Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Exame, Informativo dos Portos e Portal MPor: Mais contêineres em Santos e leilões de R$ 14,5 bilhões: os planos do governo Lula para os portos
O governo federal planeja 58 leilões de portos até 2026, que totalizam R$ 14,5 bilhões em investimentos. Os planos mais ambiciosos incluem os maiores leilões de terminais portuários públicos já feitos, com lotes em Santos e Itaguaí, que vão superar R$ 3 bilhões em investimentos cada um. Agora em 18 de dezembro, serão oferecidos os contratos nos terminais de Itaguaí, Maceió e Santana. Em 2025, o destaque será o STS10, que deverá ampliar em 50% a capacidade do Porto de Santos de receber contêineres. “Atualmente, o porto de Santos está movimentando algo em torno de 4,5 milhões de contêineres por ano. A capacidade atual de Santos, com os terminais em operação, é de 6 milhões de contêineres por ano. Com o terminal novo, vamos ampliar para 9 milhões. A gente espera melhorar não só a capacidade, mas elevar o nível de serviço”, diz o secretário de Portos, Alex Ávila. Íntegra para associados: Portal Exame, Informativo dos Portos e Portal MPor.
Folha On-line: Governo fará concessão inédita para dragagem em canais dos maiores portos do país
O governo trabalha na elaboração de estudos e propostas para que os canais de acesso dos principais portos do país sejam leiloados em 2025 e 2026. Com a concessão, serviços como a dragagem passarão a ser de uma empresa específica, em contratos de longo prazo. O plano, envolve cinco grandes portos. Um dos mais adiantados é o porto de Paranaguá. Em janeiro do ano que vem, a minuta do edital de concessão será enviada ao TCU, com previsão de que o leilão ocorra ainda no primeiro semestre. O contrato de 25 anos prevê que o vencedor seja responsável pela dragagem e derrocamento do canal, além da sinalização náutica, operação de tráfego e gestão ambiental. Os investimentos a serem feitos pela empresa estão estimados em R$ 1,07 bilhão. A concessão do canal de acesso ao porto de Itajaí também está em fase de estudos. A ideia é assinar uma concessão de 35 anos, com investimentos que podem chegar a R$ 2,71 bilhões no período. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Contratos de metas para agências podem dar margem à interferência do governo, dizem especialistas
A possível retomada do mecanismo que permite ao governo federal pactuar metas com as agências reguladoras pode dar margem à interferência do Executivo na atuação das autarquias, de acordo com especialistas e ex-integrantes de órgãos reguladores. Questionado sobre o tema, o MPor se mostrou contrário. Afirmou em nota que a Lei Geral das Agências veio para “modernizar e consolidar diretrizes comuns” a todos os órgãos reguladores. “Fica difícil sustentar a volta do modelo de contrato de gestão, tendo tantas camadas de governança e de controle já estabelecidas e que funcionam muito bem. Há que se perguntar em que um contrato de gestão agregaria de valor hoje à melhoria da eficiência das agências, nos moldes atuais”. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. A-7): Portuários cogitam segunda paralisação contra revisão de lei
Trabalhadores portuários planejam deflagrar nova paralisação de 18 horas, em protesto ao fim da exclusividade proposta pela Ceportos no relatório de revisão do marco regulatório do setor, aprovado na quarta-feira. A decisão foi tomada ontem em plenária sindical. A categoria também se reuniu com o ministro Alexandre Padilha para pedir o apoio do governo federal. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Canal de navegação de Porto do Litoral de SP será interditado brevemente nesta sexta
O canal de navegação do Porto de Santos está interditado hoje pela manhã, das 9h30 às 12h30, entre a altura da travessia de balsas e a ilha das palmas, em Guarujá. Segundo a APS, a interrupção se dá por conta da largada da 74ª Regata Santos-Rio, às 10h30. Íntegra para associados.
G1 Santos: Aplicativo vai usar inteligência artificial para gestão de resíduos no Porto de Santos
Um aplicativo de monitoramento e gestão de resíduos com uso de Inteligência Artificial deve começar a ser utilizado no canal do Porto de Santos. A startup DataOverSeas pretende entregar o protótipo à APS em março de 2025. A startup ganhou o desafio ESG Challenge, promovido pela APS em junho deste ano e, com a vitória, ganhou uma bolsa de pesquisa no valor de R$ 36 mil, por um ano, além de um período de incubação no Parque Tecnológico de Santos. Uma vez desenvolvida, a solução ficará disponível a qualquer terminal portuário do mundo. Íntegra para associados.
ND Mais: Paralisações afetam portos em SC; São Francisco do Sul deixa de movimentar 30 toneladas
Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá sofreram com paralisações entre terça (22) e quarta-feira (23). No caso de São Francisco do Sul, trabalhadores portuários avulsos fizeram uma manifestação contra a proposta de alteração da Lei dos Portos elaborada pela CEPORTOS. A mobilização começou às 7h e se estendeu ao longo do dia. A paralisação deixou cinco navios parados, fazendo com que mais de 30 mil toneladas deixassem de ser movimentadas. Já em Itapoá, um grupo de caminhoneiros fez uma paralisação na noite de quarta-feira (23). Os manifestantes bloquearam a Estrada Municipal José Alves, por volta das 19h, onde permaneceram por aproximadamente cinco horas. O grupo reivindica soluções para filas nos acessos aos terminais portuários e retroportuários. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: “Era fundamental um maior debate”, afirma Costa Filho
O ministro Silvio Costa Filho confirmou a conversa com representantes de sindicatos dos trabalhadores portuários, ocorrida na quarta-feira (23) e vazada logo depois. Explicou as críticas que fez à CEPORTOS na elaboração da proposta de modernização do marco regulatório do setor. “Houve um equívoco (por parte da comissão) em não construir um texto sobre um tema tão relevante para o Brasil, sem ouvir a classe trabalhadora do País. O próprio Governo (Ministério de Portos e Aeroportos) também não foi ouvido. Mas esse é um relatório prévio, que será debatido no Congresso. Esperamos que esse amplo debate seja feito no Congresso Nacional ao lado de deputados e senadores e com toda a sociedade brasileira”. Sobre as críticas de empresários a seus comentários sobre a atuação da CEPORTOS, Costa Filho respondeu que “todos sabem do trabalho que estamos fazendo, dialogando com o setor produtivo brasileiro. Temos trabalhado muito para avançar no diálogo com o setor produtivo brasileiro. Não temos preconceito com quem produz no Brasil. Mas, diante de um tema sensível como esse, era fundamental um maior debate”. Íntegra para associados.
Portal BE News: Para Fenop, anteprojeto é passo importante para melhorias
Ontem a Fenop se manifestou sobre o anteprojeto de revisão da Lei dos Portos, ratificada no dia anterior pela CEPORTOS. Afirmou em nota que o resultado “foi importante e o texto aponta para melhorias em todos os pontos necessários” e que propostas conjuntas apresentadas pela Coalizão Empresarial Portuária defendem a relevância das operações em cais públicos e das operações especializadas. O diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, afirmou que ainda não há elementos suficientes para analisar o anteprojeto. “O que é sabido é que os trabalhadores participaram das audiências públicas”. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, afirmou que ainda não teve acesso à versão oficial do que está sendo discutido na comissão e preferiu não se manifestar no momento. Íntegra para associados.
Portos e Navios, Portal BE News e Agência Porto: Brasil está na rota da descarbonização marítima, apontam agentes
O 11º. Encontro da ATP realizado ontem discutiu a transição energética no transporte marítimo e as oportunidades e ameaças para o setor portuário brasileiro. A transição energética no setor de ganhou destaque global com a decisão da IMO de estabelecer a meta de emissões líquidas zero até 2050. A mudança, impulsionada pela crescente urgência de combater as mudanças climáticas, tem como objetivo substituir os combustíveis fósseis por fontes alternativas de energia, como hidrogênio, eletricidade e biocombustíveis. Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP, enfatizou que o período até 2030 será decisivo para a implementação de combustíveis alternativos, reforçando que penalidades para emissões de GEE começarão a ser aplicadas em 2027. ‘A migração para alternativas energéticas é inevitável. A IMO já definiu os caminhos e cabe a nós, como país membro, nos adequarmos’, declarou Barbosa. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que o Brasil já está desenvolvendo estudos e se preparando para receber embarcações com combustíveis menos poluentes. “A implementação de parques eólicos offshore e o desenvolvimento de novas tecnologias são prioridades”. A secretária-executiva Mariana Pescatori reforçou que os terminais privados, responsáveis pela maior parte da movimentação de carga no país, têm um papel importante nessa transformação. Íntegra para associados: Portos e Navios, Portal BE News e Agência Porto.
Portos e Navios: VLI embarcou 70 mil toneladas de açúcar no Tiplam em setembro
A VLI registrou, em setembro, o maior embarque de açúcar VHP de sua história no Tiplam, carregando 70,1 mil toneladas em um único navio, com destino ao mercado asiático. A operação ocorreu entre os dias 19 e 22. A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) é o principal vetor desse ciclo virtuoso das exportações. Na safra 2023/2024, a empresa movimentou 6,1 milhões de toneladas de açúcar nas ferrovias e 5,1 milhões de toneladas no Tiplam, um crescimento de 24% e 28%, respectivamente, em relação à safra anterior. Íntegra para associados.
Portal BE News: Granel Química comemora 50 anos
A Granel Química celebrou ontem, em São Paulo, seus 50 anos. Parte do Grupo Odjfell, a empresa conta com sete terminais no País e prepara a inauguração do oitavo. O primeiro deles foi construído no Porto de Santos. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: MoveInfra: Lei de concessões será tema de painéis e de palestra do ex-ministro Pedro Malan.
O evento MoveInfra 2024, a ser realizado no próximo dia 7 de novembro, em Brasília, terá como tema principal os 30 anos da Lei de Concessões e contará com painéis que discutirão os impactos dos 30 anos da Lei de Concessões e as perspectivas para o setor. Completará a programação, às 14h, a palestra “Três décadas de transformação: 30 anos do Plano Real e da Lei de Concessões”, a cargo do economista e ex-ministro Pedro Malan. O MoveInfra reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país (CCR, EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo). Íntegra para associados.
Agência Porto: Projetos de concessão de terminais portuários e fortalecimento da aviação internacional são destaques em reunião bilateral entre Brasil e Portugal
O plano estratégico nas áreas portuárias e aeroportuários foi o principal foco da reunião realizada ontem pelo ministro Silvio Costa Filho com o ministro da Infraestrutura e Habitação de Portugal, Miguel Pinto Luz. A reunião faz parte da agenda que a comitiva do MPor vai cumprir no país. Segundo Costa Filho, existe um campo comercial muito favorável para que as empresas de ambas as nações possam potencializar os recursos aplicados, beneficiando as economias. No âmbito da gestão portuária, os dois governantes consideraram prioritário e de comum interesse potenciar o reforço das ligações entre os dois países por meio do modal marítimo. O encontro serviu também para tratar sobre a ampliação de voos comerciais entre os dois países. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024