Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha: Falta de sistema de preços para construção de ferrovias ameaça obras do governo
O governo federal tem enfrentado dificuldades para contratar empresas especializadas em construções de ferrovias, o que tem atrasado obras e elevado os custos desses projetos, por causa da ausência de um sistema específico de preços que detalhe cada item que compõe uma obra ferroviária. Na ausência de uma lista que oriente as compras públicas na hora de contratar os serviços ferroviários, o governo tem recorrido, ao longo dos anos, a uma adaptação do Sicro (Sistema de Custos Rodoviários), que é um banco de preços e composições unitárias usado pelo Dnit como referência para obras de infraestrutura. Sua utilização é exigida pelo TCU na hora de o governo lançar licitações para contratar obras públicas. Íntegra para associados.
Portal Exame: Governo prepara decreto sobre ‘BR do Mar’ com incentivos para contratação de ‘embarcações verdes’
O governo federal pretende publicar nos próximos dias um decreto sobre a “BR do Mar”, contendo incentivos à contratação de “embarcações verdes” e critérios de sustentabilidade para o setor, predominado pelo transporte de petróleo em plataformas marítimas. Elaborado pela MPor, a redação do documento aguarda a assinatura do presidente Lula. O texto deve trazer incentivos à contratação de “embarcações verdes”, cuja definição será definida por meio de uma portaria, que será publicada após o decreto de regularização do setor. O transporte marítimo de cargas entre portos nacionais cresceu 20% entre 2023 e 2024, chegando a 1,55 milhão de contêineres movimentados no ano passado. Íntegra para associados.
Valor Econômico (Bloomberg): Tarifa dos EUA sobre navios chineses seria o ‘apocalipse’ do comércio global
O domínio da China nos setores de transporte marítimo, construção naval e logística levou o Gabinete do Representante de Comércio dos EUA (USTR) a propor uma taxa retroativa sobre bens em cada escala portuária. Em reação, a China State Shipbuilding Corp descreveu a medida como violação das regras da OMC. O assunto será o cerne de uma audiência do USTR, em Washington, que começou ontem. Empresários e representantes da indústria manifestaram que a medida teria um potencial devastador para a economia dos EUA. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso, p. 12): Advogado indicado por Lula comanda Porto de Itajaí
Indicado pelo presidente Lula, a pedido do ex-deputado federal e atual presidente do Sebrae, Décio Lima, o advogado João Paulo Tavares assumiu, na semana passada, o cargo de superintendente do Porto de Itajaí, em substituição a André Bonini, que estava no cargo desde o início de janeiro, indicado pela APS. Em nota, a APS diz que a substituição é um processo natural. Íntegra para associados.
Boqnews: OGMO/Santos completa 30 Anos com inovações digitais e reforço na mão de obra
A digitalização de processos marca a terceira década de existência do OGMO/Santos, que neste ano celebra 30 anos de atuação no Porto de Santos. A modernização dos sistemas tem transformado a relação entre trabalhadores e operadores portuários, oferecendo agilidade e transparência no acesso às informações. O site e o aplicativo OGMO/Santos Digital permite acesso direto e em tempo real aos processos essenciais, mudando a dinâmica no local de trabalho. A ferramenta ampliou as formas de acesso aos serviços e trouxe a Escala Digital, um avanço crucial no processo de escalação de trabalhadores. Íntegra para associados.
NSC Total: Quantos contêineres poderão ser movimentados a mais por porto de SC com dragagem de canal
Na sexta-feira, os e São Francisco do Sul assinaram uma parceria para a dragagem do canal externo da baía da Babitonga. O edital para as obras, estimado em R$ 324 milhões, também foi lançado na sexta. A estimativa de ampliação na movimentação de cargas, com base no aumento do calado de 14 para 16 metros, chega a 1,5 milhão de contêineres por ano. No ano passado, o porto de Itapoá movimentou 1,2 milhão de contêineres. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: “Em 4 anos teremos um novo porto”, afirma Pomini
O presidente da APS, Anderson Pomini, acredita que, dentro de quatro anos, o complexo portuário de Santos terá um perfil mais eficiente, a partir do avanço de projetos que estão em curso, em especial os relacionados aos acessos terrestres e aquaviários. Além dos editais de dragagem de aprofundamento e a concessão do canal, ele destacou melhorias nos acessos rodoviários e ferroviários. Operadores e analistas, no entanto, vêm alertando para a necessidade de mais celeridade e sincronia das obras de acessos com o crescimento do porto. Pomini citou o projeto de dois viadutos que serão construídos na margem esquerda do porto, fruto da parceria da APS com a Fips. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Edital prevê produção de H2V a partir da hidrelétrica do Porto de Santos
A APS deve publicar, dentro de alguns dias, um edital visando uma PPP para modernizar e melhorar a gestão da hidrelétrica de Itatinga. Durante o evento Santos Export, na semana passada, o presidente da APS, Anderson Pomini, disse que esse processo também trará a possibilidade de produção de hidrogênio verde pela usina para abastecer navios e demais embarcações. Íntegra para associados.
Agência Porto: ANTAQ realiza audiência pública sobre arrendamento de área no Porto de Natal nesta terça
A ANTAQ realiza nesta terça (25), às 15h, a Audiência Pública 1/2025, sobre o certame licitatório para o arrendamento do terminal NAT01, no Porto de Natal, destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais. O prazo do arrendamento é de 15 anos com possibilidade de prorrogação e o investimento estimado é de R$ 29,23 milhões. A sessão pública será transmitida pelo canal da agência no Youtube. Íntegra para associados.
Transporte Moderno: VLI mantém solidez financeira e recebe nota máxima do índice da Fitch Ratings
A VLI recebeu da Fitch Ratings a classificação nacional de longo prazo “AAA”, com perspectiva estável. A agência destacou o perfil de negócios sólido da companhia na diversificação de ativos e posição competitiva, além de geração robusta de caixa operacional, baixa alavancagem e boa liquidez. Também aponta que a VLI mantém um portfólio de 14 ativos estratégicos em diversas regiões do Brasil, com uma operação portuária e ferroviária integrada que apresenta resiliência mesmo durante ciclos econômicos desafiadores. Íntegra para associados.
Modais em Foco: Cancelamentos de itinerários marítimos aumentam 8%
Nas principais rotas comerciais Leste-Oeste (Transpacífico, Transatlântico e Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo), 58 viagens foram canceladas entre as semanas de 24 a 30 de março e de 21 a 27 de abril, de um total de 713 programadas. Com isso, a taxa de viagens em branco foi de 8%, de acordo com a Drewry. Nas próximas cinco semanas, a previsão é de que a maioria dos cancelamentos Leste-Oeste afetará a rota Transpacífico Leste (40%), a Transatlântica Oeste (31%) e a Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo (29%). Já o Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres da Drewry subiu para 117,8 pontos em janeiro, aumento de 3,0% no comparativo mensal e de 8,3% no comparativo anual. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2025