Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

04/02/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Veja, A Tribuna de Santos (impresso, p. 11), Diário do Litoral e Santa Portal: Autoridade Portuária de Santos lucra R$ 844 milhões em 2024 e marca resultado histórico

A Autoridade do Porto de Santos (APS) registrou um lucro líquido de R$ 844,6 milhões em 2024, crescimento de 29,8% em relação a 2023. A receita bruta somou R$ 1,96 bilhão no ano passado, aumento de 8,4% frente ao ano anterior, e a receita líquida operacional foi de R$ 1,64 bilhão, expansão de 5,5% na mesma base de comparação. O Ebitda avançou 27,3% de 2023 a 2024, para R$ 1,06 bilhão, e a margem Ebitda foi de 64,2%. O desempenho resultou do recorde na movimentação de cargas, que alcançou 179,8 milhões de toneladas em 2024, alta de 3,8% ante 2023. O presidente da APS, Anderson Pomini, planeja para os próximos anos investimentos públicos inéditos de R$ 12,6 bilhões em infraestrutura e inovação no porto. Ainda neste semestre, terá início a derrocagem de rochas do canal aquaviário, necessária para a dragagem de aprofundamento do calado operacional para 16 metros. Íntegra para associados: Portal Veja, A Tribuna de Santos (impresso, p. 11), Diário do Litoral e Santa Portal.

Estadão On-line: Lula avisa a aliados que descarta trocar ministros de Portos, Transportes e Cidades

O presidente Lula decidiu manter o ministro Silvio Costa Filho no Ministério dos Portos e Aeroportos e descartou a hipótese de mandá-lo para a Secretaria de Relações Institucionais. O presidente também adiantou a interlocutores que outros dois ministros do setor de infraestrutura permanecerão em seus cargos: Jader Filho, do Ministério das Cidades, e Renan Filho, do Ministério dos Transportes. Íntegra para associados.

Estadão On-line e Folha (Vaivém das Commodities): Agronegócio vê janelas de oportunidade para o Brasil com tarifaço de Trump

A imposição de tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos importados do México, do Canadá e da China pode abrir “janelas de oportunidade” para a exportação a estes países de produtos agropecuários brasileiros, como suco de laranja e de café. A avaliação é compartilhada por membros do governo e por representantes de entidades do agronegócio. As tarifas confirmadas no sábado (2) pela Casa Branca passam a valer a partir de hoje, com majoração de 25% sobre produtos importados do Canadá, à exceção de recursos energéticos, e de 10% adicionais sobre bens importados da China. Sobre os produtos importados do México, as tarifas de 25% devem entrar em vigor em um mês, após negociação bilateral entre os países. Íntegra para associados: Estadão On-line e Folha (Vaivém das Commodities).

CNN Brasil, Portal Exame e Isto É: Trump volta a ameaçar retomar controle do Canal do Panamá

O presidente Donald Trump renovou, no domingo (2), a ameaça de “recuperar” o Canal do Panamá. No mesmo dia, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, se reuniu com o presidente panamenho, José Raúl Mulino, e disse esperar que o país da América Central alivie as “preocupações” sobre a influência de Pequim no canal. Embora Mulino tenha dito a Rubio que a soberania do Panamá sobre o canal não estava em debate, também apontou que o Panamá não renovaria um memorando de entendimento de 2017 para se juntar à iniciativa da China conhecida como Cinturão e Rota, sugerindo que o acordo com Pequim poderia terminar mais cedo. Ainda segundo Mulino, as autoridades panamenhas estão realizando uma auditoria na Panama Ports Company, subsidiária do CK Hutchison Holdings, sediado em Hong Kong. Washington considera uma “ameaça” que uma empresa chinesa opere portos nos acessos ao canal, apesar do local ser administrado por uma entidade panamenha autônoma. Íntegra para associados: CNN Brasil, Portal Exame e Isto É.

Estadão On-line: Cofco Internacional expande operações no Porto de Santos e firma acordo para exportar soja sustentável

A Cofco vai inaugurar em março a primeira fase de seu terminal agrícola no Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina. O investimento total será de US$ 285 milhões. Ainda neste ano, o terminal STS11 deverá movimentar cerca de 8 milhões de toneladas de soja, milho, açúcar e trigo. Com a conclusão da obra em 2026 e a prestação de serviços a terceiros, o volume poderá chegar a 14,5 milhões de toneladas. Atualmente, a empresa exporta 4,5 milhões de toneladas pelo Porto de Santos. Com o início das operações, estima-se que entre 70% e 80% da produção adquirida no Brasil seguirá pelo novo terminal, enquanto o restante continuará saindo pelo Arco Norte. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Exportadores de café acumulam prejuízo de R$ 51,5 milhões com atrasos nos portos

Um levantamento realizado pelo Cecafé aponta que o volume de 1,826 milhão de sacas de café (5.534 contêineres) ficou parado nos principais portos brasileiros em 2024, sem conseguir embarque, em razão dos atrasos e alterações de escala de navios para exportação e de frequentes rolagens de cargas. Esses entraves causaram um prejuízo de R$ 51,540 milhões aos exportadores de café de junho a dezembro de 2024, devido a custos extras com armazenagens adicionais, detentions, pré-stacking e antecipação de gates. Ainda segundo entidade, 71% dos navios, ou 206 de um total de 290 porta-contêineres, tiveram atrasos ou alteração de escalas que impactaram o resultado das exportações de café nos principais portos do Brasil, em dezembro do ano passado. O tempo mais longo de espera no mês retrasado foi de 56 dias, registrado no Porto de Santos. Íntegra para associados.

Santa Portal: PF apreende 24 kg de cocaína no Porto de Santos

A Polícia Federal apreendeu ontem 24 kg de cocaína no Porto de Santos. O material foi encontrado em um contêiner com destino à China. De acordo com a PF, uma inspeção da Receita Federal encontrou a droga dentro do contêiner e as equipes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) e do Núcleo Técnico-Científico (Nutec) da Polícia Federal fizeram diligências no local. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Arrecadação do Porto de Itajaí cresce 134% em janeiro

O Porto de Itajaí, sob o primeiro mês de administração da APS, arrecadou R$ 18 milhões, um crescimento de 134,9% em relação a janeiro de 2024. O resultado foi alcançado pela prestação de serviços portuários e com reajustes que não vinham sendo aplicados. A iniciativa resultou em recuperação de R$ 2,2 milhões para os cofres do porto. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: ANTAQ aprova fiscalização temática de dragagem nos portos

A Antaq aprovou, na quinta-feira (30), a fiscalização temática envolvendo o diagnóstico sobre dragagem para os portos. A medida foi provocada por uma análise nos terminais de Santos, Rio de Janeiro, Itaqui, Rio Grande do Sul, Suape, Cabedelo, Paranaguá e Pelotas. De acordo com o relator, diretor Alber Vasconcelos, o intuito é não repetir o problema de dragagem que acometeu o Porto de Itajaí no último ano, impossibilitando as operações do local. O plano de dragagem precisará ser encaminhado de seis em seis meses para a agência. Ainda segundo o diretor, essa medida também vai ajudar nas análises de revisões tarifárias. Íntegra para associados.

Portal BE News: Transbrasa recebe Selo Pró-Clima de Descarbonização

A Transbrasa recebeu o Selo Pró-Clima Ouro 2024, uma iniciativa da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), em reconhecimento aos portos e empresas que demonstram compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis. O CEO Bayard Umbuzeiro Neto destacou que a inovação está na essência da Transbrasa e que isso inclui atuar de maneira efetiva para a descarbonização das atividades do terminal. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Transportadores dos EUA enfrentam aumento de tarifas e custos elevados de frete

Os transportadores dos EUA enfrentam um aumento de 10% nas tarifas sobre importações da China e a disparada dos custos de frete marítimo devido ao conflito no Mar Vermelho. Dados da Xeneta mostram que as taxas spot da China para a Costa Oeste dos EUA atingiram US$ 4.816 por FEU (contêiner de 40 pés) e US$ 6.264 para a Costa Leste – aumentos de 196% e 157%, respectivamente, desde dezembro de 2023. A rápida imposição das tarifas impossibilitou qualquer estratégia para antecipar estoques, e a realocação das cadeias de suprimentos para outras regiões, como Índia e Sudeste Asiático, exige tempo e investimentos significativos. Íntegra para associados.

Portal BE News: HUB Brasil Export apresenta Relatório 2024/2025

O HUB Brasil Export lançou um relatório sobre como tecnologias emergentes podem impulsionar a eficiência do setor logístico, reduzir custos e trazer mais inovação. O documento também projeta soluções para os desafios enfrentados em infraestrutura, portos e comércio exterior. O uso de blockchain para rastreabilidade, IoT para manutenção preditiva e Inteligência Artificial para automação de processos logísticos são algumas das inovações destacadas. O sandbox regulatório também é apresentado como uma ferramenta essencial para testar novas regulamentações. A proposta de descarbonização por meio do hidrogênio verde também integra o documento, disponível em: https://hubbrasilexport.com.br/relatorio-de-acoes-2024/. Íntegra para associados.

Agência Porto: Lançamento do 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário

A Antaq vai lançar amanhã, às 14h30, em Brasília, a 1ª etapa do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário. O projeto vai permitir uma visão precisa sobre as emissões de gases de efeito estufa pelas embarcações em operação, criando uma base sólida que vai fomentar a implementação de ações concretas rumo à descarbonização. O foco agora é mensurar as emissões de gases de efeito estufa na cabotagem e na navegação interior – os dados são de 2021 a 2023 -, mas a ideia é expandir a medição para todo o setor, incluindo embarcações de maior porte e instalações portuárias. Transmissão via: https://youtu.be/f9uUQ6KBcy4. Íntegra para associados.

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