Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Online e Folha (impresso, p. A16): Governo desenvolve programa para facilitar investimento estrangeiro direto no país
O governo está desenvolvendo um programa de simplificação e desburocratização para facilitar o acesso às informações e exigências, como licenças ambientais e outros tipos de permissões, para investimentos em iniciativas reais no Brasil ingresso dos investimentos diretos no país. Uma plataforma em fase de construção deverá centralizar a consulta a dados e unificará processos exigidos por diferentes órgãos -como agências reguladoras e órgãos ambientais, tanto federais como estaduais. O secretário-executivo do Mdic, Márcio Elias, explicou que a Janela Única de Investimentos (como o programa foi batizado) será uma plataforma semelhante ao Portal Único do Comércio Exterior. Dados do BC mostram que o nível de investimento direto no Brasil tem mostrado sustentação, apesar do estresse nos mercados com o noticiário fiscal. O ingresso líquido de janeiro a novembro de 2024 foi de US$ 68,3 bilhões, 6% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Íntegra para os associados: Valor Online e Folha (impresso, p. A16)
Valor Online: Contêiner é carga que mais cresce em ferrovias, mas ainda é 1% do total
Dados da ANTF apontam que a movimentação de carga nas ferrovias brasileiras avançou 3,07% em 2024, entre janeiro e novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume somou 364,46 bilhões de TKU. O setor de contêiner apresentou aumento de 8,96%. Porém, a categoria, que inclui as cargas da indústria, ainda representa uma parte ínfima do total: 4,44 bilhões de TKU, ou 1,22% — contra 1,15% em 2023. O minério de ferro foi a principal carga do modal, com 66,67% do volume transportado em 2024, até novembro. Na sequência, vem o setor agrícola, com 26,16% do total. O segmento teve crescimento anual de 2,45% no período, abaixo da média de 2023. Íntegra para os associados.
Uol: Exportações totais de carne bovina em 2024 superaram as 3 milhões de toneladas e a receita foi a US$ 13,135 bilhões
Em novo recorde histórico, as exportações totais de carne bovina atingiram 3.193.071 toneladas em 2024 (+26%), alcançando uma receita de US$ 13,135 bilhões (+21%), segundo a Abrafrigo, a partir de dados da Secex/Mdic. Em dezembro, as exportações movimentaram 245.343 toneladas, queda de 13% em relação às 281.870 toneladas de dezembro de 2023. Com preços melhores, a receita subiu de US$ 1,090 bilhão em 2023 para US$ 1,114 bilhão (+ 2,26%) em 2024. O preço médio em dezembro de 2023 foi de US$ 3.867 por tonelada e de US$ 4.543 por tonelada em dezembro de 2024. A China, principal cliente, comprou mais em 2024, mas diminuiu sua participação relativa no total movimentado, considerando a diversificação e ampliação das vendas da carne brasileira em outros mercados. O segundo maior cliente, os Estados Unidos, aumentou sua participação no volume exportado pelo país: em 2023 era de 14,1% e em 2024 foi a 16,7%. Íntegra para os associados.
Estadão Online: Desabamento da ponte JK agrava crise logística no Tocantins e Maranhão
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek na BR-226, que conecta Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), preocupa os produtores rurais da região com a proximidade da colheita da safra 2024/2025, prevista para fevereiro. Segundo a Aprosoja Tocantins, o momento é de chegada de insumos para a semeadura da safra de milho, que começa logo após a colheita da soja. Os produtores rurais defendem alguma isenção do valor da balsa para escoar a produção até Porto Franco. Íntegra para os associados.
Isto é Dinheiro Online: Exportações da China aceleram em meio a tensões comerciais com os EUA
As exportações chinesas aumentaram 10,7% em dezembro em relação ao ano anterior, segundo os dados da alfândega, superando a previsão de crescimento de 7,3% de uma pesquisa da Reuters com economistas, e melhorando em relação ao aumento de 6,7% registrado em novembro. As importações também surpreenderam positivamente com um crescimento de 1,0%, o desempenho mais forte desde julho de 2024. Economistas esperavam um declínio de 1,5%. Além dos desafios com relação às tarifas pesadas propostas pelo governo Donald Trump, as disputas não resolvidas com a União Europeia sobre as tarifas de até 45,3% sobre os veículos elétricos chineses ameaçam atrapalhar as ambições da China de expandir suas exportações de automóveis e ajudar a lidar com as preocupações deflacionárias de excesso de capacidade. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (ontem): Plano de expansão inclui área em SV
O projeto de ampliação da poligonal do Porto de Santos prevê incorporar uma área verde de 6,2 milhões de m2 na área continental e São Vicente, equivalente a 574 campos de futebol. Trata-se de uma área greenfield, de mata virgem, localizada entre o Conjunto Residencial Humaitá e a margem do rio Santana, nas imediações da praça de pedágio do Humaitá, no km 280 da Rodovia Padre Manuela da Nóbrega. Íntegra para os associados.
A Tribuna de Santos (ontem): Entrevista com o secretário Rafael Benini): Terceira pista da Imigrantes vai custar entre R$ 6 bilhões a R$ 8 bilhões; obras começam em 2031
A terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que ligará São Paulo à Baixada Santista, deverá custar entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões, com entrega prevista para 2031, segundo previsão do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. Em entrevista ao jornal, o secretário fala da obra considerada uma solução logística para evitar o colapso do Sistema Anchieta-Imigrantes. Comenta também as obras do túnel Santos-Guarujá e os investimentos na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega. Íntegra para os associados.
O Liberal PA: Portos do Pará exportam mais de 50% da soja e do milho brasileiros
Dados da Antaq de 2024 mostram que o Porto de Vila do Conde registrou crescimento de 37,37% em relação ao ano anterior. O desempenho superou portos como o de Santos, que cresceu 5,7%, e o de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, com alta de 21%. O resultado coloca o Pará em evidência no cenário nacional. Os portos paraenses também desempenharam um papel crucial nas exportações de milho e soja pelo Arco Norte, que respondeu por 39% do total dessas commodities exportadas pelo Brasil entre janeiro e outubro de 2024. Desses, 59,4% passaram pelos portos do Pará e Amazonas, com o milho representando 80% da movimentação. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Nova via hidroviária no Rio Tocantins impulsionará navegação no Arco Norte em 2025
O Governo do Pará emitiu as licenças de operação para as eclusas de Tucuruí, que permitirão a navegação entre a Foz do Tocantins e Marabá e um importante impulso aos portos do Arco Norte em 2025. Várias empresas já demonstram interesse em operar no corredor logístico, especialmente no transporte de grãos como soja, durante o período de cheias entre janeiro e junho, mesmo sem intervenções de dragagem e derrocamento. A expectativa é de alta movimentação de granéis já no primeiro semestre. Íntegra para os associados.
BE News: APM Terminals avança na construção de novo TUP em Suape
A APM Terminals Suape está investindo R$ 1,6 bilhão na construção do seu Terminal de Uso Privado no complexo portuário de Suape. Será a primeira unidade 100% eletrificada da América Latina. O projeto ocupará uma área de 50 hectares. O consórcio HTB/Piatec liderará o design e a construção do novo cais, que incluirá trilhos para guindastes STS, defensas marítimas, pavimentação de alta resistência e sistemas de provisão de energia em terra. Já a construção do pátio de contêineres está sob responsabilidade da Consag. Íntegra para os associados.
BE News e Informativo dos Portos: Governo prevê R$ 5 bilhões em modernização de aeroportos regionais
Consulta pública para o programa AmpliAR, do MPor, segue aberta até o próximo dia 17 e busca atrair investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões para modernizar e expandir a infraestrutura de aeroportos regionais em todo o Brasil. A previsão é beneficiar até 100 aeroportos, com leilões previstos para o primeiro semestre deste ano. O programa permitirá que concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais por meio de processos competitivos simplificados. Como contrapartida, poderão contar com mecanismos de reequilíbrio contratual, como redução de outorgas ou extensão de prazos. Íntegra para os associados: BE News e Informativo dos Portos
Portos e Navios: Transpetro firma parceria para expandir operações ship to ship no ES
A Transpetro e o Grupo Imetame firmaram entendimento para analisar a implementação de operações de transbordo de petróleo e derivados ship to ship no Espírito Santo. O acordo prevê o arrendamento de dois berços de atracação no porto multipropósito em construção em Aracruz, com previsão de início das operações até o primeiro semestre de 2025. O porto terá capacidade inicial para receber navios Suezmax, de até 1 milhão de barris, e profundidade de 17 metros. Em uma segunda etapa, navios VLCC, que transportam até 2 milhões de barris, também poderão operar no local, graças a uma ampliação da profundidade para 25 metros. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: Investimento em tecnologia para a navegação evidencia o Porto de Rio Grande
A Portos RS, em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo, está desenvolvendo o seu Vessel Traffic System (VTS), que permitirá o monitoramento em tempo real das embarcações em trânsito ou atracadas no Porto do Rio Grande. No mês de dezembro foi concluída a montagem da torre e nos próximos dias deverá ter início a instalação e a integração dos equipamentos de comunicação, formado pelo radar, pelas câmeras de alta resolução e pelos sensores. Íntegra para os associados.
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