Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Poder 360 e Portos e Navios: Setor portuário movimentou 1,18 bi de toneladas até novembro de 2023
Dados da Antaq mostram que o setor portuário brasileiro movimentou 1.186.434.015 toneladas de cargas de janeiro a novembro de 2023, um crescimento de 6,36% no comparativo com o mesmo período de 2022. Entre os portos organizados, Santos lidera o ranking com a movimentação de 124 milhões de toneladas entre janeiro e novembro de 2023, 30,1% do total nesse tipo de instalação, seguido de Paranaguá e Itaqui (52,8 e 50,8 milhões de toneladas, respectivamente). A expectativa do MPor é que os portos brasileiros batam o recorde histórico de movimentação de cargas registrado em 2022 (1.219.388.435 toneladas). Para que a projeção se concretize, a movimentação de dezembro deverá ser maior que 33 milhões de toneladas. Desde 2010, o total de carga movimentada em dezembro apresenta tendência de crescimento, com 72 milhões de toneladas em 2010, chegando a quase 104 milhões de toneladas em 2022. Íntegra para associados; Poder 360 e Portos e Navios.
Portal Exame: Receita Federal: auditores fiscais rejeitam proposta da Fazenda e decidem manter greve
Ontem, os auditores fiscais da Receita Federal decidiram continuar com a greve geral iniciada em 20 de novembro. Segundo o Sindifisco Nacional, os auditores em assembleia virtual rejeitaram a proposta de pagamento de remuneração variável para este ano apresentada pelo Ministério da Fazenda em reunião no último dia 27. Com a decisão, a greve segue sem data para terminar e ocorre em todas as áreas da RF, respeitando o mínimo de 30% para o funcionamento dos serviços essenciais. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Arco Norte tem participação menor nas exportações
As exportações de commodities pelos portos do Arco Norte perderam participação no ano passado, em relação ao desempenho obtido em 2022. A recuperação da produção de grãos nos estados do Sul gerou um maior volume exportável, e dificuldades de navegabilidade fluvial no segundo semestre no Norte, devido à seca, fizeram os portos do Sul melhorarem o desempenho em relação aos demais. Dos 98 milhões de toneladas de soja exportados pelo país de janeiro a novembro, 33% saíram pelo Arco Norte. No mesmo período do ano passado, o percentual havia sido de 38%. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Com novas restrições, Galeão espera quase dobrar total de passageiros até fevereiro
As restrições de passageiros no aeroporto Santos Dumont começaram na terça-feira (2) e devem contribuir para o crescimento em 2024 do tráfego aéreo no Galeão. A expectativa é que o número de viajantes nos primeiros meses do ano dobre em relação a 2023 e o terminal venha a movimentar mais de 10 milhões de pessoas em 2024, alta de 26,5% sobre os 7,9 milhões de passageiros de 2023. Íntegra para associados.
Estadão: ONU prevê que PIB do Brasil cresça 1,6% em 2024, após alta estimada de 3,1% em 2023
O PIB do Brasil deve ter crescido 3,1% em 2023, mas o ritmo de avanço deverá desacelerar significativamente este ano, para 1,6%, devido ao impacto defasado de altas de juros no consumo e nos investimentos e à demanda externa mais fraca. A projeção é do relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, divulgado ontem. Já na projeção para 2025, a ONU espera que a economia do Brasil volte a ganhar força e avance 2,3%, favorecido pelo novo arcabouço fiscal e pela ênfase renovada em investimentos que envolvam recursos públicos e privados. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Rebeldes houthis desafiam EUA e continuam a atacar navios no Mar Vermelho
Mesmo com a criação de uma força-tarefa liderada pelos Estados Unidos para conter ataques contra embarcações comerciais no Mar Vermelho, os rebeldes do Iêmen, continuam os ataques na região. Ontem, eles explodiram uma embarcação de superfície no Mar Vermelho, em desafio à advertência dos EUA e de outros 11 aliados para que o grupo deixe de atacar embarcações que atravessam essa crucial via marítima. Desde 18 de novembro, embarcações que atravessavam o Mar Vermelho e o Golfo de Áden foram atacadas 25 vezes. Íntegra para associados
Imprensa Regional:
Santaportal: APS abre estudos para aprofundamento do canal de navegação
O contrato assinado entre a APS e a Unicamp em 22 de dezembro prevê o estudo de obras de proteção costeira no aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos para 17 metros. A APS se comprometeu a expandir o projeto-piloto de proteção costeira implantado pela Prefeitura de Santos na Ponta da Praia, com objetivo de propor soluções para recuperação das praias de Aparecida e Embaré. Serão realizadas simulações hidrodinâmicas para avaliar as diferenças do comportamento das correntes no canal de acesso e as suas interferências com as obras de melhoria das condições de navegação do Porto, a partir dos dados de variação batimétrica e volumes dragados. O contrato prevê 15 meses de trabalho para apresentação das conclusões pela universidade. Íntegra para associados
A Tribuna de Santos (Artigo por Flávia Takafashi): O ano novo da regulação aquaviária
A Agenda Regulatória 2024, que serve como guia para o planejamento das atividades normativas, distribui as ações da Antaq em quatro eixos: navegação interior, navegação marítima, instalações portuárias e temas gerais. […] Ao alinhar estratégias de revisão normativa, fiscalização temática e pesquisa contínua, a Antaq visa não apenas atender às demandas imediatas, mas também antecipar-se às futuras necessidades, em sintonia com as expectativas da sociedade. Íntegra para associados
A Tribuna de Santos: Soja tenta driblar clima e busca por mais crescimento para o Porto de Santos
A Aprosoja alerta que a falta de chuva e o consequente desequilíbrio no clima em vários estados brasileiros vão afetar a safra de grãos para 2024. Diante disso, os números projetados pela entidade estão longe de serem os melhores, podendo alcançar no máximo 130, 140 milhões de toneladas em termos de Brasil. O complexo soja também é um dos responsáveis por parcela significativa das movimentações no Porto de Santos, que bate sucessivos recordes no setor. Até novembro do ano passado, 38,6 milhões de toneladas foram movimentadas, segundo a APS (alguns navios/terminais ainda não enviaram todas as informações). Para se ter uma ideia do crescimento, foram 34,6 milhões em 2022. Íntegra para associados
Imprensa Setorial
BE News (p.3): Governo pretende leiloar 35 terminais portuários até 2026, diz diretor-geral da Antaq
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, afirmou que o governo pretende leiloar 35 terminais portuários com R$ 8 bilhões de investimentos até 2026. A previsão é que em 2024 sejam negociados 16 terminais. Três certames serão realizados em março, agosto e novembro. Entre os portos a serem leiloados, Nery destacou o terminal em Itaguaí, com investimentos da ordem de R$ 2,9 bilhões, e do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, que envolve cerca de R$ 1 bilhão. Íntegra para associados
Informativo dos Portos: APS abre chamamento público para terminal de combustíveis no Porto de Santos
Na quarta-feira (27/12), a APS publicou um edital de chamamento para identificar interessados no arrendamento da área STS 08, em Alemoa, na margem direita do Porto de Santos, para movimentação de granéis líquidos (especialmente combustíveis). O prazo para apresentação de interesse é de 30 dias. O STS 08 conta com 152,3 mil m² e tinha ido à leilão em novembro de 2021, quando não houve interessados. Agora, a APS firmará contrato de arrendamento, caso haja apenas um ofertante. Em caso de dois ou mais, será feita licitação. Íntegra para associados
Agência Infra: Incentivo a hidrovias passará por desburocratização, aprovação do BR dos Rios e nova secretaria
O modal hidroviário, considerado prioritário pelo MPor, deve apresentar alguns avanços de discussão neste primeiro trimestre. A secretária-executiva Mariana Pescatori explicou que os próximos passos devem ser, além da nova secretaria, incluir o transporte no Navegue Simples e aprovar o BR dos Rios. O plano do ministério é que o Navegue Simples tenha neste primeiro momento três etapas: diminuir o tempo para autorização de TUPs; reduzir o tempo para arrendamentos de terminais portuários; e diminuir o tempo para viabilizar a navegação em hidrovias. Segundo Pescatori, no lançamento previsto para este mês será assinado um decreto que estruturará todo o programa. Íntegra para associados
Agência Porto: Draga de sucção (Hopper) já removeu mais de 2 milhões de metros cúbicos de material sedimentar em Itajaí
Desde que a Draga chegou a Itajaí, na segunda quinzena de novembro, seu desempenho vem sendo registrado diariamente de forma precisa e pontual. Ela opera 24 horas ininterruptas, trabalhando permanentemente na dragagem ao longo do canal de acesso ao complexo e também nas áreas das Bacias de Evolução I (em frente aos portos de Itajaí e Navegantes), e II (Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda). Além de garantir a segurança das entradas e saídas de navios maiores no Complexo Portuário, tem o propósito emergencial de recuperar a profundidade do canal para até 14 metros, além de reduzir os impactos de inundações, fazendo com que a grande vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí, possa se dissipar. Íntegra para associados
Comex do Brasil: Brasil deve se manter como grande exportador de commodities em 2024, projeta FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) prevê que o Brasil seguirá como um grande exportador de commodities em 2024. A demanda mundial por alimentos deve continuar crescendo, uma vez que as projeções apontam que a população mundial deve atingir 10 bilhões de pessoas em 2050. Além das commodities, a indústria de alimentos pode exportar uma grande variedade de produtos processados e de valor agregado, aproveitando a reputação do País como grande produtor agrícola, a crescente adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e a inclusão da agenda ESG nas empresas brasileiras, facilitando as estratégias de negócio e buscando mitigar riscos e criar valor no longo prazo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024