Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

20/03/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão: Brasil consegue permissão para exportar 100 novos produtos do agro para 49 países no governo Lula

O Brasil conseguiu autorização para exportar 100 novos produtos do agronegócio para 49 países desde o início do governo Lula. A marca da abertura de 100 novos mercados foi atingida ontem com a autorização para as empresas brasileiras venderem carnes para o Egito. A abertura de mercados para o agronegócio no exterior ocorre enquanto o governo tenta melhorar a relação entre o presidente Lula e o agronegócio. Uma série de episódios envolvendo o petista e ruralistas afetaram essa interlocução. Íntegra para associados. 

CNN Brasil: Voa Brasil: nova versão do programa deve ser lançada ainda este mês, diz ministro

O ministro Silvio Costa Filho disse que haverá o lançamento de um novo Voa Brasil em breve após a primeira versão do programa ter dado a impressão de que haveria passagens aéreas a R$ 200 para toda a população. Em entrevista à TV Cultura, Costa Filho disse que passagens nesse valor para todos os brasileiros seria “insano”. O programa havia sido apresentado no ano passado pelo seu antecessor no cargo, Márcio França, atual ministro do Empreendedorismo. Em um primeiro momento, serão 21 milhões de aposentados com renda de até dois salários-mínimos e 700 mil alunos do Prouni. Íntegra para associados.

Folha: Entidades indígenas pedem mais tempo de estudos sobre a Ferrogrão

O PSOL e entidades ligadas a povos indígenas querem mais tempo de estudos no âmbito do GT sobre a construção da Ferrogrão. O partido é autor de uma ADI (ação direta de inconstitucionalidade) no STF que questiona lei federal de 2017 que excluiu 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim (PA), destinando a área ao projeto da Ferrogrão. O conflito em torno do projeto da Ferrogão ocorre porque povos indígenas não querem um traçado ferroviário que atravesse o Parque. Já a CNA, admitida na ADI como amicus curiae, reforça que a construção da ferrovia representaria uma redução de 30% em custo logístico para o setor. Íntegra para associados.

Estadão: Câmara aprova criação de ‘fundo verde’ com aval do BNDES para financiar atividades sustentáveis

A Câmara aprovou na noite de ontem um projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). A proposta inclui um fundo “verde”, com aval do BNDES, que será abastecido com precatórios e créditos tributários de impostos que as empresas têm para receber da União. Os recursos serão usados para financiar o avanço da sustentabilidade no País, como alternativa aos subsídios e incentivos fiscais. A votação foi simbólica, com orientação contrária apenas do PSOL, e o texto vai agora para análise do Senado. O Paten faz parte da chamada “agenda verde” abraçada pelo Congresso para melhorar a imagem ambiental do País no exterior. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Governo oferece emenda ‘pague 1, leve 2′ para financiar PAC, mas adesão pode ser limitada

O governo Lula lançou um plano para financiar o PAC com emendas parlamentares, na tentativa de atrair recursos indicados por deputados e senadores para as obras de interesse do Executivo. O governo, porém, disputa espaço com outras formas mais rápidas e livres de envio de dinheiro para Estados e municípios, o que pode limitar a adesão do Congresso ao PAC. Uma portaria publicada no dia 14 determina que os parlamentares poderão usar emendas para financiar obras do PAC em cidades selecionadas pelo governo. É uma forma de patrocinar o programa, apadrinhar o recurso e, ao mesmo tempo, direcionar emendas para projetos estruturantes e investimentos nos Estados e municípios. As verbas podem bancar projetos nos ministérios da Saúde, dos Esportes e da Educação. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Economia cresce mais que esperado, aponta FGV

A economia brasileira em janeiro mostrou saldo positivo em todas as comparações, segundo o Monitor do PIB da FGV. A atividade econômica do país subiu 0,1% em janeiro ante dezembro de 2023, com aumentos de 4,1% ante janeiro de 2023; e de 3% no trimestre finalizado no primeiro mês do ano, ante igual período do ano anterior. O indicador sinaliza que, no começo do ano, a economia mostra-se melhor do que o esperado. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): PCS ainda em passos lentos nos portos

A implantação do PCS ainda engatinha nos portos brasileiros, incluindo, naturalmente, o de Santos. Trata-se de uma plataforma eletrônica que reúne e integra as informações dos sistemas dos envolvidos com o comércio marítimo. O objetivo do PCS é reduzir o tempo e o custo das operações de importação e exportação, melhorando, com isso, a eficiência dos complexos portuários e dessas operações. Entre as mudanças que esse sistema deve trazer, estão: integração de dados em um software centralizado (público ou privado); rastreamento de alta qualidade, que ajude na localização das cargas no porto; e gestão dos meios de transporte. Íntegra para associados.

G1 Santos: Tarifa do túnel Santos-Guarujá será equivalente à da balsa, e pedágio não terá bloqueio físico

O túnel submerso entre Santos e Guarujá contará com um pedágio com “sistema automático livre” e a tarifa base será equivalente ao valor cobrado na travessia por meio de balsa. Isso é o que mostra o edital do projeto. O modelo de pedágio previsto registra a passagem do veículo para a cobrança sem a necessidade de parada ou de bloqueios físicos. Caso começasse a operar em março de 2023, a tarifa base seria de R$ 6,15 em cada um dos sentidos. Ida e volta teriam então o mesmo valor praticado atualmente na travessia via balsa: R$ 12,30. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Terminal de Passageiros será erguido com contêineres e terá 483 m²

O futuro Terminal de Passageiros do Aeroporto Metropolitano do Guarujá terá 483,5 m² e será construído com contêineres cedidos à Prefeitura pela Infraero. A empresa é vinculada ao MPor e parte desses cofres de ferro já está na Cidade. A adaptação dessas estruturas para recepção de passageiros e acompanhantes deve custar cerca de R$ 4 milhões, conforme projeto elaborado pela própria Infraero. Os detalhes da obra estão sob análise da SAC, também ligada ao Ministério. O futuro terminal terá, portanto, capacidade para receber até mil pessoas simultaneamente. Usados, os contêineres precisarão passar por um restauro e a construção será modular. Essa técnica construtiva também facilita eventuais ampliações futuras. Íntegra para associados.

Tribuna do Norte: Movimentação de carga pelo Porto de Natal reduziu 32,6% em 2023

O Porto de Natal registrou queda de 32,6% na movimentação de cargas em 2023, no comparativo com o ano de 2022. Em números absolutos, entre cargas embarcadas e desembarcadas, 444.782 toneladas passaram pelo porto no ano passado, cifras distantes do ano anterior. Os dados são da Antaq. A retração significativa do Porto preocupa trabalhadores do setor, que perderam fonte de renda e cobram melhoria na infraestrutura do equipamento. A baixa movimentação do Porto de Natal é atribuída principalmente à falta de infraestrutura. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos: Audiência pública do terminal VDC04, localizado no Porto de Vila do Conde (PA), é definida

A ANTAQ definiu a data da Audiência Pública 01/2024, voltada ao aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos sobre a licitação de arrendamento do terminal portuário VDC04, no Porto de Vila do Conde. O terminal é destinado a movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. A audiência vai acontecer no dia 1º de abril, com início às 14h30, conforme Deliberação nº 21/2024, publicada no DOU de ontem, e será transmitida pelo canal do YouTube da agência. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: Porto de Santos: segundo maior complexo portuário do hemisfério Sul e 40º do mundo

O Porto de Santos é o segundo maior complexo portuário do Hemisfério Sul em movimentação de cargas, atrás apenas do Porto de Colón, no Panamá, e quadragésimo lugar entre os portos mais importantes do mundo. Em 2023, o Porto de Santos estabeleceu um novo recorde, com a movimentação de 173,3 milhões de toneladas, alta de 6,7% em relação a 2022. Com os números expressivos, torna-se necessária a realização de elevados investimentos na modernização e ampliação da infraestrutura do porto. Ao todo estão previstos R$ 8,68 bilhões em investimentos privados, sendo R$ 2,8 bilhões em obras já iniciadas e R$ 5,66 bilhões em obras a serem iniciadas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Bracell atinge o marco de 5 milhões de toneladas de celulose transportada

O início de fevereiro trouxe um marco para a Bracell: o total de cinco milhões de toneladas de celulose movimentada entre o Terminal Intermodal de Pederneiras e o Porto de Santos. O Terminal Intermodal de Pederneiras, onde é carregada a celulose nos vagões com destino para Santos, foi inaugurado em outubro de 2021. A obra foi uma parceria entre as empresas Bracell e MRS. Toda celulose fabricada na unidade de Lençóis Paulista é transportada até o terminal – um trecho de cerca de 40 km -, onde os fardos de celulose seguem embarcados em trens por 510 km até Santos. A operação do terminal funciona 24 horas durante os 365 dias do ano. Íntegra para associados.

BE News (p. 3) e Portos e Navios: Bruno Fonseca toma posse como novo presidente da Praticagem do Brasil

O Conselho Nacional de Praticagem realizou ontem a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o biênio o 2024-2025. Bruno Fonseca foi empossado como diretor-presidente da entidade. O evento aconteceu em Brasília e contou com a participação das principais autoridades do setor. Ricardo Falcão entregou o cargo de diretor-presidente, mas continua na direção do Conselho como diretor administrativo. Íntegra para associados: BE News e Portos e Navios.

Jornal Portuário e Santa Portal: TiL anuncia Ana Teresa Teixeira Magalhães como membro do Conselho de Administração nos terminais BTP, Portonave e Multirio

A TiL anuncia a executiva Ana Teresa Teixeira Magalhães como novo membro do Conselho de Administração da BTP, em Santos, da Portonave, em Navegantes, e da Multirio, no Rio de Janeiro – todos terminais do portfólio TiL Latam. Ana Teresa irá acumular essa nova atribuição com o cargo de gerente de investimento de terminais na região da América Latina e Central, posição que ocupa desde novembro de 2022. Íntegra para associados: Jornal Portuário e Santa Portal.

Portos e Navios: Estudo aponta que os portos são um gargalo para a captura de carbono a bordo

Um estudo encomendado pelo Centro Global para a Descarbonização Marítima (GCMD) conclui que a falta de preparação dos portos pode representar um estrangulamento na captura de carbono. Os sistemas de captura e armazenamento de carbono a bordo (OCCS) têm recebido atenção dos armadores. O relatório intitulado ‘Estudo conceitual para descarregar CO2 capturado a bordo’ identificou a baixa prontidão dos portos como um grande obstáculo que dificulta a adoção de OCCS. As tecnologias para descarregar o CO2 capturado a bordo existem, mas a operação segura de transferência para terra não foi comprovada. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco