Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Isto É (Estadão Conteúdo), Jornal da Orla (p. 9), A Tribuna de Santos (p. 10), Agência Porto, Portos e Navios e BE News (p. 3): Antaq abre consulta pública sobre terminal que dobrará capacidade de contêineres em Santos
A Antaq abriu ontem a audiência pública para discutir a licitação do Terminal de Contêineres Santos 10, no Porto de Santos. O ministro Silvio Costa Filho confirmou que o leilão vai acontecer em novembro deste ano e deverá ser o maior da história portuária brasileira. Os investimentos previstos de até R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos abrangem intervenções na área arrendada e também em áreas comuns do porto organizado, incluindo dragagens da área de manobra e dos berços de atracação do novo terminal. A expectativa é que o novo terminal aumente a capacidade do Porto de Santos em 50%. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas estratégicas para o porto, como a concessão do canal de acesso e a construção do túnel subaquático entre Santos e Guarujá. Com um megaterminal moderno e de alta capacidade, o projeto busca consolidar o Porto de Santos como um centro logístico de referência na América Latina. O prazo de contribuições sobre os procedimentos do processo licitatório se estende até o dia 24 de março. A data da sessão pública ainda será definida. As minutas e documentos relativos à consulta pública estão disponíveis na página da Antaq. As contribuições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site da Agência. Íntegra para associados: Isto É (Estadão Conteúdo), Jornal da Orla (p. 9), A Tribuna de Santos (p. 10), Agência Porto, Portos e Navios e BE News (p. 3).
Isto é Dinheiro Online (Estadão Conteúdo): Maior comboio de grãos do Brasil sairá de Porto Velho para Santarém com 75 mil t
A Bertolini Transporte e Navegação vai operar amanhã o maior comboio fluvial de transporte de grãos já registrado no Brasil. A embarcação sairá de Porto Velho com destino ao Porto de Santarém, transportando 75 mil toneladas de soja e milho – volume equivalente ao de 1.500 caminhões. A operação será viabilizada pelo novo empurrador Bertolini CL, projetado para conduzir 30 barcaças em um único comboio, acima do padrão atual de 20 unidades. O escoamento de grãos pelo rio Madeira tem ganhado relevância nos últimos anos como alternativa aos portos do Sudeste. Íntegra para associados.
Valor On-line: Santos Brasil tem queda de 8,3% no lucro do 4º trimestre
O lucro líquido da Santos Brasil caiu 8,3% no quarto trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, para R$ 206,3 milhões. A receita líquida alcançou R$ 790,7 milhões, alta de 18,5% na comparação anual. O resultado final foi afetado por maiores custos e despesas operacionais. O Ebitda subiu 10,2%, para R$ 404 milhões. Os terminais da empresa movimentaram 251,7 mil contêineres no trimestre, volume 47,5% maior do que no mesmo período de 2023. No acumulado do ano, a companhia teve lucro de R$ 742 milhões, alta de 47,1%, e receitas líquidas de R$ 2,9 bilhões, alta de 36%. Íntegra para associados.
Folha: Disputa pela BR-364 atrai investidores em primeiro leilão de rodovia federal do ano
No dia 27 o governo federal vai realizar, na B3, em São Paulo, o leilão para concessão da BR-364, batizada de “Rota Agro Norte”, em seu trecho de 687 km de extensão que corta todo o estado de Rondônia, entre Vilhena e a capital, Porto Velho. Cinco investidores estão interessados no trecho, dos quais dois se mostraram mais inclinados a apresentar propostas. O contrato, com duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 6,53 bilhões em obras estruturantes, além de outros R$ 3,9 bilhões em manutenção. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Tarifa aplicada pelo Brasil a produtos dos EUA é de 2,7% menor do que a prevista em compromisso com OMC, diz CNI
Um levantamento da CNI, divulgado ontem, mostra que as importações de produtos americanos que entraram no mercado brasileiro, em 2023, tinham uma tarifa real, ou seja, que de fato é aplicada, de 2,7%. O percentual é menor do que o imposto nominal de 11,2% que o Brasil assumiu como compromisso na OMC. Esse é um dos argumentos que serão usados em uma negociação com o governo dos Estados Unidos, para que as exportações brasileiras não sejam afetadas por novas tarifas. Segundo a CNI, a diferença entre a tarifa efetiva aplicada pelo Brasil às importações dos EUA e a tarifa nominal ocorre devido ao uso de regimes aduaneiros especiais, como drawback e ex-tarifário. O levantamento indica que produtos como motores e máquinas não elétricas, adubos e fertilizantes químicos, óleos combustíveis de petróleo e gás natural não têm a incidência de alíquotas de importação. Íntegra para associados.
Portal Veja: Presidente da COP30 recebe Coalizão para a Descarbonização dos Transportes
A Coalizão para a Descarbonização dos Transportes se reuniu na quarta-feira (19) com o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, para apresentar ao embaixador os avanços na elaboração da proposta de aceleração da descarbonização do setor de transportes. O encontro contou com representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Grupo CCR, Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável (do Insper) e Sistema CNT, Sest Senat e ITL. Composta por mais de 50 empresas e entidades, a coalizão está produzindo um documento com recomendações que ajudem o Brasil a avançar na redução da emissão de gases do efeito estufa em seis verticais: infraestrutura e transversalidade; mobilidade urbana; transporte rodoviário, transporte ferroviário; transporte aeroviário, e transporte aquaviário. Os resultados do trabalho devem ser divulgados a partir de março. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 11): Porto de Itajaí teve aumento em todos os índices em janeiro
O Complexo Portuário de Itajaí registrou aumento em todos os índices de movimentação de cargas em janeiro de 2025, comparado ao mesmo mês do ano anterior. O Porto de Itajaí teve movimento de 359,9 mil toneladas e os terminais de uso privado 912,4 mil toneladas. No total, o aumento foi de 26%, com 1,27 milhão de toneladas em janeiro. Desse total, 54% foram de desembarque (690,7 mil) e 46% de desembarque (581,6 mil). A movimentação de contêineres aumentou 21%, com 117,8 mil TEUs, ante 97 mil TEUs no primeiro mês do ano passado. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Lula assina concessão em Itaguaí, no Rio de Janeiro
O presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho assinam hoje, no Rio de Janeiro, o contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí. Arrematado pela Cedro Participações em leilão em dezembro, o terminal receberá R$ 3,58 bilhões em investimentos. Com 250 mil m2 de área, tem capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano e deverá impulsionar a produção portuária em um terço. O governo também deverá anunciar R$ 5,49 bilhões para a Marinha Mercante, destinados a 15 novos contratos que abrangem 565 obras para navegação interior, apoio marítimo, apoio portuário e cabotagem, além da reparação naval brasileira. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Portos e Navios.
O Imparcial: Berço 98: Porto do Itaqui avança em obras com tecnologia inovadora para expandir operações
O Porto do Itaqui iniciou a utilização do Cantitravel, um equipamento que substitui o apoio náutico tradicional, proporcionando mais segurança, agilidade e precisão às operações de construção do novo atracadouro, denominado Berço 98. Projetado para suportar dois guindastes com capacidade de 200 toneladas cada e demais equipamentos necessários à cravação das estacas, o Cantitravel é uma superestrutura metálica em aço. Amplamente utilizado para a construção de pontes e cais lineares, o sistema elimina a necessidade de suportes marítimos e/ou flutuantes em áreas com grandes amplitudes de maré e fortes correntezas, onde a utilização eficaz desses equipamentos seria dificultada. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 4): Governo confirma assinatura do decreto da BR do Mar em março
O ministro Silvio Costa Filho disse que o decreto que regulamenta a BR do Mar será assinado possivelmente entre os dias 10 e 15 de março, na CNI, com a participação do presidente Lula. A declaração foi feita ontem durante o Pernambuco Export, no Recife. O programa criado para incentivar a cabotagem busca reduzir custos logísticos, diminuir a sobrecarga nas rodovias e aumentar a eficiência no transporte de mercadorias entre os portos do país. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU adia para 4 de junho discussão sobre cobrança do SSE/THC2 envolvendo contêineres
O TCU adiou para 4 de junho a discussão do processo de auditoria sobre a movimentação de contêineres nos portos do país que envolve a cobrança de SSE, também chamado de THC2. O processo é relatado pelo ministro Jorge Oliveira. Na sessão da última quarta-feira (19), Oliveira pediu vista de 60 dias a pedido de outros ministros. Na sequência, o ministro Bruno Dantas solicitou que, em vez de 60 dias, o processo voltasse a ser debatido em plenário no dia 4 de junho, o que foi aprovado pelo colegiado. Íntegra para associados.
BE News (p. 10): Setor portuário precisa de mais inovação, diz diretor do Ministério de Portos
O diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, alertou ontem, no Fórum Pernambuco Export, a disparidade de investimentos em tecnologia e inovação no setor portuário em comparação a outras áreas da infraestrutura. Ele questionou a falta de uma política de inovação para o segmento e defendeu a necessidade de recursos públicos destinados a essa área. Íntegra para associados.
BE News (p. 6) e Portal MPor: Portos, aeroportos e Transnordestina: prioridades de Costa Filho para Pernambuco
Na sessão solene do Fórum Pernambuco Export, ontem, o ministro Silvio Costa Filho destacou os investimentos realizados no estado, principalmente nos portos de Suape e do Recife, responsáveis por grande parte das exportações de produtos de Pernambuco e de outras localidades do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro. Disse que os aportes na infraestrutura do Porto de Suape serão da ordem de R$ 300 milhões e que no setor de aviação está sendo investido R$ 1 bilhão na modernização e requalificação dos aeroportos de Pernambuco. Também enfatizou o empenho do governo na construção do trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina, acrescentando que o empreendimento resultará em investimentos de R$ 5 bilhões para o estado. Íntegra para associados: BE News (p. 6) e Portal MPor.
Portos e Navios: Supersafra de 2025 desafia transporte de cargas no Brasil
O crescimento de 4,1% na Supersafra 2025 em relação ao ano anterior, com previsão de 323 milhões de toneladas de grãos, amplia a necessidade de estrutura logística eficiente. Segundo a Conab, embora o Brasil tenha registrado crescimento médio de 5,27% ao ano na produção de grãos entre 2010 e 2025, a capacidade de armazenagem evoluiu apenas 2,80% no período. Esse descompasso resulta em gargalos operacionais e atrasos no escoamento da produção. Os transportadoras que operam no agronegócio precisam de planejamento estratégico para atender ao aumento da demanda. No Sul do país, um dos principais desafios é a escassez de motoristas qualificados. Com os altos custos de combustível e a inflação, muitas transportadoras não conseguem oferecer uma remuneração atrativa, o que agrava a situação. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2025