Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

15/02/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Fretes marítimos mostram sinais de queda, apesar do conflito no Mar Vermelho

Embora a maioria dos navios porta-contêineres faça desvios em torno do Mar Vermelho, afetado pelo conflito, especialistas dizem que as taxas de frete de contêineres, que inicialmente subiram, estão mostrando sinais de abrandamento. Em 8 de fevereiro, o Índice Mundial de Contêineres da Drewry caiu, pela segunda semana consecutiva, para US$ 3.786 por contêiner de 40 pés, perdendo 1% em relação à semana anterior. Um dia depois, o Índice de Frete Conteinerizado de Xangai apresentou queda de 2,3%, para 2.166 pontos. Além disso, cerca de 350 novos navios porta-contêineres foram entregues ao mercado no ano passado, e espera-se que mais 400 navios sejam adicionados este ano. Com toda a capacidade adicional, as taxas spot poderão cair pelo menos 30% nos próximos três meses. Íntegra para associados.

Estadão On-line e O Globo On-line: Brasil e Egito firmam acordo para facilitar exportação brasileira de carnes

O Ministério da Agricultura informou que o Egito aceitou a adoção do sistema pré-listagem para a habilitação dos frigoríficos brasileiros exportadores de carnes, segundo o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes” aprovado ontem. A medida, que facilita as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de frango para o Egito, avançou em virtude da visita do presidente Lula ao país africano. De acordo com o modelo pré-listing, a habilitação sanitária das indústrias é feita pela autoridade do país exportador, de acordo com as regras do país importador. Íntegra para associados: Estadão On-line e O Globo On-line.

Folha: Confiança no BNDES é menor no Sudeste, e obras no exterior seguem alvo de crítica

De acordo com o levantamento do Datafolha, 73% dos entrevistados afirmam confiar no BNDES. O índice chega a 89% no Centro-Oeste, ante 67% no Sudeste. A pesquisa para mensurar a imagem do banco foi feita com 2.020 pessoas. De acordo com a instituição, a confiança no Centro-Oeste é atribuída às atividades ligadas ao agronegócio. O setor é o segundo que mais recebeu recursos do banco de janeiro a setembro de 2023, com R$ 18,2 bilhões —atrás apenas de infraestrutura (R$ 29 bilhões). No entanto, há quem afirme que a proposta recicla ideias antigas de gestões petistas. “Estão inchando o BNDES, e há risco de a gente entrar no ‘recordar é viver’ de políticas públicas que deram errado”, disse a economista Cristina Schmidt, consultora e professora da FGV. Íntegra para associados.

Editorial da Folha: Investimento externo cai, o que preocupa

O Brasil atraiu US$ 62 bilhões em investimentos estrangeiros diretos em 2023, 17% a menos que no ano anterior. Seria prematuro concluir que o país se tornou menos atrativo, mas o sinal não deixa de ser preocupante diante de um quadro global ainda pouco favorável. Dados da Unctad/ONU mostram que os investimentos diretos entre países cresceram 3% no ano passado, para US$ 1,37 trilhão. À primeira vista o resultado parece positivo, mas descontado o aumento em países europeus (Holanda e Luxemburgo) usados como intermediários de transações, o resultado é uma queda de 18%. Todas as principais regiões mostraram menos vigor. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Insegurança jurídica afeta operações portuárias

Alterações constantes nas leis aduaneiras e em normas de regulação e fiscalização, falta de clareza na Lei dos Portos, burocracia e lentidão no Poder Judiciário e até mesmo os gargalos logísticos nos portos são fatores que contribuem para a insegurança jurídica no comércio exterior brasileiro. Porém, para especialistas na área, algumas medidas podem garantir previsibilidade e estabilidade em contratos, além de redução de custos operacionais e tributários aos operadores da cadeia produtiva. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Rumo Malha Central tem operação regular

A Superintendência de Transporte Ferroviária da ANTT autorizou, na sexta-feira (9), o início das operações comerciais em regime regular na Rumo Malha Central (RMC). Serão 282 quilômetros, abrangendo o trecho ferroviário que se estende entre os pátios de Ouro Verde (POS) e Santa Helena (PSG), em Goiás. Inaugurando em 2023, o trecho estava operando em regime de comissionamento, sujeito a testes e restrições operacionais para avaliar o comportamento da ferrovia. Íntegra para associados.

Santa Portal: Autoridade Portuária de Santos libera via após caminhão atingir passarela

Ontem à tarde a APS liberou a Avenida Eduardo Guinle, Paquetá, na margem direita do Porto de Santos, após um caminhão basculante com a caçamba levantada atingir a esteira aérea que cruza a via. O equipamento danificado no acidente foi removido e colocado ao lado da avenida. A empresa que opera a esteira informou que o sistema foi desenergizado e sinalizado logo após o acidente. Não houve vítimas. Íntegra para associados.

BNC Amazonas: Apesar da seca histórica, portos do AM movimentaram 32 milhões de toneladas

Apesar do impacto da seca, a movimentação de cargas no Amazonas ficou em 32 milhões de toneladas, alta de 3,54% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o relatório do desempenho aquaviário 2023, da Antaq, a movimentação de soja e milho do Arco Norte superou a do restante do país. Foi 100,8 milhões de toneladas contra 88,5 milhões de toneladas no ano anterior. Já a movimentação do restante do Brasil, abaixo do paralelo 16°S, alcançou a marca de 100,2 milhões de toneladas, contra 73,4 milhões em 2022. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 4): Hidrovia do Paraguai é tema de debate promovido por Conselho do Mato Grosso Export

Os presidentes dos conselhos do Centro-Oeste Export, Edeon Vaz, e do Mato Grosso Export, Adalberto Tokarski, estarão em live hoje para debater a concessão da Hidrovia do Paraguai, os avanços que a rota trouxe para a navegação e os impactos da seca no Arco Amazônico. O debate pode ser acompanhado via: www.youtube.com/ @tv_benews. Os estudos de concessão da Hidrovia do Paraguai foram anunciados em outubro de 2023, com a aprovação do Plano Geral de Outorgas Hidroviário (PGO). O acordo foi assinado pelo ministro Silvio Costa Filho e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery. Neste primeiro momento, os estudos compreendem o trecho da futura hidrovia entre Cáceres (MT) e a foz do Rio Apa, na divisa com o Paraguai. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Patrulhas motorizadas do Porto Itapoá serão feitas por veículo elétrico

O Porto Itapoá, em parceria com a empresa de vigilância Segurpro, adotou veículos elétricos para fazer as rondas de segurança motorizadas nas dependências do Terminal. Com a medida, somente nesse tipo de operação, a empresa deixa de emitir mais de quatro toneladas de carbono por ano. O montante é equivalente aos 36 mil quilômetros que o veículo roda anualmente. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Dificuldades de trânsito no Canal do Panamá podem se estender até 2025

As restrições de trânsito no Canal do Panamá devido à seca prolongada poderão continuar até fevereiro de 2025, segundo uma fonte da The Associated Press. O retorno à normalidade dependerá em grande parte das chuvas, o que poderá aumentar o nível dos lagos para o funcionamento do canal. Íntegra para associados.

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