Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/02/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Jornal O Estado de São Paulo (impresso, p. B-20): Porto em Santa Catarina investe R$ 1 bilhão para receber maiores navios do mundo

O Portonave começou, em janeiro, uma obra orçada em R$ 1 bilhão com o objetivo tornar o porto capaz de receber navios de até 400 metros de comprimento.O maior navio a atracar até agora no terminal foi o APL Yangshan, com 347m e capacidade de 10,8 mil TEU. O Portonave começou a operar em 2007 como o primeiro terminal privado de contêineres do País. As obras atuais, as maiores desde o início do negócio, devem levar 27 meses. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Crise diplomática não deve afetar comércio entre Brasil e Israel

As declarações do presidente Lula, que comparou os ataques israelenses à Faixa de Gaza ao Holocausto, criaram ruído na política externa brasileira e levaram a uma escalada diplomática na relação entre Brasil e Israel. Já os exportadores brasileiros acenderam o sinal de alerta após as declarações de Lula, embora a avaliação seja de que o pragmatismo no comércio entre os dois países possa prevalecer. Dados da plataforma governamental ComexStat mostram que o Brasil exportou US$ 662 milhões em produtos para Israel em 2023. Os cinco itens principais são óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, carne bovina, soja, farelo de soja e milho. O Brasil importou US$ 1,35 bilhão em produtos israelenses, sendo os dois principais itens insumos para o agronegócio: fertilizantes e defensivos agrícolas. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Saldo comercial é recorde, mas há espaço para crescer

O saldo recorde de US$ 98,8 bilhões da balança comercial no ano passado deixou os brasileiros animados. É 60% maior do que o de US$ 62,3 bilhões de 2022, também um valor recorde. Além de expressivo, o resultado garantiu a sensível redução do déficit em conta corrente, que caiu de US$ 48,3 bilhões, ou 2,47% do PIB em 2022, para US$ 28,6 bilhões, ou 1,32% do PIB, no ano passado. Outro ponto positivo é que a marca foi atingida apesar da queda de 6,3% dos preços médios das exportações brasileiras, que haviam subido em 2021 e 2022. O aumento de 8,7% das quantidades embarcadas compensou os preços menores, segundo dados da Secex/MDIC. Os números contribuem para amainar as pressões sobre o câmbio e, em consequência, sobre a inflação, reduzem a percepção de risco do país e atraem o investidor estrangeiro. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Economia brasileira cresceu 3% no ano passado, aponta Monitor do PIB da FGV

O PIB brasileiro cresceu 3% no ano de 2023, segundo o Monitor do PIB, apurado e divulgado ontem, pelo Ibre/FGV. Em termos monetários, a economia brasileira somou um recorde de R$ 10,740 trilhões no ano, em valores correntes. A despeito da base de comparação elevada, o PIB mostrou bom desempenho em 2023, em meio a uma resiliência maior que a esperada na reta final do ano. A expectativa é de novo crescimento da atividade econômica em 2024, porém com menos fôlego. Estima-se uma expansão entre 1,6% e 2% no PIB deste ano. Íntegra para associados.

Folha On-line: UE lança missão para proteger navios mercantes no Mar Vermelho

A União Europeia aprovou formalmente ontem o início da sua missão naval para proteger os navios mercantes no Mar Vermelho dos ataques dos rebeldes iemenitas, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Um funcionário da UE afirmou na sexta-feira (16) que a intenção do bloco é que a missão —chamada Aspides, que significa “escudo” em grego— esteja operacional em “algumas semanas” com o envio de pelo menos quatro navios. Até agora, França, Alemanha, Itália e Bélgica afirmaram que vão contribuir com navios. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos, A Tribuna de Santos (impresso, p. A-3) e Diário do Litoral: Incêndio gigante no litoral de SP já dura 30 horas em galpões com produtos apreendidos pela Receita Federal

Profissionais do Corpo de Bombeiros atuam há mais de 30 horas para debelar as chamas que consumiram os produtos recolhidos e armazenados pela Receita Federal em galpões no Centro de Santos. A previsão é que o fogo seja extinto hoje, quando deve começar o trabalho de rescaldo. O incêndio começou, por volta de 23h40 de domingo (18), em galpões da Dínamo Inter-Agrícola. Mercadorias avaliadas em mais de R$ 3,2 milhões foram destruídas. Os itens da Receita Federal eram de 29 lotes que fariam parte de um leilão de mercadorias e veículos apreendidos ou abandonados, programado para o dia 29/2. A RF informou que o leilão será mantido, com a exclusão dos itens que estavam armazenados no lugar do incêndio. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna de Santos e Diário do Litoral.

Diário do Litoral: Carga no Porto de Santos poderia causar explosão 15 vezes pior do que em Beirute

Há exatos 42 meses, Beirute foi sacudida por uma das maiores explosões da história da humanidade. O acidente foi causado por uma carga de 2.750 toneladas de nitrato de amônio armazenada no porto libanês. Pois bem, só em janeiro, o Porto de Santos movimentou 15 vezes o volume de nitrato de amônio (41.300 toneladas). Considerando que o acidente no Líbano teve impacto equivalente a 10% da bomba de Hiroshima, o volume de nitrato de amônio que circulou por Santos no mês passado teria a capacidade de provocar uma explosão similar à de 1,5 bomba atômica. A APS alega que não há motivos para alarmismo, mas especialistas alertam para um possível relaxamento após o impacto inicial da explosão em Beirute. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-4): Caminhoneiros: cansados do ‘inferno’ no trânsito do Porto

O cenário caótico para o trânsito de caminhões na Margem Esquerda do Porto, em Guarujá, é notícia velha. Mas a situação se repete ano a ano, prejudicando caminhoneiros e moradores, que acumulam reclamações e promessas das autoridades. A Rua do Adubo, em Vicente de Carvalho, é um dos péssimos exemplos de acessos precários ao porto. Associações de caminhoneiros de Guarujá fizeram um protesto no local e paralisaram as atividades entre meia-noite e 16 horas de ontem. Isso porque os pedidos feitos à Prefeitura e à APS, em setembro do ano passado, não foram acatados. E a categoria quer apenas medidas paliativas, que melhoram, mas não resolvem a situação. A paralisação só foi interrompida após o recebimento de mais promessas da APS e Prefeitura. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 4): Leilões portuários e concurso impulsionam otimismo da Antaq para 2024

Criada pela Lei n° 10.233/2001, a Antaq completou 22 anos de operação no domingo passado (18) e prevê um 2024 de muito protagonismo, impulsionado por leilões portuários, implantação de hidrovias e adesão ao Concurso Público com o objetivo de contratar 30 novos servidores. Após anos com atuação limitada por direções com mandatos interinos, desde dezembro de 2022 a agência conta com quatro diretores titulares, além do diretor-geral Eduardo Nery. Estão previstos para o 1º semestre deste ano os leilões de quatro áreas no Porto do Recife e de um terminal de granéis sólidos no Porto de Vila do Conde. No 2º semestre devem ser arrendadas importantes instalações nos portos de Fortaleza, Rio Grande, Santana, Rio de Janeiro e Itaguaí. Os editais de duas esperadas concessões também devem ser publicados em 2024: o do canal de navegação do Porto de Paranaguá e a do Porto de Itajaí. Íntegra para associados.

Agência Porto: Porto de Itaguaí movimenta 55,8 milhões de toneladas em 2023: 3º maior volume de cargas entre os portos públicos

De janeiro a dezembro de 2023, o Porto de Itaguaí movimentou 55,8 milhões de toneladas de cargas. O volume corresponde ao terceiro melhor desempenho entre os portos públicos brasileiros no ano passado, ficando atrás somente dos Portos de Santos e de Paranaguá. Em comparação com 2022, houve um aumento significativo de 5,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 10,2%. Os dados, divulgados este mês, são do Painel Estatístico Aquaviário 2023 da ANTAQ. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Resgate de navio no MA só será realizado com plano de desencalhe e licenças ambientais

O navio Forte de São Felipe, que está encalhado desde sábado (17) no canal de acesso ao porto da empresa Alumar, em São Luís, só poderá ser retirado quando o seu proprietário apresentar um plano de desencalhe, além de licenças ambientais. A informação é da Capitania dos Portos do Maranhão. A Capitania disse que esse plano de desencalhe terá de ser aprovado pela Marinha. O órgão enfatizou ainda a importância de um planejamento cuidadoso para garantir a segurança da navegação e evitar a contaminação hídrica. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto de Cabedelo quer ser pioneiro no fornecimento de e-metanol

O Porto de Cabedelo poderá vir a fornecer e-metanol, tornando-se pioneiro na iniciativa. Um projeto está sendo impulsionado pelo Sindalcool-PB, que vem trabalhando para integrar o porto à “Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros”. O e-metanol, derivado de fontes de energia renovável é produzido através de processos de eletrólise, convertendo água em hidrogênio e dióxido de carbono em metanol. A entidade enfatiza que há viabilidade econômica dessa produção na Paraíba, aproveitando o CO2 através de reações catalíticas. Íntegra para associados.

Agência Porto: Portos do Ceará recebem visita da ANTAQ

Os portos de Fortaleza e do Pecém receberam a visita do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, na semana passada. Durante a visita técnica, Nery esteve com o diretor-presidente da CDC, Lúcio Gomes, quando conheceu os projetos para 2024, e com o diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém para tratar dos projetos para o local, em especial a implantação do hub de hidrogênio verde. Além disso, o diretor da agência esteve nas instalações do terminal de contêineres da CMA Terminals e no terminal de grãos da Tergran, no Porto de Fortaleza, e se reuniu com a diretoria da ArcelorMittal, siderúrgica instalada em Pecém. Íntegra para associados.

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