Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

03/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line: Ecorodovias fecha manutenção das operações portuárias e de carga da Ecoporto em Santos

A Ecoporto Santos assinou um contrato de transição com a APS para a manutenção das operações portuárias e de armazenagem de carga no Porto de Santos pelo prazo de 180 dias. Depois disso, sem que a licitação para o arrendamento da área seja concluída, a APS poderá celebrar novo contrato, mantidas as mesmas condições de exploração e operacionalidade. Íntegra para associados.

Folha: Agronegócio corre risco de gargalo logístico nos próximos anos, diz estudo

Um estudo da Macroinfra, a partir de dados da Antaq, do IBGE e da ANTT, aponta que o agronegócio poderá viver um apagão logístico nos próximos anos à medida que a capacidade dos terminais graneleiros dos portos não atenda à demanda crescente de exportação. Mais de 91% da capacidade portuária brasileira para exportação de granéis agrícolas está em uso, patamar acima do limite de segurança operacional de 85%. A capacidade instalada registrada no fim do ano passado chegava perto dos 234 milhões de toneladas. Em 2028, esse montante já não será suficiente para absorver a demanda de exportação, que chegará a 238,9 milhões. A consultoria mapeou projetos de ampliação e construção de terminais que, juntos, poderiam adicionar 173,5 milhões de toneladas de capacidade de embarque dos granéis sólidos por ano aos portos brasileiros. Íntegra para associados.

Valor Econômico e Folha: Leilão rodoviário da Rota da Celulose não recebe propostas

O leilão da concessão rodoviária da Rota da Celulose (MS) não recebeu propostas. A entrega de envelopes estava marcada para ontem e a concorrência seria na próxima sexta-feira (6). O contrato previa R$ 6 bilhões em investimentos, com obras como a duplicação de 116 km. O projeto do governo do Mato Grosso do Sul em parceria com o federal tem extensão de 870 km de estradas estaduais e federais. O resultado vazio frustra a contabilidade do MT, que pretendia chegar ao fim de 2024 com 11 leilões realizados em apenas dois anos de governo. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha.

CNN Brasil: Hidrovia do Paraguai assume a dianteira em lista de concessões

A projeção da Antaq é de que o processo de concessão da hidrovia do rio Paraguai seja concluído em 2025, antes da concessão do corredor do rio Madeira, que era considerada a mais avançada até agora. O diretor-geral Eduardo Nery disse que o valor da tarifa de concessão será abaixo do esperado pelo mercado para cobrir investimentos, como dragagem e sinalização, e despesas com manutenção da hidrovia. Já o processo de concessão da hidrovia do rio Madeira está em estágio mais avançado, uma vez que já está em consulta pública, mas exige mais estudos para assegurar a sua viabilidade diante do regime hídrico do rio. O estudo propõe uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada. Também estão na lista de prioridades da Antaq as concessões das hidrovias do Tocantins, Barra Norte, Tapajós e Lagoa Mirim, previstas para 2026. Íntegra para associados.

Folha On-line (Painel S.A): Barbalho pediu que Lula interceda por renovação de ferrovia de Carajás

O governador do Pará, Helder Barbalho, pediu ao governo federal ajuda para destravar a renovação da concessão da Estrada de Ferro Carajás, que é operada pela Vale e interliga o Porto de Itaqui às províncias minerais da serra dos Carajás, por quase 1.000 km. Para o governador, é importante integrar a Norte-Sul e o projeto prevê a ligação final dessa ferrovia (que se conecta no Norte à Estrada de Ferro Carajás) a Estrela D’Oeste (SP), chegando ao Porto de Santos. Íntegra para associados. 

