Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

17/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico, A Tribuna de Santos (impresso, p. 13), BE News (p. 8) e Informativo dos Portos: Leilões desta semana devem gerar R$ 16,3 bi

O governo federal deverá realizar, nesta semana, os leilões de três terminais portuários – em Maceió, no Rio de Janeiro e em Santana. Deverão ser contratados R$ 3,6 bilhões em investimentos. Na quarta-feira (18), o principal ativo a ser leiloado é o terminal de minério de ferro no Porto de Itaguaí, o ITG 02, entre os terminais da Vale e da CSN. Terá de ser construído do zero e deverá demandar investimentos em torno de R$ 3,53 bilhões. Em Santana, o MCP 03 será destinado a granéis sólidos, principalmente soja e milho. O MAC 16, em operação pela Mineração Vale Verde, em Maceió, é destinado ao fluxo de granéis sólidos minerais, em especial concentrado de cobre. Íntegra para associados: Valor Econômico, A Tribuna de Santos (impresso, p. 13), BE News (p. 8) e Informativo dos Portos.

Folha e Valor Econômico: Leilão de lote de rodovias no Paraná recebe apenas uma proposta de concessão, da EPR

O MT recebeu, ontem, apenas uma proposta de concessionária interessada no último leilão rodoviário de 2024, um pacote de trechos no Paraná, marcado para quinta-feira (19). O envelope foi entregue na B3 pela empresa EPR. O lote 6 das “Rodovias Integradas do Paraná” soma 662,1 km de extensão e inclui trechos da BR-163, que concentra o escoamento da produção agropecuária entre o Paraná e a região Centro-Oeste do país, além da BR-277. O traçado faz a ligação da ponte da Amizade até o porto de Paranaguá. A concessão prevê investimento de R$ 12,67 bilhões em obras estruturantes, ao longo dos 30 anos de contrato, além de R$ 7,44 bilhões em ações de manutenção. Íntegra para associados: Folha e Valor Econômico.

CNN Brasil, O Globo e Agência iNFRA: Lula indica “pacotão” de novos presidentes para agências reguladoras

O presidente Lula enviou ontem ao Senado 18 indicações de diretores para as agências reguladoras. Os nomes saíram em edição extra do DOU. Todos precisarão ser sabatinados pelas comissões setoriais do Senado e aprovados em plenário. Indicado pelo PSD do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o advogado Guilherme Sampaio assumirá o comando da ANTT. Sampaio foi chefe de gabinete da presidência da CNT e ocupa atualmente uma das cinco vagas na diretoria colegiada da agência. Não houve nome indicado para a diretoria-geral da ANTAQ, cujo mandato atual, de Eduardo Nery, encerra-se em fevereiro de 2025. Íntegra para associados: CNN Brasil, O Globo e Agência iNFRA.

Editorial do Valor Econômico: Comércio global se recupera, mas 2025 é cheio de incertezas

Depois de ter encolhido 1,2% em 2023, o comércio global se recuperou neste ano e deve crescer 2,7%, nas previsões da OMC. Os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, com consequências negativas nos preços das commodities e no transporte mundial, em especial no Canal de Suez, continuaram afetando os negócios. No entanto, o mercado se adaptou às novas circunstâncias. Em valor, o aumento é de US$ 1 trilhão, ou 3,3%, para US$ 33 trilhões, de acordo com a Unctad. Questões ideológicas podem influenciar negativamente a relação de Brasil e EUA. Mas, mesmo antes de Trump assumir, já existiam pontos sensíveis, como a tarifa de 20% ao etanol americano, o uso de equipamentos da Huawei na rede de 5G no Brasil, e a proteção de indicação geográfica pedida pela União Europeia e concedida pelo Brasil. A situação da economia chinesa influirá com peso no comércio global em 2025. O protecionismo deve se ampliar. A OMC registrou a introdução de 169 medidas restritivas por seus membros nos 12 meses terminados em outubro. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Nova norma muda transporte de cargas perigosas no Brasil e adota diretrizes da ONU

O relator da revisão da Resolução 5.998/2022 da ANTT, Guilherme Sampaio, elogiou a atualização do Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, em vigor desde o final do mês passado. Disse que ela atende as diretrizes do Orange Book, que é o livro da OMC que traz recomendações para o transporte de mercadorias perigosas. Ele destaca a permissão de utilização do mesmo equipamento para o transporte alternado de determinados produtos perigosos e de commodities agrícolas in natura, desde que adotadas as recomendações das autoridades sanitárias competentes; a proibição explícita de manter em funcionamento, durante o transporte, um sistema de aquecimento por chama instalado em veículos para evitar explosões; e a permissão de transporte conjunto de produtos de consumo animal, classificado como perigoso, juntamente com o produto de consumo animal não perigoso. Íntegra para associados. 

Santa Portal: Receita Federal apreende cocaína escondida em carga de açaí congelado no Porto de Santos

A Receita Federal apreendeu ontem 35 kg de cocaína que estavam escondidos na estrutura do contêiner refrigerado contendo carga de açaí congelado, no Porto de Santos, com destino ao Porto de Sidney. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Porto no Peru não impacta Santos

Com a inauguração do Porto de Chancay em novembro passado, as viagens dos navios entre o Peru e a China podem cair de 40 para 28 dias, aumentado a capacidade dos desembarques de mercadorias na América do Sul e dos embarques de minérios, como lítio e cobre, e produtos agrícolas, como a soja. O novo cenário, porém, não implicará concorrência com o Porto de Santos, segundo especialistas. Eles alegam que é possível atrair um volume extraordinário de cargas em uma hinterlândia competitiva para o Porto de Santos, desde que sejam solucionados os gargalos conhecidos de todos. Dizem ainda que o porto do Peru não tem uma ferrovia que conecte Lucas do Rio Verde ou Rondonópolis à costa do Pacífico e transportar grãos de caminhão seria economicamente inviável. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência Porto: Porto de Imbituba bate recorde operacional, aposta em práticas ESG e grandes investimentos em infraestrutura

A SCPAR, administradora do Complexo Portuário de Imbituba, registrou nos onze meses do ano um crescimento de 11,6% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período de 2023, somando mais de 7,8 milhões de toneladas. Os maiores volumes operados no acumulado de 2024 foram de coque de petróleo, contêineres, sal, açúcar (granel), farelos de soja e de milho. A liderança das exportações (50,7% do total) vem acompanhada de alta de 8% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado no mesmo período de 2023. Em contrapartida, as importações garantiram a fatia de 39,3% das operações e um aumento de 21,7 % na comparação com igual período de 2023. A cabotagem representou 9,2% da movimentação, uma redução de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Vale testa energia eólica no maior navio mineraleiro do mundo

A Vale realizou seu primeiro teste com energia eólica no Sohar Max, considerado o maior navio mineraleiro do mundo, com 362 metros de comprimento e capacidade para 400 mil toneladas. Atracado no Porto de Tubarão, o Valemax recebeu cinco velas rotativas de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, desenvolvidas pela Anemoi Marine Technologies. A tecnologia utiliza o efeito Magnus para transformar a força do vento em propulsão, reduzindo o consumo de combustível e emissões de CO2. A expectativa é de ganhos de eficiência de 6% e corte anual de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por embarcação. Íntegra para associados.

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