Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

27/03/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Lula e a versão regional do PAC

No esforço de retomar a presença do Brasil na região, o presidente Lula programou viagens para Colômbia, Chile e Bolívia ao longo das próximas semanas. Pretende revitalizar a interlocução com os vizinhos e discutir os projetos de infraestrutura que integram o plano Rotas de Integração, coordenado pela ministra Simone Tebet. São quatro rotas que levam a dez diferentes pontos de saída para o Pacífico e uma que interliga Manaus e os portos do Norte brasileiro às Guianas. O objetivo é dinamizar o comércio intrarregional e encurtar o tempo de viagem aos mercados consumidores asiáticos em cerca de dez dias. Íntegra para associados.

Correio Braziliense e CNN Brasil: Governo deixa óleo e gás de fora de debêntures da infraestrutura

O presidente Lula assinou ontem uma portaria que regulamenta a emissão das debêntures da infraestrutura. O projeto foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional. As regras para o financiamento priorizam projetos sustentáveis, e deixam de fora o setor de óleo e gás. Segundo o ministro Rui Costa, não “faria sentido” o governo conceder incentivos fiscais para áreas que já são rentáveis. Ele frisou, porém, que o setor de combustíveis fósseis vai financiar a transição energética para fontes mais limpas. Íntegra para associados: Correio Braziliense e CNN Brasil.

CNN Brasil, Estadão On-line e Valor Econômico (Bloomberg): Seis desaparecidos são dados como mortos após navio bater em ponte nos EUA

A Guarda Costeira dos EUA suspendeu seus esforços na busca de seis pessoas consideradas mortas depois que a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, desabou na manhã de ontem, quando o navio cargueiro de cerca de 288 metros de comprimento chamado Dali atingiu o pilar da ponte. A embarcação havia zarpado do porto cerca de 30 minutos antes em direção a Colombo, no Sri Lanka, e tinha bandeira de Cingapura. Todos os tripulantes estão seguros. A Guarda Costeira dos EUA também está examinando mais de uma dúzia de contêineres danificados – alguns contendo materiais potencialmente perigosos – que estavam a bordo do navio. Íntegra para associados: CNN Brasil, Estadão On-line e Valor Econômico.

Folha (artigo do cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng): Borboletas, soja e carne: benefício universal, inclusão e globalização no Brasil

A cooperação mutuamente benéfica é uma tradição notável da cooperação pragmática entre a China e o Brasil. A Vale e o China Baowu Steel Group trabalham juntos para avançar na tecnologia de aço de baixo carbono, a COSCO Shipping construiu recentemente seis transportadores especiais para a celulose da Suzano e a aquisição do TCP pelo China Merchants Group ampliou a capacidade do porto de Paranaguá, tornando-o o principal terminal de exportação de carne de aves do Brasil. Recentemente o navio COSCO Shipping Brazil fez a sua primeira viagem e atracou no porto de Paranaguá. É o maior navio e com mais contêineres refrigerados na rota para transportar mais carne bovina brasileira para a China e outros países asiáticos. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Sindicato dos Despachantes Aduaneiros completa 113 anos

O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS) completou ontem 113 anos de atuação. É apontado como uma das mais antigas entidades do Brasil no segmento sindical e hoje conta com mais de 900 associados e 300 aposentados. O presidente do SDAS, Carlos Alberto de Melo, salientou que a perspectiva para os novos tempos é proporcionar que “o despachante aduaneiro esteja à frente do seu tempo, por meio da inovação, desenvolvimento e aprimoramento”. Íntegra para associados.

G1 (SP) e BE News (p. 4): Incêndio atinge galpão em Barueri, na Grande SP

Um incêndio ontem atingiu o Centro de Distribuição da Multilog em Barueri. Equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, ligadas à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, além da Secretaria de Mobilidade Urbana foram acionadas. Em nota, a Multilog informou que o incêndio afetou parcialmente as instalações locais e que “está trabalhando para restabelecer as operações o mais breve possível”. Íntegra para associados: G1 (SP) e BE News.