O Globo On-line: Governo espera concluir acordo entre Mercosul e UE até o fim do ano, mas vê ‘longo caminho’ até assinatura

O presidente Lula viaja para Montevidéu nesta quinta-feira (5) para reunião com líderes do bloco sul-americano. A assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, no entanto, ainda dependerá de uma série de trâmites e terá um longo caminho após a finalização das negociações, incluindo o processo de tradução em 26 línguas. O resultado favorável faria o Brasil sair fortalecido do encontro, com perspectiva de aumento de comércio e investimentos com o bloco europeu. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. 11): Câmara debate impactos do STS10

Ontem, na Câmara Municipal, a audiência pública da Comissão de Assuntos Portuários, Marítimos, Indústria e Comércio (Capmic), discutiu os impactos do STS10 à cidade de Santos. O vereador Francisco Nogueira avaliou que o terminal poderá agravar os congestionamentos na entrada da cidade se obras de infraestrutura logística não forem executadas para atender ao aumento do volume de caminhões. Nogueira também defendeu o desmembramento do espaço em três áreas para acomodar o Terminal de Passageiros, o Ecoporto Santos e o futuro terminal de contêineres. Sindicalistas que representam os caminhoneiros autônomos e TPAs cobraram melhorias nos acessos ao porto, na entrada de Santos, além da manutenção de empregos das categorias com o novo empreendimento. Íntegra para associados.

Boqnews: Ecoporto e WasteBank inauguram projeto para reciclagem e geração de renda

Amanhã o Ecoporto e a WasteBank inauguram no bairro Rádio Clube, em Santos, um novo ponto de coleta de materiais recicláveis, que visa fomentar o descarte responsável e proporcionar geração de renda para moradores de Santos e São Vicente. Cada participante do projeto não apenas transforma resíduos em valor monetário, mas também faz parte de uma jornada de transformação social. O projeto não recebe resíduos orgânicos, hospitalares, lâmpadas, latas de tinta, pilhas e outros materiais contaminantes. Íntegra para associados.

Painel Notícias (AL): Porto de Maceió sedia workshop internacional para elaboração de Plano de Gestão de Resíduos Portuários

A Administração do Porto de Maceió recebe nesta semana o Encontro do Projeto GloLitter Partnerships, com o objetivo de fortalecer o compromisso global com a preservação do meio-ambiente marinho e a gestão sustentável de resíduos nos portos. O encontro é fruto de uma parceria entre a Antaq, a OMI e a FAO. O evento inclui um workshop para a capacitação dos envolvidos na elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Portuários do Porto de Maceió (PWMP), que estabelece diretrizes e obrigações para o gerenciamento desses resíduos. Íntegra para associados.

G1 (RO): Porto de Porto Velho volta a funcionar depois de dois meses fechado por conta da seca do rio Madeira

Depois de paralisado por dois meses, em razão da seca extrema do rio Madeira, o Porto de Porto Velho voltou a operar na última semana. De acordo com a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), o porto está operando em todos os berços de atracação, com cargas de grãos (soja e milho), cargas refrigeradas e carga geral. As chuvas nas cabeceiras na Bolívia e no Peru, responsáveis por 70% da vazão do rio Madeira, contribuíram para a recuperação gradual do nível das águas. Íntegra para associados.

Portal Diarinho e Portos e Navios: Lula deve definir futuro do porto de Itajaí esta semana

Um encontro hoje entre os ministros Rui Costa e Silvio Costa Filho deverá definir o modelo de gestão mais adequado para a autoridade portuária de Itajaí. A proposta será apresentada ao presidente Lula para validação final. Representantes do setor e políticos catarinenses defendem a renovação da autoridade portuária municipal, cuja delegação vence em 31 de dezembro, por mais 25 anos. Segundo eles, a medida garantiria a operação do porto público, resolveria o problema de dragagem e permitiria o recebimento de navios de cruzeiro na atual temporada. Porém, especula-se que a gestão federal possa ser retomada. A movimentação de cargas no complexo atingiu 11.535.599 toneladas em 2024 e deverá superar até dezembro os números de 2023. A movimentação financeira também apresentou evolução, com receita estimada em R$ 121 milhões para 2025. A próxima temporada de cruzeiros, com início em 18 de dezembro, com 39 escalas previstas, deve contribuir para o incremento da receita. Íntegra para associados: Portal Diarinho e Portos e Navios.

Imprensa setorial:

Portal BE News e TH Mais: Seminário debate modernização dos portos e novo marco regulatório

O seminário “Modernização dos Portos – Lanterna na Popa e na Proa”, realizado ontem na Câmara Municipal de Santos, reuniu lideranças para debater o anteprojeto do novo marco legal para o sistema portuário brasileiro. Organizado pela Marco Zero Conteúdo, com patrocínio da APS, contou com o apoio da ACS e do Sindifisco, contou com painéis temáticos sobre Segurança Jurídica, Eficiência e Produtividade e Investimentos. Íntegra para associados: Portal BE News e TH Mais.

Agência Porto: Obras de dragagem nos rios Amazonas e Solimões avançam para garantir passagem segura

As obras de dragagem nos trechos Manaus-Itacoatiara e Coari-Codajás seguem em andamento para assegurar a navegabilidade dos rios Amazonas e Solimões no Amazonas. O Dnit informou que os investimentos chegam a R$ 400 milhões e o projeto será executado ao longo de cinco anos, com foco em fortalecer a infraestrutura fluvial e garantir o transporte seguro e contínuo de mercadorias. No trecho Manaus-Itacoatiara, a dragagem está sendo executada pelo navio-draga Hopper Lindway, que partiu dos Estados Unidos e realiza os trabalhos em uma extensão de 200 km. Já no trecho Coari-Codajás, a dragagem está sendo realizada por meio da técnica de sucção recalque para remover os sedimentos do fundo do rio e assegurar a continuidade da navegação em pontos estratégicos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Com R$ 2,6 bilhões de investimentos, obras da fase 1 do Porto Central começam quarta-feira (4)

Amanhã o Porto Central iniciará a etapa inicial de construção da infraestrutura portuária para receber um terminal de granéis líquidos de águas profundas, para operações ship-to-ship de petróleo em área abrigada, que prevê aporte de R$ 2,6 bilhões. O cronograma dessa primeira fase prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro do mesmo ano. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Maersk conclui pedido de 20 navios bicombustíveis

A Maersk assinou acordos com três estaleiros para a encomenda de 20 navios porta-contêineres equipados com sistemas de propulsão duplo combustível a gás liquefeito e tamanho de 9.000 TEUs a 17.000 TEUs. Combinadas, as embarcações têm capacidade de 300 mil TEUs. As primeiras serão entregues em 2028 e a última entrega ocorrerá em 2030. A atualização da frota de agosto incluiu ainda a intenção de fretar navios bicombustíveis de metanol e gás liquefeito, totalizando 500.000 TEUs de capacidade. A Maersk finalizou agora esses contratos de fretamento com vários fornecedores de tonelagem. Quando implementados gradualmente, os navios fretados substituirão a capacidade existente. Íntegra para associados. 

BE News (p. 6): Novo chefe da PF em Santos mira combate ao tráfico e prevê nova sede

O delegado Rodrigo Perin Nardi tomou posse ontem como novo chefe da delegacia da Polícia Federal de Santos, com foco no combate ao tráfico internacional de drogas que partem do porto para o exterior. Segundo dados da RFB, mais de 4,8 mil quilos de cocaína foram apreendidos em carregamentos no Porto de Santos em 2024. Também neste ano, o órgão contabiliza cerca de 130 apreensões de mercadorias, que totalizam R$ 317 milhões. Nardi substitui Daniel Coraça Júnior, que estava no cargo desde abril do ano passado. Outro objetivo do novo delegado é dar andamento ao projeto do novo prédio da autoridade policial na cidade, próximo à entrada e saída de navios do canal do porto. Íntegra para associados.

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