Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

13/05/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line e Portos e Navios: Governo federal planeja leiloar mais seis terminais portuários no dia 23 de maio

Em razão da situação de calamidade pública em que se encontra o estado do Rio Grande do Sul, o MPor adiou o leilão dos seis terminais portuários que estava marcado para o dia 23 de maio. Esse primeiro leilão portuário de 2024 do Governo Federal incluirá o arrendamento de seis áreas: quatro localizadas no Porto de Recife, uma no Porto do Rio de Janeiro e uma no Porto do Rio Grande. Serão projetos de menor porte, em modelo simplificado, no prazo máximo de dez anos, sem prorrogação. Íntegra para associados: Valor On-line e Portos e Navios.

CNN Brasil e Valor Econômico: Governo vai facilitar devolução de ferrovias e vê potencial para destravar projetos em infraestrutura

O governo vai publicar nas próximas semanas uma portaria que visa facilitar a devolução de trechos ferroviários e viabilizar shortlines de transporte de carga e passageiros, mas também a utilização dos espaços para outras obras de infraestrutura. A medida vai constar em portaria que estabelece política pública de prorrogação de concessões ferroviárias. A avaliação do governo é de que o elevado nível de ociosidade da malha ferroviária se deve também às dificuldades para devoluções. Muitas vezes trechos sem viabilidade econômica se tornam passivos para as concessionárias, sendo que estes espaços teriam potencial para compor outros projetos. Íntegra para associados: CNN Brasil e Valor Econômico.

Folha: Ponte ligando Brasil à Bolívia deve sair do papel após mais de 120 anos

O governo brasileiro deve tirar do papel nos próximos meses o projeto de uma ponte que vai ligar Rondônia ao território da Bolívia. O empreendimento é uma demanda histórica que contemplará, ao menos em parte, o Tratado de Petrópolis, firmado em 1903 durante a compra do Acre pelo Brasil. A Ponte Internacional de Guajará-Mirim terá 1,2 km de extensão e será construída sobre o rio Mamoré, conectando as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia. A obra faz parte do novo PAC e, para o governo brasileiro, fortalecerá a integração na América do Sul. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Quase 90% das exportações do RS estão em cidades abaladas pelas chuvas

Quase 90% das exportações gaúchas estão concentradas nas cidades atingidas pelas chuvas no Estado desde o fim de abril. O cálculo inclui os 337 municípios do Rio Grande do Sul que estão em estado de calamidade pública. O Rio Grande do Sul foi o sexto maior exportador brasileiro no ano passado, com US$ 22,3 bilhões, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná. Os principais produtos exportados pelas cidades gaúchas em 2023 foram soja (R$ 4,1 bilhões), tabaco (US$ 2,4 bilhões), tortas e outros resíduos do óleo de soja (US$ 1,8 bilhão), carne de aves (US$ 1,4 bilhão) e pastas químicas de madeira (US$ 833 milhões). Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Correio do Povo e Zero Hora: RS tem apenas um porto em funcionamento durante enchente

Segundo a Portos RS, as atividades do Porto de Porto Alegre se mantêm suspensas, em função da manutenção do nível do Guaíba estar acima da chamada cota de inundação. No Porto de Pelotas, o embarque de toras de madeira segue também suspenso e as atividades estão paralisadas. Já o Porto do Rio Grande segue normalmente, mas os impactos na safra de verão e em demais setores do agronegócio ainda estão sendo calculados. O que já se sabe é que terão efeitos na movimentação do terminal portuário. Íntegra para associados: Correio do Povo e Zero Hora.

Santa Portal: Brasil unido: operação logística emergencial leva ajuda para o Rio Grande do Sul

No sábado passado (11) o MPor e as empresas aéreas e do setor portuário encaminharam ao Rio Grande do Sul seis contêineres, totalizando 160 toneladas de doações. Os mantimentos deixaram a Base Aérea de Brasília com destino ao Porto de Rio Grande. A arrecadação e transporte de mantimentos se repetirão nas próximas semanas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Secretário deseja trazer perenidade para as hidrovias

O secretário Dino Antunes afirmou que “A construção da política pública não pode ser feita em Brasília, por pessoas que moram em Brasília e não conhecem a realidade”. Ele participou, na última quarta-feira (8), do 1º Encontro Porto & Mar 2024, em Santos. No evento, Antunes destacou a necessidade de regulamentar a BR do Mar e trazer perenidade para as hidrovias, de modo que o mercado tenha confiança de que elas poderão ser navegadas ano após ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Informativo dos Portos: Portos de Santa Catarina cresceram 6,6% no primeiro trimestre de 2024

O movimento registrado nos portos de Santa Catarina, nos primeiros três meses de 2024, foi de 15,2 milhões de toneladas, 6,6% maior que no mesmo período de 2023, segundo a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em dados da Antaq. O resultado ficou acima do crescimento médio nacional, que foi de 5,2%. No setor de contêineres, os portos catarinenses movimentaram 6,4 milhões de toneladas, crescimento de 3,8% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e 19,17% da movimentação nacional. A Portonave movimentou 305,2 mil TEU, seguido por Itapoá com 269,5 mil TEU e Imbituba com 16,7 mil TEU. Os resultados significam 19,17% de toda a movimentação de contêineres, sendo o segundo maior estado do Brasil. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Calado dinâmico permitirá Porto de Salvador receber porta-contêineres de 366m

Os navios porta-contêineres da classe 366m vão poder operar com carga total no Tecon Salvador a partir da adoção, pela Codeba, de calado dinâmico. O sistema permitirá ligações diretas em navegação de longo curso para os mercados asiáticos. A operação será possível graças à utilização do sistema ReDRAFT, que permite o cruzamento de dados sobre as características das embarcações, ventos, correntes, ondas e marés para otimização da utilização dos canais de acesso, em situações de restrição de quilha. Íntegra para associados.

Agência Porto: Infra S.A. recebe contribuições para o Plano Mestre do Complexo Portuário de São Francisco do Sul

A Infra S.A. abre consulta pública eletrônica sobre o Plano Mestre do Complexo Portuário de São Francisco do Sul. As contribuições poderão ser feitas no site da empresa, entre os dias 10/05 e 10/06. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Suape espera maturar projetos de hidrogênio nos próximos 2 anos

O Complexo de Suape lidera o projeto de uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e inovação com o objetivo de desenvolver novas rotas tecnológicas para produção de H2V. O ‘TecHub’, parceria com o Senai-PE e Senai-DN, será voltado a implementação de projetos inovadores nas áreas e na formação de mão de obra qualificada. O empreendimento está em fase de instalação e o início das operações está previsto para janeiro 2025. Atualmente, existem duas plantas de hidrogênio em operação, operadas pela White Martins. Uma delas é apontada como a primeira da América do Sul a produzir H2V em escala industrial. Já o novo terminal de contêineres, a ser operado pela APM Terminals a partir de 2026, prevê o uso e abastecimento de navios com combustíveis verdes. Íntegra para associados.

BE News (p. 3): Portos brasileiros registram aumento de 5,2% em movimentações no trimestre

Entre janeiro e março, o setor portuário brasileiro movimentou 302,9 milhões de toneladas de cargas, 15 milhões a mais que no mesmo período de 2023. O aumento foi impulsionado principalmente pela movimentação de cargas conteinerizadas e granéis sólidos. Os maiores aumentos foram registrados na movimentação de minério de ferro (+13,95%) e açúcar (+83,08%). Em relação às cargas conteinerizadas, o trimestre registrou um total de 34,1 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 20,3% em comparação com o ano anterior, equivalente a 3,1 milhões de TEU. Deste montante, 23,2 milhões de toneladas foram movimentadas em longo curso e 10,5 milhões por cabotagem. Íntegra para associados.

BE News (p. 4 e 5): Ministério dos Transportes busca infraestrutura resiliente ao clima

Segundo o Ministério dos Transportes, os gastos públicos com reparos de infraestrutura rodoviária e ferroviária impactadas por eventos climáticos não param de crescer. Em 2022, foram R$150 milhões; em 2023, quase R$800 milhões, e este ano, antes mesmo da crise que afeta os gaúchos, o Ministério já tinha utilizado R$ 600 milhões. Agora, com o Rio Grande do Sul debaixo d’água, esse valor poderá chegar a R$ 2 bilhões. George Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes, enfatizou que esses números demonstram a necessidade de mudar os procedimentos do órgão em conjunto com as concessionárias. “Nós vamos ter que fazer um trabalho de resiliência das infraestruturas, tanto de ferrovias quanto de rodovias, para enfrentar essas intempéries climáticas com as quais estamos nos deparando”. Íntegra para associados.

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