Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

23/01/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial

Veja: Governo Lula apresenta regime tributário de incentivo ao setor portuário

O Reporto será “apresentado” hoje às 15h em evento na sede do Ministério da Fazenda. O projeto de lei que prorroga a vigência do regime tributário foi aprovado pela Câmara e pelo Senado no fim do ano passado e sancionado dias depois pelo presidente Lula. Permite que os beneficiados comprem equipamentos com desoneração de IPI, PIS, Cofins e Imposto de Importação e, desta vez, estende os benefícios para concessionárias de transporte ferroviário. Íntegra para associados.

Estadão e Folha de São Paulo: Suspensão da liberação de cargas por greve dos auditores alcança 15 Estados e DF

A suspensão de liberação de cargas por auditores fiscais da RF em portos e aeroportos alcançou 15 Estados e o Distrito Federal, com a adesão de servidores de 13 novos Estados, além do DF, ao movimento que antes se limitava a São Paulo e Bahia. Entre hoje e sexta-feira (26), haverá nos locais somente a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos. Segundo o Sindifisco, até mesmo a liberação de pacotes menores, como produtos comprados por pessoas físicas em e-commerces estrangeiros, será afetada. Íntegra para associados; Estadão e Folha de São Paulo.

Valor Econômico: Porto de Santos planeja novas PPPs e expansão de terminais

O presidente da APS, Anderson Pomini, informou que a empresa pretende lançar até o fim de 2024 duas parcerias público-privadas: uma para o aprofundamento do canal de acesso e outra para o túnel Santos-Guarujá. Também descartou oficialmente a ideia de um megaterminal de contêineres no Porto de Santos, o STS 10 e, em contrapartida, estuda ampliar os terminais da BTP e da Santos Brasil, anexando áreas vizinhas, por meio de aditivos, sem necessidade de licitação. Juntas, as duas ampliações gerariam capacidade adicional de 1,5 milhão de TEU/ano. No caso da BTP, a ideia é incorporar uma parte da área que seria destinada ao STS 10 e, no caso da Santos Brasil, a área anexada terá que ser desabrigada, porque hoje é ocupada por moradias precárias. Íntegra para associados.

O Globo e Estadão: Lula vai se reunir com aéreas nos próximos dias para discutir ajuda a setor, diz ministro

O ministro Silvio Costa Filho afirmou que o presidente Lula vai se reunir, nos próximos dias, com os dirigentes das empresas de aviação civil para discutir formas de “fortalecer” o setor. O pacote em negociação com as empresas inclui o abatimento de dívidas regulatórias — como tarifas aeroportuárias —, renegociação de débitos tributários e uma linha de crédito via BNDES. Uma das possibilidades em estudo é o uso do Fundo Nacional de Aviação Civil como garantidor de empréstimos para o setor. Mas isso só seria possível com a aprovação de um projeto de lei ou medida provisória. Costa disse que o assunto está sendo tratado com o Ministério da Fazenda. Íntegra para associados; O Globo e Estadão.

O Globo: Governo deve leiloar 56 projetos, com investimentos de R$ 173 bi. Veja quais as obras

A agenda de 2024 das privatizações de infraestrutura promete contratar pelo menos R$ 173 bilhões em investimentos para os próximos anos. Estão no radar leilões de, no mínimo, 56 concessões e PPPs federais e estaduais. Para especialistas e executivos, as concessões encontram agora um cenário menos incerto do que um ano atrás. Trechos rodoviários, arrendamentos portuários e linhas de transmissão de eletricidade são os destaques nas licitações previstas para este ano. Na área de portos, O MPor tirou o foco da privatização da operação, mas não desistiu de conceder áreas dos portos a operadores privados. A demanda se deve à força das exportações de matérias-primas. Tanto que prevê para este ano leilões de 15 arrendamentos em diversos terminais portuários, que deverão contratar R$ 8 bilhões em investimentos. Íntegra para associados.

Poder 360: Governo dividirá Companhia Docas do RN em duas até 30 de janeiro

O ministro Silvio Costa Filho prevê a repartição da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte) até 30 de janeiro para que a criação da autoridade portuária de Alagoas seja votada no Congresso a partir de fevereiro. Atualmente, a Codern exerce as funções de autoridade portuária nos portos organizados no Estado do Rio Grande do Norte – Porto de Natal e Porto de Areia Branca – e também do Porto de Maceió, em Alagoas, mas é de interesse do governo dar mais autonomia ao porto alagoano. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos, Santaportal e BE News On-line: Ventos rompem cabos de navio de 300m no Porto de Santos e Praticagem evita acidente; VÍDEO

Na sexta-feira (19) à noite, um vento forte não previsto de cerca de 100 km por hora provocou o rompimento dos cabos de amarração do MSC Adonis, atracado no berço 1 da BTP. O porta-contêineres ficou quase que à deriva, com o bico de proa forçando uma das defensas do berço. O prático Pedro Tkotz foi avisado da emergência pelos operadores do C3OT (Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem de São Paulo) e, com auxílio dos rebocadores, conseguiu realinhar o navio e reatracá-lo em segurança no mesmo berço. O MSC Adonis tem 300 metros de comprimento, 48,5 de boca e capacidade para levar 9.162 contêineres. Íntegra para associados; A Tribuna de Santos, Santaportal e BE News On-line.

Santaportal: DP World recebe navio porta-contêineres movido a GNL no Porto de Santos

A DP World recebeu, na segunda-feira (22), no Porto de Santos, o CMA CGM Bahia, porta-contêineres movido a gás natural liquefeito. A viagem inaugural de um navio com essas características no complexo portuário santista anuncia uma nova era de transporte marítimo eco-friendly. O CMA CGM Bahia, com 336 metros de comprimento e capacidade para mais de 13 mil TEU, iniciou sua viagem em Singapura em 28 de dezembro passado, atracando no Porto do Rio de Janeiro antes de fazer escala no Porto de Santos. A viagem inclui várias paradas em portos brasileiros, antes de retornar a Santos na viagem de volta a Singapura. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Autoridade portuária dos portos do Paraná investe R$ 30 milhões em obras e programas ambientais

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) investiu R$ 29,6 milhões em programas sociais, ambientais e de infraestrutura em 2023, dentre os quais, R$ 21 milhões foram destinados a programas ambientais e sociais realizados no litoral paranaense, representando um crescimento de mais de 90% em comparação aos investimentos realizados em 2018. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirma que, devido às ações ambientais, a companhia é reconhecida mundialmente no tema e a primeira a receber o certificado internacional Ecoports, voltado para a gestão ambiental portuária. Entre os programas de meio ambiente está o monitoramento da qualidade das águas e dos sedimentos do Porto de Paranaguá, realizados a cada três meses desde 2014. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Holanda fará estudo para detectar potencial de negócios no Porto do Rio Grande

Um executivo da Nestra foi contratado pelo governo holandês para estudar o potencial do Porto do Rio de Grande, visando investimentos em infraestrutura, logística e produção de hidrogênio verde e oportunidades de negócios para empresas holandesas. A visita é uma consequência da participação da Portos RS na edição 2023 da Europort, o maior evento portuário da Europa, que aconteceu em novembro, em Rotterdam. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

Agência Porto: Movimentação de açúcar ensacado tem aumento de 38% no Porto de Suape

O embarque de açúcar ensacado está entre os principais tipos de mercadoria mais movimentados no Porto de Suape. Ao longo de 2023 Suape movimentou 211.349,15 toneladas do produto, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. Ontem, por sua vez, o navio Neptune J, de bandeira de Palau (Oceania), está sendo abastecido com 23,2 mil toneladas do produto desde o último dia 13. A embarcação veio de Trípoli, no Líbano, e retornará para o local de origem amanhã. O açúcar é produzido em engenhos da Zona da Mata Sul, localizados a poucos quilômetros do atracadouro, o que facilita o escoamento para várias partes do país e do mundo. Íntegra para associados.

