Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/06/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Governo publica decreto que cria programa para agilizar processo de autorização de terminais de uso privado

O governo criou o programa “Navegue Simples” para tornar mais ágil e eficiente o processo de autorização de TUPs. A medida, que já havia sido divulgada pela secretária-executiva Mariana Pescatori, foi oficializada hoje no DOU. A próxima fase beneficiará os projetos de arrendamento dos terminais portuários instalados nos portos públicos. Para isso, a Antaq abriu uma tomada de subsídios para receber contribuições do setor. O Navegue Simples visa desburocratizar, inovar e simplificar os processos, modelos, instrumentos, legislações, regulamentos, atos normativos e procedimentos administrativos; e inovar e melhorar a eficiência da gestão de contratos de outorgas portuárias. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Senado aprova operação de empréstimo de mais de R$ 560 milhões para o Porto de Santos

O plenário do Senado aprovou ontem o PRS 16/2024, que autoriza uma operação de empréstimo de mais de US$ 105 milhões (R$ 560 milhões) entre o município de Santos e a Corporação Andina de Fomento (CAF). Os recursos devem ser destinados ao financiamento do Programa de Macrodrenagem, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade de Santos, conhecido como Santos Mais. A proposta foi elaborada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e estabelece que a operação terá garantia da União e que o prazo máximo para o exercício do empréstimo seja de 540 dias. Íntegra para associados.

Portal Veja: Do Norte ao Sul: os portos usados pelo PCC para levar cocaína à Europa

O Primeiro Comando da Capital (PCC) fez alianças com máfias europeias, que terceirizam aos brasileiros o trabalho logístico de levar a cocaína produzida na Colômbia, no Peru e na Bolívia para o continente europeu, maior consumidor do mundo. Para a droga sair do Brasil, a diversidade de opções usada pelo PCC é pequena. O mais tradicional e mais visado caminho para a exportação de cocaína continua sendo o Porto de Santos, no litoral paulista, de onde a droga sai por contêineres embarcados em navios. De 2016 a 2022, foram apreendidas 15,8 toneladas de cocaína no Porto de Santos. Além de Santos, o tráfico também usa o Porto de Paranaguá. Depois vem Belém, Salvador e Rio de Janeiro. Também há registros, minoritários, de apreensões de quantidades grandes da mesma droga em portos de Santa Catarina. Íntegra para associados.

Folha (The New York Times): Alta nos preços de transporte marítimo coloca cadeia global de suprimentos em risco

A intensificação da agitação no transporte marítimo está levando transportadoras a aumentar tarifas, ao mesmo tempo em que cresce a possibilidade de congestionamentos de rotas marítimas. Isso poderia mais uma vez ameaçar os varejistas com escassez de produtos durante a temporada de compras de fim de ano. Navios congestionados nos portos causam problemas no fluxo de mercadorias, sobrecarregando a capacidade de armazéns e pressionando indústrias de caminhões e ferrovias. Desde outubro, o custo de transportar um contêiner de 12 metros da China para a Europa aumentou para cerca de US$ 7.000 (R$ 38,1 mil), de uma média anterior aproximada de US$ 1.200 (R$ 6.500), de acordo com dados compilados pela Xeneta, empresa de análise de carga sediada na Noruega. O valor, no entanto, ainda está bem abaixo do pico de US$ 15 mil (R$ 81,7 mil) alcançado no final de 2021, mas é cerca de cinco vezes os preços nos anos que antecederam a pandemia. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Confiança da indústria avança pelo terceiro mês consecutivo, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) calculado pelo FGV/Ibre subiu 0,4 ponto em junho, pelo terceiro mês consecutivo, para 98,4 pontos, influenciado por uma melhora da situação atual. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,6 ponto, para 97,7 pontos. Em junho, houve alta da confiança em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela sondagem. O resultado reflete melhora nas avaliações sobre a situação atual e piora estabilidade nas expectativas em relação aos próximos meses. Apesar da queda pontual nas expectativas, há uma perspectiva positiva relacionada ao ambiente de negócios no decorrer do segundo semestre. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Governo Federal quer ampliar perímetro ao lado dos trilhos nas ferrovias do Brasil

O Ministério dos Transportes informou que será criado um grupo de trabalho coordenado pelo DNIT, com o objetivo de atualizar as premissas que estabelecem a largura das faixas dos trens. O grupo contará com a participação do Ministério dos Transportes, ANTT, Conselho da Justiça Federal (CFJ) e ANTF. A ideia do GT é colaborar para uma maior segurança do transporte, do ordenamento territorial e das políticas públicas que dialogam com o meio socioambiental. A intenção é que os critérios componham o rol de dispositivos normativos do DNIT, com a possibilidade de propor avanços legislativos que ofereçam maior segurança jurídica para as propriedades à margem das faixas de domínio. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Submarino de guerra passa dias no Porto de Santos e realiza exercícios militares

O submarino Tikuna S34 atracou no Porto de Santos, no sábado (22), participou de exercícios militares na área marítima entre o Rio de Janeiro e a Baixada Santista e deve retornar hoje ao estado vizinho. Lançado ao mar pela primeira vez em março de 2005, o equipamento de guerra é capaz de alternar o grau de flutuabilidade para efetuar ataques submersos. Tem 63 metros de comprimento e 12,5 metros de altura. Na superfície, a velocidade chega a 37 km/h. Íntegra para associados. 

Jornal do Comércio (RS): Movimentação de cargas rodantes no Porto do Rio Grande ultrapassa 2,5 mil unidades de janeiro a maio de 2024

A movimentação de cargas rodantes no Porto do Rio Grande ultrapassou 2,5 mil unidades entre janeiro e maio de 2024. Nesse período, o complexo processou automóveis, motocicletas, reboques, tratores, entre outros, consolidando-se como um hub logístico crucial para o Conesul. Ontem o navio RoRo Chesapeake Highway atracou, desembarcando 549 unidades da nova versão do Chevrolet Equinox, produzido no México. Os veículos foram nacionalizados “em água”, permitindo um desembarque rápido e eficiente, contribuindo para a redução de custos e tempo de armazenamento. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Sem espaço no porto de Santos, contêineres migram para outros estados

Para conseguir exportar uma produção maior prevista para este ano, os produtores de algodão montaram uma nova logística que usará três portos do país, fugindo de Santos, onde em média navios estão esperando mais de 20 horas para aportar, tempo que dobrou em relação à média dos últimos anos. O problema da falta de espaço para que a movimentação aconteça no porto paulista tem sido motivo de reclamação de outros setores, como o de exportação de café, e é apresentado pelas empresas de navegação como estrutural, devido aos atrasos nos investimentos previstos de ampliação dessa capacidade, o que tem elevado o preço da logística para todo o país, nessa avaliação. A autoridade portuária local e parte dos operadores indicam que o problema é conjuntural, causado por uma série de fatores que reduziram a capacidade no porto e em outros terminais na região de influência, e que os investimentos já previstos nos próximos anos pelas atuais operadoras darão conta da demanda projetada. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Reforma tributária precisa de ajustes para assegurar prazo do Reporto

A ABTP está focada em três assuntos principais relacionados à regulamentação dos textos da Reforma Tributária, em discussão no Congresso. Um dos objetivos é assegurar ajustes para garantir, pelo tempo integral, os benefícios do Reporto que haviam sido prorrogados até o final de 2028. A associação também tem apresentado contribuições ao governo e a parlamentares para evitar a oneração sobre serviços que podem impactar toda a cadeia de exportação. Outro ponto defendido é garantir o ressarcimento de créditos tributáveis, permitindo às empresas do setor fazer um melhor planejamento tributário. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Vports registra recorde de movimentação de janeiro a maio

A movimentação de cargas na Vports nos primeiros cinco meses do ano superou em 33% o volume movimentado no mesmo período de 2023. De janeiro a maio, foram 3,3 milhões de toneladas de produtos movimentados, entre contêineres, granéis sólidos e carga geral, em mais um recorde para o porto. Os produtos que tiveram maior incremento na movimentação foram automóveis, café, granito, concentrado mineral, carvão e hulha e coque de petróleo. No segmento de contêineres, o crescimento de janeiro a maio foi de 51% em toneladas e de 60% em número de unidades. Foram 95 mil unidades, representando um volume de 1,38 milhão de toneladas, tendo como destaque o granito e o café. A carga geral teve crescimento de 73%, totalizando 471 mil toneladas movimentadas. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Tecon Santos recebe prioridade para emissão de debêntures

