Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

06/05/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Fim de sistema de 1993 promete acelerar entrada de importados

O Siscomex começará a ser desligado em outubro. A desativação ocorrerá em etapas e terminará no fim de 2025. Todos os registros passarão a ser realizados apenas pelo Portal Único de Comércio Exterior. O governo federal calcula que a mudança diminuirá de nove para cinco o número de dias que uma mercadoria demora para entrar no país. Além da redução da burocracia e do tempo de espera, haverá ganhos na gestão de riscos de fraudes. Dessa forma, a expectativa é que o comércio lícito ganhe mais fluidez, com a chamada “inspeção coordenada” do produto. As empresas importadoras também poderão antecipar seus procedimentos aduaneiros, enquanto a mercadoria ainda estiver em trânsito. Além disso, será possível utilizar uma única licença de importação para múltiplas operações, no que é chamado de “licença flex”. Íntegra para associados.

Portal Exame, O Globo e A Tribuna de Santos: Lula prorroga por 30 dias GLO em portos e aeroportos

O presidente Lula prorrogou o emprego das Forças Armadas para a operação de GLO em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo por mais 30 dias, até 4 de junho de 2024. A decisão ocorre mesmo com a resistência de ministros, que não veem ambiente político para a prorrogação. No Ministério da Justiça, há uma avaliação de que a GLO é mais custosa financeiramente do que eficiente. O presidente acolheu parecer assinado pelos ministros Ricardo Lewandowski e José Múcio Monteiro, com a concordância do ministro Silvio Costa Filho. Íntegra para associados: Portal Exame, O Globo e A Tribuna de Santos.

Valor Econômico: Maioria dos portos, aeroportos e hidrovias do RS estão fechados ou com restrições

Todos os 12 aeroportos do Rio Grande do Sul funcionam com restrições ou estão fechados por causa das fortes chuvas que atingem o Estado há dias, segundo balanço divulgado há pouco pelo Ministério dos Portos e Aeroportos. As quatro eclusas que existem na região estão inoperantes e apenas um dos três portos está com atividade normal. O levantamento foi concluído às 10h de ontem (5) e aponta situação de dificuldade na infraestrutura de transportes do Estado. Íntegra para associados.

CNN Brasil e O Globo On-line: Ministério exige uso de receita de concessões para preparar infraestruturas em eventos extremos

Em meio à intensificação dos eventos ambientais extremos Brasil afora, o Ministério dos Transportes busca caminhos para adaptar as infraestruturas nacionais às mudanças climáticas. O orçamento público apertado aparece como o principal gargalo para que o plano vá à frente. Uma das soluções trabalhadas internamente é uma portaria, a ser publicada nos próximos dias, que vai regulamentar a destinação de ao menos 1% das receitas de concessões rodoviárias para resiliência de infraestruturas e outros assuntos ligados à mudança climática. Íntegra para associados: CNN Brasil e O Globo On-line.

Folha On-line (Financial Times): Tráfego no Canal do Panamá se recupera da seca causada pelo El Niño, aponta estudo

O tráfego de navios no Canal do Panamá começou a aumentar após uma certa melhora na seca, que cientistas internacionais afirmam ter sido causada pela baixa precipitação ligada ao fenômeno natural do clima El Niño, e não às mudanças climáticas. Mas os níveis de água permanecem muito abaixo do normal. Em abril, a chegada de navios no canal atingiu 739, em comparação com 1026 no ano anterior. Isso se compara a um mínimo de 692 em fevereiro, de acordo com dados do Marine Traffic, após mais de seis meses de interrupção. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

 A Tribuna de Santos: Cabotagem ajuda a reduzir emissões; assunto será debatido em fórum

O 1º Encontro Porto & Mar 2024, na próxima quarta-feira (8), às no auditório da Receita Federal, em Santos, vai discutir o transporte marítimo entre portos do mesmo país, a redução das emissões de carbono pelo modal. A primeira palestra – O Brasil, a Descarbonização e as Portas para a Transição Global – será ministrada pela diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética, Rosana Santos. A segunda palestra, com o tema A Cabotagem – O que o Governo Espera do Mercado? –, ficará a cargo do secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes. Íntegra para associados.

Santa Portal: Associação Comercial de Santos recebe evento comemorativo aos 90 anos do Tribunal Marítimo

Hoje e amanhã o auditório da ACS em Santos será palco do evento organizado pela ABDM/SP em celebração aos 90 anos do Tribunal Marítimo. A mesa de abertura contará com a presença do advogado Marcelo Sammarco, Vice-Presidente da ABDM e sócio do Sammarco Advogados, o Almirante Ralph Dias, Presidente do Tribunal Marítimo, e Mauro Sammarco, Presidente da ACS, acompanhados por outros representantes de entidades e autoridades do setor. Íntegra para associados.

Jornal Folha de Pernambuco: Presença chinesa em Suape amplia relevância regional do porto

Empresas chinesas têm sido as protagonistas no Porto de Suape nos últimos dias com movimentações de cargas volumosas. A Goldwind foi uma delas, responsável por um inédito desembarque de 108 conjuntos eólicos. A carga exigiu um contrato com o Tecon Suape para a armazenagem e custódia. O terminal venceu a concorrência que lhe garantiu prestar o serviço por um período de 15 meses. Durante este tempo os componentes ficarão estocados num pátio premium até serem entregues para nacionalização. As pás não entraram no contrato, mas excepcionalmente, foram aceitas no primeiro desembarque. A operação exigiu um grande esforço de manobra pois as pás medem 84 metros de comprimento. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Secretaria de Portos revisará portaria de autonomia a autoridades portuárias

O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, afirmou que a pasta está trabalhando numa revisão da Portaria 574/2018, que trata de regras para que as autoridades portuárias possam obter autonomia para a gestão de seus portos. De acordo com o secretário, essa ferramenta tem se mostrado importante para o desenvolvimento do setor portuário, e quatro autoridades portuárias já obtiveram a autorização prevista na norma para gerir suas áreas independentemente. Ele defende, porém, que, passados seis anos, é necessário rever pontos. O primeiro porto a conseguir autonomia plena da portaria foi o de Paranaguá, em 2019. Suape, São Francisco do Sul e mais recentemente Santos também chegaram ao nível máximo de governança interna, o que dá o direito de pleitear a autonomia. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Consulta pública para discutir detalhes dos contratos de concessão em portos públicos abre nesta segunda-feira (06)

A ANTAQ abre hoje a Consulta Pública 08/2024 que visa a regulamentar a revisão extraordinária dos contratos de concessão nos portos públicos. O período de contribuições se estende até o dia 19 de junho de 2024. Íntegra para associados.

Agência Porto: Ministro de Portos e Aeroportos destaca potencial do Complexo do Pecém na transição energética

Em visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na sexta-feira (03), o ministro Silvio Costa Filho destacou o potencial do porto na transição energética. O Complexo do Pecém é composto por três grandes frentes: Área Industrial, Porto do Pecém, e ZPE Ceará. É nessa área que serão instaladas as empresas que irão produzir H2V. O hub conta com pré-contratos assinados com as empresas AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortecue e Voltalia. Íntegra para associados.

BE News (Coluna Hub – p. 3): Rio de Janeiro

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a PortosRio, a autoridade portuária do Rio de Janeiro, inauguram hoje, às 14h30, a ampliação e a modernização de um trecho de 600 metros do Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro. A cerimônia contará com a presença do ministro Silvio Costa Filho. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Itaqui exporta 10% a mais de cobre no primeiro trimestre de 2024

As exportações de concentrado de cobre alcançaram a marca de 176 mil toneladas no primeiro trimestre de 2024 no Porto do Itaqui, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Itaqui possui importante posição estratégica para escoação do produto, com sua proximidade a áreas de extração do minério, principalmente as minas de Sossego e Salobo, no município de Canaã dos Carajás (PA) e Marabá (PA), e maior proximidade com os países de destino. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco