Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

18/12/2024

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha, Valor On-line e Portal MPor: Governo federal realiza maior leilão portuário da história com concessão de Itaguaí

O MPor realiza hoje o leilão de concessão do porto de Itaguaí, com previsão de investimento de R$ 3,580 bilhões. Uma proposta de interesse foi entregue na B3. Isso significa que, caso a oferta atenda às exigências técnicas do edital, será declarada vencedora. O investimento será usado na construção de um terminal de 249 mil m2 destinado ao transporte de minério de ferro. O contrato de concessão será de 35 anos. Hoje, o porto de Itaguaí é administrado pela PortosRio, vinculada ao MPor. Outros dois terminais serão oferecidos hoje à iniciativa privada. O porto de Santana, no Amapá, prevê investimento de R$ 88,9 milhões em melhorias e ampliações. O ativo é estratégico para o desenvolvimento do Arco Norte. O porto de Maceió inclui aporte de R$ 6,2 milhões no terminal MAC16, que movimenta concentrado de cobre, um mineral essencial para indústrias do mundo todo. A oferta bilionária em só deverá ser superada no segundo semestre de 2025, no leilão do STS10, no porto de Santos, que prevê mais de R$ 3,507 bilhões em investimentos. Íntegra para associados: Folha, Valor On-line e Portal MPor.

Folha On-line (Reuters) e Globo Rural: Receita com exportações do agro recua em novembro e pressiona resultado no ano

As receitas com as exportações do agronegócio recuaram 5,8% em novembro em relação ao mesmo período de 2023, empurrando os totais do acumulado do ano para um patamar negativo, de acordo com os dados do MAPA publicados ontem. Em novembro, elas caíram para US$ 12,7 bilhões, enquanto os totais no ano recuaram 0,3% na comparação com o recorde do mesmo período de 2023, para US$ 152,6 bilhões, pressionados por menores embarques e preços da soja em grão. Por outro lado, as carnes, com volumes recordes em 2024, ajudaram a compensar parte da queda da receita exportadora. Em novembro, as exportações de carnes registraram crescimento de 30,2%, somando US$ 2,45 bilhões, um recorde para o mês. As importações de produtos agropecuários também registraram crescimento de 14,4% em novembro, ante o ano anterior, totalizando US$ 1,54 bilhão, com destaque ao trigo (+21,2%) e salmões (+14,1%). Íntegra para associados: Folha On-line (Reuters) e Globo Rural.

O Globo: UE-Mercosul dá empurrão à exportação de frutas, que bate recorde, mas ainda é 2% da produção

O acordo comercial Mercosul-União Europeia e a abertura de novos mercados prometem novo impulso às exportações de frutas do Brasil. Desde 2023, já foram firmados acordos para abrir sete novos mercados para a fruticultura brasileira, e outros 12 estão em negociação, segundo a Abrafrutas. Os avanços do setor vêm na esteira da revolução provocada pela combinação de tecnologia e condições naturais que permitem a produção irrigada durante todo o ano, independentemente da estação, no semiárido do Nordeste. Já na Região Sul segue forte na maçã, e São Paulo e Minas, no limão e na laranja, de longe a fruta mais produzida no país. Com cerca de 43 milhões de toneladas de frutas colhidas em 2023, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, atrás de China e Índia, mas exportou somente 1 milhão de toneladas, 2,3% do total. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 (SC), NSC Total, A Tribuna de Santos (p. 10), BE News (p. 3), Agência Porto e Informativo dos Portos: Ministério confirma federalização do Porto de Itajaí (SC) e nomeia novo administrador

Ontem o MPor confirmou a federalização do Porto de Itajaí. A gestão do terminal será da Autoridade Portuária de Santos (APS). Segundo o ministério, “A escolha seguiu a recomendação de que a administração do Porto de Itajaí fosse atribuída a uma empresa com forte capacidade de gestão e estabilidade financeira, a fim de garantir a continuidade das operações, a preservação dos postos de trabalho e a movimentação eficiente de cargas”. O Governo Federal também decidiu pela nomeação do advogado João Paulo Tavares Bastos como administrador. O ministro Silvio Costa Filho disse que o trabalho conjunto entre os dois portos fortalece a competitividade logística e facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico das duas regiões. O Porto de Itajaí era o único no país com gestão municipalizada, desde a década de 1990. Ontem a Justiça Federal negou um pedido de liminar do Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí-Açu para prorrogação do convênio de delegação do porto ao município, que termina no dia 31 dezembro. Íntegra para associados: G1 (SC), NSC Total, A Tribuna de Santos (p. 10), BE News (p. 3), Agência Porto e Informativo dos Portos.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Acordo para expandir corredor verde une portos de três países

Representantes dos portos de Pecém, Roterdã e Duisport assinaram um memorando com o objetivo de expandir o corredor verde – que atualmente conecta o Ceará a Roterdã – até a Alemanha. O acordo foca no transporte de combustíveis alternativos, incluindo e-metanol, amônia verde e outros derivados, para apoiar os objetivos de descarbonização e segurança energética da Europa, em alinhamento com suas metas climáticas, além de apoiar a transição energética do Brasil, desenvolver projetos de geração de energia verde brasileira e trazer prosperidade econômica e social para a Região Nordeste. Íntegra para associados. 

Portal O Sul: Movimentação de cargas nos portos gaúchos encerrará o ano com mais de 41 milhões de toneladas

Os portos do Rio Grande do Sul encerraram o período de janeiro a novembro com a movimentação de 41.133.145 toneladas. A movimentação de contêineres também finalizou o período com 723.940 TEUs, um crescimento de 25,46%. As importações pelo Porto do Rio Grande somaram 9.933.945 toneladas e as exportações alcançaram 23.065.597 toneladas. As movimentações de celulose avançaram 13,58%, alcançando 3.407.386 toneladas. O segundo maior crescimento foi do polietileno, com 10,16% de aumento, contabilizando 606.262 toneladas. O Porto de Pelotas movimentou 1.059.562 toneladas, com destaque a toras de madeira e soja em grão. Em Porto Alegre o volume registrado foi de 637.547 toneladas, impulsionado pelo trigo e cevada. Íntegra para associados. 

Imprensa setorial:

Transporte Moderno, Portal ANTAQ e Agência Porto: Setor portuário tem aumento de 2,25% no total de cargas movimentadas

Segundo o Estatístico Aquaviário da Antaq, o setor portuário brasileiro movimentou 107,3 milhões de toneladas de cargas em outubro de 2024, queda de 3,32% em comparação ao mesmo período de 2023. O destaque do mês foi o crescimento das cargas conteinerizadas, que subiram 9,66% em relação a outubro de 2023. A movimentação atingiu 12,1 milhões de toneladas, equivalente a 1,1 milhão de TEUs. Desse total, 0,8 milhão de TEUs foram movimentados em longo curso e 0,3 milhão por cabotagem. Os portos públicos movimentaram 39,6 milhões de toneladas, crescimento de 0,53% em comparação com outubro de 2023. O maior crescimento do mês – 37,37% frente ao mesmo período de 2023 – foi no Porto de Vila do Conde, que somou 1,6 milhão de toneladas. Nos terminais privados houve queda de 5,43%. O setor movimentou 67,7 milhões de toneladas de cargas. O Terminal Portuário do Pecém registrou o maior crescimento, de 29,26%, com 1,7 milhão de toneladas. No acumulado do ano, o volume de cargas movimentadas atingiu 1,1 bilhão de toneladas de cargas, alta de 2,25%. Íntegra para associados: Transporte Moderno, Portal ANTAQ e Agência Porto.

Agência Porto e Portal MPor: Ministério de Portos e Aeroportos propõe criação de grupos de trabalho para fortalecer o desenvolvimento dos modais portuários e aeroportuários

No evento “Seguros, Concessões e Arrendamentos: Oportunidades e Desafios Regulatórios”, promovido pelo MPor e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ontem, em São Paulo, representantes das agências reguladores, órgãos públicos e entidades privadas discutiram os desafios desses mercados, como a cobertura de seguros de garantia de performance, financiamento ao setor e o tratamento de riscos climáticos, além de questões de responsabilidade ambiental e civil. A Secretária-executiva do MPor, Mariana Pescatori, propôs a criação de grupos de trabalho, visando soluções integradas para o desenvolvimento sustentável dos mercados portuários e aeroportuários. O Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, destacou o estudo sobre lacuna de proteção securitária divulgado recentemente pelo órgão e a publicação da Lei do contrato de seguro. Mariana também falou sobre os avanços nos GTs do Programa Navegue Simples, criados para dar continuidade à parceria com as entidades privadas, com foco dedicado às outorgas portuárias. Íntegra para associados: Agência Porto e Portal MPor.

BE News (p. 5): Novo processo de importação vai reduzir custo Brasil, diz coordenador da Receita

Durante o evento Diálogos AEB – Atualizações do Novo Processo de Importação (NPI), realizado pela AEB, no Rio de Janeiro, o coordenador especial de Gestão de Riscos Aduaneiros da Receita Federal, Gustavo Lacerda Coutinho, afirmou que o novo processo de importação está indo para a fase de implantação definitiva da DUIMP e desligamento em fases da DI. A medida começou a valer em outubro e começou a ser implantada efetivamente neste mês. Nesta primeira etapa, serão migradas para o novo sistema as operações de importações marítimas para consumo e sob regimes aduaneiros especiais não sujeitas a licenciamento. A primeira etapa incluirá, também, o trânsito aduaneiro para liberação de mercadorias em zonas secundárias. Íntegra para associados.

Comex do Brasil: AEB projeta fluxo comercial de US$ 625 bilhões em 2025 e superávit superior a US$ 93 bilhões

Dados da Previsão da Balança Comercial para 2025, divulgados ontem pela AEB, apontam que balança comercial brasileira deverá registrar em 2025 um superávit de US$ 93,048 bilhões, um aumento de 23,7% em relação aos US$ 75,214 bilhões previstos para 2024. A corrente de comércio, estimada em US$ 603,556 bilhões em 2024, deverá totalizar US$ 625,608 bilhões em 2025, recorde histórico e crescimento de 3,5%. As exportações deverão somar US$ 358,828 bilhões, aumento de 5,7% em relação ao estimado em 2024, enquanto as importações previstas para o próximo ano estão em US$ 265,780 bilhões, alta de 28,3% em relação a previsão para 2024. Íntegra para associados.

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