Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Painel S.A) e Folha On-line (Painel): Plano de investimento no porto de Santos prevê melhorias na rodovia Anchieta
O presidente da APS, Anderson Pomini, anuncia hoje investimentos de R$ 20 bilhões nos próximos cinco anos, incluindo benfeitorias na rodovia Anchieta e no VTMIS e a abertura de Itatinga para uma PPP com geração de hidrogênio verde, durante um evento promovido pela Anetrams (Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes). O seminário ocorrerá no auditório do Instituto de Engenharia de São Paulo, às 8h30. Íntegra para associados: Folha On-line (Painel S.A) e Folha On-line (Painel).
Portal Veja: Super Terminais investe R$ 45 mi em porto para atender Zona Franca
O Super Terminais criou um porto na cidade de Itacoatiara, localizada a 270 km da capital manauara. O projeto tem investimento de 45 milhões de reais e é uma solução para o funcionamento da indústria amazonense, fortemente impactada pela seca que atingiu toda a região norte no ano passado. O porto em Itacoatiara focará no transbordo de contêineres e funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um espaço de 300 mil m2 na margem esquerda do Rio Amazonas. A estrutura está disponível de setembro a dezembro ou até que o calado do rio seja normalizado. Íntegra para associados.
Portal Exame (artigo do CEO do MoveInfra, Natália Marcassa): Brasil precisa de soluções integradas para infraestrutura resiliente
O Fundo Clima deve desembolsar até 2026 cerca de R$ 30 bilhões para projetos nas áreas de energia renovável, controle de poluição, adaptação, mas não prevê por exemplo a adaptação das infraestruturas de transportes. O Brasil, com toda sua diversidade natural e sua matriz energética 85% renovável, tem potencial para ser referência no modelo de transformação ambiental que almejamos. Com G20 e COP30 ocorrendo por aqui, temos uma oportunidade de ouro para mostrar ao mundo que sabemos como nos adaptar e superar os desafios existentes. O que precisamos fazer é ter estratégia por meio de ações assertivas e que demonstrem nossa competitividade e perfil ambientalmente responsável mundo afora. Íntegra para associados.
Estadão On-line (The Economist): A falta de importância da América Latina no comércio mundial
Na América do Sul, o comércio de mercadorias representa menos de 30% do PIB. Em outros mercados emergentes, representa cerca de 50%. Os países latino-americanos são ainda piores em se tratando do comércio entre si. A região é muito mais rica do que a África Subsaariana, mas o comércio intrarregional representa apenas 7% do PIB em ambos os locais. Medido de forma diferente, apenas 14% do comércio total de bens da América Latina ocorre dentro da região, o valor mais baixo do mundo. Nos anos mais recentes, o crescimento comercial se baseou na crescente procura chinesa por commodities como cobre, soja e lítio. Muitos governos ainda estão ansiosos por se concentrarem nesta oportunidade, em vez de fomentarem o comércio com os vizinhos. Íntegra para associados.
Globo Rural, Portos e Navios e Correio do Povo: Portos RS volta a reduzir calado do Porto de Rio Grande
A Portos RS anunciou mais uma redução do calado do Porto de Rio Grande, o que aumenta a limitação de movimento de cargas no cais. A justificativa é garantir a segurança da navegação, em meio às consequências das enchentes que atingiram o Estado. O novo calado provisório é de 11,9 metros. Neste ano, uma obra de dragagem havia retirado 3,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, que possibilitaram um calado de 14,20 metros. Em nota, a autoridade portuária informou que ainda há uma grande quantidade de detritos e sedimentos carregados pelas águas no curto do lago Guaíba até o mar, provocando um assoreamento do canal externo. Ainda assim, a movimentação em Rio Grande foi de 15.475.165 toneladas, apenas 2,27% a menos do que nos cinco primeiros meses de 2023. O montante foi liderado pela soja em grão (2.565.882 toneladas), seguida do trigo, celulose e madeira. Íntegra para associados: Globo Rural, Portos e Navios e Correio do Povo.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos, Santa Portal, Portos e Navios e Agência Porto: Audiência pública discute mudança do terminal de cruzeiros do Porto de Santos
A transferência do Terminal de Passageiros para o Valongo, na Margem Direita do Porto de Santos, foi debatida na sexta-feira (14) em audiência pública promovida pela APS. O projeto do novo equipamento tem um investimento previsto de R$ 1,4 bilhão. O contrato de arrendamento foi renovado em 2018 e tem vigência até 2038. A intenção do poder público é integrar o equipamento ao complexo turístico do Parque Valongo para fomentar o desenvolvimento econômico da região, além de resolver a limitação de capacidade aquaviária para a atracação de cruzeiros, segregando completamente as operações de cargas com as operações de passageiros e eliminando conflitos com o tráfego de veículos de carga, graças à possibilidade de uso de rotas alternativas às avenidas portuárias. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos, Santa Portal, Portos e Navios e Agência Porto.
A Tribuna de Santos: Ecoporto defende renovação de contrato em meio a disputa acirrada por trecho do Porto de Santos
A audiência pública sobre a mudança da área ocupada pelo terminal do Ecoporto para outra ao lado, da mesma metragem, no cais do Saboó, que seria realizada na sexta-feira (14), na APS, foi cancelada. A saída do Ecoporto do espaço atual é necessária para dar lugar ao novo terminal de passageiros, que também enfrenta protestos do setor de contêineres. O destino do Ecoporto é incerto, já que o contrato com a APS terminou no ano passado e a empresa só segue operando por causa de três prorrogações. A última, no início deste mês, termina em seis meses. O presidente da APS, Anderson Pomini, explicou que “trata-se de um tema tão importante que o próprio Ministério de Portos e Aeroportos decidiu por marcar uma audiência específica”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line: Embaixadora do Brasil recebe comitiva Porto & Mar na Coreia do Sul
A comitiva de empresários e autoridades em Missão Internacional à Coreia do Sul, promovida pelo Grupo Tribuna, foi recebida ontem pela embaixadora do Brasil no país asiático, Márcia Donner Abreu. Até a próxima sexta-feira, eles farão visitas técnicas em portos e mergulharão no tema inovação, dentro das sedes de três empresas multinacionais gigantes: Hyundai, Samsung e LG. Também ontem, os participantes fizeram uma visita técnica ao porto de Incheon e na quarta-feira seguirão de trem-bala de Seul para a cidade portuária de Busan, onde visitarão dois terminais. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos On-line.
Diário do Litoral: Tarcísio muda discurso e fixa prazo para licença ambiental do túnel Santos-Guarujá
O governador Tarcísio de Freitas prometeu protocolar o estudo de impacto ambiental do Túnel Santos-Guarujá imediatamente para que “antes do final do ano”, segundo ele, já tenha a licença prévia ambiental. Vencida essa exigência legal, o Governo do Estado pretende lançar o edital para contratação da empresa que realizará o projeto executivo de engenharia. Na avaliação do governador, o cumprimento dessa formalidade ambiental prévia trará maior “segurança jurídica aos investidores”. No início de maio, Tarcísio havia dito que a fase de licença prévia já estava resolvida e não quis cravar uma data para a expedição pela Cetesb da licença de instalação. Íntegra para associados.
Santa Portal: APS lança site de evento voltado para o desenvolvimento tecnológico
A APS colocou no ar o site do seu hackathon “ESG Challenge”. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de junho, no Parque Tecnológico de Santos e reunirá profissionais, universitários e desenvolvedores para criar soluções tecnológicas que integram práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias. Íntegra para associados.
Santa Portal: 3° Fórum do Corredor Azul discute desenvolvimento sustentável na costa
Nos próximos dias 26 e 27, Santos será palco da terceira edição do Fórum do Corredor Azul, um evento que pretende discutir Santos e a Baixada Santista através de um olhar sobre a eficiência e sustentabilidade criando espaço para o desenvolvimento da economia azul, Porto, inovação tecnológica e logística. O tema “Construção do Polo Científico e Tecnológico em Economia Azul, Porto e Logística” oferecerá uma plataforma robusta para discussão sobre como o polo científico e tecnológico pode revolucionar a economia local, atrair empresas e investidores, e criar de empregos especializados, melhorando a condição dos salários e a arrecadação das cidades. Íntegra para associados.
NSC Total: JBS define CEO para comandar operações no Porto de Itajaí
A Seara, do Grupo JBS, que assumiu as operações com contêineres no Porto de Itajaí, nomeou o novo CEO Aristides Russi Junior do Porto de Itajaí. Ele foi diretor-superintendente da APM Terminals em Itajaí e, recentemente, presidia as operações da APM Terminals em Suape. A expectativa no Porto de Itajaí é que o primeiro navio possa atracar em julho. Nas próximas semanas, a Seara deve começar a contratar mão-de-obra para as operações. A expectativa é que as contratações alcancem entre 150 e 200 novos trabalhadores. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Diário do Litoral: Autoridade Portuária de Santos realiza audiência pública visando a revisão da poligonal do Porto de Santos
A APS realizou na quinta-feira (13/06) a audiência pública sobre a revisão da poligonal do Porto de Santos com o objetivo de aprimorar os documentos necessários para elaboração da proposta final a ser enviada à SNPTA, no âmbito da Consulta Pública n° 01/2024. A audiência foi marcada por protestos devido aos riscos socioambientais da proposta. Está em discussão tanto a incorporação de áreas à poligonal vigente como a retificação do traçado da poligonal em trechos específicos do porto, com o objetivo de aumentar a capacidade de movimentação das cargas, segundo a empresa. O presidente da APS, Anderson Pomini, esclareceu que a sessão não se propunha a discutir as áreas pertencentes ao porto, e sim incluir algumas áreas que pertencem ao município de São Vicente, ao município de Santos, na chamada poligonal do Porto, ao afirmar que chamaria a segurança para retirar um manifestante que interrompia sua fala. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Diário do Litoral.
Portos e Navios: Associações pedem retorno das reuniões da Conaportos
Em sessão na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados sobre ‘Entraves burocráticos enfrentados pelo setor portuário brasileiro’, o diretor executivo do Centronave, Cláudio Loureiro, lamentou a falta de reuniões da Conaportos por enxergar na comissão um mecanismo de interação entre anuentes governamentais e setor privado para debater problemas comuns. No formato atual, o organismo realizou a primeira reunião ordinária em fevereiro de 2013 e a mais recente (30ª) ocorreu em abril de 2023, por videoconferência, segundo consta no site do MPor, que coordena o grupo. A Abac também considera que a retomada das reuniões da Conaportos e um possível assento seriam relevantes para o setor como um todo. Íntegra para associados.
Agência Porto: STF decide que prazo de concessão de portos secos é de 25 anos
O Plenário do STF decidiu, na quinta-feira (13), que o prazo máximo para a concessão de portos secos é de 25 anos e sua eventual prorrogação é de 10 anos. Respeitados esses limites, cabe à administração pública definir, em cada caso, o prazo de duração contratual e, se for o caso, o de sua prorrogação. Assim, os prazos podem ser inferiores aos previstos na Lei 9.074/1995, na redação dada pela Lei 10.684/2003. Na conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3497, o Plenário entendeu, ainda, que somente podem ser prorrogados os contratos precedidos de licitação. Em relação às concessões que têm sido prorrogadas de forma sucessiva, a prorrogação não pode ser automática e deve ser formalizada por meio de aditivo contratual. A medida, ainda, deve ser justificada, e a prorrogação deve respeitar o prazo máximo de dez anos. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024