Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

09/09/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Mercado de infraestrutura vê nova onda de grupos financeiros em concessões

O segmento de rodovias é um dos que mais têm atraído investidores financeiros. Na semana passada, no leilão da BR-381, o Opportunity participou da disputa e, embora não tenha conquistado a concessão, fontes afirmam que deverá seguir buscando contratos. A Prisma Capital e o BTG também se preparam para disputar licitações da área. No segmento de logística e portos, a I Squared negocia a compra da Wilson Sons, a XP Asset comprou uma participação da Multiterminais, no Porto do Rio de Janeiro, e outras gestoras têm buscado ativos do segmento, como a Perfin. A presença de fundos nas concessões de infraestrutura não é novidade. A percepção é que principalmente após a Operação Lava Jato abriu-se espaço para a entrada das gestoras, com a derrocada das empreiteiras que dominavam o setor e a crise fiscal que limitou a capacidade de obras públicas, impulsionando as concessões. Íntegra para associados.

O Globo On-line: BNDES libera R$ 3,7 bi à LHG Logística, da J&F, para transporte de minério por rios

O BNDES liberou um financiamento de R$ 3,7 bilhões para a LHG Logística, subsidiária do negócio de mineração do Grupo J&F (de JBS, PicPay e Âmbar). Os recursos virão do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e serão usados para a construção de 400 balsas e 15 empurradores destinados ao transporte hidroviário de minério de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai. As embarcações serão construídas em seis estaleiros nacionais. A expectativa é que elas sejam entregues ao longo dos próximos quatro anos. Íntegra para associados.

Valor On-line: Questão hídrica é crítica e impõe dificuldades à Hidrovias do Brasil, diz CEO

O CEO da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino, disse que a crise hídrica deve fazer com que a empresa enfrente volatilidade neste ano, mas a operação pode se tornar mais estável a depender da melhora climática, associada à implementação de logísticas alternativas e investimentos em infraestrutura que mitiguem os impactos. Íntegra para associados.

Valor Econômico: União ajusta traçado da Ferrogrão para tentar neutralizar ação contra o projeto

O governo protocolou no STF a atualização dos estudos da Ferrogrão, que liga um dos maiores centros de produção de grãos do mundo, em Sinop, aos portos do Arco Norte, em Miritituba. O empreendimento contou com ajuste de traçado, uma nova cartada do Ministério dos Transportes para neutralizar a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Psol para barrar o projeto. A ação contesta a mudança no perímetro do Parque Nacional Jamanxim por meio de MP, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer. Agora, o governo propõe que os trilhos da ferrovia, em 50 quilômetros dentro do parque, operem mais próximos da BR-163, na chamada “faixa de domínio”, sem mexer na demarcação. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Governo quer ampliar capacidade da BR-163

Com atraso no cronograma da Ferrogrão e aumento acelerado da produção agrícola no Mato Grosso, o governo decidiu ampliar a capacidade da BR-163, de Sinop a Miritituba. Mesmo criticada por parte do setor, a solução passa pela duplicação do trecho no Mato Grosso e pela construção de terceiras faixas na passagem pelo Pará ao dar prazo adicional à concessão da Via Brasil. O contrato tem duração de apenas dez anos, em vez dos trinta anos habituais. O contrato mais curto foi escolhido para garantir investimentos na rodovia até a entrada em operação da Ferrogrão, que vai absorver a carga dos caminhões. Íntegra para associados.

Folha e Portos e Navios: Indústria e portos se preparam para seca mais severa no AM, mas reclamam de falta de solução perene

Setores envolvidos no transporte de cargas para Manaus pelos rios que cortam a região dizem que já colocaram em prática medidas para minimizar os efeitos da seca. Por outro lado, lembram que os pontos mais críticos no rio Amazonas para navegação de grandes embarcações no período de estiagem são historicamente conhecidos e reclamam que a Amazônia segue abandonada do ponto de vista da infraestrutura. A principal medida para minimizar os efeitos da seca está sendo preparada pelas duas maiores estações portuárias que atuam em Manaus, o Porto Chibatão e o Super Terminais. Cada um gastou mais de R$ 20 milhões para montar emergencialmente dois píeres flutuantes, que funcionarão como balsas para carregar os contêineres dos navios com calados incompatíveis com a profundidade do rio nesta época. Luis Fernando Resano, diretor executivo da Abac, disse que, a entidade está alertando o governo desde o fim da seca do ano passado, mas as medidas emergenciais, como a dragagem, ainda não foram suficientes. Íntegra para associados: Folha e Portos e Navios.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): SSE: decisão contra a cobrança é contestada

Empresas portuárias contestam a decisão do TCU sobre a irregularidade na cobrança da Taxa de Manuseio de Terminal 2 (THC2). Afirmam que o serviço é regulamentado e que a cobrança é necessária. O STJ também proibiu a cobrança. A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) entende que, apesar da decisão colegiada do TCU, o tema sobre o SSE não foi encerrado. Alega que o próprio acórdão definiu que o TCU pode reavaliar a questão, por meio do aprofundamento dos procedimentos e que pretende continuar tendo audiências com os ministros a fim de demonstrar a legalidade do serviço. Já um estudo do Cade, de 2022, indica que não há motivos para considerar a cobrança da THC2 ilícita, mas entende que ela é antieconômica. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Alesp analisa projeto de lei que autoriza parceria público-privada do túnel Santos-Guarujá

Já tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a fazer uma PPP para a construção, operação e manutenção do túnel imerso Santos-Guarujá. O modelo precisa ser aprovado pelos deputados estaduais, mas ainda não há data prevista para votação. O governador Tarcísio de Freitas protocolou o projeto na última quinta-feira. A ligação seca será feita em conjunto com o Governo Federal e os investimentos estão avaliados aproximadamente R$ 6 bilhões. A previsão é de que o edital seja lançado em março de 2025 e a licitação ocorra em julho do próximo ano. Na proposta enviada à Alesp, o Governo Estadual expõe que o “sistema de interligação” engloba, além da ligação seca, obras de infraestrutura de acesso nos bairros de Outeirinhos e Macuco, em Santos, e no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Íntegra para associados.

Santa Portal: Antaq aprova documentos preparatórios para a licitação do terminal STS08 no Porto de Santos

A Antaq aprovou os documentos preparatórios de licitação do STS08, no Porto de Santos. Como no final de 2023, a APS passou a ter a competência de realizar os procedimentos licitatórios para arrendamento de instalações portuárias, com a aprovação EVTEA e das minutas de edital e do contrato de arrendamento pela Antaq na quinta-feira (22), o porto poderá seguir com o processo de arrendamento da área. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Auditores fiscais no Porto de Santos atrasam importações e ameaçam parar

Na quinta e sexta-feiras (5 e 6) os auditores fiscais da RF realizaram uma operação-padrão nas aduanas, incluindo o Porto de Santos, e dias sem computador na Zona Secundária. Vão repetir o expediente nas próximas terça e quinta-feiras. O motivo alegado é a quebra de acordo por parte do Governo Federal. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Cetesb faz análise de estudos de áreas contaminadas no cais de Santos

A Cetesb está monitorando três áreas contaminadas do Porto de Santos: dois locais da Alemoa (Galpão A e anexo do Galpão C), onde foi constatada contaminação da água subterrânea por líquidos inflamáveis, a área do antigo depósito das linhas férreas, na Avenida Perimetral, no bairro Macuco, que apresentou contaminação por creosoto, fenóis e hidrocarbonetos heterocíclicos, e a área do antigo do posto de abastecimento da Codesp (Outeirinhos). Após a análise dos relatórios apresentados, será emitido o Termo de Reabilitação para Uso Declarado, caso seja confirmado que as concentrações das substâncias de interesse estão abaixo das concentrações máximas aceitáveis. Íntegra para associados.

G1 Santos, Boqnews e A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária suspende exigência de atestado, mas pedirá reavaliação para evitar contaminação do mar no Porto de Santos

A APS acatou a decisão da Antaq de suspender a exigência para que navios apresentem atestado de conformidade para destinação da água de lastro, mas disse que vai recorrer da decisão e que constatou inconsistências e informações equivocadas na reclamação registrada pelos armadores. Destacou que os navios, ao trazerem neste lastro esgoto, materiais tóxicos e até espécies de uma região do planeta, acabam causando sérios problemas ambientais e de saúde pública. Muitas destas espécies animais e vegetais não têm predadores naturais e podem se reproduzir rapidamente e competir com espécies nativas. Íntegra para associados: G1 Santos, Boqnews e A Tribuna de Santos. 

G1 Santos e A Tribuna de Santos: Neblina ‘esconde’ prédios no litoral de SP e paralisa navegação e travessias no maior porto do Brasil

A Baixada Santista amanheceu hoje encoberta por uma densa neblina. O fenômeno persiste na região desde ontem à noite, quando a navegação no Porto de Santos foi paralisada. As travessias litorâneas também foram interrompidas. Em nota, a Capitania dos Portos de São Paulo afirmou que a decisão foi baseada nas condições meteorológicas, pois a visibilidade está inferior a 500 metros. Nos últimos meses, a forte neblina têm sido frequente na região, refletindo diretamente no funcionamento de serviços no Porto de Santos e nas travessias. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos.

Portal Diarinho: Porto cancela contrato de dragagem e vai contratar nova empresa

A Superintendência do Porto de Itajaí decidiu rescindir o contrato com a Van Oord, responsável pelo serviço de dragagem do canal de acesso portuário do rio Itajaí-açu. Um edital para a contratação emergencial de uma nova empresa deve ser lançado hoje. O processo ficará aberto por cinco dias pra recebimento de propostas. A disponibilidade de mobilização imediata será um dos critérios de seleção. O serviço de dragagem está suspenso desde agosto em função da dívida de R$ 35 milhões do contrato. A retomada o serviço estava atrelada ao pagamento do valor. Íntegra para associados.

Diário do Nordeste: Porto do Mucuripe tem importação recorde de trigo em 5 anos e se consolida como maior polo do País

O Porto do Mucuripe (Fortaleza) encerrou o primeiro semestre de 2024 com recorde na importação de trigo, atingindo 577 mil toneladas, aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Desde 2022, aparece como o maior polo trigueiro do País. Dados da Antaq apontam que o trigo importado que chega ao Mucuripe vem principalmente da América do Sul. Argentina, com 41,4% da fatia, e Uruguai, com 20,3%, são, respectivamente, o primeiro e o terceiro países de onde mais se compra a matéria-primeira. Na segunda posição aparece a Rússia, com 29,3% do mercado. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Porto do Pecém registra aumento de 17,9% na movimentação de cargas no 1º semestre

O Porto do Pecém movimentou 10,605 milhões de toneladas de cargas entre janeiro e julho de 2024, um aumento de 17,9% em comparação ao mesmo período de 2023. A movimentação de contêineres também apresentou crescimento de 16,6%, totalizando 280,425 mil TEUs. A temporada de exportação de frutas 2024/2025 teve início com o embarque de 2.500 toneladas de melões, melancias, mangas e uvas para os portos de Roterdã e Londres, por meio do navio MSC Celeste. Outras mil toneladas foram enviadas para os Estados Unidos no navio Monte Verde. Íntegra para associados. 

Agência iNFRA: Mega terminal de minério de R$ 3 bi no porto de Itaguaí só pode ter restrição à concorrência com posicionamento do Cade, decide TCU

Os ministros do TCU aprovaram na quarta-feira (4) os estudos de viabilidade para o arrendamento portuário da área ITG02, para movimentação de minério no Porto de Itaguaí. O megaterminal, programado para movimentar 21 milhões de toneladas de minério ao ano, tem estimativa de mais de R$ 3 bilhões de investimentos num arrendamento de 35 anos. A estimativa do Mpor é realizar o leilão em dezembro. Mas o TCU apontou necessidade de ajustes na proposta em relação aos estudos de demanda, o que também terá que ser acertado para futuros projetos. Íntegra para associados.

Portal BE News: São Sebastião abre chamamento para exploração de pátio de caminhões

A Companhia Docas de São Sebastião anunciou o chamamento público para identificar interessados no credenciamento para a exploração de pátio de triagem de caminhões do porto. O chamamento público terá duração de 90 dias a partir da data de publicação do edital, que ocorreu em 28 de agosto. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Santos Brasil finaliza oferta pública de debêntures e capta R$ 2 bilhões

A Santos Brasil concluiu, em 4 de setembro, a oferta pública de sua 5ª Emissão de Debêntures, no montante de R$ 2 bilhões, distribuída em quatro séries, entre debêntures simples (R$ 500 milhões) e incentivadas (R$ 1,5 bilhão). Os recursos captados serão investidos nos ativos da companhia, em especial na expansão do Tecon Santos, e também serão destinados a reembolso de capital aos acionistas e uso no curso normal de seus negócios. Íntegra para associados. 

Informativo dos Portos: ANTAQ realiza duas audiências públicas, neste mês, sobre terminais de passageiros

A Antaq vai realizar as audiências públicas que tratam dos projetos de arrendamento dos Terminais Marítimos de Passageiros de Maceió (em 16 de setembro) e de Recife (em 20 de setembro). O período para a realização das contribuições escritas se estende até o dia 10 de outubro, na forma do formulário eletrônico disponível no site da agência. Íntegra para associados.

Portal BE News: Senado discute concessão das hidrovias em audiência pública

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado realizará amanhã, às 9 horas, uma audiência pública para discutir a concessão das hidrovias brasileiras. A participação do ministro Silvio Costa Filho aguarda confirmação. Íntegra para associados.

BE News – Agenda Semanal: Live ABTRA e Receita Federal 

Tema: Lançamento das consultas de estoque dos depositários (Tela e API) e dos casos de uso da DUIMP pelos recintos. 11/setembro, 14h30. Transmissão ao vivo pelo Youtube da ABTRA (: https://www.youtube.com/watch?v=2Bh9uZDOFI8). Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco