da Capitania dos Portos. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de São Francisco lança edital para recuperação do cais
O Porto de São Francisco do Sul está cadastrando propostas para a elaboração do projeto de recuperação estrutural do Berço 201. O prazo final para o envio das propostas será 19 de janeiro de 2024. A abertura das propostas ocorrerá em 19 de janeiro e às 10h terá início a sessão pública de disputa de preços. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Cabedelo cresce 11,5% e conclui ano com mais um recorde operacional
O Porto de Cabedelo comemora mais um recorde operacional ao movimentar 1.337.320 toneladas de cargas ao longo de 2023, um aumento de 11,5% comparado a 2022. O destaque vai para os granéis sólidos, que alcançaram a marca de 862.222 toneladas. O petcoke liderou esse segmento, com 514.624 toneladas operadas. Nos líquidos, a movimentação atingiu 441.138 toneladas, com destaque à gasolina (335.737 toneladas). O ápice do ano ocorreu em julho, quando o Porto registrou um recorde mensal, movimentando 166.533 toneladas, um aumento de 103,51% em relação a julho de 2022. Íntegra para associados.
Portos e Navios (artigo das advogadas Thaíssa Garcia e Isabelle Leite, do Escritório Albuquerque Melo ADV): A importância das Zonas de Processamento de Exportação no Brasil
Como grande diferencial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), as importações ou as aquisições no mercado interno, na forma delimitada na lei, poderão ter impostos e contribuições suspensos, tais como: Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Cofins e AFRMM. Além destes benefícios fiscais, há, também, previsão de benefícios cambiais e administrativos (por exemplo, isenções de algumas licenças). A criação de ZPE é uma excelente estratégia do Estado de, por meio do oferecimento de benefícios e condições especiais, atrair novas empresa, e, assim, promover o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país. Íntegra para associados.
BE News (p.5): Suzano terá navio específico para transporte de celulose no Porto de Santos
A Suzano passará a operar com um navio específico para o transporte de celulose embarcada via Porto de Santos neste primeiro semestre. A embarcação, chamada “Green Santos”, foi construída pela Cosco Shipping e é a primeira projetada especificamente pela empresa chinesa para atender a Suzano. Foi lançada ao mar no dia 22 de dezembro, no Porto de Dalian, na China, e possui capacidade para transportar 77 mil toneladas, sendo o maior navio da categoria em todo o mundo. A Suzano e a Cosco Shipping se tornaram parceiras no transporte de celulose em 2017 e, desde então, a parceria se expandiu tanto em volume quanto no escopo do serviço. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024