Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

18/11/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line (BBC News), Valor On-line e Estadão On-line: O megaporto recém-inaugurado pela China no Peru e seu impacto para o Brasil

Durante sua passagem pelo Peru, o presidente Xi Jinping inaugurou o complexo portuário de Chancay, cerca de 70 km ao norte de Lima. Liderado pela Cosco Shipping Company e com investimentos de US$ 3,4 bilhões, deverá contar com 15 embarcadouros, escritórios, serviços logísticos e um túnel com 2 km de comprimento para o transporte de carga. Chancay foi concebido como parte da Nova Rota da Seda para desembarque de mercadorias chinesas na América do Sul e de transporte dos produtos importados da região, principalmente minérios, como lítio e cobre, e produtos agrícolas, como a soja. A China também tem a ambição de construir uma linha ferroviária ligando Chancay ao Brasil. Íntegra para associados: Folha On-line (BBC News), Valor On-line e Estadão On-line.

Valor Econômico: Expansão da malha ferroviária otimiza ofertas logísticas para escoar safras

A expansão da infraestrutura ferroviária no Centro-Oeste, Norte e Nordeste deve ganhar impulso nos próximos anos, com a construção de novos trechos, requalificação de trechos antigos e instalação de novos terminais de transbordo. Uma das principais obras é a construção da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, contratada no modelo de autorização pelo governo estadual junto a Rumo Logística, com investimento de R$ 15 bilhões. A obra partirá de Rondonópolis até Cuiabá e depois, até 2031, a Lucas do Rio Verde, no norte mato-grossense. Entre Rondonópolis e Estrela d’Oeste (SP), a Rumo opera a Malha Norte, que se conecta com a Malha Paulista, chegando ao Porto de Santos, e com a Malha Central, trecho da Ferrovia Norte Sul (FNS) que chega até Porto Nacional (TO). Íntegra para associados.

Folha On-line: BR-101 vira avenida e trava acessos a portos e cidades de Santa Catarina

Santa Catarina se transformou em um exercício de paciência para motoristas que trafegam pela BR-101. O ponto mais crítico fica entre Itapema e Navegantes, com cerca de 50 quilômetros, onde ao crescimento dos portos de Itajaí e de Navegantes soma-se o avanço de edifícios cada vez mais altos e em maior quantidade na região, que se transformou nos últimos anos num canteiro permanente de obras. Dos cinco portos do estado, só o de São Francisco do Sul é atendido por ferrovia, justamente o que se tornou o maior de Santa Catarina e passará por um aprofundamento do canal para receber navios maiores, com investimento de R$ 300 milhões. Mas o congestionamento de veículos na BR-101 trava o acesso ao porto pela secundária BR-280. Íntegra para associados.

Reuters: Exportação do agronegócio do Brasil tem recorde para outubro e volta a ficar no positivo no ano

As exportações do agronegócio bateram no mês passado recorde para os meses de outubro, somando US$ 14,27 bilhões, com aumento de 6,2% em relação ao mesmo mês de 2023, impulsionadas por volumes históricos de café, carne bovina e farelo de soja. O resultado foi influenciado por aumentos dos volumes (+3,7%) e de preços (+2,5). No acumulado do ano, as exportações do setor caíram 15,6% na receita de seu principal produto de exportação, a soja, afetada pelo preço médio menor. Até outubro, os embarques da oleaginosa renderam US$ 40,96 bilhões, enquanto foram recordes no ano passado. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Santos já fornece eletricidade para abastecer rebocadores

O primeiro posto de fornecimento de energia elétrica no Porto de Santos foi inaugurado na sexta-feira (15), na Curva do Armazém 23, na Margem Direita, ao lado do Terminal Marítimo de Passageiros. A energia elétrica é produzida e distribuída pela Usina de Itatinga. O sistema custou R$ 100 mil e a previsão é de que mais três postos sejam instalados ao longo do canal de navegação até o final de 2025. O cais santista é o primeiro público do País a instalar a eletricidade para rebocadores. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Summit Antaq em Brasília debate transição energética e planejamento dos portos brasileiros

O Summit Antaq, promovido pelo Grupo Tribuna, em parceria com a Antaq, no próximo dia 26, às 13h45, no Hotel Royal Tulip, em Brasília, discutirá transição energética e planejamento dos portos brasileiros. Na ocasião, também será entregue o Prêmio Antaq, oferecido anualmente pela agência reguladora. A abertura oficial será feita pelo ministro Silvio Costa Filho. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Antaq aprova contribuições para regras de navegação

A Antaq aprovou na quinta-feira (14) a análise das contribuições recebidas na audiência pública sobre o aprimoramento da ARR referente à Resolução nº 62/2021. O normativo estabelece as regras sobre os direitos e deveres dos usuários, dos agentes intermediários e das empresas que operam nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem e longo curso, e estabelece infrações administrativas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Cibersegurança: Porto de Santa Catarina ganha prêmio internacional

A Portonave conquistou o Prêmio Marítimo das Américas em Cibersegurança Portuária pelas ações e investimentos em proteção digital. Nessa categoria se inscreveram mais de 20 portos e terminais de sete países das Américas. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. A-9): Contêiner, a revolução no transporte de cargas

Considerados responsáveis por uma revolução na movimentação de cargas, os contêineres trouxeram velocidade para a operação e facilitaram a integração entre diferentes modais de transporte. O diretor-executivo da Abratec, Caio Morel destaca que o transporte é especializado, as máquinas que manuseiam os contêineres são feitas especificamente para esse propósito e têm uma produtividade grande. Marcelo Patrício, gerente executivo de Operações Portuárias do Tecon Santos (da Santos Brasil) fala da segurança e versatilidade do transporte de contêineres garantidas pela padronização da movimentação e da possibilidade de integrar diferentes modais – como navios, caminhões e trens. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Porto de Imbituba tem o melhor outubro da história

O Complexo Portuário de Imbituba movimentou mais de 7,2 milhões de toneladas no acumulado até outubro de 2024, um crescimento de 14,7 % em relação ao mesmo período de 2023. Em outubro registou 729,6 mil toneladas de carga movimentada, um crescimento de 28,6 % em comparação com o mesmo mês de 2023. Entre os principais produtos movimentados, destacam-se o coque de petróleo, os contêineres, o sal, os farelos de soja e de milho, o açúcar (granel) e o trigo. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Suape sedia encontro para debater descarbonização do setor portuário

O Porto de Suape vai sediar, nos dias 18 e 19 de novembro, o 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), com o tema “descarbonização do setor portuário”. O evento terá transmissão online gratuita via www.youtube.com/@descarbonizacaoportos. O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, comenta que o porto já deu a largada para a descarbonização com o programa Suape Carbono Neutro 2038. Íntegra para associados.

Portal BE News: TV BE News transmite painéis da missão internacional do Brasil Export

A partir de hoje a TV BE News vai transmitir os painéis de debates sobre integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura, realizados durante o Fórum Brasil Export, no início deste mês, no cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo. A transmissão via https://www.youtube.com/@tv_benews inclui o primeiro debate público sobre a proposta de novo marco legal do setor, apresentado no evento pelo relator da Ceportos, desembargador Celso Peel. A comitiva realizou visitas técnicas em Gênova, Nápoles e Palermo, na Itália; Barcelona, na Espanha; e Marselha, na França. Também fez escala no Porto de La Goulette, em Túnis, na Tunísia. Íntegra para associados.

Agência Porto: Grupo de Trabalho criado pelo Ministério dos Transportes começa a discutir concessão de ferrovias outorgadas à Rumo Malha Sul

O MT iniciou as discussões visando a otimização da Malha Sul, atualmente sob concessão da Rumo Logística. O debate acontece no âmbito de um GT com a participação do governo federal, dos estados e do setor ferroviário. A ideia é entender melhor as demandas específicas dessa malha, identificar os principais gargalos e propor soluções que garantam seu pleno funcionamento e competitividade. A concessão da Malha Sul é de 1997 e o contrato vence em 2027. A outorga contempla vários segmentos ferroviários que cortam os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As discussões devem se estender pelo período de 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado por mais três meses. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco