Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

01/08/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Falta de contêineres é ‘grande gargalo de logística’ do momento, aponta Klabin

Segundo a Klabin a falta de contêineres e a escassez de estrutura para esse modal logístico, sobretudo nos portos do Sul e do Sudeste, impediu vendas maiores no segundo trimestre. O maior impacto ocorreu nas exportações de papel kraftliner. Na celulose, a companhia manteve a estratégia de direcionar volumes maiores para mercados mais maduros e o mercado de fluff manteve-se com preços estáveis e viés positivo. Íntegra para associados.

Portal Veja (Blog Radar Econômico): Hidrovia Tietê-Paraná registra crescimento de 5,8% em transporte de carga

Balanço realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) aponta um aumento na quantidade de carga transportada na Hidrovia Tietê-Paraná no primeiro semestre deste ano. Ao todo, foram movimentadas aproximadamente 974 mil toneladas de carga, 5,8% mais que no mesmo período de 2023. Entre os principais produtos transportados estão soja, farelo de soja, milho e cana-de-açúcar. Íntegra para associados.

O Globo e Estadão On-line: Após bloqueio de R$ 1,5 bi, Ministério dos Transportes vai rever cronograma de obras

Terceiro ministério mais afetado pelo congelamento de recursos no Orçamento deste ano, a pasta dos Transportes prepara uma revisão geral do cronograma de obras sob a sua responsabilidade. Sofreu um bloqueio de R$ 1,5 bilhão, o que equivale a quase 10% dos valores disponíveis para investimentos. O plano é rever o cronograma de desembolsos para evitar paralisações e alocar recursos de obras em regiões com regimes chuvosos. Algumas obras para serem iniciadas, como a construção da ponte entre Brasil e Bolívia, poderão ser adiadas. Íntegra para associados: O Globo e Estadão On-line.

Valor On-line e Correio Braziliense: Padilha tenta minimizar impacto do congelamento de despesas no PAC e diz que é só organizar

O ministro Alexandre Padilha buscou minimizar o congelamento de R$ 15 bilhões em despesas, formalizado na terça-feira (30) por meio do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira. O documento prevê uma contenção de R$ 4,5 bilhões no novo PAC), além de uma limitação de mais de R$ 1 bilhão sobre as emendas parlamentares ao Orçamento. Padilha deu a entender que a contenção não vai afetar obras que estejam sendo retomadas pelo PAC. A maior parte do congelamento foi concentrada nas chamadas despesas discricionárias do Poder Executivo, ou seja, recursos definidos pelos próprios órgãos. Íntegra para associados: Valor On-line e Correio Braziliense.

Portal Terra (Reuters): Lula sanciona a 6ª lei que permitirá mais recursos para obras da Transnordestina, diz Padilha

O presidente Lula sancionará amanhã, em visita ao Ceará, lei que permitirá a injeção de mais recursos nas obras da Transnordestina, que vai do interior do Piauí aos portos de Pecém e de Suape. A proposta foi aprovada pelo Congresso neste mês e cria o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social. O texto permite que o Banco do Nordeste (BNB) empreste recursos e financie a conclusão da obra. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Saúde, internet, voos: saiba quais serviços podem ser impactados com paralisação das agências reguladoras

O Sinagências recusou uma nova proposta de reajuste salarial feita pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Representantes da categoria anunciaram uma paralisação das atividades por 48 horas a partir de hoje. O movimento poderá prejudicar os procedimentos de fiscalização de transporte rodoviário de passageiros e o cadastro de veículos do transporte rodoviário nacional e internacional. No transporte aquaviário, outras agendas regulatórias podem ser dificultadas, como a análise de processos de outorga, a autorização de empreendimentos, a homologação e certificação de equipamentos e a arrecadação setorial. Íntegra para associados.

Valor Econômico (artigo do diretor-executivo do Instituto Ayika, conselheiro de Ação pelo Clima do Pacto Global da ONU no Brasil e membro da delegação de observadores para a cúpula MEPC 82 da IMO em Londres, Marcelo Rocha): A oportunidade de precificar as emissões do transporte marítimo

O transporte marítimo produz quase metade das emissões anuais de gases de efeito estufa do Brasil. Se limparmos o transporte marítimo, reduziremos a poluição equivalente à metade do que produzimos no Brasil por ano. Fazer com que o transporte marítimo global pague pela sua poluição por meio de um imposto é uma forma necessária, de bom senso e justa para ajudar a limpar este enorme poluidor de uma forma que apoie os mais vulneráveis. Em meio a busca por um financiamento climático nas cúpulas do clima, as respostas podem estar em inovação na indústria e um entendimento comum que não existe mais como olhar a questão climática como uma especialidade apenas, mas como oportunidade de criar novos futuros. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Agência Porto, Jornal Portuário e Juicy Santos: Porto Hack Santos recebe inscrições para maratona de inovação tecnológica

Até o dia 10 de agosto, a 4ª edição da maratona de inovação aberta Porto Hack Santos está com inscrições abertas para competidores de todo o Brasil, com idades acima de 18 anos. O hackathon acontece nos dias 14 e 15 de setembro, no Juicyhub, em Santos. Os participantes terão apenas 24 horas para trazer ideias disruptivas para aprimorar os sistemas comunitários da ABTRA e beneficiar toda a comunidade portuária santista. Contarão com a ajuda da Inteligência Artificial Generativa voltada à criação de conteúdo. Os times campeão e vice-campeão receberão prêmios em dinheiro, no valor de R$ 10 mil e R$ 4 mil, respectivamente. O Porto Hack Santos é um evento da ABTRA, em parceria com o Instituto AmiGU, e com os apoios da APS e da SNPTA/MPor. Íntegra para associados: Agência Porto, Jornal Portuário e Juicy Santos.

A Tribuna de Santos: Eldorado aumenta em 45% a operação com celulose no Porto de Santos

O terminal da Eldorado Brasil Celulose, no Porto de Santos, completou ontem um ano de operação, alcançando a movimentação de 1,8 milhão de toneladas de celulose no período. O total é 45% maior em relação ao ano anterior. O terminal conta com berços para atracação simultânea de dois navios. Instalado na área do STS14, no Estuário, tem 52 mil m2 e capacidade estática para armazenar 150 mil toneladas de produtos. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Trava política segura início de primeira audiência pública sobre concessões hidroviárias

O andamento da primeira concessão de hidrovias do governo federal está travado por causa da oposição de representantes políticos da região Norte do país. Reverberando queixas de segmentos empresariais opositores da proposta de concessão hidroviária do rio Madeira, parlamentares estão pedindo para que o projeto seja revisitado. As queixas dos parlamentares se referem a temas que tratam de cobrança pelo uso da hidrovia. Os representantes do governo têm tentado mostrar que a concessão traz mais ganhos que perdas para os usuários, mas identificam que grupos que fazem uma navegação de menor porte na região têm tentado minar o projeto, temendo perda de espaço, e pressionam representantes locais contra a proposta. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Projeto de TUP de granéis sólidos no Maranhão segue para MPor

A Antaq reconheceu a possibilidade de celebrar um contrato de adesão entre o MPor e a BR Infra Terminais, que possui projeto para a construção e exploração de um TUP, em São Luís, para movimentação de granéis sólidos minerais e vegetais. O valor estimado do investimento é de R$ 1,26 bilhão e seu prazo de execução é de 30 meses. Durante o processo a empresa Geração de Energia (GDE), titular de instalação flutuante (FSRU) e a Vale, titular do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, alegaram impactos operacionais e de segurança à navegação pelas interferências decorrentes da proximidade do berço de atracação do terminal da mineradora e de suposta “invasão” do canal de acesso à Baía de São Marcos. Íntegra para associados.

Logweb: Movecta apresenta soluções logísticas para carga fracionada na Multimodal Nordeste

Na Feira Multimodal Nordeste, de 6 a 8 de agosto, em Recife, a Movecta vai apresentar soluções logísticas integradas para diversos segmentos, com destaque para operações do mercado de carga fracionada (LCL). A empresa possui terminais alfandegados e de carga no porto de Suape e detém a liderança de cargas projeto para grandes parques eólicos da região. Concentra suas operações em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, com quatro terminais alfandegados, que totalizam 430 mil m2 de área disponível. Íntegra para associados.

Agência Porto: Porto de São Francisco – Movimentação de cargas aumenta 16% no semestre

O Porto de São Franscisco movimentou 8,7 milhões de toneladas de mercadorias nos seis primeiros meses do ano, um incremento de 16% com relação ao mesmo período de 2023. A exportação foi responsável por 59% das cargas. A soja foi o principal produto enviado para o exterior (4 milhões), seguida pelo milho (910 mil) e pela madeira (103 mil). A importação alcançou 3,6 milhões de toneladas (41%), com destaque para os produtos siderúrgicos (1,9 milhão) e fertilizantes (1,1 milhão). Íntegra para associados.

Portos e Navios: Grupo Dislub Equador fornecerá bunker no Porto de Suape

O Grupo Dislub Equador começará suas atividades de bunker no Porto de Suape sob a marca GDE Marine a partir da sexta-feira (5/08). A nova operação envolve a entrega de VLSFO (bunker ultra low sulphur) através de barcaças licenciadas e por ‘pipe-line’ para navios que operam tanto no comércio de cabotagem quanto no longo curso. O combustível fornecido estará em conformidade com os padrões ISO 8217/2017 e as regulamentações MARPOL. A GDE Marine controlará toda a cadeia logística, desde o armazenamento até as operações de barcaças. Íntegra para associados.

Portal BE News: Lula vai sancionar marco legal do hidrogênio verde no Pecém

Hoje o presidente Lula vai sancionar, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a nova lei que regulamenta a produção de hidrogênio verde no Brasil. A expectativa é de que o Ceará receba mais de R$ 100 bilhões em investimentos nos próximos anos, caso os projetos se concretizem. O mais avançado é da australiana Fortescue, que planeja iniciar as obras de terraplanagem ainda neste semestre e tomar a decisão final sobre o investimento em 2025. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco