Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

08/08/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão, A Tribuna de Santos e Agência Porto: Movimentação nos portos do Brasil cresceu 4,28% no 1º semestre, com maior volume desde 2010

Dados do Painel Estatístico da Antaq divulgados ontem apontam que a movimentação de cargas nos portos brasileiros entre janeiro e junho deste ano é a maior para um primeiro semestre desde 2010. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado é de 4,28%, com 644,76 milhões de toneladas movimentadas. Produtos como petróleo e derivados, minério de ferro, soja e açúcar se destacaram. As cargas conteinerizadas apresentaram recorde para o período, atingindo movimentação de 73,3 milhões de toneladas, 22,72% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. O porto de maior movimentação no semestre foi o de Santos, com 68,6 milhões de toneladas, um aumento de 8,42% frente ao mesmo período de 2023. A liderança nas cargas esteve nos contêineres (20,3 milhões de toneladas, crescimento de 24,88%). Santos foi responsável por 10,6% de toda a movimentação do semestre. Íntegra para associados: Estadão, A Tribuna de Santos e Agência Porto.

CNN Brasil e Portos e Navios: Após crise no Mar Vermelho no início do ano, Maersk espera que crescimento do transporte de contêineres desacelere

A Maersk espera que o crescimento do transporte marítimo global de contêineres desacelere em relação ao forte início do ano, quando os clientes absorveram as mercadorias para evitar que fossem retidas pelos ataques do Mar Vermelho e outras interrupções. A demanda global por contêineres aumentou 7% em relação ao ano anterior no primeiro semestre do ano, impulsionada pela forte demanda da Europa, dos mercados emergentes e das fortes exportações chinesas. Para o ano inteiro, a Maersk espera que os volumes do mercado global de contêineres aumentem de 4% a 6%. No segundo trimestre de 2024, a empresa apresentou um crescimento de 7,5%, em comparação com 1,4%. Íntegra para associados: CNN Brasil e Portos e Navios.

Estadão On-line (Coluna do Estadão): Agências reguladoras rejeitam proposta do governo e declaram greve de 72h

Servidores das agências reguladoras rejeitaram a proposta apresentada pelo governo Lula e entram em paralisação nacional de 72 horas dos dias 12 a 14 de agosto, com interrupção dos trabalhos em onze órgãos. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem. O Sinagências já sinalizou que há chances de paralisação por tempo indeterminado. Íntegra para associados. 

Folha e O Globo On-line: TCU arquiva caso que poderia facilitar indicação de Lula em agências reguladoras

O TCU decidiu que não tem competência para julgar um processo que trata do tempo de mandato de diretores de agências reguladoras. O governo federal acompanhava o caso de perto porque se o tribunal decidisse de outra forma, o presidente da República poderia nomear outras pessoas nessas agências. O desfecho – que mantém no cargo pelo menos cinco presidentes ou diretos de agências reguladoras e frustra interesses do governo – ocorreu após o TCU se considerar incompetente para controlar atos do presidente da República de natureza política que são subordinados à apreciação do Senado. Íntegra para associados: Folha e O Globo On-line.

CNN Brasil: Após corte de gastos, Lula convoca ministros para alinhar futuro

Os 38 ministros e os presidentes das estatais são esperados hoje para uma reunião ministerial convocada pelo presidente Lula que vai discutir o cumprimento da meta de déficit zero do arcabouço fiscal. Cada ministro terá aproximadamente cinco minutos para expor os planos para os próximos anos. Além do presidente Lula, os ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha devem falar sobre pautas prioritárias para o governo no Congresso e apresentar um panorama sobre o contexto econômico do país. Íntegra para associados.

Valor On-line: Santos Brasil: Lucro líquido tem alta anual de 81,9% no 2º tri, para R$ 171,7 milhões

A Santos Brasil registrou lucro líquido de R$ 171,7 milhões no segundo trimestre deste ano, um aumento de 81,9% na comparação com o mesmo período de 2023. O Ebitda somou R$ 337,7 milhões no período, valor 52% maior do que no ano anterior. A receita líquida do grupo foi de R$ 702,8 milhões, alta anual de 38,6%. O aumento foi impulsionado pela maior movimentação de contêineres, principalmente em Santos, mas também pelo terminal de Imbituba (SC). A empresa registrou um aumento anual de 23,4% na movimentação de contêineres no cais de seus terminais, totalizando um volume de 369.401 contêineres. A armazenagem dos terminais cresceu 40,4% no período, chegando a 42.790 contêineres. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos e Santa Portal: Porto de Santos terá edital para sistema de tráfego de embarcações em outubro

O VTMIS do Porto de Santos terá o edital publicado em outubro, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini. O objetivo é assinar em 2025 o contrato de implementação desse sistema de auxílio eletrônico à navegação que monitora em tempo real o tráfego aquaviário. Hoje o serviço é realizado pela Praticagem em coordenação com a APS que, em breve, assumirá o monitoramento dos navios, atendendo exigência do TCU. O VTMIS permitirá ao Porto de Santos e, principalmente, aos armadores e agências marítimas, maior previsibilidade, essencial também para o planejamento das manobras de entrada e saída dos navios. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Santa Portal.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Especialistas questionam terminal em São Sebastião

Especialistas portuários questionam a viabilidade do terminal de cruzeiros que a Prefeitura de São Sebastião pretende construir próximo ao porto da cidade. O projeto contempla a implantação de um píer com dois berços, sendo que um deles teria capacidade de receber o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de extensão. Eles afirmam que o conceito do home port engloba fatores complexos e custosos, como a quantidade de faixas rodoviárias de acesso, a proximidade com os centros geradores de viagens e com a cadeia de suprimentos de bordo, além de demandas e requerimentos comerciais, econômicos e de infraestrutura que São Sebastião não tem. Íntegra para associados.

Guararema News: De volta às cargas, Porto de Itajaí ainda espera por edital definitivo

A JBS é um player muito importante, que pode voltar a consolidar o Porto de Itajaí com uma grande operação. Mas, como se trata de um contrato provisório, a preocupação é que não seja possível realizar investimentos para que navios de maior dimensão possam operar. Considerando que o edital de concessão está previsto para ser lançado no final de 2024, e o leilão no primeiro semestre de 2025, é preciso urgentemente procurar uma forma de realizar os investimentos, que precisam estar claros na concessão. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 4) e Informativo dos Portos: Com nova categoria, Portos + Brasil premia complexos que mais se destacam

Ontem à noite, em Brasília, no evento promovido pelo MPor e correalizado pelo Grupo Brasil Export, foram anunciados os vencedores das principais categorias da quinta edição do Prêmio Portos + Brasil, que se destacaram pela movimentação, pelos resultados financeiros, pela gestão eficiente e pela igualdade de gênero. O ministro Silvio Costa Filho destacou que há muitas perspectivas de que o Brasil amplie a sua capacidade portuária, impulsionando o mercado mundial. O Portos + Brasil é uma política de estado para estimular os portos a se modernizarem. A escolha das categorias é feita para refletir uma política pública positiva, que se atualiza e se combina com as tendências do tempo atual. O prêmio também contribui para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário do país. O principal reconhecimento é o Ranking Igap, que resulta da soma dos 15 indicadores, um referencial para a gestão dos portos públicos. No topo desse índice estão os portos do Paraná e de Suape. Íntegra para associados: BE News (p. 4) e Informativo dos Portos.

Informativo dos Portos: Porto do Itaqui recebe a Antaq e apresenta estudo inédito sobre descarbonização e hidrogênio verde

O Porto do Itaqui recebeu, nos dias 30 e 31 de julho, a primeira visita técnica da Antaq e da GIZ para um estudo inédito sobre descarbonização e hidrogênio verde. A visita marca o início de uma série de levantamentos voltados a tornar o setor mais sustentável e alinhado com as metas globais de redução de emissões de carbono. Durante a visita, as equipes da Antaq e da GIZ puderam conhecer as ações do porto relacionadas à gestão de resíduos, eficiência energética e adoção de tecnologias limpas. O estudo realizado pela Antaq e GIZ pretende criar um manual de boas práticas com as principais ações e recomendações para o setor portuário. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Orçamento: Transportes diz que vai reorganizar cronograma de investimentos sem paralisar obras

O Ministério dos Transportes afirmou que reorganizará o cronograma de investimentos da pasta de forma que nenhuma obra seja paralisada contingenciamento de recursos decretado pelo governo federal. O valor bloqueado no orçamento do MT foi fixado em R$ 1,5 bilhão, 10% do previsto para este ano. O MPor teve R$ 168,1 milhões bloqueados ou contingenciados, 12% do orçamento da pasta. A ANTT sofreu corte de R$ 20 milhões, 7% da dotação prevista para a agência, e a Antaq teve seu orçamento contido em R$ 1,3 milhão. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco