Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Leilões de portos em 2024 devem gerar até R$ 12 bi
A Antaq planeja realizar 19 leilões de arrendamentos portuários neste ano, que devem atrair investimentos de até R$ 11,7 bilhões. Segundo o diretor-geral Eduardo Nery, serão 16 concessões, que somam R$ 8,2 bilhões, e outros 3 projetos em Paranaguá, com outros R$ 3,5 bilhões de obras. Os principais leilões deverão acontecer em agosto. Os projetos mais aguardados são o terminal de granéis minerais em Itaguaí (RJ), com R$ 2,73 bilhões; o arrendamento do porto de Itajaí (SC), que prevê R$ 2,87 bilhões de investimentos; e o leilão do canal de acesso de Paranaguá (PR), com mais de R$ 1 bilhão em obras, e que deverá servir de referência para outras concessões nesse modelo. No ciclo até 2026, a expectativa do MPor é chegar a um total de 35 leilões e R$ 14,5 bilhões de investimentos contratados. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A): Em disputa política pelo porto de Santos, senador acusa presidente de corrupção
O senador Alexandre Giordano (MDB-SP) encaminhou ao MPor uma lista de denúncias com casos de suposta corrupção no Porto de Santos. O alvo das denúncias é o presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, que teria montado uma “estrutura paralela” dentro da APS, voltada para “práticas criminosas por meio de atos de corrupção”. Elas incluiriam por exemplo o pagamento de propina de aproximadamente US$ 1 milhão para que Pomini siga no cargo de diretor presidente do Porto de Santos. A Autoridade Portuária nega as acusações. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Governo envia missões ao exterior para atrair fundos soberanos e fechar conta de R$ 1,7 trilhão do PAC
Sem dinheiro em caixa e com a promessa de déficit zero nas contas públicas em 2024, o governo Lula tenta convencer os fundos soberanos, administrados pelos governos de diferentes países, a financiar projetos do novo PAC e de transição energética. Para conseguir parte dos cerca de US$ 11,2 trilhões (R$ 55,5 trilhões) que estão nas mãos dessas instituições estrangeiras, missões de técnicos brasileiros já se preparam para fazer um corpo-a-corpo com esses investidores no exterior. A busca por recursos começará em março pela Espanha. Em maio, uma missão irá aos Estados Unidos e, em junho, à França. No segundo semestre, estão previstas viagens para Arábia Saudita, Cingapura e China. Também são esperados encontros com investidores privados neste road show. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Importação cresce ao maior patamar em 20 anos e indústria corre ao governo por proteção comercial
As importações alcançaram participação inédita no mercado da indústria em, pelo menos, 20 anos e provocaram uma corrida das empresas ao governo por medidas de defesa comercial. Desde o ano passado, 60 pedidos chegaram ao Decom (Secex), para abertura de investigações sobre práticas desleais de comércio ou a prorrogação de medidas, que têm prazos de vigência determinados, contra concorrentes do exterior. A pressão das empresas já trouxe alguns resultados, como a volta do imposto sobre as importações de carros híbridos e elétricos, a aplicação de medidas compensatórias, em torno de 15%, sobre chapas e folhas de alumínio importadas da China e o Remessa Conforme, da Receita Federal, que, ao fechar portas à sonegação, inibiu as compras em plataformas chinesas de comércio eletrônico. Íntegra para associados.
