Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Cresce interesse estrangeiro e setor portuário prepara nova fase de fusões e aquisições
O setor portuário brasileiro caminha para nova onda de fusões e aquisições, à medida que cresce o interesse de investidores estrangeiros pelos ativos. As operações na mesa de negociação somam ao menos R$ 7 bilhões, considerando apenas a participação dos controladores nas empresas de capital aberto à venda. O interesse tem aumentado pela correlação dos portos com o agronegócio e com o setor de óleo e gás, além de grandes operadores globais em busca de consolidação. No momento, ao menos quatro ativos estão à venda, segundo fontes: Wilson Sons, CLI, Porto Sudeste e Santos Brasil. Íntegra para associados.
Portal Veja: Onde ficam os 5 portos arrendados em leilão pelo governo
A Antaq leiloou nesta semana, na B3, em São Paulo, o arrendamento de cinco áreas de terminais portuários: três delas localizadas no Porto de Recife; uma quarta no Porto do Rio Grande (RS); e a quinta no Porto do Rio de Janeiro. Todas as áreas foram arrendadas com prazo de 10 anos. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Ex-secretário de portos defendeu no governo projeto que fez na iniciativa privada, diz TCU
Auditores do TCU afirmam que o ex-secretário de portos, Fabrizio Pierdomenico, atuou em causa própria na defesa da transferência do terminal de passageiros do porto de Santos para uma área chamada de STS-10, que seria licitada como maior terminal de contêineres da América Latina. O relatório afirma que, em março de 2023, Pierdomenico assumiu como secretário após ter desenvolvido, como sócio majoritário da Agência Porto, o projeto de transferência do terminal de passageiros para a região do Saboó, em parte da área a ser destinada ao STS-10. Íntegra para associados.
O Globo On-line (Coluna Capital): Comércio exterior em alta leva Movecta (ex-Localfrio) a receita recorde: R$ 374 milhões
A Movecta faturou R$ 374 milhões no primeiro semestre de 2024. O valor, recorde para a companhia, representa um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento de 79% na movimentação de carga refrigerada nos portos onde atua (Itajaí, Santos e Suape) impulsionou a receita. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Porto de Rio Grande atrai operadores privados
Empresas que movimentam granéis e contêineres têm feito investimentos para aumentar a capacidade de carga e descarga e a eficiência das operações. Uma delas é a Wilson Sons, que opera o Tecon Rio Grande, que tem capacidade de operar 1,4 milhão de TEUs em seus 900 metros de cais e capacidade de armazenagem de 25 mil TEUs. O terminal também pode receber embarcações New Panamax, a maior dimensão disponível na América Latina, com 366 metros de comprimento e largura de 52 metros. Íntegra para associados.
Valor Econômico e Informativo dos Portos: VLI propõe acordo de R$ 29 bi para seguir com a FCA
A renovação antecipada da concessão da FCA, da VLI, foi aprovada pela ANTT para a reabertura das audiências públicas. A empresa busca prorrogar seu contrato, que venceria em agosto de 2026, por mais 30 anos. Em contrapartida, propõe realizar R$ 24 bilhões em investimentos e desembolsar outros R$ 5 bilhões em outorgas e compensações pela devolução de trechos da malha. Íntegra para associados: Valor Econômico e Informativo dos Portos.
Portal Exame: Combustíveis verdes para aviação e navegação terão R$ 6 bilhões do BNDES e Finep
Ontem o BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciaram R$ 6 bilhões para projetos de desenvolvimento e implantação de biorrefinarias voltadas à produção de combustíveis sustentáveis, inclusive o SAF (combustível de aviação sustentável), e combustíveis de navegação. Participaram do lançamento o vice-presidente Geraldo Alckmin, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, Celso Pansera, presidente da Finep, e os ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e Minas e Energia, Alexandre Silveira. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos, A Tribuna de Santos, Santa Portal, Portal BE News e Agência Porto: Ministro de Portos inaugura viaduto e viário interno com acesso a terminais de celulose no Porto de Santos
A Autoridade Portuária de Santos inaugurou um viaduto de transposição da linha férrea e um viário interno do cluster de celulose nesta quinta-feira (22). O ministro Silvio Costa Filho participou da cerimônia de entrega das estruturas, ao lado de outras autoridades do setor. A construção contou com R$ 139 milhões em investimento da Eldorado Brasil Logística. O objetivo da obra é facilitar o fluxo de veículos com destino ao cluster de celulose, dando mais fluidez aos tráfegos rodoviário e ferroviário, segurança no acesso às empresas pelos caminhões e estímulo ao desenvolvimento econômico da região. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna de Santos, Santa Portal, Portal BE News e Agência Porto.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7) e Agência iNFRA: MPor mantém suspense sobre STS10
O ministro Silvio Costa Filho arrasta o suspense sobre o que será feito com o STS10 no Porto de Santos. Durante a inauguração, na manhã de ontem, do viaduto de transposição da via férrea que liga o complexo de celulose da Margem Direita do Porto de Santos à Avenida Governador Mário Covas Júnior, ele disse que nunca descartou a possibilidade de licitar o terminal e que o diálogo com todos os envolvidos é muito importante. “Estamos construindo duas agendas. A primeira é como vai se dar o fluxo de veículos (para o STS10). A mobilidade urbana tem que entrar no projeto como prioridade. E o segundo ponto é o terminal marítimo (de passageiros), porque não tem sentido um estado como São Paulo, uma cidade como Santos, ter um terminal como tem hoje”, ressaltou. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7) e Agência iNFRA.
Imprensa setorial:
Portal BE News e Agência iNFRA: Ministro diz que estudo de concessão do canal de Santos sai em outubro
O ministro Silvio Costa Filho disse que o estudo de concessão do canal do Porto de Santos, que está sendo feito pela SNPTA e pelo BNDES, tem previsão de ser concluído no final de outubro deste ano, com início do processo de concessão ainda no primeiro semestre de 2025. Oficialmente, a profundidade do canal é de 15 metros, com calado de 14,5 metros. No início deste mês, a APS anunciou que o aprofundamento para 16 metros será iniciado no 2º semestre deste ano, com conclusão no ano que vem. O estudo citado pelo ministro modela a concessão de serviços vinculados ao canal, incluindo a dragagem para 17 metros. Assim, a empresa que obtiver a concessão ficaria responsável por esta segunda etapa do aprofundamento do canal e da manutenção, por 30 ou 35 anos. Íntegra para associados: Portal BE News e Agência iNFRA.
Portal BE News: Vports registra crescimento de 23% na movimentação do 1º semestre
A movimentação de cargas na Vports de janeiro a julho deste ano superou em 23% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, de janeiro a julho, foram 4,7 milhões de toneladas de produtos, incluindo granéis sólidos, carga geral e contêineres. O crescimento em carga geral foi de 71%, totalizando 711 mil toneladas movimentadas no período. Já em relação aos granéis sólidos, a movimentação foi de 1,5 milhão de toneladas, com destaque para o carvão, o trigo e o malte, tanto por conta do crescimento, como é o caso do carvão que cresceu 436% nesses sete meses. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: ANTAQ avança mais uma etapa no processo de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR)
A Diretoria Colegiada da ANTAQ avançou mais uma etapa no projeto de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá. Ontem, em reunião de diretoria, foi aprovada a análise feita ao projeto durante o período de consulta e audiência públicas. Documentos seguem agora para análise do MPor e depois para o TCU. Essa é a primeira proposta de concessão de canal de acesso portuário do país. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Soluções sustentáveis no setor portuário são destaque no 31º CooperaPortos
A 31ª edição do CooperaPortos, da ANTAQ, ontem em Paranaguá, discutiu as boas práticas socioambientais no setor portuário. O diretor-geral Eduardo Nery destacou a descarbonização dos portos e o compartilhamento dos resultados do estudo recém-aprovado pela agência sobre iniciativas sustentáveis. Trata-se do “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e Aplicações do Hidrogênio nos Portos”, realizado em parceria com o MPor e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e que avalia como as infraestruturas portuárias brasileiras estão se preparando para receber embarcações movidas a combustíveis verdes e outras alternativas sustentáveis. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024