Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Infraestrutura depende cada vez mais do setor privado
Os investimentos públicos em infraestrutura diminuíram no ano passado, mesmo após o anúncio do Novo PAC. Além disso, as emendas parlamentares abocanharam parte dos recursos destinados a investimentos federais, somando quase um terço do total, e prejudicando a qualidade dos gastos. Neste ano, os recursos públicos destinados a investimentos devem crescer um pouco, mas é a iniciativa privada que vai fazer a diferença mais uma vez. Levantamento da consultoria Inter.B prevê aumento de 11% dos investimentos em infraestrutura neste ano, para R$ 215,8 bilhões, após R$ 194,45 bilhões em 2023, dos quais 65% são privados e 35% públicos. Em relação ao PIB, passarão de 1,79% para 1,87%. Íntegra para associados.
Folha: Paralisação do Ibama afeta importação de carros híbridos e elétricos
A paralisação das atividades de campo dos servidores do Ibama, iniciada em 3 de janeiro, já afeta o setor automotivo. As empresas que enfrentam problemas são as que buscam a documentação necessária para importação de veículos, com destaque para os automóveis híbridos e elétricos que vêm da China. Cerca de 18 mil carros estão parados em diferentes pátios e portos mundo afora, à espera de documentação para embarque rumo ao Brasil. A saída desses automóveis de seus países de origem depende da anuência do instituto, que precisa emitir uma licença de importação. Íntegra para associados.
O Globo: BNDES lança hoje linha de crédito de R$ 2 bilhões com taxas reduzidas para financiar exportações
O BNDES lança hoje uma linha de crédito de R$ 2 bilhões com spread reduzido em até 60%. Os recursos serão usados para financiar o pré-embarque nas exportações. A redução do spread está limitada a R$ 150 milhões por operação. Para a exportação de máquinas eficientes — equipamentos que realizam funções de maneira eficaz e com a menor quantidade de recursos possível —, o custo para o tomador será de 0,50% ao ano, até o limite de R$ 150 milhões, e de 0,90% ao ano no que exceder esse valor. Já para os demais bens, o spread será de 0,60% (no caso de máquinas 4.0 e bens de baixa emissão de carbono ou mobilidade em baixo carbono) e de 0,80%, também limitado a R$ 150 milhões por operação. Acima desse valor, o spread é de 1,30% ao ano. Íntegra para associados.
Valor Econômico: De olho na China, Biden assina ordem para defender portos contra hackers
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva na quarta-feira para reforçar defesas contra os ataques cibernéticos aos portos do país, num momento em que as autoridades americanas alertam sobre a ameaça representada pelos hackers chineses. A ordem instrui os operadores de instalações portuárias a atualizarem as defesas cibernéticas e relatarem qualquer incidente cibernético. Os portos dos Estados Unidos estão envolvidos em atividades econômicas no valor de US$ 5,4 trilhões por ano. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Boqnews: Polícia Federal vai apurar a causa do grande incêndio em depósito usado pela Receita em Santos
A PF instaurou inquérito e deu início às investigações para apurar as causas do incêndio que destruiu as instalações da Dínamo, em Santos. O local guardava produtos, avaliados em R$ 3,2 milhões, apreendidos pela Receita Federal e que seriam leiloados na próxima semana. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Boqnews.
Diário do Litoral e Editorial do Portogente: Ministério Público apela à Justiça contra navios-bomba em Santos
O MPSP entrou com recurso de apelação para reformar a sentença dada em ação civil pública ambiental que permite a instalação de terminal para estocagem e vaporização de gás natural liquefeito (GNL) em navios no Estuário de Santos. Questiona a liberação da licença ambiental por parte da Cetesb, alertando sobre a possibilidade de ocorrerem acidentes relacionados à ruptura catastrófica ou grande vazamento de GNL em uma eventual colisão com outras embarcações. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Editorial do Portogente.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Crescimento global da frota de contêineres acelera após período de baixa
A Drewry estima que a frota global de contêineres aumentou 1% no ano passado, para 51,4 MTEU, uma vez que novas construções nos últimos meses impulsionaram os estoques até então em declínio. A consultoria atualizou sua projeção para 2024, com a expectativa de que o pool global se expanda mais 2,3% ao longo do ano. Taxas de crescimento ligeiramente mais elevadas no comércio e níveis mais baixos de produtividade no transporte marítimo são os principais impulsionadores dessas projeções. Com os contêineres transitando mais tempo nos navios, as vendas no mercado secundário abrandaram e o estoque de contêineres vazios, especialmente em depósitos e estaleiros na China, diminuiu. Íntegra para associados.
Guia Marítimo e Informativo dos Portos: Porto de Imbituba registra crescimento de 19% na movimentação de cargas em janeiro
O Porto de Imbituba registrou a operação de 612 mil toneladas de cargas em janeiro, um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A atividade portuária foi impulsionada principalmente pelas exportações, que representaram 51,5% do total das operações, com um crescimento de 36,2% na tonelagem enviada ao exterior em comparação ao mesmo período do ano anterior. As importações também tiveram um desempenho positivo, garantindo 40% das operações, com um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Já a cabotagem representou 8,5% da movimentação do porto. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Informativo dos Portos.
Portos e Mercados: Navio que saiu de Rio Grande com 19 mil cabeças de gado causa “fedor inimaginável” na Cidade do Cabo e vira notícia internacional
Um navio de propriedade da Al Mawashi, com 19 mil cabeças de gado que saiu do Porto de Rio Grande foi abordado por autoridades de saúde da África do Sul devido ao mau cheiro vindo da embarcação. O odor impregnou o centro da turística Cidade do Cabo, ganhando repercussão internacional por meio de reportagens em alguns dos principais veículos de comunicação do mundo. Íntegra para associados.
BE News (p. 8): Conflitos no Mar Vermelho impactam logística global
Os conflitos no Mar Vermelho, que já duram três meses e afetam as navegações comerciais em todo o mundo, podem em breve levar a um outro problema: a falta de contêineres vazios, semelhante ao que ocorreu na pandemia. Essa é uma das principais preocupações apontadas por especialistas do setor, além do aumento de fretes em torno de 10% a 12%, segundo exportadores brasileiros. Íntegra para associados.
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