Valor Econômico: China é único gigante em que comércio brasileiro ganha espaço
Apesar dos recordes de exportação e superávit em 2023, o Brasil, exceto para a China, ainda é pequeno fornecedor quando se consideram os dez maiores importadores do mundo. Nesse grupo de países, somente na China o Brasil tem lugar entre as dez maiores origens de importações. No restante está da 14ª posição para baixo. E em 2023 só subiu no ranking dos maiores exportadores em três dos dez maiores importadores globais: China, Japão e Reino Unido. Na China, subiu do nono ao sétimo lugar. Em quatro dos dez destinos – Estados Unidos, o maior importador do mundo, Coreia do Sul, Índia e Itália – os produtos brasileiros perderam posição. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Porto de Santos e o de Roterdã estreitam laços para projetos
O Porto de Santos deverá fazer parte da Green Ports Partnership (Parceria de Portos Verdes), lançada em maio do ano passado entre a Holanda e o Brasil, segundo o gerente comercial internacional do Porto de Roterdã, Corné Hulst. Ele afirma que não estão previstos investimentos futuros de Roterdã em Santos, mas que as empresas holandesas estão interessadas em oportunidades de investimento relacionadas com o desenvolvimento de terminais e infraestruturas portuários. As autoridades portuárias de Santos e Roterdã também têm realizado discussões e compartilhado informações sobre digitalização e inovação, incluindo conceitos como portos inteligentes e portos digitais. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (matéria de capa de domingo): Trecho Norte do Rodoanel deve agravar os gargalos no Porto de Santos
Especialistas alertam que a conclusão do trecho Norte do Rodoanel, em São Paulo, deve garantir fluidez ao tráfego intenso na Região Metropolitana da Capital, mas pode agravar os congestionamentos na chegada à Baixada Santista e nos acessos ao Porto de Santos, caso a terceira pista Planalto-Baixada Santista e o segundo viaduto da Alemoa não sejam construídos simultaneamente. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Prefeitura encontra solução para congestionamentos na entrada de Santos
O prefeito de Santos, Rogério Santos, entregou esta semana à Artesp três projetos de infraestrutura que podem equacionar os congestionamentos na chegada a Santos: o segundo viaduto da Alemoa, a alça de acesso ligando a Via Anchieta à Avenida Perimetral do Porto, em Santos, e o túnel do maciço, entre as zonas Leste e Noroeste da Cidade. Juntas, as obras têm um orçamento estimado em R$ 700 milhões e, para o prefeito, complementam o projeto da terceira ligação Planalto-Baixada Santista. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva): Defesa de melhorias do setor portuário marca os 35 anos da ABTP
Em abril deste ano, a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) completa 35 anos de uma história percorrida com muito trabalho e dedicação. Nessa trajetória, não só presenciamos importantes mudanças no setor portuário nacional, como participamos de muitas delas, a exemplo do projeto que resultou na Lei dos Portos (8.630/93), bem como em sua atual versão (Lei 12.815/13). Ambos os momentos trouxeram ganhos substanciais para o setor, especialmente no que se refere a atuação do privado no segmento. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Janela única engaja embarcadores e terminais na digitalização, avalia Comus
O Comus/ACSP avalia que as normas da IMO, como a Janela Única Marítima (Maritime Single Window — MSW), facilitam o engajamento de embarcadores na adoção de práticas ESG e na digitalização, fundamental para a articulação das janelas de agendamento. A Janela Única Marítima (MSW) se tornou obrigatória desde o último dia 1º de janeiro de 2024. Os Estados-membros da IMO que são partes contratantes da Convenção e que ainda não se adequaram deverão fazê-lo com a maior brevidade possível. A Marinha considera que não são esperados impactos significativos para o Brasil, uma vez que o conceito de MSW já é adotado desde 2011, por meio do programa Porto Sem Papel (PSP), coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Íntegra para associados.
Agência Porto: São Francisco assume o 7º lugar entre os portos públicos do país
A Antaq confirmou que o Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. O terminal do Norte catarinense subiu duas posições com relação ao ano anterior, em consequência da movimentação histórica de 2023, quando embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%). Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Portonave cresce 10% na movimentação de contêineres em 2023
O Portonave teve crescimento de 10% na movimentação de contêineres no ano passado em comparação com 2022. Foram movimentados 1.327.098 TEU com o recebimento de 650 escalas de navios. Em dezembro de 2023, o terminal atingiu a movimentação de 133.282 TEU, um recorde para o mês. Ao todo, desde o início das operações, em 2007, foram movimentados 12,4 milhões de TEU em Navegantes. No ano, os principais produtos na exportação foram madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (32%), papel (5%). Na importação, plásticos e derivados (17%), têxteis (11%) e maquinário (10%). Íntegra para associados.
BE News (p. 6): TCU aprova prorrogação de contrato da Ultracargo em área no Porto de Aratu
O TCU aprovou o pedido de prorrogação de contrato e expansão de área de um terminal arrendado para a Ultracargo Logística no Porto de Aratu. O acordo seguirá por mais 20 anos a partir de julho de 2022, sem a necessidade de nova licitação. Atualmente, a área é utilizada para a movimentação e armazenagem de granéis líquidos. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Eliminar restrições será desafio para rotas regulares dos New Panamax
Considerando a dinâmica, as encomendas aos estaleiros e a disponibilidade do mercado mundial, a percepção do setor é que a tendência é aumentar a frequência de navios de 13 mil TEU para 14 mil TEU na costa brasileira. Entre os desafios para viabilizar esse aumento estão alcançar padrões de capacidade, produtividade e calado para eliminar restrições de carga transportada e permitir o recebimento de rotas regulares. Íntegra para associados.
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