O MPor aprovou como prioritário, para fins de emissão de debêntures incentivadas, o projeto de investimento em infraestrutura portuária do Tecon Santos, proposto pela Santos Brasil. O projeto tem por objeto o aprimoramento, atualização e ampliação das instalações portuárias, previstos no quinto aditivo do contrato de arrendamento, a fim de propiciar o efetivo aumento de capacidade, produtividade e otimização operacional da área arrendada e dos serviços portuários prestados. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto do Itaqui integra discussões sobre a descarbonização em diferentes estados do Brasil

A EMAP está levando a pauta da descarbonização nos portos a vários eventos nacionais. Só no mês de junho, o Porto de Itaqui participa, como protagonista no assunto, no Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Um dos assuntos mais enfatizados é a criação da Aliança para Descarbonização de Portos, iniciativa do Porto do Itaqui, lançada em março deste ano, que simboliza um capítulo histórico para os portos brasileiros.  Hoje, a Aliança agrega quase 50 empresas e instituições, incluindo portos, operadores portuários, sindicatos, associações de portos, universidades, startups e órgãos públicos. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Nível de calado do Porto Ponta do Félix é aumentado para 9,15 metros

O Porto Ponta do Félix teve o nível de calado do canal de acesso aos berços um e dois ampliado. A profundidade, que era de 8,30m, passa a ser de 9,15m, de acordo com a portaria 192/2024, publicada pela APPA. Com a conclusão das atividades de dragagem, e ampliação dos monitoramentos ambientais e discussões técnicas, foi possível alcançar o novo calado, que possibilita um aumento significativo na movimentação de açúcar a granel e capacita o terminal a operar com uma condição propícia para os navios de fertilizantes. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Codeba adere ao Iclei para impulsionar a sustentabilidade nos portos da Bahia

A Codeba filiou-se ao Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização global composta por cerca de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. O Iclei, ativo em mais de 125 países, influencia políticas de sustentabilidade e promove ação local para um desenvolvimento baseado em princípios de baixo carbono, equitativo, resiliente e circular. A adesão da Codeba ao Iclei proporcionará acesso a uma rede global de conhecimento, recursos e parcerias voltadas para práticas sustentáveis. Ao longo de quase três décadas, o Iclei desenvolve, testa e expande metodologias para orientar o desenvolvimento sustentável. Íntegra para associados.

Portal BE News: MSC anuncia nova linha marítima entre América do Sul e Ásia

A MSC anunciou o lançamento de seu novo serviço de navegação semanal, denominado “Carioca”, que vai conectar a Ásia e a Costa Leste da América do Sul. A previsão é que ele inicie a partir do mês que vem. A empresa elencou três importantes fatores com o serviço do Carioca: ampliar a cobertura portuária com a adição de escalas nos portos de Itapoá e terminais no Rio de Janeiro; fazer uma melhor conexão com portos como Navegantes, Vitória e River Plato, a partir do Rio de Janeiro; aumentar a frequência de navegação de países como Coréia do Sul e China para a região sul do Brasil, com destaque para os Portos de Santos e Paranaguá. Íntegra para associados.

Portal BE News: ANTT e Brasil Export promovem webinar sobre descarbonização

A ANTT e o Grupo Brasil Export promovem hoje às 15h, o webinar “Descarbonização no setor de transportes terrestres e liderança em sustentabilidade”. O evento faz parte do Ciclo ESG, uma iniciativa da ANTT que integra boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela instituição. O diretor da ANTT, Felipe Queiroz, o superintendente de Licitações da B3, Guilherme Peixoto, a CEO do MoveInfra, Natália Marcassa, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, e o Presidente do Conselho ESG do Brasil Export, João Amaral, debaterão o aperfeiçoamento da qualificação dos transportadores para implantação de boas práticas de sustentabilidade e o incentivo à renovação da frota com veículos sustentáveis a partir do fomento à descarbonização e de linhas de financiamento para aceleração dos investimentos. O webinar terá transmissão ao vivo pelo canal da TV BE News no YouTube. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: ApexBrasil lança Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-China em formato digital

O Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-China, da ApexBrasil, aponta que o comércio entre Brasil e China atingiu o patamar histórico de US$ 157,5 bilhões em 2023 e tem potencial para crescer ainda mais. Identifica 400 oportunidades comerciais para exportações brasileiras para a China, as quais somam mais de US$ 800 bilhões, inclusive em setores de maior valor agregado. Traz ainda dados macroeconômicos dos dois países e análises aprofundadas das tendências de comércio e investimentos. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco