Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Brasil teve quase duas cargas roubadas por hora em 2023; tendência de crime continua alta
Quase duas cargas foram roubadas por hora nas estradas brasileiras em 2023, somando mais de 17 mil ocorrências. O resultado mostra um crescimento de 4,8% do crime em comparação com 2022, segundo os dados do estudo “Brasil: Relatório Anual de Roubo de Cargas”, da consultoria Overhaul, que analisa a segurança no escoamento de mercadorias no território nacional. Os números colocam o País na segunda colocação do ranking global da empresa, atrás apenas do México e à frente de África do Sul. Especialistas afirmam que o crescimento dos casos no País pode ter relação direta com mudanças de comportamento de consumo, questões macroeconômicas, avanço da produção agrícola e crescimento da informalidade, entre outras hipóteses. Íntegra para associados.
O Globo On-line (Blog da Miriam Leitão): Firjan vai à Justiça para liberar cargas retidas no porto por falta de licença do Ibama
O setor industrial do Rio vai entrar com mandado de segurança coletivo para “garantir a volta imediata à normalidade do fluxo de embarque e desembarque de mercadorias nos terminais do estado do Rio de Janeiro”. A ação será ajuizada no TRF da 2ª região. O Centro Industrial do Rio de Janeiro, entidade vinculada à Firjan, alega que, desde janeiro, o “movimento de quase paralisia dos serviços do Ibama e do MAPA afetou drasticamente a emissão de licenças”. A federação enviou ofício ao MAPA e ao Ibama. Há risco de agravamento do cenário com a chegada programada de novas importações. Empresas de outros países precisam reter a carga devido à incerteza quanto aos prazos logísticos e custos de armazenagem no Brasil. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Ecovias vai emitir R$ 1,6 bilhão em debêntures para investir no Sistema Anchieta-Imigrantes
A Ecovias informou que seu Conselho de Administração decidiu, em reunião realizada na sexta passada (22), emitir R$ 1,6 milhões em debêntures para investir no Sistema Anchieta-Imigrantes. Serão papéis, com valor unitário de R$ 1 mil e prazo de vencimento de 9 anos — portanto para fevereiro de 2033. O rendimento das debêntures não foi especificado no comunicado. Os investimentos nas pistas, edificações, instalações e equipamentos do sistema vão ocorrer em até 24 meses após o encerramento da oferta de debêntures. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel): CGU sugere ajustes em edital da ferrovia Oeste-Leste e reduz orçamento em R$ 18,5 mi
A CGU propôs ajustes no edital para contratação da elaboração dos projetos de engenharia e execução de serviços para conclusão da FIOL. As mudanças resultaram numa redução de cerca de R$ 18,4 milhões no orçamento estimado. A consultoria da CGU foi feita a pedido da Infra S/A. A ferrovia é uma das principais obras do PAC. O órgão identificou falhas pontuais no edital, mas que não implicariam revisões significativas de custos e que foram atendidas ou esclarecidas pela Infra S/A. ao longo do processo da consultoria. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Brasil e outros 121 países fecham acordo para aumentar investimentos estrangeiros
O MDIC informou ontem que o Brasil e outros 121 países concluíram em Abu Dhabi um acordo de facilitação de investimentos para simplificar as operações entre os países signatários, dar mais previsibilidade aos investidores e promover a conduta empresarial responsável nas operações internacionais. “O Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento vem sendo costurado desde 2017 com forte atuação do Brasil. Desde 2012, o Brasil vem concluindo Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) em nível bilateral e regional. Essa experiência fez do País um ator chave na formulação de propostas e nas negociações que vieram a ocorrer na OMC”, cita o MDIC em nota. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Operadores no Porto de Santos têm prejuízo milionário
O Sindamar denuncia dificuldades no abastecimento de navios cargueiros no Porto de Santos que se arrastariam há pelo menos dois anos. A entidade calcula um prejuízo acumulado de mais de US$ 4 milhões e aponta que duas das sete barcaças de operações de bunker estão fora de serviço. Em entrevista, o diretor-executivo do Sindicato, José Roque, afirmou que o problema vem sendo comunicado à Petrobras, à ANP e à Transpetro desde 2022, por meio de ofícios. Segundo o representante das agências marítimas, os valores dos prejuízos ultrapassam US$ 4 milhões de dólares, considerando desvios de rotas, atrasos no abastecimento e mudança de berço em Santos, redução de tonelagem fornecida e despesas adicionais com infraestrutura portuária, rebocadores e praticagem, entre outros. Íntegra para associados.
Santa Portal: Açúcar tem crescimento de 71,1% em exportações pelo Porto de Santos em janeiro
O Porto de Santos registrou, em janeiro de 2024, 11,9 milhões de toneladas de cargas movimentadas. O expressivo volume de açúcar que chegou ao Porto em janeiro elevou os embarques do produto em 71,1%, em comparação com mesmo período do ano passado, totalizando 2 milhões de toneladas, um crescimento de 16,9% em relação a janeiro de 2022. O total de embarques foi de oito milhões de toneladas, aumento de 17,8%, e o de desembarques 3,9 milhões de toneladas, crescimento de 15%. A carga conteinerizada somou no mês de janeiro 410.878 TEU, também recorde para o mês, com aumento de 16,4% se comparado ao mesmo período de 2023. Íntegra para associados.
Santa Portal: Reunião marca avanço para entrada de São Vicente na Poligonal do Porto de Santos
Na terça-feira (20) o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, se reuniu com o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, para discutir a inserção de São Vicente na Poligonal do Porto de Santos. Na visita foram abordadas as possíveis áreas de maior potencial vislumbradas pela Prefeitura Municipal, levando em conta o interesse da cidade de acordo com as necessidades do Porto. Entre as possibilidades, uma delas é a de um porto fluvial que integre condomínios industriais, solucionando os desafios de logística enfrentados pelo grande fluxo de carga e aumento das operações portuárias. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Construção de píer no Parque Valongo, em Santos, começa em março
O píer flutuante que abrigará o terminal hidroviário do Parque Valongo será construído pela Píerbrasil Engenharia e Soluções Tecnológicas, vencedora da licitação. A expectativa da Prefeitura de Santos é assinar o contrato nesta semana, iniciar as obras em março e entregar o equipamento na inauguração do Parque Valongo em julho próximo. O investimento no píer, de R$ 1,1 milhão, virá do Fundurb. O píer flutuante do Parque Valongo foi projetado no formato de um T, com 30 metros de comprimento por três metros de largura e capacidade para atracação de 14 embarcações de pequeno porte. O equipamento será instalado entre o antigo armazém 4 e a Casa de Pedra. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Defesa Civil recomenda demolição de galpão que incendiou no Centro de Santos
A Defesa Civil de Santos recomendou na sexta (23) à empresa Dínamo que faça a demolição das estruturas que sobraram após o incêndio que começou na noite de 18/02, durou três dias e destruiu completamente dois galpões da companhia. As paredes que permanecem em pé estão comprometidas e oferecem risco, segundo a Defesa Civil em vistoria no local. Ainda ontem, a Dínamo instalou tapumes de madeira para cercar a área incendiada. A PF já instaurou inquérito e deu início às investigações para apurar as causas do incêndio. Íntegra para associados.
G1 Santos: Aeronáutica e Secretaria de Aviação Civil assinam portaria que permite o início das obras da primeira fase do Aeroporto de Guarujá
O Comando da Aeronáutica (Comaer) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) publicaram uma portaria conjunta que autoriza o início da primeira fase das obras do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. A assinatura da ordem de serviço deve ocorrer amanhã (27). Após isso, o prazo para início das obras é de cinco dias. As obras da primeira fase do Aeroporto contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções Ltda. Íntegra para associados.
G1 (SC): Mergulhadores encontram 124 kg de cocaína escondidos em casco de navio em SC
Mergulhadores encontraram cerca de 124 kg de cocaína que estavam escondidos no casco de um navio ancorado no porto de Imbituba, na sexta (23), informou a Polícia Federal. A embarcação atracou no porto na segunda (19) e teria como destino a África do Sul, segundo a PF. Ninguém foi preso. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Porto de Fortaleza consolida posição de maior polo trigueiro do Brasil
O Porto de Fortaleza movimentou 1.031.138 toneladas de trigo, no ano passado, segundo a Antaq, superando todos os outros portos brasileiros em desembarque de trigo. O resultado repete o desempenho de 2022, consolidando a sua posição de líder do segmento. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Portos RS conclui campanha de dragagem de manutenção do canal de Rio Grande
A Portos RS anunciou a conclusão de obra da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Os trabalhos, que tiveram início em novembro do ano passado, foram realizados pela draga Utrecht, da Van Oord. Segundo a Autoridade Portuária, foram retirados 3,1 milhões de m3 de sedimentos nas áreas dos canais interno, externo e do Porto Novo. Para a realização da obra, a Portos RS realizou um investimento de mais de R$ 105 milhões com a utilização de verbas próprias. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Porto de Paranaguá retoma operações após incêndio em correia do corredor de exportação
Após incêndio, todos berços do Porto do Paranaguá encontram-se operacionais. As operações no corredor de exportação foram retomadas normalmente, às 13 horas do sábado (24), nos berços 212, 213 e 214. O incêndio começou em um terminal de exportação para commodities agrícolas. As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades competentes. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Mar Vermelho: Brasil acompanha evolução da crise e efeitos no transporte internacional
Os ataques realizados no sábado (24) por forças militares dos Estados Unidos e do Reino Unido em oito áreas controladas pelos rebeldes houthis no Iêmen marcam a intensificação de um conflito e aumentam a possibilidade de que a escalada militar no Mar Vermelho afete o comércio exterior do Brasil. O acirramento das tensões vem sendo acompanhado pelo MDIC. O objetivo é identificar possíveis impactos que os acontecimentos naquela área sensível possam vir a ter sobre as operações do comércio exterior brasileiro. O monitoramento vem sendo feito através de análises de dados do fluxo comercial e em contatos constantes com os setores produtivos e, em especial, com as tradings exportadoras e importadoras. Íntegra para associados.
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