Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo, Estadão, CNN Brasil e Folha: Governo congela R$ 4,5 bi do PAC e R$ 1,1 bi em emendas. Saúde é o ministério mais afetado
O governo divulgou ontem o detalhamento da contenção de gastos anunciada no início da última semana. No total, o valor chega a R$ 15 bilhões no Orçamento federal. Cerca de R$ 11,2 bilhões em gastos foram bloqueados e R$ 3,8 bilhões, contingenciados, conforme anunciado anteriormente pelos ministérios da Fazenda e Planejamento. Segundo a edição extra do DOU, os ministérios do Transporte e de Portos e Aeroportos terão os seguintes valores de contenção: R$ 1,5 bilhão e R$ 168.060.388, respectivamente. O novo PAC vai perder R$ 4,5 bilhões, quase um terço do total de R$ 15 bilhões que passará por bloqueio ou contingenciamento por determinação da equipe econômica. Já as emendas parlamentares sofreram uma contenção de R$ 1,25 bilhão no total. A partir da publicação do decreto, cada pasta tem autonomia para definir quais políticas ou ações serão mais ou menos alcançadas pela trava. Eles terão até o dia 6 de agosto para adotar as ações necessárias. Íntegra para associados: O Globo, Estadão, CNN Brasil e Folha.
Estadão: Agências reguladoras fazem greve de 48h a partir desta quarta; veja serviços que podem ser afetados
A paralisação de 48 horas nas atividades das agências reguladoras, iniciada hoje, ameaça dificultar ou até interromper no País uma série de procedimentos de fiscalização. Também pode atrasar a análise de processos em andamento. No transporte terrestre, deve prejudicar a fiscalização de transporte rodoviário de passageiros e a autorização de viagens no transporte turístico interestadual e internacional. No transporte aquaviário, outras agendas regulatórias podem ser dificultadas. Na lista do dia a dia dos funcionários está a análise de processos de outorga, autorização de empreendimentos e homologação e certificação de equipamentos. Por outro lado, a ANTAQ, em nota, informou que manterá a atividade durante a paralisação a fim de “não afetar os serviços essenciais”. Íntegra para associados.
Valor Econômico, Folha e Estadão On-line: Plano prevê R$ 23 bi investidos em 4 anos para desenvolver IA
O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia entregou ontem ao presidente Lula o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, com propostas para desenvolver modelos em português, investir R$ 23 bilhões em quatro anos, treinar os brasileiros para uso dessas ferramentas e construir um supercomputador. O texto não informa qual o volume de recursos gastos no Brasil até agora, embora liste projetos já em desenvolvimento por empresas públicas e privadas. O “formato jurídico institucional” de como será encaminhado o plano ainda está em discussão, sendo as duas ações de maior aporte financeiro: atualização do supercomputador no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, e o projeto “nuvem soberana”, para migração de dados classificados em grau de sigilo para ambiente de nuvem até 2027. Íntegra para associados: Valor Econômico, Folha e Estadão On-line.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Seca em Manaus, impacto em Santos
Embora a estiagem de rios no Amazonas, no segundo semestre do ano passado, ter evidenciado o problema logístico em Manaus e região, na verdade ele se estendeu por todo o Brasil. O Porto de Santos foi altamente impactado, em razão das linhas fixas de transporte marítimo entre o complexo portuário santista e Manaus, deixando de receber produtos da Zona Franca de Manaus que abastecem o consumo varejista, em especial as grandes lojas de magazine. Em nota, as empresas Maersk e Aliança comunicaram a situação aos clientes, solicitando que antecipem o transporte de suas cargas relacionadas à região. Já o MPor garante que não se vislumbram impactos na navegação de cabotagem entre Santos e Manaus em razão de ações adotadas, principalmente para o trecho Manaus-Itacoatiara. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Programa permite reintegração de profissionais para suprir falta de marítimos nos portos
Para minimizar os problemas causados pelo número insuficiente de oficiais de Marinha Mercante, o Programa ReIntegrar No Mar, promovido pela Log-In, tem como objetivo central permitir que o 1º oficial e chefe de máquinas, com certificação expirada, retome suas atividades de navegação. Segundo a Log-In, o estágio de 90 dias que os selecionados farão na Log-In substitui o Erom (Exame de Revalidação para Oficiais de Máquinas), certificação dos profissionais marítimos realizada exclusivamente pela Marinha. Íntegra para associados.
AEN: Navios verdes têm prioridade de atracação nos portos de Paranaguá e Antonina
Os navios sustentáveis têm prioridade nos portos paranaenses, segundo o regulamento de Programações, Operações e Atracações de Navios – Edição 2023, que passou a vigorar em fevereiro deste ano, e beneficia as embarcações com estruturas de matriz energéticas focadas na redução de emissões de gases do efeito estufa. A atracação prioritária concede berços preferenciais, independente da ordem cronológica de chegada, de forma a incentivar as empresas a investirem na redução de emissões de CO2. Íntegra para associados.
Sucesso no campo: TCP acumula crescimento recorde de 37% para o primeiro semestre
O Terminal de Contêineres de Paranaguá alcançou um recorde histórico de produtividade para o primeiro semestre: 37% de crescimento acumulado na movimentação de contêineres, número que chegou a 780.457 TEUs. No ano passado, 569.601 TEUs haviam sido movimentados no mesmo período. As exportações de contêineres tiveram alta 35%, chegando a 296.396 TEUs, enquanto as importações cresceram 19%, atingindo 148.902 TEUs. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Portal BE News: Silvio Costa e Filho assina acordo de cooperação para estudos e concessões de hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós
O ministro Silvio Costa Filho assinou ontem um Acordo de Cooperação Técnica com a ANTAQ e o BNDES que viabiliza estudos e concessões das hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós. A iniciativa faz parte do planejamento setorial hidroviário, para identificação, desenvolvimento e acompanhamento de projetos público-privados, visando superar os gargalos de infraestrutura existentes no setor hidroviário. O ministro destacou que os dois projetos se juntam a outros quatro: Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, Barra do Norte, na foz do Rio Amazonas, Madeira e o Paraguai. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portal BE News.
Portos e Navios: Infra S.A e Antaq vão realizar pesquisa para atualizar dados sobre custos de transporte aquaviário
A Infra S.A. vai conduzir uma pesquisa para atualizar os custos que envolvem a movimentação de cargas e passageiros pelo setor aquaviário no Brasil, como parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério dos Transportes e a ANTT na sexta-feira (26), em Brasília. Além da pesquisa, serão realizadas, em parceria com a Antaq, visitas técnicas nos portos organizados, TUPs e estações de transbordo de carga, além das hidrovias do país. Os dados obtidos serão utilizados para a atualização de simuladores de custos e para o desenvolvimento de um simulador de análises econômicas. Íntegra para associados.
Portal BE News: Hidrovias do Brasil recebe autorização temporária para explorar área em Vila do Conde
A Hidrovias do Brasil recebeu autorização da ANTAQ para firmar um contrato temporário para o uso da área conhecida como APT2-VDC, localizada dentro da poligonal do porto organizado de Vila do Conde. Agora, o MPor terá 90 dias para conceder a aprovação prévia no PDZ do porto. A medida visa assegurar que o uso da área esteja alinhado com o regime de exploração solicitado e com as diretrizes estabelecidas pela RN 07/2016 da Antaq, que regula a exploração de áreas e instalações portuárias. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Wilson Sons implementa novo sistema de automação de cais no Tecon Rio Grande
Em julho o Tecon Rio Grande, operado pela Wilson Sons, passa a contar com uma solução que utiliza Inteligência Artificial e tecnologia OCR nas operações, semelhante ao já utilizado na operação gate. O investimento de R$ 9 milhões ratifica a posição do Tecon Rio Grande como o terminal mais automatizado do Brasil, agora contando com os novos benefícios promovidos pela instalação da IA + OCR. Entre os ganhos, estão a identificação e registro automáticos de contêineres e caminhões internos (terminal tractors), deixando de ser necessária a entrada manual de dados, garantindo ainda mais acurácia dos dados e aumentando a produtividade das operações. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Encontro Regional Indústria Porto 2024: Promove debate sobre estratégias para o desenvolvimento do Porto e da Indústria
O Encontro Regional Indústria Porto 2024 acontecerá no dia 6 de agosto, no Parque Valongo, em Santos. Desde 2022 o evento vem reunindo um grande número de especialistas e interessados em discutir quais os caminhos para o futuro do maior porto da América Latina, assim como para as indústrias de influência direta que se utilizam do porto para exportar e importar seus commodities e a sua produção. Mais informações e inscrições em: http://www.encontroindustriaporto.com.br/. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024