Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/03/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Trem de SP a Campinas: consórcio de grupo chinês com empresa do metrô de BH vence leilão

O consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (composto pelo Grupo Comporte e a CRRC) fez a única oferta no leilão da concessão da linha de trem expresso de passageiros entre as cidades de São Paulo, Jundiaí e Campinas, ontem, na B3. Fez a proposta de 0,01% de desconto na contraprestação que será paga pelo governo do Estado, cujo teto era de cerca de R$ 8 bilhões. Ligado à família Constantino (da Gol), o Grupo Comporte é responsável pela operação do VLT da Baixada Santista, que liga São Vicente a Santos. Íntegra para associados.

Valor On-line: Incerteza com economia brasileira tem maior queda em 1 ano e meio, diz FGV Ibre

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) caiu 4,6 pontos em fevereiro, para 104,5 pontos. Além de conduzir o índice ao menor nível desde julho de 2023 (103,5 pontos), foi a mais forte queda desde setembro de 2022 (-4,9 pontos). A economista Anna Carolina Gouveia, do FGV Ibre, comentou que, na prática, o mês de fevereiro teve uma “conjunção de fatores positivos” como recuperação no mercado de trabalho, com mais empregos formais, recuperação da renda e controle da inflação. “Esse conjunto de notícias favoráveis e a percepção de mercado de continuidade desses resultados [favoráveis em indicadores macroeconômicos] foi tão forte que influenciou o indicador [de incerteza]”, explicou. Íntegra para associados.

Folha: Governo vai monitorar metas de nova política industrial de Lula para medir benefícios

A nova política industrial do governo vai passar por um processo de monitoramento para medir os benefícios e verificar se os objetivos e metas estão sendo cumpridos. O trabalho está sendo estruturado em conjunto com a Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, comandada pelo economista Sergio Firpo. A ideia é oferecer uma espécie de checklist e, a partir das respostas, atribuir uma nota de classificação, criando, assim, um tipo de rating que sirva de sinalizador da qualidade da política pública. As metas serão reavaliadas pelo conselho no prazo de até 90 dias e deverão ter contrapartidas e sanções, caso descumpridas. O monitoramento de longo prazo será contínuo, e seus resultados serão publicados periodicamente, já em linha com o plano elaborado pela equipe do Planejamento. Íntegra para associados.

Portal Exame: Os canais de Suez e do Panamá estão na mínima histórica de comércio. Como isso afeta o mundo?

Um relatório da UNCTAD aponta que os dois principais canais de comércio global – Suez e Panamá – registraram uma diminuição no trânsito de quase 50% por causa de conflitos armados e mudanças climáticas. Em janeiro de 2024, foram registradas 1.338 embarcações no canal de Suez e 676 na rota do Panamá. No mesmo mês de 2023, eram 2.121 na rota de Suez e 1.115 no canal do Panamá. O declínio, que reflete a vulnerabilidade das rotas a choques externos, é acompanhado por um aumento significativo nos custos operacionais e uma pressão inflacionária sobre os preços de alimentos e energia, com implicações diretas na estabilidade econômica mundial. Desde novembro de 2023, as taxas médias de transporte de contêineres de Xangai mais que dobraram, com alta de 122%, e triplicaram na Europa, com avanço de 256%. Na costa oeste dos Estados Unidos, a taxa está acima da média, em 162%. Íntegra para associados.

InfoMoney: De olho no aumento da demanda, Porto de Itapoá investe R$ 750 milhões em ampliação de capacidade

O Porto de Itapoá vai inaugurar nas próximas semanas a expansão de sua estrutura física, elevando em 50% sua capacidade operacional. O investimento, de R$ 750 milhões nessa etapa, atende à perspectiva de aceleração da atividade do terminal de contêiners, que fechou 2023 com um movimento de 1 milhão de TEU. A obra de expansão amplia o pátio de 250 mil m2 para 350 mil m2. O terminal também recebeu um portêiner e cinco RTGs híbridos controlados remotamente. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Terminal de gás inicia operação em Santos

Após a liberação pelo ST, o primeiro passo para o início das operações de um terminal de regaseificação de GNL no Porto de Santos foi dado ontem, com a chegada do navio-tanque Höegh Giant, com bandeira de Singapura, que veio de Trinidad e Tobago. Ele terá comprimento de 294 metros e sua largura é de 46,04 metros. A área de operação fica próximo à Alemoa, fora do chamado Porto Organizado. Será operado pela Compass/Cosan. A capacidade de licenciada do terminal é de 14 milhões de m3/dia, com armazenamento de 150 mil m3 de gás. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Um panorama da malha hidroviária brasileira

Em fevereiro deste ano aprovamos o estudo que atualiza os dados da matriz de transporte hidroviário de origem/destino das cargas e passageiros nas Vias Aquaviárias Interiores Economicamente Navegáveis (VEN). O estudo apontou uma extensão total estimada de vias economicamente navegáveis no País de 20,1 mil km em 2022. Um aumento de aproximadamente 5% em relação à extensão estimada no estudo anterior, de 2020. A nova estimativa corresponde a 48,24% da malha hidroviária economicamente navegável prevista no Plano Nacional de Viação (PNV), que tem como meta os 41,7 km. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Mariana Pescatori: desafio do MPor é construir ações para o fomento de práticas ESG

A secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, destacou que o MPor possui, a médio e longo prazo, algumas metas para criação de políticas de fomento às melhores práticas baseadas nos pilares do conceito ESG. Disse que, dentro da secretaria-executiva, foi criada uma área específica para tratar de políticas sustentáveis e sociais, alinhada com a Anac e a Antaq. Pescatori ressaltou que o governo federal tem uma grande oportunidade: a produção em grande escala de combustível verde. “Com a colaboração do MME, precisamos discutir uma política de fomento para que se faça a produção desse combustível no Brasil, para consumo interno e para exportação”. Íntegra para associados.

Portos e Navios (publieditorial): Portocel leva experiência na movimentação de celulose para o porto de Santos

A Portocel desembarca em junho no Porto de Santos, onde vai operar um dos terminais arrendados pela Suzano. O foco da operação será parte da celulose produzida pela Suzano no Mato Grosso do Sul, com movimentação anual de 1,35 milhão de toneladas. A Portocel vai operar o T32, que está passando por adequações de infraestrutura como parte dos investimentos que a empresa vem promovendo para otimizar seus canais logísticos na região. A área de armazenamento está sendo ampliada de 21.278,98 m² para 28.120,09 m² e estão sendo implantados quatro ramais ferroviários internos. O terminal contará com pórticos rolantes para o descarregamento de cargas levadas por ferrovia, com capacidade para descarregar até 44 vagões ao mesmo tempo, substituindo o uso de empilhadeiras. Íntegra para associados.

Agência Porto: Brasil destaca urgência da reforma da OMC em painel com empresários e governos

A urgência da reforma da OMC foi o tema abordado pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, na 13ª Conferência Ministerial da OMC, na quarta-feira (28/2), em Abu Dhabi. Tatiana lembrou que, embora os membros concordem com a necessidade de se reformar a organização, existem visões muito diferentes a respeito de qual seria a reforma desejada. Ela ressaltou a necessidade e a urgência de se restaurar o pleno funcionamento do sistema de solução de controvérsias da OMC. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Intermodalidade e tecnologia são destaques da Intermodal South America 2024

De 5 a 7 de março, a 28ª edição da Intermodal traz como destaque principal o Interlog Summit, com a realização de dois congressos simultâneos, durante os três dias de feira, com os temas de maior tendência do setor. O evento leva o tema “De ponta a ponta na cadeia logística: Soluções para maximizar a conectividade, a cooperação e a sustentabilidade do setor”. Com 90 palestrantes e 500 congressistas, o Interlog Summit explora quatro temas que serão amplamente discutidos (Estratégia, gestão e operações; Tecnologia, Inovação e Intralogística; Transporte multimodal; e Mercado & Comex). Íntegra para associados.

Portal Intermodal: Desburocratização do controle de cargas para comércio exterior | intermodal.com

Um dos painéis do Interlog Summit, na Intermodal, será “Inovações no processo logístico do comércio internacional”, que terá a mediação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. Participam do painel, no dia 5/03, das 15h às 16h, o gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior da Receita Federal, Alexandre Zambrano, o gerente do Portal Único da Secex/Mdic, Tiago Barbosa, o CEO da LogComex, Helmuth Hofstatter Filho, e a gerente de terminal portuário da Citrosuco, Karen Lopes. Eles discutirão as inovações do Portal Único, o cronograma de implantação de novos serviços e módulos e os impactos das novas regras aduaneiras no setor privado. Angelino também deverá apresentar o pioneiro sistema criado pela ABTRA de conferência física remota de cargas.  Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco