Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Ministro de Portos e Aeroportos quer usar R$ 20 bi disponíveis em fundos para acelerar investimentos
Com o modesto orçamento de R$ 2,4 bilhões em 2024, o Mpor aposta no uso de recursos dos fundos vinculados ao órgão para ampliar os investimentos no setor. O FMM conta com R$ 13 bilhões em caixa e o Fnac dispõe de outros R$ 8,1 bilhões. Do início do governo até setembro deste ano, o ministério, por meio do Conselho Diretor do FMM, autorizou 1.158 projetos a seguirem com os próximos passos da contratação do empréstimo junto aos bancos credenciados. Os investimentos atrelados a esses projetos totalizam R$ 34,56 bilhões — R$ 20,8 bilhões foram aprovados só este ano, o que pode aumentar com a última reunião do conselho de 2024. O dinheiro não é liberado de uma só vez, mas de acordo com as fases de implantação. Do total aprovado desde o ano passado, apenas R$ 1,59 bilhão foi contratado e R$ 1,32 bilhão liberado. Íntegra para associados.
Estadão, O Globo e Folha: Governo aumenta contenção de gastos com saúde e educação e libera dinheiro para obras do PAC
O governo federal liberou o dinheiro de ministérios com mais obras do Novo PAC, conforme decreto assinado ontem. O decreto traz o detalhamento da contenção de gastos no Executivo feita no último dia 20. O volume de recursos congelados caiu de R$ 15 bilhões para R$ 13,3 bilhões. O volume de despesas bloqueadas subiu R$ 2,1 bilhões, passando de R$ 11,2 bilhões para R$ 13,2 bilhões, mas o contingenciamento de R$ 3,8 bilhões anunciado em julho foi revertido, liberando o total de R$ 1,7 bilhão em gastos. O Ministério dos Transportes foi o mais beneficiado, com a liberação de R$ 526 milhões. Íntegra para associados: Estadão, O Globo e Folha.
O Globo (Bloomberg), Valor Econômico (Bloomberg) e CNN Brasil: Maior greve de estivadores em 50 anos paralisa 36 portos dos EUA
Estivadores de todos os principais portos das costas Leste e do Golfo dos Estados Unidos entraram em greve na manhã desta terça-feira, pela primeira vez em quase 50 anos, depois do fracasso das negociações de última hora entre o sindicato e a US Maritime Alliance. O movimento pode repercutir na maior economia do mundo e causar turbulência política a poucas semanas da eleição presidencial. Os 36 portos afetados têm a capacidade combinada de lidar com até metade de todo o volume de comércio dos EUA, e as paralisações interrompem imediatamente as operações de contêineres e embarques de automóveis. Suprimentos de energia e cargas a granel não serão diretamente afetados. Íntegra para associados: O Globo (Bloomberg), Valor Econômico (Bloomberg) e CNN Brasil.
Portal Exame: Novo transporte por ferrovias da Brado pode evitar 177 toneladas de CO2 por viagem
A Brado realizou, pela primeira vez no país, o teste de uma nova rota para o escoamento da produção de algodão. Feita por ferrovias, ela pode evitar a emissão de cerca 177 toneladas de CO2 por viagem, o equivalente a emissão anual de 38 veículos. Seriam necessárias 1.264 árvores para absorver essa quantidade de carbono. A viagem teste transportou 40 vagões, que levaram 40 contêineres carregados com pouco mais de mil toneladas de pluma de algodão. O algodão das fazendas de Mato Grosso foi transportado pela ferrovia até o porto de Itaguaí com destino à exportação. Íntegra para associados.
Valor Econômico: ‘Semana dos franceses’ teve ao menos R$ 22 bilhões em negócios no Brasil
Em uma semana, três grandes grupos de origem francesa se comprometeram com investimentos bilionários no setor de infraestrutura do Brasil. No domingo (22), a CMA CGM anunciou a compra da Santos Brasil, em uma operação de R$ 13,2 bilhões, valor que ainda pode sofrer variações até o fechamento do negócio. A companhia, que tem atuação global por meio de linhas de navegação e terminais portuários, é controlada pela família Saadé, cujo veículo Merit France SAS detém 73% da empresa. Os demais sócios são a companhia turca Yildirim Holding (com 24%) e o banco de investimento público francês Bpifrance (3%). Na quinta (26), o grupo venceu o leilão da concessão rodoviária da “Rota dos Cristais” para operar a BR-040 entre Cristalina (GO) e Belo Horizonte, se comprometendo com investimentos de R$ 6,5 bilhões. No Brasil, a empresa investe em concessões de infraestrutura desde 2017, quando conquistou a operação do aeroporto de Salvador. Já na sexta-feira (27), a Engie foi a grande vencedora do leilão de linhas de transmissão, com a construção de 780 quilômetros de linhas passando por Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, e investimentos da ordem de R$ 3 bilhões. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Governo federal e MS lançam edital de concessão rodoviária da ‘Rota da Celulose’
O governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a União, planeja leiloar, no dia 2 de dezembro, um bloco de rodovias de 870,3 km com previsão de investimentos de R$ 6 bilhões. O edital do projeto foi publicado na segunda-feira (23). O lote inclui estradas federais e estaduais: a MS-040, entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo; a MS-338, de Santa Rita do Pardo até o entroncamento da MS-395; a MS-395 até Bataguassu; a BR-262 de Campo Grande a Três Lagoas; e a BR- 267, de Nova Alvorada do Sul a Bataguassu. O contrato recebeu o nome de “Rota da Celulose” por incluir trajetos importantes para a indústria de celulose no Estado. Íntegra para associados.
InvestNews: Operador do Porto de Santos, grupo árabe DP World prepara investimentos no México
A DP World está conversando com o governo do México sobre permitir o início de operações no país de cargas que entram nos EUA vindas do sul. Há cerca de duas décadas, devido a obstáculos políticos, a DP World tenta sem sucesso estender seu ambicioso plano de crescimento global para os EUA. Por isso, investiu em cinco terminais nas costas leste e oeste do Canadá, que alimentam os EUA a partir do norte. A presença no México, onde entidades controladas por governos estrangeiros são impedidas de possuir instalações portuárias, permitiria que a DP World cercasse o mercado americano na esperança de obter uma fatia maior do comércio marítimo com destino aos EUA. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: ANTT desenvolve plano para rodovias e ferrovias mais sustentáveis em todo o Brasil
O governo federal está implementando políticas públicas propondo mudanças nos contratos de concessão para melhorar os sistemas de transportes no País. Uma delas é o plano de sustentabilidade que está sendo desenvolvido pela ANTT. A primeira audiência pública sobre a proposta ocorreu em junho e a segunda ainda não tem data prevista. Ainda de acordo com a agência, o plano inclui princípios como conservação ambiental, redução de emissões de gases e responsabilidade social, além de diretrizes para descarbonização, gestão de riscos socioambientais e capacitação. Íntegra para associados.
O Povo (CE): Pecém bate recorde com um único navio a movimentar mais de 4 mil contêineres
O Porto do Pecém bateu recorde de movimentação de carga em um único navio no último fim de semana. A operação feita pela APM Terminals movimentou 4.016 contêineres trazidos pelo MSC Mariagrazia entre 11h da sexta-feira (27) e 15h37min do domingo (29). Com partida da China e passagem pelo Canal do Panamá, o navio recebido no último fim de semana trouxe cargas que irão para 14 outros portos – entre linhas nacionais e internacionais, além de rotas rodoviárias – a partir do Pecém. Íntegra para associados.
Gazeta do Povo e Informativo dos Portos: Porto de Paranaguá aumenta exportação de produtos de outros estados
Entre 2019 e 2024, as exportações de produtos de outros estados pelo Porto de Paranaguá saltaram de 6,6 milhões de toneladas para 11,3 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 70% no período. Os dados, que se referem ao período de janeiro a agosto, são da Secex/MDIC. No geral, os produtos mais exportados foram os grãos, que totalizaram 4,4 milhões de toneladas escoadas. Açúcares (2,6 milhões de toneladas), alimentos para animais (1,7 milhão de toneladas) e carnes (791 mil toneladas) foram os outros produtos mais exportados por outras unidades da Federação via Porto de Paranaguá. Íntegra para associados: Gazeta do Povo e Informativo dos Portos.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Novo sistema de importação entra em vigor com promessa de reduzir prazos
A partir de hoje entra em vigor a Duimp, substituindo a DI e a DSI. A expectativa do Governo é que a transição traga uma desburocratização com a redução do tempo médio na operação de importação de nove para cinco dias. O Portal Único Siscomex, lançado em 2018, será a plataforma exclusiva para o gerenciamento das operações de importação até o final de 2025. A mudança faz parte do Novo Processo de Importação que visa otimizar a gestão de riscos, centralizar inspeções e proporcionar maior consistência nos dados de comércio exterior. A Secex dividiu a migração para a Duimp em três fases. A primeira, que se inicia em outubro, abrange o modal marítimo sem anuência de órgãos específicos, além dos regimes especiais Recof e Repetro. Íntegra para associados.
Agência Porto e Portos e Navios: ANTAQ aprova consulta pública para resolução que estabelece os procedimentos administrativos
A Antaq aprovou abertura de audiência e consulta públicas para atualizar a Resolução nº 3.259/2014, que disciplina o Processo Administrativo Sancionador. O objetivo é coletar contribuições, subsídios e sugestões da sociedade para aprimorar os procedimentos administrativos relacionados às atividades de fiscalização da agência. As minutas jurídicas e documentos técnicos relativos à audiência pública estarão disponíveis em breve. O período de contribuições vai de 7/10 até 20/11. A data da sessão virtual será definida oportunamente. Íntegra para associados: Agência Porto e Portos e Navios.
Portal BE News: Porto de Fortaleza vai dobrar capacidade de descarregamento de trigo
O Porto de Fortaleza vai dobrar a capacidade de descarregamento de trigo até o fim do mês. O Tergran, formado por três gigantes do setor (M. Dias Branco, J. Macêdo e Grande Moinho Cearense), deve concluir a montagem de um descarregador de navios importado da Bélgica, que aumentará a produtividade da movimentação. De acordo com as projeções do Tergran, a capacidade nominal de descarregamento – que atualmente é de até 600 toneladas/hora – vai passar para até 1.200 toneladas/hora. Íntegra para associados.
Logweb: Inteligência Artificial e sustentabilidade são principais tendências da logística na próxima década
O crescimento da IA e a sustentabilidade são os fatores decisivos e prioritários para a configuração e evolução da logística na próxima década. Essa é uma das principais conclusões da 7ª edição do Logistics Trend Radar da DHL, um relatório bienal que analisa e identifica os principais fatores sociais, empresariais e tecnológicos que irão impactar a indústria nos próximos anos. O relatório identifica 40 tendências (17 sociais e empresariais e 23 tecnológicas) para traçar uma previsão para sua adoção e analisar o impacto de cada uma delas. Esta edição afirma que, embora tendências como robótica, IoT e transformação digital continuem a influenciar a logística, o campo emergente da IA tem oferecido uma contribuição cada vez mais substancial e a sustentabilidade continua sendo uma das prioridades máximas. O relatório está disponível em: www.dhl.com/logistics-trend-radar. Íntegra para associados.
ApexBrasil: É nesta quinta-feira: garanta sua vaga no webinar “Logística descomplicada para suas exportações”!
Nesta quinta-feira (3), às 10h, a ApexBrasil, em parceria com MDIC, MRE, Sebrae, CNI, CNA e ABTRA, realizará o webinar “Logística descomplicada para suas exportações”, no âmbito da Plataforma Brasil Exportação. O webinar contará com especialistas do setor que abordarão as principais tendências, desafios e soluções logísticas para empresas brasileiras que desejam exportar. Inscrições gratuitas disponíveis em: https://brasilexportacao.com.br/produto/webinar-logistica-descomplicada-para-suas-exportacoes/. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024