Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line: Porto de São Francisco do Sul cresce, vira o maior de SC e terá investimento de R$ 300 milhões
Impulsionado por cargas como soja, milho, ferro e aço, o porto de São Francisco do Sul tornou-se em novembro do ano passado o maior de Santa Catarina e terminou 2023 como o sétimo em movimentação de carga bruta do país. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, movimentou 7,3 milhões de toneladas de cargas, 16% acima das 6,3 milhões do período de janeiro a maio de 2023. Com condições de receber somente navios com até 310 metros de comprimento, terá que aprofundar o canal de acesso dos atuais 14 metros para 16 metros para permitir a atracação de navios maiores. Íntegra para associados.
Estadão On-line: ‘O protagonismo do Estado na economia inibe o investimento privado’, diz ex-secretária do PPI
A economista Martha Seillier, que esteve à frente do PPI no governo Bolsonaro, declarou, em longa entrevista ao jornal, que quando o Estado passa a ser o grande motor da economia e as estatais se tornam protagonistas no mundo dos negócios, a iniciativa privada se retrai, com consequências danosas no médio e no longo prazos para o País. No caso da paralisação da privatização do Porto de Santos, lembrou que “Havia um apetite enorme pelo Porto de Santos, o maior porto da América Latina, que tinha um modelo muito interessante de venda”. Contou que a privatização envolveria um contrato com preços regulados, com a obrigação de o concessionário fazer investimentos, obras de dragagem, para permitir a navegação de navios que têm um calado mais profundo. Outra contraprestação do setor privado seria o atendimento a uma demanda local muito relevante, que é a construção de um túnel ligando Santos a Guarujá. Mas que o governo Lula afastou o investidor privado e disse que o Estado vai fazer os investimentos para a modernização do porto. “De onde virão os recursos para fazer tudo isso? Porque eu acredito que a capacidade do brasileiro de pagar imposto já bateu no teto”, concluiu. Íntegra para associados.
Estadão (Coluna Espaço Aberto – artigo do economista José Serra): Novos leilões de ferrovias com aporte público
O programa do Ministério dos Transportes é baseado em planejamento sólido e transparente e permitirá transformar a infraestrutura ferroviária brasileira, trazendo benefícios concretos e duradouros para a sociedade. A política precisa considerar a expansão das linhas férreas um projeto de Estado prioritário para o desenvolvimento sustentável. Nesse cenário, a realização de leilões de concessão de ferrovias com suporte financeiro do Estado pode oferecer as condições necessárias para que investidores privados se sintam seguros e incentivados a participar desses projetos. O aporte de recursos em ferrovias aumenta a taxa de retorno dos empreendimentos e funciona como uma garantia de que os investimentos iniciais serão realizados, reduzindo o risco para os investidores e assegurando a execução das obras necessárias. Íntegra para associados.
O Globo e Estadão: Reforma Tributária: regulamentação aprovada na Câmara trava aumento do imposto sobre consumo.
Quase sete meses depois da promulgação da Reforma Tributária, a Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 336 votos a 142, o mais amplo projeto de regulamentação da mudança no sistema de impostos do país. O texto detalha o funcionamento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) brasileiro, definindo temas como a cesta básica, o cashback e bens e serviços que terão alíquotas reduzidas, além de travar a alíquota-padrão do tributo em 26,5%. O projeto é o segundo passo de um longo período para a implementação completa da reforma. O texto detalha como serão implementados o IBS, que reúne ICMS e ISS, e a CBS, referente a PIS/Cofins e IPI. Juntos, ambos formam o IVA. A votação desse texto é uma prioridade para Lira, que ainda pretende levá-lo ao plenário em agosto. Íntegra para associados: O Globo e Estadão.
CNN Brasil, Folha On-line (Vaivém das Commodities) e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Exportação de café atinge recorde na safra 2023/24 após alta em junho, aponta Cecafé
Segundo o Cecafé, as exportações de café verde do Brasil atingiram 3,297 milhões de sacas de 60 kg em junho, um crescimento de 43,8% na comparação anual e marcando um novo recorde para o mês, na esteira da crescente demanda pelo grão brasileiro. Os embarques totais, que incluem o café solúvel e industrializado, avançaram 35,7% em relação a junho do ano passado, para 3,573 milhões de sacas, um volume também recorde para o período. O Cecafé também destaca que o Porto de Santos, apesar de se manter como maior exportador de café do Brasil, apresenta claros sinais de esgotamento. No ano-safra 2023/24 (que terminou no mês passado) embarcou 32,6 milhões de sacas, 68,9% de todo o volume comercializado, o menor percentual de história, que já chegou a 85%. No mês passado 118 embarcações tiveram atraso no processo de embarque, ou 82% do total. Íntegra para associados: CNN Brasil, Folha On-line (Vaivém das Commodities) e A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7).
Imprensa regional:
Santa Portal, Diário do Nordeste e Tecnologística: Stolthaven Terminals é selecionada como operadora do primeiro terminal de exportação de amônia verde do Brasil
A Stolthaven, em cooperação com a Global Energy Storage (GES), foi selecionada como a “potencial operadora” para planejar, projetar, construir e operar um terminal de amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Na próxima fase do projeto, e com o envolvimento do CIPP e dos produtores de amônia, a engenharia básica do terminal será desenvolvida antes da assinatura do contrato final com o CIPP. A Stolthaven e a GES são fornecedoras líderes de serviços de armazenagem para líquidos e gases a granel, ambas com presença global e experiência no desenvolvimento de projetos de armazenagem complexos e em grande escala. A amônia verde está sendo explorada como uma opção para descarbonizar a indústria naval e outras como a siderurgia para reduzir as emissões de GGE na geração de energia e calor. Íntegra para associados: Santa Portal, Diário do Nordeste e Tecnologística.
AEN: Exportações do Paraná para Ásia, África e Oriente Médio batem recorde no 1º semestre
As exportações do Paraná para o Oriente Médio, bloco formado por 14 países, somaram US$ 1,1 bilhão nos seis primeiros meses deste ano, superando em 46% o total registrado no mesmo período de 2023. A carne de frango e o açúcar encabeçaram a lista das mercadorias mais vendidas para a região. O maior volume de transações comerciais foi com os Emirados Árabes Unidos, com US$ 279 milhões em receitas para o Estado no 1º semestre de 2024. Na sequência, estão o Irã, com US$ 244 milhões em receitas, a Arábia Saudita, com US$ 180 milhões, e o Iraque, com US$ 127 milhões. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Movimentação no Porto de Cabedelo cresce 15% no 1º semestre
O Porto de Cabedelo registrou crescimento de 15% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024 ante o mesmo período de 2023, somando 700.175 toneladas, com destaque a 432.745 toneladas de granéis sólidos (petcoke, trigo, malte e açúcar) e 267.430 toneladas de granéis líquidos (gasolina, diesel e álcool). O coque de petróleo foi a carga com maior volume movimentado, totalizando cerca de 239 mil toneladas (182 mil toneladas importadas e 57 mil toneladas exportadas). Íntegra para associados.
Agência Porto: Governo do Estado e mineradora fazem estudos para primeira operação de exportação do Porto Piauí
O Governo do Piauí planeja com a mineradora Lion Mining, em Piripiri, e a Rocktree Logistics a primeira operação de minério de ferro via transshipment, no Porto de Luís Correia. Em março, em missão internacional em Singapura, a Investe Piauí e a Rocktree Logistics assinaram memorando de entendimento que possibilita que, mesmo em um porto com um calado menor, as operações aconteçam e sejam mais rápidas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Canal do Panamá planeja resolver seus problemas de água com novo reservatório
As eclusas do canal dependem de água doce do Lago Gatun para operar, e as novas eclusas maiores usam cerca de 190 milhões de litros por trânsito de navio. A Autoridade do Canal do Panamá foi forçada a reduzir o número de trânsitos diários do canal no final de 2023, criando congestionamento no conector-chave entre as bacias do Atlântico e do Pacífico. A autoridade do canal planejou uma maneira de represar o Rio Indio e desviar parte de sua água para o Lago Gatun. O novo projeto exige uma represa gigante de concreto e um túnel de 40 quilômetros através de uma encosta para chegar ao reservatório principal do canal. Íntegra para associados.
Portal BE News: Porto do Itaqui quer movimentar cargas via Canal do Panamá
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, estão no Panamá em viagem oficial para iniciar tratativas que visam a utilização pelo Porto do Itaqui da rota do Canal do Panamá para despachar cargas com origem ou destino ao Maranhão. Íntegra para associados.
Editorial do Portogente: Hidrogênio verde impulsiona transição energética
A aprovação no Senado do texto-base do marco legal da produção do hidrogênio verde, de baixa emissão de carbono, produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como a as de matriz hidrelétrica, eólica e solar, vai impulsionar a transição energética e o desenvolvimento sustentável. O hidrogênio verde, além de ser uma energia versátil que pode ser aplicada na descarbonização de ampla faixa de setores, também pode ser utilizada na forma de derivativos como o metano, amônia e substituir combustíveis, como o carvão e gás. Mundialmente, 40% da emissão do dióxido de carbono tem origem na produção de eletricidade; 60% restante dessa emissão são provenientes da indústria, mobilidade e outros. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ diversifica canais de atendimento à população e empresas
A ANTAQ tem diversificado seus canais de atendimento da Ouvidoria para receber demandas da população e das empresas. A plataforma principal é o FalaBR. Outra ferramenta utilizada pela Ouvidoria é a Iara, a inteligência artificial da agência. O prazo para a resposta de demanda enviada para a Ouvidoria é de 30 dias, somados mais 30 dias em caso de recurso feito por parte do cidadão, exceto para os pedidos feitos por Lei Acesso à Informação, que tem prazo de resposta de 20 dias (com possibilidade de extensão por mais 10 dias no caso de recurso). A Ouvidoria é independente e tem autonomia em relação aos outros setores da agência. Íntegra para associados.
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