Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line: Portos e aeroportos: cinco terminais portuários vão a leilão em agosto
O primeiro bloco de concessão de arrendamentos portuários de 2024 do governo federal será realizado em 21 de agosto, na B3, em São Paulo. As primeiras áreas arrendadas incluem cinco terminais: REC08, REC09 e REC10, no Porto de Recife, RDJ06, no Rio de Janeiro, e o RIG10, no Porto do Rio Grande. O valor total a ser investido é de R$ 78,3 milhões. Todos os terminais serão arrendados no modelo simplificado com prazo de no máximo dez anos, sem possibilidade de prorrogação. Íntegra para associados.
Valor On-line: Ministro dos Transportes prevê atrair R$ 26 bilhões em leilões de rodovias em MG
O ministro Renan Filho prevê atrair R$ 26 bilhões em recursos nos leilões de concessão de trechos de seis rodovias federais em Minas Gerais, a serem realizados este ano. Estão previstos leilões de trechos das rodovias BR-367, BR-354, BR-381, BR-116, BR-365 e BR-364. O ministro também anunciou que o governo federal vai aportar R$ 1,6 bilhão na recuperação de rodovias no Estado. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel): Servidores de agências reguladoras aprovam paralisação para 4 de julho
Trabalhadores ligados a agências reguladoras decidiram na sexta-feira (28) fazer uma paralisação no próximo dia 4 de julho. O indicativo foi aprovado por 95% da categoria em assembleia convocada pelo Sinagências. Nos últimos 16 anos as agências perderam 3.800 trabalhadores. A paralisação vai afetar 11 agências, de setores como portos, aeroportos, medicamentos, mineração, planos de saúde, energia elétrica e audiovisual, respondendo por 60% do PIB. Íntegra para associados.
O Globo: Semana no Congresso será de diálogo com governadores e Fazenda para afinar dívidas dos estados e reforma tributária
A semana no Congresso Nacional será marcada pelo diálogo intenso entre parlamentares, governo e governadores para fechar dois textos que podem definir a saúde financeira dos entes federativos nos próximos anos. Nesta segunda (1º/7), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve amarrar com a equipe econômica do Ministério da Fazenda e com o presidente Lula o texto do projeto de lei que irá mudar a incidência de juros sobre a dívida dos estados. Outra frente de negociação com governadores e prefeitos é a finalização da regulamentação da reforma tributária no trecho em que estabelece regras para funcionamento do Comitê Gestor, que irá recolher e redistribuir o IBS (Imposto sobre Valor Agregado). Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Falta de marítimos desafia cabotagem e afeta qualidade do serviço em todo o Brasil
A formação em número insuficiente de oficiais de Marinha Mercante trará em 2030 um déficit de 2 mil a 4 mil profissionais na navegação brasileira, segundo pesquisa da Fundação Vanzolini e do Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (Cilip) da USP. O diretor-executivo da Abac, Luís Resano, alerta que “É previsto na legislação que os navios de bandeira brasileira operem com marítimos brasileiros. Com isso, haverá grande prejuízo, comprometendo seriamente essa condição. Com o programa BR do Mar, a ideia era expandir a frota de bandeira brasileira. Caso não haja marítimos em quantidade suficiente, como vamos fazer? Isso vai causar uma falta de navios por conta da ausência de mão de obra, comprometendo o atendimento ao usuário”. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Alternativas para inibir furtos nas ferrovias do Litoral de SP são debatidas
Uma das iniciativas para inibir o furto de mercadorias que chegam por trens ao porto de Santos seria a adoção de um escâner para todos os vagões que integram as composições ferroviárias. Para a efetividade do trabalho, no entanto, seria necessária a união com um transponder acoplado no vagão ou no contêiner que estará sobre um vagão plataforma. Para saber por exemplo onde está a carga que está vindo de Rondonópolis até o Porto de Santos, é possível checar no aplicativo do celular e até estimar em quantos dias ou horas ela chegará a Santos. Outra maneira seria a instalação de vários pórticos ao longo da ferrovia. Em cada ocasião que o trem passar por uma estrutura dessa, as informações vão ser registradas e transmitidas para o dono da carga. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e Diário do Litoral: Licitação de pátio para caminhões na Baixada Santista gera polêmica
A licitação para construção de um condomínio logístico, com pátio regulador para caminhões, na Ilha do Tatu, ao lado do Viaduto Mario Covas, em Cubatão, segue polêmica. Representantes de bairros próximos alertam que os locais serão prejudicados. Dizem que a APS não pode tratar Cubatão como um puxadinho do Porto de Santos e que é preciso respeitar as características, a história e o posicionamento dos moradores da cidade. “Como um município que tem orgulho de ser exemplo mundial de recuperação ambiental pode aceitar a destruição de 530 mil m2 de área verde e de manguezal, o equivalente a 64 campos de futebol, para garantir lucros para poucas empresas?”. O presidente da APS, Anderson Pomini, explicou, que o novo estacionamento irá sanar um conflito antigo entre motoristas e moradores de Santos, ocasionado por caminhões estacionados em locais residenciais. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Diário do Litoral.
Santa Portal: Primeiro trem da Linha 17-Ouro chega ao Porto de Santos
O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô paulistano chegou ao Brasil no sábado (29), vindo da China, onde foi fabricado. O navio “Kong Que Song” atracou no Porto de Santos, trazendo a composição que será subirá a serra em cinco carretas até o Pátio Água Espraiada. A logística envolve apoio de tráfego especial em horários específicos, de forma a reduzir os impactos no tráfego das rodovias e avenidas do trajeto. Já no Pátio na Capital, o veículo será montado e passará pelo protocolo de testes, que vão garantir o certificado de segurança e liberação para a operação. O trem faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD, que fabrica as composições na China. Íntegra para associados.
Gazeta do Povo: O que falta para o porto anunciado como o mais moderno do Brasil sair do papel
Orçado em R$ 5,6 bilhões, a megaestrutura de 2 milhões de m2 do Porto Guará, que prevê um complexo privado complementar ao Porto de Paranaguá, enfrenta entraves burocráticos e jurídicos para sair do papel. Em março, o MPF e o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), que integra o Ministério Público do Paraná (MP-PR), emitiram uma recomendação administrativa conjunta ao Ibama pelo veto à concessão da licença para instalação do terminal portuário. Alega que o local está inserido na área prioritária de conservação denominada Mata Atlântica Zona Costeira 008, enquadrada como categoria extremamente alta de prioridade de conservação e na qual estão presentes diversos sítios arqueológicos e que o berço de atracação pretendido dificultará o acesso das comunidades pesqueiras ao segundo maior mercado de venda de pescados de Paranaguá. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Agência Porto: Consulta pública avaliará projetos prioritários para modais de transportes
O MPor e a Infra S/A abriram, na sexta-feira (28), duas consultas públicas. Uma delas sobre o Plano Setorial Portuário (PSPort), instrumento de planejamento para assuntos ligados ao modal portuário. A segunda se refere ao Plano Setorial Hidroviário (PSH), que está ligado à ferramenta central de planejamento para o subsistema hidroviário. Elas têm como finalidade delimitar, avaliar e nortear as prioridades e ações – empreendimentos, obras e/ou outras iniciativas – que podem ser conduzidas pelo MPor e portos organizados, nos horizontes de planejamento médio e curto prazo, servindo como direcionamento e ferramenta de interlocução com as esferas estaduais e municipais. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência Porto.
Agência Porto: ANTT vai realizar AP sobre chamamento público para autorização de exploração de ferrovias
A ANTT abriu a Audiência Pública Nº 7/2024 para colher contribuições ao “Procedimento de Chamamento Público para identificação e seleção de interessados na obtenção de autorização para exploração de ferrovias”, constante do Eixo Temático 4, da Agenda Regulatória da ANTT para o biênio 2023-2024. A sessão pública será realizada no dia 7 de agosto, das 15h às 18h, no auditório da sede da ANTT em Brasília. A sessão será transmitida, ao vivo, pelo Canal ANTT no Youtube. O prazo para o envio de contribuições tem início no dia 8 de julho e vai até o dia 22 de agosto. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Agronegócio tem melhor semestre da história do comércio exterior com abertura de 72 mercados
Nos primeiros seis meses de 2024, o Mapa abriu 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros no comércio mundial. As aberturas contemplam todos os continentes: África (6) – África do Sul, Botsuana, Lesoto, Nigéria, Zâmbia e Egito; Ásia (13) – Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura e Turquia; Europa (3) – Belarus, Rússia e Grã-Bretanha; Oceania (1) – Austrália; e Américas (7) – Canadá, México, Estados Unidos, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Peru. Entre os principais produtos que tiveram acordos nos requisitos sanitários e fitossanitários estão pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, suínos vivos e seus derivados, carne suína, pescados, gelatina e colágeno de várias origens, proteínas processadas de aves, produtos à base de camarões, embriões bovinos, sêmen bovino, alevinos de tilápia, peixes ornamentais, carne e produtos cárneos de ovinos, extrato de carne bovina, café verde, ovos e milho não transgênico. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: GT de comércio e investimentos aceita discutir princípios para comércio e sustentabilidade a partir de proposta brasileira
Grupo de Trabalho sobre Comércio e Investimentos do G20 (TIWG, na sigla em inglês) encerrou na sexta-feira (28/6), no Rio de Janeiro, a segunda rodada de reuniões presenciais sob a presidência brasileira. O GT concordou em trabalhar com uma primeira proposta apresentada do Brasil de princípios que devem orientar a elaboração e a implementação de medidas de desenvolvimento sustentável relacionadas ao comércio. Entre os princípios propostos pela presidência brasileira, estão transparência e coerência com os acordos internacionais vigentes. Íntegra para associados.
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