Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja: Terminal de Grãos do Maranhão será ampliado com investimento de R$ 1,5 bi
O Terminal de Grãos do Maranhão, no Porto de Itaqui, recebeu autorização ambiental para ampliar os berços de atracação de navios. As obras começarão no segundo semestre de 2025, com investimento de 1,5 bilhão de reais. Cerca de 70% do valor deve ser financiado pelo Banco do Nordeste. Íntegra para associados.
Folha On-line e A Tribuna de Santos: Chegada do MSC Seaview marca início da temporada de cruzeiros em Santos
Chegou na sexta (8) ao Porto de Santos o MSC Seaview, primeiro de 14 navios de cruzeiro que passarão pelo Terminal Concais até 20 de abril de 2025. A temporada de cruzeiros inicia com a projeção de atrair até 1 milhão de turistas e impacto de R$ 1,5 bilhão na economia da região, segundo a Clia Brasil. O porto receberá 152 escalas de navios de passageiros. Íntegra para associados: Folha On-line e A Tribuna de Santos.
Estadão On-line: Ferrovia, que tem Vale e BNDES como sócios, propõe investir R$ 24 bi para renovar concessão
A Ferrovia Centro Atlântica quer virar a página de anos seguidos de balanços no vermelho. Discute a renovação de um contrato que vence em dois anos. A assinatura para um novo período de 30 anos, numa perspectiva otimista, deve ser feita em um ano. Para obter a renovação, a empresa propõe, no projeto apresentado à ANTT, fazer investimentos de R$ 24 bilhões na modernização, recapacitação e sinalização da ferrovia e ampliar a frota de locomotivas e vagões. Outros R$ 5 bilhões serão pagos pela outorga, ressarcimento da devolução à União de trechos inoperantes (mais de 2,1 mil km) e realização de 80 obras em 35 cidades onde passam os trilhos da FCA. Íntegra para associados.
Valor On-line: Prefeitura do Rio planeja leilão de linha aquaviária Santos Dumont-Galeão em dezembro
A prefeitura do Rio de Janeiro planeja realizar, em 5 de dezembro, o leilão de um novo serviço de transporte aquaviário entre os aeroportos de Santos Dumont e Galeão. Há ao menos três grupos interessados no projeto, entre operadores de transporte e empresas de construção e de turismo. O projeto prevê um serviço básico entre os terminais de 35 minutos. No Galeão, um micro-ônibus deverá transportar os passageiros entre o terminal aeroportuário e o aquaviário, então o trajeto completo pode chegar a 55 minutos. As viagens deverão ser realizadas diariamente, entre 6h e 23h. A tarifa estimada é de R$ 22,50. Íntegra para associados.
O Estado de São Paulo (p. B-8): Guarulhos tenta resolver superlotação de cargas
Para conseguir remanejar as mercadorias já desembarcadas, mas ainda não distribuídas, a GRU Airport interrompeu na quinta-feira (7) o recebimento de cargas secas internacionais no Aeroporto de Guarulhos. A previsão é de que o serviço seja retomado hoje. Durante esse período, a ordem é receber apenas cargas perecíveis, fármacos, material do operador aéreo (Comat) e animais vivos. A GRU Airport está sob fogo de importadores, que criticam da administração do terminal de cargas. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Transnordestina recebe aporte de R$ 3,6 bi para conclusão das obras
O repasse de R$ 3,6 bilhões para a conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina será feito mediante crédito do FDNE. A Transnordestina Logística (TLSA) tem a concessão do trecho que liga o município Eliseu Martins (PI) ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém. Segundo a concessionária, 62% das obras estão concluídas, incluindo infraestrutura, superestrutura e obras de arte especiais. O projeto possui 1.757 quilômetros de extensão, dos quais 1.209 quilômetros correspondem a linha férrea entre o Piauí e o Ceará, passando por Salgueiro (PE). Outros 548 quilômetros integram o ramal de Pernambuco, que sai de Salgueiro em direção ao Porto de Suape. Íntegra para associados.
Portal Exame (artigo do diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva): Novo marco regulatório dos portos deve gerar receitas de R$ 3 trilhões nos próximos 10 anos
A ABTP vê como excelente o potencial do anteprojeto de novo marco regulatório do setor portuário, entregue à presidência da Câmara dos Deputados, para impulsionar a economia nacional, respondendo às demandas crescentes do mercado e às oportunidades criadas em função da nova conformação geopolítica mundial. A nova legislação prevê um sistema mais integrado e colaborativo para o planejamento e execução das políticas portuárias. Com isso, o MPor poderá focar em ações interministeriais, alinhando-se com outras pastas estratégicas, a exemplo do Comércio Exterior e Transporte. A descentralização prevista permite que autoridades regionais e a Antaq tenham maior flexibilidade e agilidade para atuar, promovendo um ambiente menos burocrático, mais seguro e adaptado às demandas locais. Estudos contratados pela ABTP apontam que, com os investimentos previstos e uma estrutura regulatória mais moderna e eficiente, o setor poderá contribuir nos próximos 10 anos com R$ 3 trilhões para o desenvolvimento do país. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e Agência iNFRA: Ministro faz críticas ao projeto da Ceportos em Santos
O ministro Silvio Costa Filho afirmou que o anteprojeto de lei aprovado pela Ceportos é inconstitucional, pois propõe mudanças no arcabouço legal portuário que competem ao Governo Federal. Também refutou a proposta de descentralização de competências do MPor, com a transferência de algumas atribuições à Antaq, como, por exemplo, a condução dos processos de autorizações para TUPs. Disse ainda esperar que as discussões avancem no Congresso Nacional para que a pasta possa participar dos debates. “O ministério não participou dessa discussão, os trabalhadores também não participaram. E a gente está esperando ser instaurado o debate no Congresso”. Já o setor empresarial defende o modelo proposto como o mais adequado para alavancar investimentos no país. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Agência iNFRA.
A Tribuna de Santos: Porto no litoral de São Paulo deve seguir administrado pelo Estado até 2057; entenda
Em nota, o MPor informou que está trabalhando na renovação antecipada do convênio de delegação do Porto de São Sebastião ao Estado de São Paulo. O prazo será estendido por mais 25 anos, até 1º de julho de 2057. A possível desestatização chegou a ser debatida em 2022. Segundo o Mpor, a prorrogação antecipada ao Estado visa garantir a continuidade e a implementação do planejamento estadual e consolidar o porto como elo fundamental para a cadeia logística do Estado. Disse ainda que a Companhia Docas vem investindo em melhorias significativas no porto, incluindo sistemas de esgoto, reforço estrutural e melhorias de iluminação, o que já resultou em um aumento expressivo na movimentação de cargas. Íntegra para associados.
Santa Portal: APS realiza apresentação online sobre campanha de dragagem
A APS realiza hoje, a partir das 10h, uma apresentação online sobre a campanha de dragagem de manutenção, que será iniciada neste mês e irá até janeiro de 2025. O objetivo é dar transparência ao serviço de dragagem, complementando um esforço de divulgação que incluiu, na semana passada, publicações nas redes sociais da empresa e entrega de boletins impressos nos imóveis das comunidades locais e pescadores artesanais da Área de Influência Direta. A atual campanha de dragagem visa prevenir a influência das chuvas previstas para o verão, que trazem volume significativo de sedimentos e podem provocar assoreamento e reduzir as cotas de projeto estabelecidas. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Túnel Santos-Guarujá: estudo sugere 17 programas socioambientais para compensar danos
As medidas de prevenção, mitigação e/ou compensação de impactos sociais e ambientais propostas para o Túnel Santos-Guarujá foram reunidas em 17 Programas Ambientais. Mas o Rima afirma que essas compensações só deverão ser detalhadas durante a fase de solicitação de Licença de Instalação junto à Cetesb. Os 17 eixos estabelecidos no documento elaborado pela FIPE incluem um programa de adequação ambiental do projeto, gestão ambiental, controle ambiental das obras, controle de processos erosivos e de assoreamento, monitoramento dos níveis de ruído durante a implantação, plano de ação de emergência para a fase de obras e programa de gerenciamento de riscos para a fase de obras. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Medidas diminuem impactos de seca histórica no Amazonas
O elemento fundamental no processo para driblar os efeitos da seca no Amazonas foi a instalação de um píer flutuante provisório em Itacoatiara, a 270 quilômetros da capital amazonense, compartilhado por várias empresas a partir de setembro e totalmente financiado pela iniciativa privada – no caso, o Grupo Chibatão, que opera com contêineres. “Esse é um novo normal da região agora, com a estiagem. Ou seja, são quatro meses, entre setembro e dezembro, com esse tipo de operação. O sistema está se mobilizando para criar uma nova solução, ainda que seja restritiva, mas que não pare de atender, de certa forma, o mercado”, afirmou Marcio Salmi, diretor da Costa Brasil, que faz transporte de cargas por cabotagem. O píer flutuante possui extensão de 277,5 metros e foi projetado para operar em áreas de baixa profundidade. Ele tem guindaste acoplado e se movimenta de modo a passar a carga do navio para uma balsa e vice-versa. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: “As paralisações afetam mais o comércio exterior e a indústria”, afirma Elias Carneiro Jr.
O impasse entre auditores fiscais e o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) se arrasta sem solução à vista. Para pressionar o Governo Federal, a categoria intensificará este mês as paralisações nos portos: 48 horas semanais, às terças e quartas-feiras. O presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro Jr., disse que além da falta de estoque, os importadores e exportadores também passam a ter um aumento significativo do custo de armazenagem. Os exportadores ainda passam pelo risco de quebra de contratos internacionais pelo descumprimento de prazo. Ele estima que na Alfândega do Porto de Santos cerca de 300 a 500 declarações de importação e exportação tenham seu desembaraço atrasado, a cada dia de paralisação. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto, Santa Portal, Diário do Litoral e Portal BE News: No Porto de Santos, ministro Silvio Costa Filho inaugura obras de ampliação dos terminais T-32 e DP World Brasil
As obras do terminal de Suzano, T-32, e a conclusão da segunda fase do terminal da DP World Brasil no Porto de Santos foram entregues pelo ministro Silvio Costa Filho, na sexta-feira (8). As estruturas são responsáveis por comportar as cargas de celulose e papel que chegam ao complexo portuário. “Com o T-32 e com a DPW, nós estamos falando de investimentos de quase R$ 450 milhões. Investimentos que foram feitos nesses dois grandes armazéns que vão ampliar a capacidade, saindo de 4,6 milhões de toneladas para 6,6 milhões de toneladas”, destacou o ministro. As obras na T-32 incluem reconstrução do Gate 14; remanejamento da estação elevatória de esgoto; expansão de áreas internas; e passarela de pedestres. A estrutura ocupa uma área de 33.000 m² e compreende o desembarque, movimentação interna, armazenagem e expedição de celulose. Já na fase 2 do terminal DPW, foi realizada a ampliação do armazém de celulose em mais de 15 mil m², que eleva a capacidade estática de armazenamento em quase 40%, o que vai proporcionar o aumento da capacidade de movimentação de carga anual para 5 milhões de toneladas. Íntegra para associados: Agência Porto, Santa Portal, Diário do Litoral e Portal BE News.
Portos e Navios e Santa Portal: Costa Filho confirma transferência do terminal de cruzeiros de Santos
O ministro Silvio Costa Filho anunciou a transferência do terminal de cruzeiros do Porto de Santos, o Concais, do cais de Outeirinhos para o Parque Valongo, em evento a bordo do navio Seaview, que marcou a abertura da temporada de cruzeiros. O ministro também informou que o processo para a construção do túnel Santos-Guarujá será enviado ao TCU até dezembro, com previsão de licitação para o primeiro semestre de 2025. Íntegra para associados: Portos e Navios e Santa Portal.
