Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

14/05/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil e Agência Porto: Rodovias e ferrovias no Brasil vão precisar de 179 medidas para enfrentar mudanças climáticas, diz estudo

A infraestrutura brasileira de rodovias e ferrovias requer 121 medidas estruturais e 58 medidas não estruturais para reduzir sua vulnerabilidade ao impacto das mudanças climáticas, segundo estudo recente do Ministério dos Transportes. Do contrário, haverá riscos cada vez maiores às operações logísticas e aumento dos custos de manutenção, bem como a necessidade de reconstrução de ativos eventualmente danificados. A malha rodoviária nacional soma 79.634 quilômetros de estradas pavimentadas (87% pavimentadas). Quase um terço disso está sujeito ao risco “médio” de queimadas e incêndios. Íntegra para associados: CNN Brasil e Agência Porto.

CNN Brasil: Antaq isenta tarifas de embarcações que contêm cargas para o RS

A Antaq autorizou a isenção total ou o desconto parcial nas tarifas de embarcações que contenham cargas destinadas ao apoio humanitário para o Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (13), juntamente com outras medidas regulatórias com o objetivo de auxiliar a entrega de donativos ao estado. A agência informou que serão permitidos descontos tarifários proporcionais nas tabelas I e II para as operações que transportem de modo não exclusivo cargas classificadas como humanitárias com destino ao apoio das vítimas das enchentes no estado. Íntegra para associados.

Folha On-line (Vaivém das Commodities): Além do estrago no campo, RS sofre com gargalos logísticos para exportação

Além dos estragos no campo e na agroindústria, o Rio Grande do Sul vive um gargalo nas exportações do agronegócio. Nos quatro primeiros meses deste ano, saíram pelo porto de Rio Grande 6,4 milhões de toneladas de grãos, carnes, celulose, fumo e madeira, que irrigaram a economia gaúcha com US$ 3,1 bilhões. As interrupções de estradas, no entanto, impedem o fluxo normal do escoamento dessas mercadorias para o mercado externo. O volume colhido de alguns produtos também vai ser menor do que o previsto anteriormente. Íntegra para associados.

O Globo On-line, Folha On-line e Valor On-line: Governo adia leilão de portos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul

O governo federal adiou o leilão de seis terminais portuários que estava marcado para 23 de maio, em decorrência da situação de calamidade no Rio Grande do Sul. A nova data será anunciada em breve, segundo o Ministério. O certame previa o arrendamento de seis áreas: quatro localizadas no Porto de Recife (PE), uma no Porto do Rio de Janeiro (RJ) e uma no Porto de Rio Grande (RS). De acordo com o MPor, 16 empreendimentos do modal portuário irão a leilão em 2024, com previsão de investimento de R$ 6 bilhões. No próximo ano, 11 ativos serão concedidos, o que deve gerar aporte de R$ 5 bilhões. Para 2026, a projeção é arrendar oito terminais, com R$ 1,6 bilhão em investimentos. Íntegra para associados: O Globo On-line, Folha On-line e Valor On-line.

Portal Exame: SP aumenta exportações de açúcar e café e agro tem superávit de US$ 7,5 bilhões na balança comercial

O agronegócio no Estado de São Paulo teve alta de 18% nas exportações, nos quatro primeiros meses deste ano, puxado pelo aumento da venda de produtos do complexo sucroalcooleiro e de café, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura. A exportação de açúcar e etanol subiu 79,7%, na comparação com o 1º quadrimestre de 2023. No mesmo período, as vendas de café subiram 20,4%. A terceira maior alta foi de produtos florestais, que inclui celulose e papel e avançou 13%, seguida por sucos (11,8% de alta). Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): Atraso de navios com café no Porto chega a 80% em abril

Em abril 95 navios para exportação de café, ou 80% do total, registraram atrasos ou alterações de escalas no Porto de Santos. O maior prazo apurado foi de 30 dias, segundo o Boletim Detention Zero, elaborado pela Ellox Digital em parceria com o Cecafé e divulgado na sexta-feira (10). Nos demais portos brasileiros que remetem café ao exterior, o cenário também é preocupante. O índice de atrasos de navios para exportação do produto no Porto do Rio de Janeiro, responsável por 27% dos embarques no acumulado de 2024, foi de 70%; em Paranaguá 42%; em Salvador 29% e em Vitória 16%. No compilado geral, 210 navios para exportação de café, ou 54% de um total de 391 porta-contêineres, tiveram atrasos em abril. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Porto do RS está submerso e prejuízo pode chegar a R$ 600 mi

As estruturas do Porto de Porto Alegre estão mais de 2 metros abaixo da linha d´água do Rio Guaíba, que subiu para 5,13 metros às 21h30 de ontem. O prejuízo com infraestrutura pode chegar a R$ 600 milhões. Já as perdas com faturamento poderão ultrapassar R$ 2,2 milhões nos meses de maio e junho. O complexo portuário movimenta, principalmente, fertilizantes e cevada, dentre outros produtos como grãos e cargas de projeto. Já o Porto de Pelotas, cuja operação também está paralisada, é dedicado à movimentação de toras de madeira, que no momento, está suspensa. A presidente do Conselho de Administração da Portos RS, Jacqueline Wendpap, afirmou que também não descarta impactos futuros no Porto do Rio Grande devido à perda de produção no estado. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 7): Porto de Salvador quer receber navios de 366 m em um futuro próximo

O Porto de Salvador completou ontem 111 anos e pelos próximos seis meses vai operar com um sistema de calado dinâmico, permitindo a atracação de navios de classe 366 metros e a criação e consolidação de uma rota transoceânica com destino a capital baiana. O sistema ReDRAFT terá sua operação, manutenção e atualização a cargo da Codeba, em caráter experimental por 180 dias. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Aprovada atualização do PDZ para Barra do Riacho

O MPor aprovou o PDZ do porto de Barra do Riacho, apresentado pela VPorts. A secretária-executiva Mariana Pescatori determinou a publicação do PDZ nos sites do ministério e da autoridade portuária. A portaria, publicada ontem no DOU, entra em vigor hoje, revogando portaria anterior, de junho de 2019. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Em decisão, desembargadora diz que atuação do TCU no SSE/THC2 é “exorbitante e abusiva”

A desembargadora Marli Ferreira, da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo) classificou a atuação do TCU como “exorbitante e abusiva” na decisão do órgão que determinou à Antaq a suspensão da permissão de cobrança de THC2. Outra desembargadora, Mônica Nobre, votou com a relatora no processo, que, no entanto, ainda não teve seu julgamento encerrado devido a um pedido de vista. Após o voto, a desembargadora Marli se aposentou. Há quase três décadas os terminais portuários secos e os molhados brigam judicialmente por causa dessa cobrança. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Praticagem do Brasil dará descontos de até 100% a navios com ajuda humanitária

A Praticagem do Brasil informou que vai dar gratuidade do serviço de praticagem a todos os navios mercantes da cabotagem carregando 100% de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. A medida vale tanto para as manobras de desatracação dos navios, na origem do embarque da carga humanitária, quanto nas de atracação no destino, na região afetada. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Autoridade do Canal do Panamá alerta sobre insegurança hídrica além da seca histórica

Os gargalos causados pelas condições de seca que assolam o Canal do Panamá desde o final do ano passado poderão em breve terminar com a chegada das chuvas ainda este mês. Mas espera-se que a variabilidade climática continue a impactar a rota comercial global. O canal funciona como um atalho importante para cerca de 225 mil b/d de diesel e gasolina que fluem da Costa do Golfo dos EUA para os mercados latino-americanos do Pacífico. Também é um importante ponto de passagem para GNL e contêineres. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: O Grupo CMA CGM lança ATLAS, o novo serviço expresso de Mar del Plata para Santos

A partir de 15 de maio, o serviço Atlas será operado pela Mercosul Line, do Grupo CMA CGM, com um navio de 1.700 TEU com saída quinzenal para Santos. O navio também fará escala no porto de Buenos Aires em suas viagens para o sul. Com serviço expresso entre Mar del Plata e o porto de Santos, o Atlas oferecerá um tempo de trânsito reduzido de 4 dias, abrindo novas oportunidades para as exportações da Argentina para o Brasil, além de fornecer conexões com os principais portos da Ásia, Europa e África Ocidental. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco