Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo e Folha: Brasil cai no ranking de competitividade global, mostra estudo da Firjan

O Índice de competitividade global, divulgado hoje pela Firjan, mostra que entre 66 países o Brasil caiu da 40ª posição para 46ª em 2023. Recuou em eficiência do estado, infraestrutura e ambiente de negócios. Só melhorou em capital humano, mesmo assim perdeu posições, já que outros países avançaram mais rapidamente. Os indicadores de eficiência do estado são os piores. Esse pilar é composto por variáveis de “controle da corrupção”, na qual o Brasil está entre os 17 piores, “eficácia do governo”, na qual está entre os oito piores, e “Estado de Direito”, que aponta que a segurança jurídica e institucional brasileira é 31% menor do que a média de Dinamarca, Singapura, Suíça, Finlândia e Noruega. Em ambiente de negócios o Brasil está na 51ª posição – recuou de 51,8 em 2013 para 44,3 em 2023, devido à “baixa estabilidade política e qualidade regulatória”. No ranking de infraestrutura, o Brasil ficou na 47ª posição – recuou de 42,5 em 2013 para 40,8 em 2023. A taxa de investimento de 18% ao ano no Brasil é bem inferior à da China (43%) e da Índia (33%). Íntegra para associados: O Globo e Folha.

Folha: Ponte milionária em MS deve encurtar caminho entre oceanos Pacífico e Atlântico

A construção de uma ponte de 1.294 metros de extensão e orçamento de US$ 78,9 milhões em Mato Grosso do Sul simboliza as obras milionárias da Rota Bioceânica, cuja conclusão é prevista para 2026. A preocupação depois da conclusão física dos projetos é com a urgência na contratação ou realocação de pessoal para atender os centros aduaneiros e reforçar a segurança na fronteira. Essa rota deverá conectar o oceano Atlântico, no Porto de Santos, ao oceano Pacífico, por meio dos portos chilenos de Antofagasta e Iquique. O caminho passa por estradas do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile e depende da ponte para a integração completa, sobre as águas do rio Paraguai, entre Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul e Carmelo Peralta, no Paraguai. Hoje, nesse trecho do Pantanal, o translado é feito por balsa. Com a nova rota, a meta é reduzir o trajeto em 7.000 quilômetros ou até 20 dias no transporte entre Brasil e Ásia. Íntegra para associados.

Forbes Brasil (Reuters): Importações de soja pela China caem 9% em novembro, mas caminham para recorde anual

A China importou 7,15 milhões de toneladas de soja em novembro, menos do que o esperado devido a uma queda nas chegadas do Brasil, mas continua a caminhar para um recorde de importações no ano. As chegadas de novembro caíram 9% em relação às 7,92 milhões de toneladas do mesmo mês do ano anterior, de acordo com cálculos da Reuters sobre dados alfandegários divulgados ontem. Nos últimos meses, a China tem recebido mais remessas do que o normal de suprimentos dos EUA devido a preocupações com o potencial de novas tensões entre os EUA e a China que afetam o comércio agrícola. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Diário do Litoral e A Tribuna de Santos: Edital de Túnel Submerso no Litoral de SP será aberto no aniversário do Porto

O edital de escolha da empresa que vai iniciar a construção do túnel Santos-Guarujá será lançado em 2 de fevereiro de 2025, Dia do Aniversário de Porto de Santos. A previsão de início das obras deverá ser anunciada no mesmo dia. O governo paulista já bateu o martelo sobre o traçado, contendo uma “superquadra” no bairro Macuco para minimizar o impacto das obras à população. O EIA/RIMA prevê 776 desapropriações de imóveis. Segundo a Fipe, contratada pela Companhia Paulista de Parcerias (CPP), a estimativa é que 59 edificações sejam afetadas em Santos. Em Guarujá, a previsão é para 717 edificações, além de 645 ocupações subnormais no distrito de Vicente de Carvalho. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, a Vicente de Carvalho, em Guarujá. Íntegra para associados: Diário do Litoral e A Tribuna de Santos.

A Tribuna de Santos: Antaq decide sobre revisão de normas para áreas portuárias

A diretoria-colegiada da Antaq deverá analisar amanhã o texto da revisão da REN 7, que regula a exploração de áreas e instalações sob gestão da administração portuária nos portos organizados. O diretor Wilson Lima Filho, relator do processo, disse que a revisão pretende corrigir distorções como o prazo do contrato de transição, que passará a ser de dois anos. No caso dos contratos de concessão e arrendamento, esclareceu que a REN7 visa apenas aperfeiçoar conceitos como o da liberdade de preços nas operações portuárias. O texto está pronto, mas poderá ter pedido de vista, já que outro diretor poderá querer se aprofundar sobre a matéria e apresentar contribuições. Íntegra para associados.

Diário do Litoral (artigo do diretor-presidente da Marimex, Antônio Carlos Fonseca Cristiano): Um santista por Santos

Enquanto São Paulo é o coração financeiro do Brasil, Santos é o fluxo vital que conecta esse coração ao comércio global. Essa relação, entretanto, precisa ser equilibrada: não adianta o motor econômico roncar forte se a logística e a infraestrutura para escoar as riquezas encontrarem barreiras na entrada ou saída do Porto, e ainda causando prejuízos à vida de muitos brasileiros. Precisamos valorizar o que temos, defender nossas necessidades e destacar nossa contribuição para o país. O que nos resta agora é agir. O reconhecimento da importância de Santos para o Brasil começa conosco, santistas. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Jornal Portuário: Estudo propõe consolidação de hub ports no Brasil

Um estudo da A&M Infra, Navarro Prado ADV e APM Terminals avalia como o Brasil pode consolidar portos estratégicos como hubs, melhorando a eficiência logística e reduzindo custos no transporte marítimo. Essa lógica pode gerar economia significativa no comércio exterior brasileiro, com estimativas de redução de custos de transporte marítimo em até 13%, representando cerca de R$ 600 milhões anuais até 2030, somente na rota entre a Costa Leste da América do Sul e a Ásia. Além da redução de custos, o modelo pode melhorar a conectividade dos portos menores, aumentar a arrecadação portuária e reduzir emissões de GEE ao otimizar operações com navios modernos e eficientes. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Roberto Teller

A Movecta anunciou Robert Teller como seu novo diretor de operações. Ele chega com a missão de elevar a excelência operacional da companhia, aplicando metodologias como Lean e Six Sigma, revisando indicadores de desempenho e redesenhando processos para conduzir a empresa à era da logística 4.0. Íntegra para associados.

Portal BE News e ND Mais: Trabalhadores protestam para manter municipalização

A Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí realizou uma manifestação nos portões de acesso ao Porto de Itajaí, ontem de manhã, contra a proposta de federalização da gestão portuária. A manifestação reuniu também empresários e representantes da comunidade portuária. Nas redes sociais, o governador catarinense Jorginho Mello publicou um vídeo acompanhado pelo prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho, onde diz que a federalização seria um desrespeito com Santa Catarina. Existe um indicativo do ministro Silvio Costa Filho de que o porto de Itajaí pode passar para a gestão da Autoridade Portuária de Santos. Íntegra para associados: Portal BE News e ND Mais.

Agência Porto: Porto de Imbituba firma parceria com o Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial

O Porto de Imbituba tornou-se, oficialmente, parceiro institucional do Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, em cerimônia realizada pela CGU e pelo MPor, na quarta-feira (4), em Brasília. O pacto visa disseminar o conceito de integridade empresarial, promover a troca de boas práticas e orientar as empresas na implementação de mecanismos que favoreçam a transparência e a ética nos negócios. Íntegra para associados.

BE News (p. 5) e Portal Antaq: Revisão regulatória no transporte aquaviário em pauta na Antaq

Ontem a Antaq realizou uma audiência pública sobre a proposta de revisão da RN nº 13/2016, que permite a entidades privadas operar pequenas instalações portuárias ou aquelas destinadas ao suporte das empresas de navegação interior em áreas sem terminais regularizados. O objetivo é viabilizar o funcionamento dessas instalações sem a necessidade de uma concessão formal. O período para envio de contribuições vai até 26/dez. Íntegra para associados: BE News (p. 5) e Portal Antaq.

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