PortosRio: PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

A PortosRio publicou, neste mês de março, dois editais de chamamento público para identificar interessados em apresentar projetos a serem implantados nos Portos do Forno e de Angra dos Reis. O objetivo é verificar a utilização potencial de cada porto para usar como base para futuros procedimentos licitatórios. Os interessados em participar devem enviar suas manifestações por e-mail para a Gerência de Desenvolvimento de Negócios (GERDEN) através do endereço gerden@portosrio.gov.br. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 6): Debatedores pregam cautela com modelagem para concessão de canais de acesso

Ontem, durante o Sul Export, em Balneário Camboriú, debatedores pregaram cautela quanto ao modelo de concessão dos canais de acessos, principalmente os de Paranaguá e de Rio Grande, que, respectivamente, serão os primeiros a serem concedidos à iniciava privada, conforme divulgado pelo Governo Federal. A diretora-executiva da Praticagem do Brasil, Jacqueline Wendpap, alertou que no caso de Paranaguá não há clareza sobre as responsabilidades no caso de um acidente ambiental e, se isso ficar sob os cuidados do concessionário, de que forma ele será recompensado. Ela acredita que é necessário amadurecer o projeto e repensar se o melhor caminho para a gestão do serviço de dragagem dos canais de acesso será repassá-la, através de concessões, para a iniciativa privada. Íntegra para associados.

BE News (p. 8): Para especialistas, benefícios fiscais impactam nas atividades portuárias

O painel “Impactos e reflexos das atividades portuárias e industriais nas cadeias de negócios”, no Sul Export, discutiu a atração de benefícios fiscais e áreas de livre comércio, a exemplo das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), como como uma das chaves para que as atividades portuárias e industriais afetem positivamente as cadeias de negócios locais. Segundo o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, os descontos fiscais na Portos RS chegam a 90% nas áreas para o setor privado que vão desenvolver suas atividades industriais. Íntegra para associados.

Portos e Navios: VLI encerra 2023 com aumento de volume em ferrovias e portos

A VLI alcançou em 2023 43,8 bilhões de TKU no transporte ferroviário. Nos portos foram movimentadas 43 milhões de toneladas, um avanço de 5% sobre 2022, recorde anual nos dois casos. No Corredor Norte, que atende o Matopiba além de Pará, Goiás e Mato Grosso, a companhia inaugurou um fluxo de retorno de fertilizantes. Com foco na geração de capacidade neste mesmo corredor, anunciou também a aquisição de 168 vagões graneleiros e três locomotivas, em um investimento de cerca de R$ 200 milhões. Íntegra para associados.

Portos e Navios: USP e Fundação Vanzolini estudam viabilização de importação de fertilizantes no Porto de Santos

Um estudo de viabilidade técnica para a inclusão das operações de importação de fertilizantes na região de Outeirinhos no Porto de Santos utilizou modelos matemáticos criados por especialistas da Escola Politécnica da USP, do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) e da Fundação Vanzolini. O objetivo do estudo, desenvolvido para a Hidrovias do Brasil, é superar desafios logísticos, aumentar a oferta e facilitar o escoamento desse tipo de produto no local. A empresa estima que o seu terminal poderá alcançar o volume de importação de fertilizantes a 3,5 milhões de toneladas por ano. Íntegra para associados.

Agência Porto: Infra S.A. finaliza estudos socioambientais para futura concessão da Hidrovia do Rio Madeira

Os estudos socioambientais da Infra S.A. para a hidrovia do Rio Madeira reúnem o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) que serão incluídos no estudo de viabilidade, técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para a hidrovia. Os documentos foram elaborados a partir de visitas técnicas da equipe da Infra S.A. ao Rio Madeira, ocasião em que o projeto foi discutido com diversos atores da sociedade e do governo local. Íntegra para associados. 

Portos e Navios: Ministério de Portos e Aeroportos e Antaq lançam Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

O “Guia de enfrentamento ao assédio no setor aquaviário”, lançado ontem pelo MPor e pela Antaq em parceria com a Wista Brazil e a OAB, é um manual de boas práticas para combater o assédio contra mulheres que trabalham nos portos e na navegação brasileira. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Cubo Marítimo & Portuário lança manifesto com propostas para Brasil superar ‘gargalos logísticos e regulatórios’

O Cubo Maritime & Port lançou o “Manifesto pela Inovação no Setor Marítimo e Portuário”, em que defende que “apesar de alguns exemplos de excelência em inovação na área, o País ainda precisa superar gargalos logísticos, regulatórios e culturais”. O documento identifica quatro grandes desafios, a partir de consultas aos stakeholders do setor: desarticulação entre organizações envolvidas em projetos inovadores; pouco incentivo à tomada de risco inteligente; falta de planejamento de longo prazo; e pouco incentivo à inovação nos processos de contratação. Das soluções apresentadas, três se destacam: realizar diagnóstico sobre a inovação no setor, com métricas bem definidas para acompanhamento; premiar os maiores avanços em inovação entre os portos; e criar grupo de trabalho para construção de políticas de longo prazo voltadas à modernização dos portos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco