Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

02/10/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha (Painel S.A): Transporte de contêineres em ferrovias cresce quase 10% no ano

A produção do transporte ferroviário de contêineres cresceu 9,6% TKU entre janeiro e agosto deste ano na comparação com igual período de 2023, segundo dados da ANTF. Em tonelada útil, o segmento registrou uma expansão de 6% nos oito primeiros meses do ano. Embora o segmento seja menos representativo no total transportado nas ferrovias do país, o ritmo de expansão está acima do desempenho consolidado do setor. Os dados da ANTF mostram que, em termos gerais, o transporte ferroviário movimentou 4,9% a mais em toneladas úteis até agosto, e 3,9% em TKU. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel S.A): Governo lança cartilha para emissão de debêntures em projetos de rodovias e ferrovias

O Ministério dos Transportes lança até a próxima sexta-feira (4) uma cartilha para orientar empresas e operadores sobre regras e documentos necessários para a emissão de debêntures incentivadas e de infraestrutura nos setores rodoviário e ferroviário. A solicitação de enquadramento é necessária para que as companhias ou os investidores tenham acesso aos incentivos fiscais que tornam esse mecanismo de financiamento mais atrativo. Embora a emissão não dependa da autorização, as companhias preferem esperar a resposta para ter segurança de que o benefício será concedido. Íntegra para associados.

Estadão (Coluna do Broadcast): Concessão do Aeroporto de Viracopos vai a leilão e deve ter novo dono

A poucos dias do prazo final para a apresentação da proposta de repactuação da concessão do Aeroporto de Viracopos, a avaliação é de que há pouca margem para permanência da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV). A tendência, segundo membros do grupo responsável por discutir o acordo, é de que o contrato seja levado a leilão. Mesmo com a ABV podendo disputar, a perspectiva de fontes ouvidas pelo Broadcast é de que a atual gestora não deve se empenhar para isso, o que tornaria quase certa a troca de gestão. Íntegra para associados.

Folha On-line (Reuters), Valor On-line, A Tribuna de Santos e Guia Marítimo: Trabalhadores paralisam 36 portos nos EUA na primeira greve em quase 50 anos

Os trabalhadores portuários da costa do Golfo dos Estados Unidos e da costa Leste do país entraram em greve ontem, parando os serviços em ao menos 36 portos. Esta é a primeira grande paralisação em quase 50 anos, interrompendo o fluxo de cerca de metade do transporte marítimo dos EUA depois que as negociações por um novo contrato de trabalho fracassaram devido à questão dos salários. A Casa Branca correu nesta terça-feira para levar os estivadores em greve e os empresários de volta à mesa de negociações, pressionando por um acordo que resolva o impasse que ameaça paralisar a economia a apenas cinco semanas das eleições. Íntegra para associados: Folha On-line (Reuters), Valor On-line, A Tribuna de Santos e Guia Marítimo.

Valor On-line, Estadão e Folha: Moody’s eleva rating e Brasil fica a um passo do grau de investimento

Em um intervalo de exatos cinco meses após ter alterado a perspectiva da nota brasileira para positiva, a agência de classificação de risco Moody’s elevou o rating soberano do Brasil de “Ba2” para “Ba1” e, assim, deixou o país a apenas um nível abaixo do grau de investimento. A perspectiva para a nota de crédito também foi mantida como positiva pela Moody’s, que, dessa forma, deu ênfase ao forte desempenho do crescimento econômico do país. A agência, no entanto, salientou que o nível de endividamento do país ainda é alto e que o cenário fiscal tem incertezas, apesar de reformas promovidas pelo governo. O timing da ação da Moody’s chamou atenção de alguns participantes do mercado, ao ser visto como bastante rápido, já que o intervalo de cinco meses entre a mudança da perspectiva e a alteração da nota é considerado curto. Íntegra para associados: Valor On-line, Estadão e Folha.

Imprensa regional:

Boqnews: APS contrata elaboração de projeto da Perimetral da Margem Esquerda do Porto

A APS acaba de contratar empresa para elaborar o projeto básico para as obras do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, localizado no Guarujá. O contrato foi assinado em 24 de setembro e publicado ontem no DOU. O contrato, no valor de R$ 3,66 milhões, foi assinado com o Consórcio ECR/Consenge – Perimetral (formado pelas empresas ECR Engenharia e Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia). O Consórcio deverá entregar o projeto elaborado no início de 2026. Íntegra para associados.

Santa Portal: APS lança Programa de Desenvolvimento de Líderes

A APS dá início nesta quarta-feira, no salão do Sheraton Hotel, ao seu “Programa de Desenvolvimento de Líderes”. O evento reunirá mais de 200 gestores da Companhia para refletirem sobre suas posturas, condutas e metas da gestão. Neste primeiro dia, junto com todos os diretores da Companhia, haverá apresentação das Iniciativas Estratégicas do Porto de Santos, tanto as em andamento como as programadas, de forma a horizontalizar o conhecimento a todas as unidades, a fim de que todos os líderes possam se apropriar das ações desenvolvidas no âmbito da APS. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Representantes da cadeia global de contêineres discutem avanços e desafios no TOC Américas 2024

Representantes da cadeia global de contêineres discutem avanços e desafios no TOC Américas 2024, que acontece até amanhã na Cidade do Panamá. Este ano, o evento, que ocorre no Centro de Convenções do Panamá, propõe que os modelos de negócios sejam repensados, com reconfiguração de rotas comerciais e redução de emissões de gases de efeito estufa. Temas como inteligência de negócios, digitalização e sustentabilidade são debatidos em diversos painéis e palestras. Em paralelo, ocorre a conferência Tech TOC, que oferece sessões focadas em tecnologia e uma feira onde os participantes têm a oportunidade de conhecer as últimas inovações do setor. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA e Comex do Brasil: Migração definitiva para novo sistema de comércio exterior começa hoje

O governo iniciou ontem a migração das importações da plataforma Siscomex, iniciada em 1993, para o Portal Único, que promete maior eficiência na gestão das importações e exportações nacionais. Na prática alguns registros no sistema antigo vão parar de funcionar e, gradativamente, até o fim de 2025, ele será encerrado para funcionar apenas o sistema novo. Na segunda-feira (30), o Ministério da Fazenda fez uma apresentação sobre o tema. Entre os benefícios apontados está a redução do tempo que as mercadorias ficam paradas para desembaraço aduaneiro. A simplificação de importações proporcionada pela migração das operações ao Portal proporcionará economia de R$ 40 bilhões por ano às empresas. Íntegra para associados: Agência iNFRA e Comex do Brasil.

Portos e Navios: Duimp começa a operar no Porto do Rio de Janeiro em fase piloto

A Duimp começou a ser implementada ontem no Porto do Rio de Janeiro, em um regime experimental restrito, marcando a primeira fase da migração dos processos de importação do Siscomex LI/DI para o Portal Único. O programa, que iniciou sua fase piloto no Porto do Rio de Janeiro, começará de forma gradual com uma quantidade limitada de cargas, focando, inicialmente, nos regimes especiais ReCOF e Repetro, ambos vinculados ao setor de petróleo e gás. De acordo com Angelino Caputo, diretor-executivo da ABTRA, as primeiras impressões sobre o novo sistema são bastante positivas. Destacou que a mudança não é apenas uma troca de formulários – do DI para a Duimp -, mas uma transformação completa no processo de importação. A ABTRA desenvolveu um material gráfico que explica o fluxo que as cargas seguirão ao chegarem nos portos, disponível gratuitamente no site da associação. Íntegra para associados.

Portal BE News: Governo Federal recebe críticas em relação à falta de dragagens

O governo federal recebeu ontem críticas à falta de realização de dragagens em acessos aquáticos pelo Brasil. O assunto foi tema de um encontro que reuniu representantes de operadores marítimos na sede da FPPA, em Brasília. Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e o Secretário Nacional de Hidrovias, Dino Antunes. O diretor-executivo do Centronave, Claudio Loureiro, cobrou do governo transparência quanto aos planos de dragagem pelo país. Para ele, falta previsibilidade com relação à dragagem dos portos públicos. A solução para o empresário é a união entre o governo federal e o setor privado. Com relação às críticas, o secretário Alex Ávila, afirmou que as falas servem para o MPor entender a forma como o mercado enxerga a atividade do governo. Íntegra para associados. 

Informativo dos Portos: ANTAQ participa de sessão, na IMO, para discutir a redução da emissão de carbono e a descarbonização do setor portuário

Representantes da ANTAQ foram a Londres para a 82ª Sessão do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho – MEPC 82, da IMO. O evento discutiu questões ambientais relativas ao setor aquaviário, como propostas para a redução das emissões de GEE dos navios. O encontro teve início na segunda-feira (30/9) e se estende até sexta-feira (4/10). O intuito da participação do evento é contribuir para as discussões internacionais acerca dos temas tratados e promover troca de experiências para a implementação de projetos relacionados à agenda ambiental da ANTAQ. Íntegra para associados.

Agência Porto: CRISE HÍDRICA – Visitas são realizadas nos portos para avaliar impactos e traçar medidas emergenciais

Com o objetivo de construir um panorama das dificuldades enfrentadas por operadores e armadores portuários e as principais necessidades do setor diante da crise hídrica, a diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) está realizando uma série de visitas a empresas da região que fazem transporte de cargas pelo Rio Madeira. As reuniões, que se iniciaram no dia 24 de setembro, relatam problemas como a ineficácia das dragagens realizadas neste ano. Além disso, a queda do nível do rio forçou as embarcações a diminuírem a quantidade de cargas para atravessar os pontos críticos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: CMA CGM passa a deter 51% de participação na Santos Brasil

A CMA CGM fez dois movimentos recentes para aquisição da maioria do capital social da Santos Brasil. Na segunda-feira (30/9), a empresa brasileira informou ao mercado que a Ceva Logistics, subsidiária da companhia francesa, concluiu a aquisição de 3,14% do capital social. Com outras duas subsidiárias, a CMA Terminals Atlantic e a CMA Terminals, o grupo passou a controlar um total de 51% do capital social da companhia. Na semana passada, a CMA CGM havia anunciado a conclusão da negociação para a obtenção de 48% das ações da Santos Brasil. A operação depende de autorização do Cade. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco