Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Vports conclui ligação ferroviária e negocia operação de grãos
A Vports (ex-Codesa) concluiu a recuperação da linha ferroviária que liga o Porto de Vitória à malha nacional da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), da VLI. Com a conclusão das obras, de cerca de R$ 20 milhões, já é possível a movimentação ferroviária no complexo portuário e há uma expectativa de que em breve o modal passe a ser usado. Porém, a principal previsão é que a estrutura impulsione novos investimentos em uma operação voltada a grãos e fertilizantes. Além da recuperação na linha, a Vports investiu R$ 50 milhões para a instalação de silos horizontais, para recepção do granel, e com isso mais do que dobrou a capacidade do porto para armazenagem. Íntegra para associados.
Folha e Folha (Painel S.A): Piora da seca deve dificultar navegação no rio Amazonas e pode aumentar preço de produtos
Já na próxima semana o rio Amazonas deve ficar inavegável para navios e a projeção é de agravamento da seca no Norte do país durante o mês de setembro. Uma estrutura logística foi montada para que a Zona Franca de Manaus e a capital do estado não sofram com desabastecimento de insumos e produtos, mas o governo local admite a possibilidade de alta nos preços dos produtos. Hoje o governo dará sinal verde para o início da dragagem de quatro trechos dos rios Amazonas e Solimões. Cerca de R$ 500 milhões de recursos do MPor serão utilizados nos próximos cinco anos para permitir a navegabilidade segura, durante todo o ano, em um percurso fluvial de mais de 1.500 km, desde a fronteira com Peru e Colômbia até a cidade de Itacoatiara (AM). Íntegra para associados: Folha e Folha (Painel S.A).
Valor Econômico e O Globo: Investimento, consumo e indústria puxam alta do PIB no 2º tri
O PIB brasileiro subiu 1,4% no segundo trimestre, ante o primeiro, na série com ajuste sazonal, conforme divulgou ontem o IBGE. A expansão também foi a maior para um trimestre desde os últimos três meses de 2020, quando o PIB subiu 3,7% após o choque inicial da pandemia. Na comparação com o segundo trimestre de 2023, a alta foi de 3,3%. Só com o resultado do segundo trimestre, se o PIB ficasse estagnado até o fim do ano, o crescimento da economia brasileira em 2024 já seria de 2,5%, estimam economistas. Por isso, diversas instituições financeiras levaram suas projeções para o PIB em 2024 a algo mais próximo de 3%. Íntegra para associados: Valor Econômico e O Globo.
Estadão On-line: Brasil fica em 2º lugar em ranking de crescimento do PIB; veja as posições dos países
Com o avanço do PIB de 1,4% no segundo trimestre ante o período anterior, o Brasil teve o segundo maior crescimento dentre uma lista de 58 países, elaborada pela Austin Rating. O Peru, com 2,4%, foi o país que mais cresceu. Ao lado do Brasil, com a mesma taxa de crescimento, figuram Arábia Saudita e Noruega. Imediatamente atrás do Brasil ficaram Irlanda (1,2%), Holanda (1%), Indonésia (0,9%), em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. As duas maiores economias do mundo, EUA e China, tiveram incremento de 0,7% e ficaram no sétimo lugar, empatadas com Chipre, Lituânia e Malásia. Segundo a Austin, o Brasil deve ocupar a oitava posição no ranking de maiores economias do mundo neste ano e no próximo. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Cadeias de suprimentos globais enfrentam desafios, mas não estão quebrando
Ameaças de guerras e conflitos políticos, rotas de transporte mais longas ou aumento nos custos de contêineres podem alimentar preocupações de outra quebra da cadeia de suprimentos no estilo de 2021. Mas economistas e especialistas em transporte dizem que desta vez as cadeias de suprimentos globais estão muito mais resilientes do que eram há uma década. Empresas de transporte, fabricantes e comerciantes conseguiram se adaptar ao cenário de incertezas, optando por desviar navios para rotas mais longas, fazendo pedidos mais cedo do que o normal, armazenando mais estoque do que normalmente fariam e absorvendo a maior parte dos custos adicionais que vêm com essas decisões, disse ele. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Ministros estarão em Santos amanhã
Amanhã os ministros Rui Costa e Silvio Costa Filho deverão cumprir agenda no Porto de Santos. O objetivo, segundo o jornal, seria avaliar de perto a realidade do cais santista, especialmente da área do terminal STS10. Os ministros também deverão se reunir com trabalhadores portuários. O presidente da APS, Anderson Pomini, ressaltou que a reunião tratará de todos os projetos de expansão do Porto, não só o da região do Saboó. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-8): STJ proíbe cobrança de THC2 nos portos
A Primeira Turma do STJ proibiu a cobrança da taxa, conhecida como THC2, cobrada pelos terminais portuários que realizam operações de cais para movimentar e entregar contêineres aos recintos alfandegados. O julgamento foi de duas ações movidas pela Marimex contra a Embraport (atual DP World Brasil). A cobrança já estava proibida pelo TCU em território nacional. O advogado Bruno Burini, que representou a Marimex no caso, acredita como improvável a questão ser levada ao STF, pois já existem precedentes sobre a impossibilidade de discussão do tema por lá. Já a DP World informou, em nota, que “não se trata da decisão final, cabendo ainda recurso ao próprio STJ e ao STF”. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos: Neblina paralisa travessias de balsas no litoral de SP e suspende navegação no maior porto do hemisfério sul
Uma densa neblina cobriu o céu da Baixada Santista na manhã desta quarta-feira (4). As travessias de balsas litorâneas foram paralisadas e a navegação no canal do Porto de Santos foi suspensa. A região tem registrado a presença do fenômeno climático em diversas oportunidades nos últimos meses. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos.
NSC Total: Portêiner: equipamento gigante aumenta 15% da produtividade na operação de navios no Porto Itapoá
O sétimo portêiner do Porto Itapoá entrou em operação com força total em agosto e já gerou um aumento de 15% na produtividade das operações dos navios. Um dos maiores portêineres em operação do Brasil, ele tem 70m de comprimento de lança e capacidade de alcançar um navio de 65m em largura. O Porto Itapoá também será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs por controle remoto. A aquisição de dez máquinas – um investimento de mais de 25 milhões de dólares – vai ampliar a agilidade das operações do terminal. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Projeto do governo autoriza criação de Companhia Docas de Alagoas
O PL 3034/24, do Poder Executivo, cria a Companhia Docas de Alagoas, empresa pública vinculada ao MPor e que vai administrar o Porto de Maceió. Em análise na Câmara dos Deputados, ela será criada a partir da cisão da Codern, que hoje responde pelo Porto de Maceió, além dos portos de Natal e de Areia Branca (RN). Pelo projeto, a cisão parcial da Codern ocorrerá por meio de deliberação da assembleia geral da companhia. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Suape espera homologação de canal de acesso até final de outubro
A administração do Porto de Suape espera que, até o final de outubro, estará com o canal de acesso balizado e homologado para profundidade de -20 metros. As obras de dragagem do canal externo foram concluídas em maio. O porta-contêineres ‘MSC Orion’, primeiro navio com 366 metros de comprimento a escalar Suape, deve voltar ao porto em até dois meses. O serviço da MSC ficará regular a partir do final de setembro. Nas próximas semanas, será iniciada a dragagem do canal interno, que abrange o aprofundamento para 16,2 metros, da bacia de evolução e dos píeres de granéis líquidos 3A e 3B (até 18,5 metros). Estas intervenções devem ser concluídas num prazo de sete meses. Íntegra para associados.
Portal BE News: Gabriela Costa assume diretoria da Associação de Terminais Portuários Privados
A servidora pública federal Gabriela Costa é a nova diretora-executiva da ATP. Ela deixou a Secretaria Executiva do MPor, onde estava desde dezembro de 2023, para compor a equipe executiva na entidade, ao lado do diretor-presidente Murillo Barbosa. Íntegra para associados.
Portal BE News: Antaq pretende finalizar 1º parte do inventário de emissões até o fim do ano
O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, anunciou que a conclusão da primeira parte do inventário setorial de emissões de GEE deve ser finalizada até o fim deste ano. Ele destacou que a medida é fundamental para cumprir as metas do Acordo de Paris, de redução de 50% das emissões até 2030 e o net zero até 2050. O inventário foi anunciado pela Agência em fevereiro deste ano como uma de suas ações dentro da estratégia ESG e inclui um levantamento detalhado de todos os portos do país. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ realiza reunião participativa para discutir Agenda Regulatória 2025-2028
A ANTAQ realizou ontem reunião participativa para discutir o tema Navegação Marítima, no âmbito da Proposta de Agenda Regulatória 2025-2028. O encontro aconteceu na sede da FGV, no Rio de Janeiro. Foram feitas quatro contribuições presenciais. Essa foi a primeira de três reuniões. As próximas vão tratar de instalações portuárias, em São Paulo, no dia 17 de setembro, e navegação interior, em Manaus, no dia 3 de outubro. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Primeira proposta de concessão de canal portuário, em Paranaguá (PR), tem teto para desconto nas tarifas
Aprovada na última reunião de diretoria da ANTAQ em agosto, a proposta de edital e contrato para a concessão do canal do porto de Paranaguá foi encaminhada ao MPor na semana passada para que seja avaliada e encaminhada para análise do TCU, última etapa antes do lançamento do leilão, que poderá ser realizado no início de 2025. A proposta indica um modelo híbrido de leilão, que prevê um teto de desconto tarifário de 23,8% sobre as tarifas pagas pelos navios à autoridade portuária (Tabela I). Com isso, evita-se que propostas agressivas inviabilizem a execução do contrato, que prevê capex de R$ 1 bilhão e despesas operacionais de R$ 9 bilhões ao longo dos 25 anos de contrato (prorrogados até 70 anos). Se mais de uma empresa chegar ao limite, elas passarão a disputar o ativo pela maior outorga ofertada. Se a proposta for aprovada, ela poderá servir de farol para outras concessões semelhantes no Brasil. Íntegra para associados.
Reconecta News: Confac define representantes privados para o Subcomitê de Cooperação
O DOU publicou ontem a Resolução nº 1/2024, com os representantes do setor privado que participarão do Subcomitê de Cooperação do Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (Confac). Eles irão atuar como convidados permanentes. O Confac é órgão integrante da Camex, presidido e secretariado conjuntamente pela Secex/MDIC e pela Secretaria Especial da RFB. Dentre as suas competências, está orientar e apoiar a elaboração de normas para facilitação do comércio exterior e supervisionar a implementação de programas de simplificação e racionalização. Para preencher as 10 vagas previstas no Subcomitê de Cooperação, a seleção se deu com base em critérios de experiência e representatividade institucional. A ABTRA foi uma das dez entidades escolhidas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024