Agência iNFRA: Divergências marcam audiência pública sobre licitação do terminal STS08, no Porto de Santos
A APS realizou, na quarta-feira (6), uma audiência pública para esclarecer dúvidas sobre a licitação do terminal STS08, que será destinado à movimentação, armazenagem e distribuição de granéis líquidos, com ênfase em combustíveis no Porto de Santos. A ABTL destacou que a licitação poderia ser adiada até que gargalos críticos de infraestrutura no Porto de Santos sejam resolvidos. A entidade alega que não é contra o processo, mas acredita que o momento e o formato proposto não são os mais adequados. Disse ainda que o projeto não exige nenhuma contrapartida do vencedor em termos de melhorias na infraestrutura do terminal, como ampliação dos berços de atracação. O ex-secretário de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, alertou para o risco de concentração no setor. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Acordo garante retomada de dragagem no canal do Itajaí-Açu
Com aprovação e anuência da Antaq, a dragagem de manutenção no canal do Itajaí-Açu será retomada imediatamente. A Superintendência Portuária de Itajaí, o MPor, a Van Oord e a Portonave chegaram a um entendimento sobre a formalização dos compromissos entre as partes. A Van Oord utilizará os equipamentos atuais e disponíveis nas proximidades do canal de acesso e deverá dispor de um equipamento mais robusto, a chamada draga de sucção tipo Hopper, que permite a retirada de sedimentos e trabalha para manter a profundidade de 14 metros. Íntegra para associados.
Portos e Navios: CLI lança plano de descarbonização e ações afirmativas em operações portuárias
A CLI lançou um plano de descarbonização que abrange suas operações nos portos de Santos e Itaqui, incluindo meta de redução de 59% nas emissões de carbono até 2034 e de 90% até 2050, tomando como base os níveis de 2023. A empresa destinará R$ 25 milhões para essa transição nos próximos 16 anos, com ações como o uso de energia 100% renovável, reciclagem de fluidos, eletrificação de equipamentos e substituição de veículos leves por modelos a etanol. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Governo do Paraguai quer utilizar portos de Santa Catarina
O governo do Paraguai quer utilizar os portos de Santa Catarina para desenvolver o comércio internacional do país. A intenção foi manifestada ao secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, durante reuniões no Ministério de Relações Exteriores do Paraguai e no Porto de Assunção, na quinta-feira (7). Atualmente o país vizinho tem convênios com o Brasil para utilização somente dos Portos de Santos, Paranaguá e Rio Grande. O secretário catarinense esteve no Paraguai, junto com uma comitiva que também teve integrantes da Fiesc, Facisc e Movimento Pró-Ferrovias. O grupo participou da Expo Paraguay-Brasil 2024, organizado pela Câmara de Comércio Paraguay Brasil e que é considerado o maior evento de negócios entre os dois países. Íntegra para associados.
Portal BE News: Entidades portuárias pedem ajustes em novo marco regulatório
Na sexta-feira (8), quinto dia da programação da missão internacional do Grupo Brasil Export pelo Mediterrâneo, entidades empresariais portuárias defenderam alterações no anteprojeto de lei que moderniza o marco regulatório do setor. Reconheceram os avanços previstos no texto, mas admitiram a necessidade de alterar “alguns pontos”. Foi a primeira vez que executivos do setor realizaram um debate público sobre o documento final entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na quarta-feira (6). O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, questionou a nova atribuição dada à Antaq na regulamentação de recintos alfandegados fora da poligonal portuária. “Se for aprovado da forma que está no anteprojeto, cria-se mais uma burocracia, mais uma dificuldade. Os terminais alfandegados de retroárea teriam de responder, além da Receita Federal, para a Antaq. Ou seja, ao invés de reduzir os processos e agilizar os trâmites, a lei vai criar uma nova barreira”. Íntegra para associados.
Portal BE News e Portal BE News: Missão visita Barcelona e estuda modelos logísticos e sustentáveis
No sábado (9) a comitiva da missão internacional 2024 do Brasil Export por cidades banhadas pelo Mar Mediterrâneo fez uma visita ao Porto de Barcelona. Dois terminais operam no complexo portuário: a APM Terminals Barcelona e a Hutchison Ports BEST. Juntos, esses terminais têm uma capacidade máxima que equivale a 5,05 milhões de TEUs por ano. No domingo (10) a comitiva conferiu as operações do grupo CMA CGM, em Marselha. A cidade é sede da companhia que, em outubro, anunciou a compra do controle acionário da Santos Brasil. O porto é responsável pela maior parte do abastecimento de combustíveis e compostos químicos da França, com 45 milhões de toneladas movimentadas no ano passado. De granéis sólidos foram 8,7 milhões de toneladas, com predominância da operação de aço pela Arcelor Mittal na região de Fos. Íntegra para associados: Portal BE News e Portal BE News.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024