Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão, Terra e Comex do Brasil: China tem 7 entre os 10 portos mais movimentados do mundo; brasileiro está em 40º
Sete entre 10 dos portos mais movimentados do mundo estão na China, segundo o ranking “Cem Portos 2023 (One Hundred Ports), do jornal britânico Lloyd’s List, baseado no volume total de contêineres movimentados por cada porto em 2022. O Porto de Santos é o único brasileiro da lista e está em 40º lugar. O gigante porto de contêineres de Shanghai, na China, liderou as classificações pelo 13º ano seguido. Em 2022 movimentou 47,3 milhões de TEU. De acordo com a publicação, a posição do porto é praticamente inalcançável. Em segundo lugar está o porto de Singapura, com 37,3 milhões de TEU e em seguida está Ningbo-Zhoushan, com movimento de 33,35 milhões de TEU. Depois dele, até o sexto lugar, todos são chineses: Shenzhen, Qingdao e Guangzhou. Na sétima posição está Busan, na Coreia do Sul, seguindo por mais dois chineses em oitavo e nono lugar, Tianjin e Hong Kong, respectivamente. A predominância asiática acaba no décimo lugar, ocupado por Rotterdam. Íntegra para associados; Estadão, Terra e Comex do Brasil.
Folha de São Paulo: Brasil eleva presença mundial no agro e lidera exportação de dez produtos
No ano passado o Brasil assumiu a liderança mundial de exportações de mais dois produtos agrícolas: milho e farelo de soja. Além dos novos produtos, também liderou as exportações mundiais de soja, açúcar, café, suco de laranja, carne bovina, carne de frango, tabaco e celulose. Apesar da queda média dos preços internacionais das commodities, o agronegócio brasileiro atingiu o recorde mundial de US$ 167 bilhões em exportações no ano passado, 5% a mais do que em 2022. Já as importações, devido à queda nos preços dos insumos, recuaram para US$ 39,5 bilhões, 24% a menos. Os dados incluem alimentos e parte dos insumos utilizados pela agropecuária. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Exportações de commodities do Brasil disparam na 1ª semana de janeiro, diz Secex
Segundo a Secex, as exportações das principais commodities brasileiras registraram forte alta na primeira semana de janeiro, pela média diária de embarques, na comparação com o resultado do mesmo mês do ano passado. Na soja, o Brasil exportou 156,88 mil toneladas ao dia na primeira semana de janeiro, o que resultou em embarques de 627,5 mil toneladas, já próximo do resultado do mês completo de 2023. Os embarques de milho acumularam 1,3 milhão de toneladas, com 333 mil toneladas/dia, acima da média diária do mesmo mês do ano passado. Na indústria extrativa, as exportações de petróleo também dobraram para 572,5 mil toneladas ao dia, em relação à média de janeiro do ano passado, enquanto no minério de ferro a alta é de quase 50%, para 1,67 milhão de toneladas ao dia. Íntegra para associados.
Uol: Movimentação em portos do RS em 2023 cresce 13,88%
A movimentação nos portos do Rio Grande do Sul cresceu 13,88% em 2023, em comparação com o ano anterior, somando 44,836 milhões de toneladas de cargas, sendo 29,312 milhões de toneladas de granéis sólidos. Segundo a Portos do RS, o aumento foi de 14,4% na unidade Rio Grande, 5,27% na unidade de Pelotas e de 2,65% na unidade de Porto Alegre. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Wilson Sons tem crescimento de 16,2% na movimentação de contêineres em 2023
A Wilson Sons movimentou 92,8 mil TEU em dezembro, alta de 21,2% em relação ao volume do mesmo período de 2022. No acumulado do ano até outubro, o volume movimentado foi de 1,06 milhão TEU, alta de 16,2% ante o mesmo período de 2022. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Promessa de passagem aérea barata sob Lula esbarra em custos e demanda
As companhias aéreas brasileiras entram em 2024 pressionadas para reduzir os preços das passagens. O porta-voz da pressão por preços mais baixos é o ministro Silvio Costa Filho, que tem anunciado diálogo com o setor para buscar soluções, enquanto Azul, Gol e Latam se comprometem a tentar vender bilhetes mais baratos. No entanto, especialistas alertam que o recente reaquecimento da demanda e o modelo regulatório brasileiro desfavorecem as grandes promoções. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 7): Frete marítimo pode subir até 10% este ano
Um estudo da MTM Logix divulgado na última semana aponta que o frete marítimo pode ficar entre 5% e 10% mais caro até o fim deste ano. A avaliação é de que os resultados operacionais do final de 2023 devem resultar na racionalização da capacidade das embarcações, impulsionando as taxas de frete. No curto prazo, porém, os efeitos só devem ser sentidos para serviços contratados com pouca antecedência, poupando empresas que já têm contratos firmados para o longo prazo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. 8): Guarujá propõe mudanças em projeto da Avenida Perimetral
A Prefeitura de Guarujá propôs à APS alterações no projeto da segunda fase de obras da Perimetral da Margem Esquerda, especialmente na complementação de um viaduto para solucionar um gargalo no cruzamento de uma linha férrea no Sítio Conceiçãozinha. As propostas são para a revisão do projeto, cujo edital deverá ser lançado em março. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Portos e Navios: Ferrovias de SC registram crescimento em 2023
O transporte de cargas nas ferrovias que cortam Santa Catarina cresceu 5,18% em 2023. No total, 6,7 milhões de toneladas foram movimentadas, cerca de 330 mil toneladas a mais do que em 2022, de acordo com a Gerência de Ferrovias da Secretaria Estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Íntegra para associados.
BE News (p.5): Portos RS prevê conclusão de dragagem em Rio Grande para o fim do mês
A Portos RS anunciou que a obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande iniciou o primeiro mês de 2024 com 73% de conclusão. A expectativa é de que a obra seja concluída até o dia 30 de janeiro. Até agora foram retirados pela draga Utrecht 2 milhões de m3 de sedimentos, quantidade que pode ser entendida também como 205 ciclos completos, formados pela dragagem e pelos percursos de ida e volta do sítio de descarte. Todo o material dragado está sendo depositado em área licenciada pelo Ibama e o trabalho vem acontecendo dentro dos padrões estabelecidos pela autoridade ambiental. Íntegra para associados.
BE News (p. 4) e Santaportal: Auditores fiscais realizam ato público na Alfândega de Santos nesta quarta
Hoje, a partir das 11h30, auditores fiscais santistas e de outras partes do País realizarão um ato público em frente ao prédio da Alfândega, em Santos. A categoria permanece em greve desde 20 de novembro. Em assembleia nacional realizada no dia 4 de janeiro, a categoria decidiu pela continuidade da greve por tempo indeterminado. Segundo o Sindifisco, 30% dos funcionários estão trabalhando, respeitando serviços essenciais. Em Santos, atualmente, são cerca de 140 auditores na ativa, 50 na Delegacia da Receita Federal e 90 na Alfândega. Deste montante, 70% aderiram à greve. Íntegra para associados; BE News e Santaportal
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024