Portos e Navios: VLI registra recorde de transporte para a Companhia Brasileira de Alumínio em 2023

A VLI transportou um milhão de toneladas de bauxita em 2023 para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) contra 971 mil toneladas em 2022. O fluxo parte de Brasília, em direção à cidade de Alumínio (SP), por meio do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: MDIC reforça estratégia de apoio à ampliação da rede de empresas exportadoras

A Secex/MDIC quer ampliar a base de empresas brasileiras que vendem para o exterior, levando a cultura exportadora “Brasil adentro”. A ideia foi defendida na sexta-feira (19) pela secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, no evento “E-commerce, pequenas e médias empresas no Brasil”, em Brasília (DF). A secretária destacou que o país atingiu um recorde em 2023, com 28,5 mil firmas exportadoras, mas esse número representa apenas 1% do total de empresas no país e que ainda há espaço para crescimento, aproveitando as políticas públicas e medidas de incentivo ao comércio exterior adotadas pelo governo federal. Íntegra para associados.

BE News (p.3): Governo lança nova política industrial com R$ 300 bi em financiamentos até 2026

O Governo Federal lançou a “Nova Indústria Brasil” (NIB), que terá investimento de R$ 300 bilhões para financiamento até 2026 geridos pelo BNDES, Finep e Embrapii. A proposta foi apresentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), comandado pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. O financiamento para a nova política industrial, estruturado no Plano Mais Produção, consiste em soluções financeiras em quatro eixos principais: Mais Produtividade (R$182 bilhões), Mais Inovação e Digitalização (R$66 bilhões), Mais Exportação (R$40 bilhões) e Mais Verde (R$12 bilhões). Íntegra para associados.

Agência Porto: Panorama Transportes: em novembro, rodovias, ferrovias e portos registraram alta na movimentação de cargas

Em novembro de 2023 o Brasil registrou alta na movimentação de cargas em rodovias, em ferrovias e em portos, segundo o Observatório Nacional de Transporte e Logística da Infra S.A. (ONTL). O setor rodoviário de grãos registrou no mês a movimentação de 8,39 milhões de toneladas, alta de quase 60% em relação ao mesmo mês de 2022. Se observado o acumulado ao ano, o crescimento foi de 37,91%, refletindo a evolução do setor agrícola nas exportações brasileiras. O transporte aquaviário com foco no comércio exterior teve um crescimento de 8,1% em relação a novembro de 2022. Na soma dos 11 primeiros meses de 2023, a alta é de 6% em comparação com o ano anterior. No setor ferroviário, o aumento do transporte de minério de ferro, produtos do setor agrícola e celulose contribuíram para que a movimentação de cargas ficasse 11,1% maior do que em novembro de 2022. No acumulado do ano o aumento foi de 4,79% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Tempestade nos EUA: como o clima afeta a logística internacional?

De acordo com a AccuWeather e o Departamento de Transporte dos Estados Unidos, foi constatado que o clima é responsável por quase 25% de todos os atrasos de caminhões. O clima custa à indústria de transporte de cargas até US$ 3,5 bilhões por ano. Neve e gelo são responsáveis por mais de 50% de todos os atrasos relacionados ao clima. E o custo de atrasos em situações severas, como furacões ou nevascas, devido à perda de capacidade, pode ultrapassar US$ 100 milhões por dia. Para mitigar o impacto do clima no transporte e na logística, a inteligência climática fornece informações que possibilitam tomar decisões mais precisas. Com isso, as empresas de transporte marítimo podem alterar as rotas das embarcações para evitar tempestades e mares agitados. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Canal do Panamá: navios porta-contêineres se beneficiam do êxodo de outros setores

Os dados mensais da Autoridade do Canal do Panamá (ACP) mostram que, embora o número total de trânsitos esteja diminuindo, a participação dos navios porta-contêineres vem aumentando. A situação decorre da decisão de armadores de outros tipos e navios em contornar a hidrovia. Na tentativa de preservar os níveis de água da bacia hidrográfica do canal, desde março de 2023 a ACP reduziu progressivamente o trânsito diário. Com o pouco calado, os navios são obrigados a reduzir o peso da carga em trânsito. Os dados do ACP de dezembro de 2023 mostram que os trânsitos mensais nas duas eclusas diminuíram cerca de 25% em relação a outubro de 2023 – 746 trânsitos contra 1.002. Em dezembro de 2022, ocorreram 1.281 trânsitos. Íntegra para associados.

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