Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Leilões de rodovias na reta final do ano devem gerar R$ 40 bi de obras
No dia 28 de novembro, o governo de São Paulo fará a concorrência da Nova Raposo, incluindo um trecho do sistema Raposo Tavares-Castello Branco, na região metropolitana da capital. Estão previstos R$ 7,9 bilhões de investimentos no lote de 92 km. Interessadas no projeto: a CCR, a Acciona, a Ecorodovias, a EPR e a Via Appia. Em dezembro, no dia 6, o governo do Mato Grosso do Sul, em parceria com o federal, planeja a concessão da Rota da Celulose, com R$ 5,8 bilhões de investimentos. Quatro grupos estudam o projeto. O forte candidato é o Way, formado por construtoras que já operam na região. No dia 12, serão licitados pelo governo federal: o lote 3 de Rodovias do Paraná, entre Ponta Grossa e o norte do Estado, e a Rota Verde em Goiás, conectando Rio Verde (GO) à capital e a Itumbiara (GO). Por fim, no dia 19, ocorrerá a licitação do Lote 6 de rodovias do Paraná – visto como o mais desafiador dessa leva de leilões. O contrato demanda R$ 12,7 bilhões de investimentos no trecho de 662 km, que conecta Foz do Iguaçu (PR) a Guarapuava (PR) e ao sul do Estado. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Transnordestina será entregue em 2026, diz governo
As obras da Transnordestina devem ser concluídas em 2026, segundo o MT. A execução da obra está em 63%. Para a conclusão das obras, a ferrovia receberá aporte de R$ 3,6 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A Transnordestina Logística (TLSA) tem a concessão do trecho da ferrovia que liga Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém. São 1.757 quilômetros de extensão; do total, 1.209 quilômetros correspondem a linha férrea entre o Piauí e o Ceará, passando por Salgueiro (PE), e outros 548 quilômetros integram o ramal de Pernambuco, que sai de Salgueiro em direção ao Porto de Suape. Íntegra para associados.
Reuters e Estadão On-line: BNDES fecha acordo de R$ 16,7 bi com Banco Asiático de Investimento para aportes no Brasil
O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) assinou ontem um memorando de entendimento com o BNDES para disponibilizar R$ 16,7 bilhões para investimentos no Brasil, em complemento ao financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo PAC. A assinatura aconteceu no âmbito da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. No caso do Novo PAC, os projetos promoverão a integração econômica entre o Brasil e Ásia nos setores de infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento. O AIIB é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede em Pequim, mas com membros de todo o mundo, incluindo o Brasil. Íntegra para associados: Reuters e Estadão On-line.
Estadão On-line e O Globo On-line: Fazenda eleva projeção de crescimento da economia este ano para 3,3%
De acordo com o Boletim Macrofiscal divulgado ontem pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa para a expansão do PIB este ano passou de 3,2% para 3,3%. Para 2025, a projeção de crescimento foi mantida em 2,5%. A Fazenda argumentou que, apesar do aumento esperado para a taxa básica de juros nos próximos meses, as expectativas para a safra de grãos e para a produção extrativa no próximo ano melhoraram significativamente, compensando o efeito negativo da política monetária mais contracionista sobre a atividade. No relatório Focus, divulgado ontem, os analistas consultados pelo Banco Central projetaram alta de 3,10% para o PIB de 2024. Para 2025, a estimativa no Focus é de alta de 1,94%. Íntegra para associados: Estadão On-line e O Globo On-line.
Editorial do Valor Econômico: Brasil recua em competitividade digital e ainda perde talentos
Elaborado pelo Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral, o mais novo levantamento sobre Competitividade Digital mostrou que o Brasil voltou ao patamar em que estava há cinco anos. Entre 67 países avaliados, ficou em 57º lugar. As últimas posições foram ocupadas por Peru, Mongólia, Gana, Nigéria e Venezuela. Na dianteira estão Cingapura, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos e Suécia. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Governo Federal quer agilizar concessão de ferrovias pelo Brasil
O MT enviou à Infra S.A. uma nova diretriz para acelerar o licenciamento ambiental de projetos estratégicos no modal ferroviário, incluindo a Ferrogrão, a EF118 e o corredor formado pelas ferrovias de integração Centro Oeste e Oeste Leste (Fico-Fiol). A medida busca garantir maior segurança jurídica e acelerar os empreendimentos ferroviários no País. Ao permitir que a licença prévia seja feita pela União, o governo alega que se se comprometerá com a sustentabilidade ambiental dos projetos, “mitigando os riscos, de modo a atrair os investimentos privados”. Íntegra para associados.
Diário do Litoral e Diário do Litoral: Verba para capacitação de portuários deve cair para 1,5% do valor arrecadado em 2024
A Marinha pretende mudar o status da verba arrecadada pelo Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo. Atualmente, esse recurso tem caráter discricionário, podendo ser usado ou não para o fim que motivou sua arrecadação. Ontem, a Marinha afirmou que “vem buscando classificar o Ensino Profissional Marítimo como despesa obrigatória relacionada na Lei de Diretrizes Orçamentárias”. Sem o caráter discricionário atual, essa verba ficaria “livre da concorrência com as demais despesas da Força Naval, bem como das limitações de execução ao longo dos exercícios financeiros”. A projeção da Marinha é que o investimento na capacitação dos portuários represente apenas 1,21% do que será arrecadado em 2024. Íntegra para associados: Diário do Litoral e Diário do Litoral.
Tribuna NF (RJ): Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA)
A Vast Infraestrutura, empresa do Grupo Prumo, concluiu no domingo (17) a primeira operação no Terminal de Líquidos no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O transbordo de diesel marítimo (MGO) foi realizado para a efen, com transferência entre um navio atracado no berço para uma barcaça a contrabordo. O combustível é utilizado em motores principais de propulsão em embarcações de pequeno e médio portes, incluindo embarcações de apoio offshore e rebocadores. As duas empresas assinaram contrato, com duração de cinco anos, para a prestação de serviço de recebimento, estocagem e expedição deste combustível no TLA. Íntegra para associados.
Transporte Moderno: TCP bate recorde de movimentação mensal pela quarta vez em 2024
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) alcançou novo recorde histórico de movimentação para um único mês: foram 137.370 TEUs movimentados ao longo dos 31 dias de outubro. O número supera em 10% o volume registrado no mesmo mês do ano anterior e marca a quarta quebra do recorde de movimentação mensal em 2024. Em outubro, as exportações somaram 45.119 TEUs, com destaque para o segmento de carnes e congelados, que chegou a 22.285 TEUs. As importações atingiram 34.873 TEUs, tracionadas por bens de consumo e eletrônicos (10.141 TEUs). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Agência realiza audiência pública sobre o arrendamento do terminal SSB01, no Porto de São Sebastião
A Antaq realizou ontem a Audiência Pública nº 13/2024, que trata do aprimoramento dos documentos para a licitação do arrendamento do SSB01, no Porto de São Sebastião, destinado a movimentação e armazenagem de granéis sólidos e cargas gerais e conteinerizadas. O prazo do arrendamento é de 35 anos e o investimento estimado é de R$ 660 milhões. A consulta pública se estende até o dia 28 de novembro de 2024. Íntegra para associados.
Portal BE News: Porto flutuante em Itacoatiara deve continuar em operação até 2025
O porto flutuante gerenciado pela Chibatão e pela Super Terminais em Itacoatiara tem sido fundamental para evitar o desabastecimento do Polo Industrial de Manaus e do comércio local. Localizado a 269 quilômetros de Manaus, funciona provisoriamente desde o dia 12 de setembro e não tem data definida para encerramento, pois a sua continuidade depende de autorização da Marinha, que ainda avalia a navegabilidade do Rio Negro. Desde o início das operações, 20 mil contêineres foram movimentados por navios que descarregam em balsas destinadas a Manaus. Até o final da estiagem, prevista para dezembro, esse número deve chegar a 40 mil contêineres. O píer foi projetado para áreas de baixa profundidade, garantindo operações mesmo com os níveis reduzidos dos rios. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Portos brasileiros encaram desafios e lideram projetos de transição energética
No 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), realizado ontem, em Pernambuco, especialistas alertaram que, apesar de avanços concretos em alguns terminais, desafios como altos custos, ausência de padronização internacional e capacitação técnica ainda dificultam a implementação mais abrangente de projetos de transição energética, incluindo desde a eletrificação de equipamentos até a adoção de combustíveis alternativos como hidrogênio verde. A diretora-executiva da ATP, Gabriela Costa destacou iniciativas como o Porto do Açu e o Pecém, que têm se consolidado como hubs de hidrogênio verde, além de projetos inovadores como o uso de embarcações autônomas para levantamento hidrográfico. Com uma projeção de que o transporte marítimo global demandará 46 milhões de toneladas de hidrogênio verde até 2050, os portos brasileiros têm a chance de assumir um papel estratégico no cenário global. Contudo, o avanço dependerá de planejamento, inovação e forte apoio financeiro. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Descarbonização eficiente exigirá mudanças estruturais e novos mecanismos financeiros
Ainda no 1º Encontro Anual da ABDP, ontem, o superintendente de governança e estratégia da Infra S.A, Rodrigo Lemos, disse que instrumentos como debêntures incentivadas e a destinação de receitas de concessões para projetos ambientais podem repartir os custos da sustentabilidade entre empresas, usuários e sociedade, acelerando a implementação de mudanças. Destacou o papel do Brasil como protagonista global na preservação ambiental. A integração entre rodovias, ferrovias e hidrovias, bem como o estímulo ao uso de combustíveis de baixo carbono, foram apontados como estratégias prioritárias para alinhar o país às metas internacionais de descarbonização, reduzindo emissões e promovendo um futuro mais sustentável. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: ‘Ferramenta Potente’: consensualismo como saída para contratos saturados é tema do MoveInfra
O ministro do TCU, Bruno Dantas, e o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, exaltaram a importância do consensualismo para as concessões de infraestrutura, em evento do MoveInfra, na última quinta-feira (7). Dantas criticou as manifestações pela inconstitucionalidade da SecexConsenso (Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos) e afirmou que o sucesso dessa iniciativa “despertou alguma irresignação de quem está de fora assistindo”. Defendeu o consensualismo como “uma ferramenta potente para acabar com os contratos estressados”, que a secretaria avançou com pleitos de reequilíbrios que não avançavam há anos e que, com a criação da Compor, na ANTT, é possível resolver problemas contratuais de forma mais rápida e individual. Citou como exemplo a homologação dos acordos com a Eco101, que teve uma prorrogação de contrato de 10 anos com a obrigação de realização de investimentos em duplicação e criação de faixas e marginais. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ realiza audiência pública sobre critérios para o fornecimento de serviços em instalações portuárias
A Antaq vai realizar no dia 25 de novembro, a partir das 14h, a Audiência Pública 15/2024 para obter contribuições ao aprimoramento da proposta de Instrução Normativa que estabelece os procedimentos gerais e critérios referenciais a serem observados pelas unidades técnicas da agência na qualificação de condutas e práticas no fornecimento de serviços em instalações portuárias. A transmissão será feita pelo canal da autarquia do YouTube. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2024