Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha e Valor Econômico: Concessões de rodovias no PR e GO recebem 4 propostas cada, com investimento de R$ 13,83 bi

O governo recebeu ontem oito propostas de empresas interessadas em dois leilões de rodovias que acontecerão amanhã. Quatro delas foram entregues pela Pátria, 4UM, CCR e EPR para disputar a concessão das Rodovias Integradas do Paraná, que ligam a região norte do estado com a BR-277, para escoamento para o porto de Paranaguá. As outras quatro concorrem pela concessão da “Rota Verde”, em Goiás, que reúne trechos das BR-060 e 452, incluindo o contorno de Goiânia, até a sua interligação com a BR-153. Nesse segundo lote, os interessados foram BTG, XP, EPR e Aviva. Na semana passada, uma oferta casada, feita com o governo do Mato Grosso do Sul, não conseguiu atrair interessados para a chamada Rota da Celulose. A proposta, que foi modelada pela gestão estadual, será reavaliada e apresentada novamente. Íntegra para associados: Folha e Valor Econômico.

Correio Braziliense, A Tribuna de Santos (p. 11) e Comex do Brasil: Brasil bate recorde de exportação de café em 2024 com a venda de 46,4 milhões de sacas

O Cecafé publicou ontem o relatório estatístico mensal informando que o Brasil alcançou até novembro um marco histórico de 46,4 milhões de sacas de 60kg vendidos no exterior. O crescimento frente ao período de janeiro a novembro de 2023 foi superior a 30%. Em novembro, foram exportadas 4,66 milhões de sacas, um aumento de 5,4% comparado com novembro de 2023. O Porto de Santos embarcou 31,3 milhões de sacas de café entre janeiro e novembro, 67,6% do total exportado no Brasil. O Porto do Rio de Janeiro registrou o segundo maior embarque, com 13 milhões de sacas, 28,2% do total, seguido do Porto de Vitória, que exportou 473,3 mil sacas (1%). Apesar do marco histórico, segundo o Cecafé, os entraves logísticos nos portos demandaram gastos extras para armazenamentos, detentions, pré-stacking e antecipação de gates, o que gerou um “prejuízo portuário” acumulado de R$ 7 milhões em outubro. Íntegra para associados: Correio Braziliense, A Tribuna de Santos (p. 11) e Comex do Brasil.

Valor Econômico (Coluna do correspondente do Valor em Genebra, Assis Moreira): Comércio global tem valor recorde, mas incertezas crescem para 2025

O resultado divulgado hoje pelo Barômetro de Comércio de Mercadorias, da OMC, sugere que o comércio mundial continuará a se expandir em ritmo moderado proximamente, mas a tendência pode ser “obscurecida pela crescente incerteza econômica, incluindo possíveis mudanças na política comercial”. Por sua vez, a Unctad calcula que o comércio mundial deverá alcançar US$ 33 trilhões neste ano, um aumento de US$ 1 trilhão (R$ 6 trilhões) comparado ao ano passado. O crescimento global do comércio em valor é de 3,3% em 2024, principalmente por conta do avanço de 7% no comércio de serviços. Já as exportações e importações de mercadorias avançaram bem mais lentamente, com alta de 2%. Para 2025, a situação será mais complicada, em meio a riscos de guerras comerciais que podem ser mais graves. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Nome da moda, hidrogênio verde está longe ser solução para o Brasil

No Summit Antaq, realizado no último dia 26, em Brasília, especialistas avaliaram que a adoção do hidrogênio verde como meio de energia limpa está longe de ser a única solução para a almejada descarbonização do setor portuário. A superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da Antaq, Cristina Castro, afirmou que o hidrogênio verde pode ser a solução em pequenos pontos no Brasil, mas de maneira geral não é economicamente viável. Outros combustíveis, como etanol ou o próprio biodiesel, além da energia eólica e a solar, já colocam o País numa posição de destaque na utilização de matrizes limpas de energia. A diretora de Políticas do Conselho Global de Energia Eólica (Gwec), Roberta Cox, disse que o setor precisa ter mais voz de transição energética, uma vez que há o outro lado lançando força contrária para não irmos tão rápido quanto necessário. Íntegra para associados.

Boqnews e Agência Porto: Porto de Santos ajusta operações para festas de fim de ano

A APS informa que durante as festas de fim de ano as operações portuárias serão suspensas entre as 19 horas do dia 24 de dezembro de 2024 e as 7 horas do dia 25 de dezembro de 2024, e retomadas normalmente após o Natal. No período de Ano Novo, o atendimento será interrompido das 19 horas do dia 31 de dezembro de 2024 até as 7 horas de 1º de janeiro de 2025. Íntegra para associados: Boqnews e Agência Porto.

Portal Diarinho e Portal BE News: Portuários farão ato contra a federalização do Porto de Itajaí

Hoje o movimento contra a federalização do Porto de Itajaí faz uma manifestação em frente aos portões de acesso ao porto. Entidades catarinenses também estão enviando mais um manifesto ao presidente Lula e ao ministro Silvio Costa Filho defendendo a renovação da delegação do porto para o município. O convênio com a Prefeitura vence no próximo dia 31. O ministro vai se reunir com o presidente, nos próximos dias, para definir o futuro do porto, mas adiantou que convênio com a Prefeitura não será renovado. Duas alternativas estão sendo avaliadas: criar uma autoridade portuária vinculada ao MPor ou transferir a gestão para a Autoridade Portuária de Santos. Íntegra para associados: Portal Diarinho e Portal BE News.

ES Hoje: Protocolo de intenções é assinado para resolver falta de contêiner para café no Porto de Vitória

A Vports e o Centro do Comércio de Café de Vitória assinaram um protocolo de intenções para estudar a viabilidade de alternativas à armazenagem de até 1 milhão de sacas de café, em área alfandegada ou não, cujo embarque seria feito também pelo sistema de break bulk, já implementado em resposta à escassez mundial de contêineres. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Hidrovias do Brasil assina aditivo de arrendamento em Santos

A Hidrovias do Brasil assinou com a SNP o segundo termo aditivo do contrato de arrendamento de suas instalações no Porto de Santos, prevendo a expansão das áreas da balança rodoviária e do túnel do armazém T-8. O aditivo também altera o valor de arrendamento fixo proporcionalmente à nova área. O STS 20 foi arrematado pela Hidrovias do Brasil em leilão promovido em agosto de 2019. Íntegra para associados.

Portal BE News: Pecém vai receber projeto de tancagem vindo do Porto de Fortaleza

O Porto do Pecém vai receber as operações de tancagem feitas, até então, no Porto de Fortaleza. A mudança de local dos terminais era uma demanda antiga, já que o Porto de Fortaleza fica em área residencial e esse tipo de movimentação traz riscos de acidentes graves.  O investimento será de R$ 430 milhões na primeira fase, sendo R$ 343 milhões financiados pelo Banco do Nordeste. As obras começarão em janeiro de 2025 e deverão ser concluídas em agosto de 2027. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Subsidiária da MSC adquire 12% do capital da Wilson Sons

A Wilson Sons informou seus acionistas e o mercado sobre três movimentos relevantes envolvendo as ações da companhia nos últimos dias. Na quinta-feira (5), comunicou que a SAS Shipping Agencies Services (SAS) adquiriu 52.917.348 ações ordinárias de emissão da companhia, dando sequência à proposta de aquisição da totalidade das 248.664.000 ações ordinárias de emissão da companhia atualmente detidas pela OWOIL. Hoje a Wilson Sons informou que os investidores geridos pela Radar Gestora de Recursos passaram a totalizar 4,49% do capital social da companhia. Além disso, as gestoras de recursos TPE e Tarpon alteraram a quantidade de ações ordinárias de emissão da companhia detidas pelo conjunto de veículos de investimento geridos pela Tarpon, equivalentes a 6,92% do capital social da Wilson Sons. Íntegra para associados.

Portos e Navios: AEB vê novas perspectivas para Brasil após acordo Mercosul-UE

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, anunciado na sexta-feira (6), marca um novo capítulo para o comércio exterior brasileiro, segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil. Além de abrir novas possibilidades no mercado europeu, o tratado poderá influenciar políticas internas no Brasil. A necessidade de aumentar a competitividade dos produtos e serviços brasileiros para atender aos padrões do mercado pode acelerar discussões no Congresso Nacional, como a aprovação da Reforma Tributária. Íntegra para associados. 

Portal BE News: PPPs na esfera federal: desafios persistem após 20 anos da lei

Apesar dos avanços nos níveis estadual e municipal, a administração pública federal ainda encontra dificuldades para implementar PPPs, segundo avaliação do secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, durante o seminário “20 Anos da Lei Federal de PPPs”, ontem, em Brasília. Ele também pontua a deficiência em projetos “modelados com o princípio de uma outorga vultosa”, que seriam resquícios de uma antiga construção de política pública em que as concessões e privatizações não foram criadas “para melhorar a eficiência da máquina pública, mas por uma questão de caixa”. O evento prossegue hoje, com dez painéis sobre o panorama internacional das PPPs, novas práticas globais, o papel das fábricas de projetos e a contribuição das PPPs para a construção e adaptação climática. Íntegra para associados.

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