Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Gargalos no Porto de Santos provocam perdas de mais de US$ 21 bi em comércio exterior, aponta estudo
O sistema portuário brasileiro enfrenta uma série de gargalos para embarques e desembarques de cargas, e os problemas são mais evidentes no Porto de Santos, responsável por 40% do volume movimentado do País. É o que apontam armadores afiliados ao Centronave e donos de cargas de café reunidos no Cecafé. Os executivos das duas entidades veem um esgotamento da capacidade portuária brasileira, em grande parte no porto santista. Estimativas do Centronave indicam uma perda anual superior a US$ 21 bilhões com o comércio exterior, em especial por exportações não efetivadas. Um dos motivos, dizem, é por não poderem atracar, em Santos, de forma regular, embarcações de contêineres de grande porte, por exemplo, navios com 366 metros de comprimento, aptos a transportar de 13 mil a 16 mil TEUs. Em nota, a Autoridade Portuária de Santos informa que Santos tem plena capacidade de atender a movimentação de contêineres até 2030 com os terminais atuais, que movimentam 5 milhões de contêineres em média por ano. Sobre os navios de 366 metros, diz que neste ano recebeu dois. E qualifica de narrativa dos grandes armadores que o porto não teria condições para atracar essas embarcações. Também nega um colapso futuro no porto santista, pois há investimentos para ampliar a capacidade. Íntegra para associados.
Folha On-line: Entenda o que é a Antaq, reguladora dos serviços aquaviários no Brasil
A Antaq é responsável por regular, supervisionar e fiscalizar os serviços de transporte mar, rios, lagos e o uso da infraestrutura dos portos. O transporte de cargas e pessoas por essas vias é controlado também é controlado pela agência, que precisa garantir a economia e segurança dessas travessias. De acordo com a legislação, a agência deveria ter 470 servidores no seu quadro. Atualmente, ela possui 335 profissionais, um déficit de 135 vagas. Íntegra para associados.
Portal Exame: Nevoeiro marítimo fecha portos e aeroportos em Santa Catarina
O nevoeiro marítimo que tem atingido o litoral de Santa Catarina fechou o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes ontem à tarde. O fenômeno também causou o atraso e cancelamento de voos nos aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes ontem. A Defesa Civil do estado alertou que a presença de nevoeiros é imprevisível, já que depende de condições do tempo que podem mudar rapidamente. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa): Túnel Santos-Guarujá não será afetado por corte no Orçamento do Governo Federal, garante secretária
O túnel submerso entre Santos e Guarujá não será impactado pelo congelamento de R$ 15 bilhões (R$ 11,2 bilhões bloqueados e R$ 3,8 bilhões contingenciados) do Orçamento do Governo Federal deste ano, oficializado no último dia 22. A afirmação é da secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori. Ela disse que nenhuma obra estruturante prevista para o Porto de Santos perderá dinheiro. “Em Santos todos os empreendimentos públicos do PAC estão sendo realizados com recursos próprios da APS, que tem caixa para investimentos”. Íntegra para associados.
G1 Santos e Portal BE News: Neblina fecha o maior porto da América do Sul e paralisa as travessias no litoral de SP
Um forte nevoeiro que atingiu a Baixada Santista ontem suspendeu a entrada e saída de navios no Porto de Santos. Encobriu boa parte da cidade e por questões de segurança, o canal de acesso foi fechado às 6h50. Em nota, a APS informou que a navegação foi retomada às 9h45. Íntegra para associados: G1 Santos e Portal BE News.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Obras no entorno do viaduto da Alemoa começam ainda este ano
As obras na saída do viaduto Doutor Paulo Bonavides, que dá acesso aos terminais localizados na Margem Direita do Porto de Santos, na Alemoa, devem iniciar ainda neste semestre. A Prefeitura de Santos está contratando a TMK Engenharia para os trabalhos na Rua Augusto Scaraboto. O prazo de execução é de 12 meses, com valor do contrato de R$ 13,9 milhões. A ordem de serviço será efetuada dentro de três meses e o contrato contempla obras de pavimentação, recapeamento, e instalação de guias e sarjetas na saída do viaduto. Íntegra para associados.
Jornal Pequeno: Porto do Itaqui inicia construção do berço 98 e dá novo impulso à economia maranhense
O Porto do Itaqui iniciou, na manhã de ontem, as obras do Berço 98. A primeira camisa metálica do novo berço foi cravada, simbolizando o início construtivo do projeto que ampliará a capacidade de exportação do estado do Maranhão. Com investimento de R$ 289 milhões, o novo berço terá profundidade de até 18 metros e dimensão de 320m × 40m, o que permitirá a atracação de navios de grande porte, além de aumentar a capacidade de exportação do porto em mais de 8 milhões de toneladas por ano, impulsionando, em cerca de 20%, o seu faturamento anual. Íntegra para associados.
Correio 24 horas e BE News (Coluna Hub – p. 3): Porto de Salvador passa a operar rota direta com a Ásia
O Tecon Salvador passou a operar uma nova rota com a Ásia nesta quarta-feira. A primeira embarcação de grande porte, o MSC Orion, tem 366 metros de comprimento e capacidade para 15 mil contêineres. Ele atracou em Salvador, ontem, vindo da China. O supernavio fez o carregamento e voltou no mesmo dia para a Ásia. O Tecon teve sua infraestrutura de acesso aquaviário preparada para a escala de navios de 366 metros de comprimento e um calado máximo de 16 metros, caso do MSC Orion. Íntegra para associados: Correio 24 horas e BE News (Coluna Hub – p. 3).
A Tribuna de Santos (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Para ser um porto desenvolvedor de valor
Haropa Port é a autoridade portuária responsável pela gestão de três portos na França: Le Havre, Rouen e Paris. Formada em 2021 a partir da fusão da gestão dos três portos, a Haropa Port passou a ser o quinto maior porto do norte da Europa e a conectar de maneira mais eficiente todo um corredor logístico a partir do Porto de Le Havre (importante hub marítimo do país), passando pelo Porto de Rouen (porto marítimo e interior), até o Porto de Paris (porto fluvial às margens do rio Sena). E qual tem sido o foco da gestão unificada dos portos? Voltar-se ainda mais à geração de valor aos seus ativos. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: EBNs ampliaram estratégias para encarar nova estiagem no Norte
Com o cenário de estiagem no Norte próximo de se repetir em 2024, empresas brasileiras de navegação vêm cobrando governo e autoridades por medidas efetivas para evitar novos problemas. Paralelamente, as EBNs estão desenvolvendo novas estratégias comerciais ou aperfeiçoando soluções logísticas adotadas na crise anterior para não deixar os embarcadores desassistidos. A Abac projeta que, já a partir de agosto, as empresas podem começar a sentir o efeito dessa condição climática. Íntegra para associados.
BE News (Coluna Hub – p. 3): Investimento capixaba 1
O ministro Silvio Costa Filho estará no Espírito Santo hoje à tarde para anunciar investimentos de quase R$ 3 bilhões na infraestrutura portuária do estado. Trata-se da implantação do Porto da Imetame, em Aracruz. O complexo privado está sendo erguido próximo à ES-010, a cerca de 80 km de Vitória. Ele contará com quatro terminais especializados: um de contêineres, outro para carga geral, um terceiro de granéis sólidos e ainda mais um de líquidos. Íntegra para associados.
Logweb e A Tribuna de Santos: Todos os portos próprios da VLI agora contam com tecnologia que otimiza embarque e desembarque de navios
Com a implantação do Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed) no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra de Coqueiros, em Sergipe, todos os portos próprios da VLI Logística passam a contar com essa ferramenta pioneira, que promove mais eficiência nas operações de carga e descarga dos navios. A tecnologia já estava implantada no Tiplam, em Santos, e no Terminal Portuário São Luiz, no Maranhão. Com essa otimização dos processos nos portos próprios, a companhia contabiliza uma redução mensal de 50 horas no tempo de operação. Íntegra para associados: Logweb e A Tribuna de Santos.
Portal BE News: Após dragagem, canal de Rio Grande retoma calado de 12,80m
A Portos RS informou nesta semana a conclusão da primeira etapa de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, que foi reduzido após as enchentes deste ano. Com a conclusão dos serviços, ficou estabelecido um novo calado de 12,80 metros. A obra, classificada como emergencial em razão dos eventos climáticos, teve início no dia 3 de julho. Segundo a Portos RS, a dragagem ocorreu em um trecho de aproximadamente 3 km, considerado o mais crítico do canal, em área externa aos Molhes da Barra. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Frota de porta-contêineres tem o crescimento mais rápido dos últimos 15 anos
O setor marítimo está registrando um crescimento significativo na frota de navios porta-contêineres, com novas unidades em construção sendo entregues. Em 2024, a frota aumentou 1,6 milhão de TEUs. Comparado a um ano atrás, a capacidade aumentou 11%, para 29,5 milhões de TEUs. Este é o crescimento mais rápido da frota em 15 anos. Durante o primeiro semestre, um total de 264 navios com capacidade combinada de 1,6 milhão de TEUs foi entregue pelos estaleiros, dois terços a mais do que no primeiro semestre do ano passado, quando o recorde anterior foi estabelecido. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024