Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

26/09/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: Ibama autoriza dragagem na Baía de Babitonga (SC), e parceria com porto privado deve financiar obra

O Ibama concedeu na terça-feira (24) a licença de instalação para a obra de dragagem no canal de acesso à Baía de Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. A obra deve custar cerca de R$ 300 milhões e vai permitir que navios maiores atraquem no Porto de São Francisco do Sul, o maior terminal de Santa Catarina, e no Porto Itapoá, terminal privado com foco em movimentação de contêineres. A profundidade do canal externo de 14 metros será ampliada para, no mínimo, 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. A obra sairá do papel através de uma PPP entre o governo de Santa Catarina e o Porto Itapoá, que vai financiar o valor total. A execução da PPP será conduzida pelo Porto de São Francisco do Sul. Íntegra para associados.

Folha: Rota dos Cristais será leiloada nesta quinta (26) e terá disputa entre 4 concorrentes

O governo federal vai leiloar hoje o trecho da BR-040 chamado de Rota dos Cristais, que liga Belo Horizonte a Cristalina. Com investimentos de R$ 6,4 bilhões previstos pela ANTT, a concessão tem quase 600 km de extensão. O leilão deve receber propostas da CCR e do grupo francês Vinci, do BTG e da 4UM, que em agosto arrematou a chamada Rodovia da Morte, em Minas Gerais. Íntegra para associados.

CNN Brasil e Folha: Seca suspende transporte de grãos no rio Madeira e eleva custos na exportação

Segundo a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), a seca que atinge rios da região Norte do Brasil paralisou o transporte de grãos pelo Madeira. O transporte de grãos em barcaças pelo Rio Tapajós registra uma redução dos volumes de cerca de 40% atualmente. Essa hidrovia liga um terminal fluvial de Itaituba (PA), que capta cargas de Mato Grosso e das proximidades, até os portos de exportação do corredor do Amazonas. Os rios da região, que vêm ganhando importância nos embarques do maior exportador de soja do mundo, também tiveram redução do nível das águas em 2023, mas com maior força a partir de setembro de 2024. A situação eleva custos do setor exportador obrigado a desviar cargas para o Sul/Sudeste. Íntegra para associados: CNN Brasil e Folha.

Valor Econômico: TCU aprova primeira renegociação de concessão rodoviária, a Eco101, da Ecorodovias

O TCU aprovou ontem a primeira repactuação de uma concessão rodoviária, da Eco101, da Ecorodovias, responsável pela operação da BR-101 no Espírito Santo. O acórdão do relator Walton Alencar Rodrigues foi aprovado por unanimidade. O ministro afirmou que o acordo vai permitir a realização de investimentos com antecedência de cerca de cinco anos e com tarifa de pedágio inferior à média dos estudos de outros projetos de concessão. O caso da Eco101 é a primeira de uma série de renegociações de concessões de rodovias em discussão entre governo e empresas no âmbito da Secex Consenso do TCU. Íntegra para associados.

O Globo On-line: ‘Tsunami’ de produtos chineses pode barrar R$ 500 bilhões em investimentos da indústria

O Brasil corre o risco de perder R$ 500 bilhões em investimento da indústria de transformação (57% do total previsto) até 2027, caso o governo não tome medidas para conter a avalanche de produtos chineses que estão sendo importados, entre eles, aço, automóveis, brinquedos. A previsão é da Coalizão Brasil, grupo de 14 entidades de 13 setores da indústria da transformação, da construção civil e do comércio exterior. Os representantes desses setores defendem uma taxa de juros competitiva, que permita a retomada dos investimentos (atualmente uma empresa paga em média 23% de juros ao ano), um sistema de impostos mais justo (que tem como pano de fundo a reforma tributária) e condições de competição equânimes, mas sem protecionismo da indústria nacional. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Antaq analisa contratos de transição de arrendamentos portuários

As renovações dos contratos de transição de arrendamentos portuários agora precisam de aprovação da Antaq. A agência informou que a decisão, firmada pela diretoria na semana passada, “vai garantir mais segurança jurídica para as autoridades portuárias, para o mercado e para o setor aquaviário”. Hoje, a agência é responsável somente pela celebração dos contratos de transição, já as renovações são feitas diretamente pelas autoridades portuárias, sem a análise técnica da Antaq. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Atrasos nos embarques de café pelo Porto de Santos atingiram 86% dos navios

Os atrasos nas escalas de navios provocaram o represamento de 1,9 milhão de sacas de café nos portos do Brasil em agosto, segundo o Cecafé. O Porto de Santos registrou 86% de atrasos no mês passado, o maior índice desde janeiro de 2023. Em números, isso significou que 110 das 128 embarcações contratadas para carregar café em Santos sofreram algum atraso. Maior exportador de café do mundo, o cais santista foi o responsável pelo embarque de 67,9% do café vendido pelo Brasil no acumulado dos oito primeiros meses de 2024. A não realização desses embarques no prazo acordado entre exportadores e importadores impediu a entrada de R$ 2,651 bilhões em divisas ao Brasil em agosto, provocando custos extras aos exportadores de R$ 5,36 milhões. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Combate a crimes é tarefa complexa no Porto de Santos

Gerente de segurança patrimonial e corporativo, e que faz parte da Comissão de Supervisores de Segurança do Porto de Santos, Matheus Paixão explica que a complexidade do cais santista exige ações de segurança conjuntas de autoridades e empresas.  Ele participou ontem do 3º Fórum de Integração dos Supervisores de Segurança Portuária, no Terminal de Passageiros Concais. O delegado da Polícia Federal e presidente da Conportos, Marcelo João da Silva, destacou que os complexos portuários estão compartilhando boas práticas e soluções para desafios como controle de acesso, controle de carga e segurança orgânica. O delegado adjunto da Alfândega de Santos, Reinaldo Angelini, ressaltou que o órgão tem por missão a celeridade e segurança aduaneira. Íntegra para associados.

Santa Portal: Sopesp e Sindestiva assinam Convenção Coletiva de Trabalho após 10 anos

O Sopesp e o Sindestiva firmaram na terça-feira (24) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período de 2024/2026. O último acordo assinado com o sindicato laboral ocorreu há dez anos, em 2014. Entre os principais pontos acordados, destacam-se: a passagem de cadastro para registro do trabalhador portuário da categoria de estiva, e a abertura de cadastro para novos trabalhadores ingressarem no sistema. Além desses, outros pontos relevantes foram colocados em estudo, como assiduidade, renda mínima e saída do sistema. Íntegra para associados.

Santa Portal: Evento do Porto de Santos recebe inscrições de trabalhos acadêmicos e técnicos

A APS, a Fundação Cenep e a Prefeitura Municipal de Santos estão recebendo – até à próxima sexta-feira (27) – inscrições de trabalhos acadêmicos e técnicos para o 2° Congresso Nacional Integra Portos (Cnit). O Congresso será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, em Santos, com o tema “Desenvolvimento Tecnológico no Setor Portuário: a pesquisa aplicada como base de inovação”. Íntegra para associados.

Editorial da Gazeta (ES) e Agência iNFRA: Investimentos da Vports: modernização dos portos deve acontecer a olhos vistos

A Vports anunciou mais R$ 26 milhões em investimentos, notadamente para dragagem dos portos de Vitória e Barra do Riacho. Desde 2022, já se falava que a prioridade da concessionária era aumentar a profundidade do Porto de Vitória para receber embarcações maiores. Já a revitalização do ramal ferroviário localizado dentro da área do Porto de Capuaba, em Vila Velha, vai ampliar as rotas logísticas e o volume de cargas escoados pelo terminal. A Vports completou dois anos de operação, com um crescimento de 30% no volume de cargas movimentadas no primeiro semestre do ano, somando quatro milhões de toneladas. Íntegra para associados: Editorial da Gazeta (ES) e Agência iNFRA.  

Imprensa setorial:

Informativo dos Portos, Portogente e Portal BE News: Ministros Haddad e Silvio Costa Filho se reúnem com o CEO da CMA CGM para discutir investimentos no Brasil

Os ministros Silvio Costa Filho e Fernando Haddad, e outros representantes do governo federal se reuniram, ontem, com Rodolphe Saadé, CEO da CMA CGM France. A empresa oficializou, no último final de semana, a aquisição do Terminal da Santos Brasil no Porto de Santos. A agenda contou ainda com a participação da vice-presidente executiva da CMA CGM, Christine Cabau, do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, e do secretário Nacional de Portos, Alex Sandro Ávila. O Terminal da Santos Brasil é o maior movimentador de contêineres do porto, detendo cerca de 40% do market share das movimentações de cargas. A CMA CGM possui operações nos portos do Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá e Suape. Íntegra para associados: Informativo dos Portos, Portogente e Portal BE News.

Guia Marítimo: Norcoast inicia operação em Itacoatiara, em parceria com o Super Terminais

A Norcoast começou a operar no porto de Itacoatiara, no sábado (21), em parceria com o Super Terminais. O destaque da operação é o uso do primeiro navio de cabotagem no píer flutuante com o objetivo de enfrentar os desafios causados pela seca na região e assegurar a continuidade do fluxo logístico. Com uma frota de quatro embarcações, cada uma com capacidade para 3.500 TEUs, a empresa transporta eletroeletrônicos, produtos de duas rodas, plásticos e produtos químicos. A operação é totalmente brasileira, com navios de bandeira nacional e tripulação 100% local. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Portonave movimenta caça F-39 Gripen da FAB

O terminal da Portonave, em Navegantes, realizou a operação de descarga de mais um caça F-39 Gripen da FAB, parte do Programa Gripen Brasileiro. A operação ocorreu no navio Herengracht, que transportou a aeronave FAB 4108 da Suécia até o Brasil. A descarga no terminal levou uma hora e meia. A escolha dessa logística levou em conta a proximidade com o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde o caça foi levado após a operação. Essa foi a sexta operação da Portonave com caças Gripen. Desde 2020, o terminal já movimentou helicópteros, trens e até a maior roda gigante da América Latina. Íntegra para associados.

Portal ANTAQ: Diretores participam do evento Diálogos Hidroviáveis

Os diretores da Antaq participaram, ontem, do evento Diálogos Hidroviáveis, promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias e dos Corredores de Exportações (ADECON). O encontro debateu os projetos de concessão das hidrovias do Rio Madeira e Paraguai e a ARR da Res. ANTAQ 13/2016. Estiveram presentes nos painéis os diretores Wilson Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias; o superintendente de Regulação, José Renato Fialho; e a superintendente de ESG e Inovação, Cristina Castro. Íntegra para associados.

Portal BE News: Bahia Export 2024 destaca desafios da infraestrutura e logística

O Bahia Export 2024, promovido pelo Grupo Brasil Export em Salvador, reúne hoje e amanhã (26 e 27) – na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) – executivos, autoridades e especialistas para debater temas como a regularização fundiária, que ganha destaque como um dos entraves cruciais para o desenvolvimento da infraestrutura baiana. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Brasil só reduz participação rodoviária na matriz de transporte se implantar 12,5 mil km de ferrovias até 2035, mostra estudo

O projeto Pilt (Plataforma de Infraestrutura em Logística e Transportes), da Fundação Dom Cabral, apresentado recentemente num evento com o BID, em Nova York, aponta que o Brasil só vai conseguir ter alguma redução significativa na participação do setor rodoviário na matriz de transportes se conseguir, até 2035, implantar quase 12,5 mil quilômetros de novas ferrovias. O diagnóstico mostra que o país chegou a um ponto muito complexo sobre as decisões de investimentos que precisam ser tomadas. Íntegra para associados.

Portal BE News: MPor começa pesquisa para mapear implementação ESG em empresas do setor

O MPor vai mapear e avaliar a implementação de práticas ESG nas empresas que operam nos setores portuário, aeroportuário e de transportes aquaviários. O objetivo é identificar desafios e incentivar melhorias contínuas, alinhadas com as metas nacionais e globais de sustentabilidade. Os resultados vão ajudar o MPor a direcionar de forma adequada as políticas e programas sobre o tema. O questionário digital está disponível em: Pesquisa sobre Sustentabilidade – MPOR (google.com). Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco