Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

11/04/2025

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

CNN Brasil: Quatro grupos estudam oferta por túnel Santos-Guarujá, dizem fontes

O túnel Santos-Guarujá atrai a atenção de quatro grupos, que estudam entregar oferta pelo projeto no leilão marcado para o dia 1° de agosto: OEC (Novonor) e EGTC (Queiroz e Galvão); CCCC e Mota-Engil; WeBuild e Andrade Gutierrez; e Acciona. O projeto prevê a construção de uma estrutura de 1,5km de extensão (sendo 870m submersa). Também inclui a concessão do Canal do Porto de Santos. Cerca de 14 mil automóveis e caminhões de até três eixos fazem diariamente o trajeto entre Santos e Guarujá. Pela estrada, a viagem dura aproximadamente uma hora. Por balsa, pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feita em menos de dois minutos. Íntegra para associados.

Isto É (Estadão Conteúdo): Renan Filho quer Lula em leilão de rodovia para mostrar aliança entre público e privado

O ministro Renan Filho afirmou que o presidente Lula poderá estar presente no próximo leilão de concessão rodoviária – do de trecho das BRs 040 e 495 entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais – marcado para o dia 30 deste mês. Reforçou que a meta é realizar 15 leilões neste ano, distribuídos por todas as regiões, com foco em rotas que favoreçam o escoamento da produção nacional aos principais portos do Sudeste e do Arco Norte. Íntegra para associados.

CNN Brasil (Reuters): Trabalhadores argentinos fazem greve geral contra medidas de Milei

Os maiores sindicatos de trabalhadores da Argentina iniciaram ontem uma greve maciça de 24 horas, paralisando trens, aviões e portos em protesto contra as medidas de austeridade do governo Milei. Eles exigem que o governo readmita os funcionários demitidos, reabra as negociações salariais e elimine os planos de privatização de algumas empresas públicas. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Ásia avista próxima investida de Trump: taxas de entrada portuárias milionárias

Embaixadas asiáticas em Washington se esforçaram para coletar informações após a promessa de Trump de reconstruir a capacidade de construção naval americana. Apenas 0,2% dos navios do mundo são construídos pelos Estados Unidos, em comparação com 74% construídos pela China, de acordo com um informativo da Casa Branca que acompanha o documento. O preocupa as embaixadas asiáticas é a referência a uma proposta do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) de cobrar taxas de entrada portuárias milionárias — não apenas sobre navios construídos na China que adentram um porto americano, mas também sobre navios pertencentes a empresas que possuem navios construídos na China em sua frota. Uma embaixada asiática observou: “Trump está usando a China para lucrar com empresas de outros países”. Íntegra para associados.

O Globo, Estadão (AFP) e Folha: Casa Branca confirma que tarifa americana para China será de 145%

Trump está impondo uma tarifa de 125% sobre os produtos chineses com o objetivo tanto de combater o déficit comercial dos EUA com a China quanto punir Pequim por retaliar contra os impostos de importação americanos. Esse número soma-se à tarifa de 20% imposta no início deste ano devido ao papel da China no tráfico de fentanil. A ordem presidencial aumenta ainda mais os impostos sobre pequenos pacotes vindos da China que anteriormente não eram taxados, o que pode afetar consumidores americanos que compram produtos de varejistas como Temu e Shein. A China sinalizou também que não fará novos aumentos, mesmo que os EUA voltem a subir as tarifas. O Ministério do Comércio da China disse que apresentaria outra queixa à OMC contra as tarifas de Washington. Na semana passada, Pequim suspendeu as importações de sorgo, aves e farinha de ossos de algumas empresas norte-americanas e aumentou os controles de exportação de minerais de terras raras essenciais para várias tecnologias, além de colocar algumas dezenas de empresas norte-americanas em listas que impediriam as empresas chinesas de vender-lhes produtos de uso duplo. Íntegra para associados: O Globo, Estadão (AFP) e Folha.

Estadão On-line (Bloomberg): China faz grande compra de soja brasileira com o agravamento da guerra comercial com os EUA

As esmagadoras de soja chinesas adquiriram uma quantidade excepcionalmente grande de grãos brasileiros nesta semana, em meio à escalada da guerra comercial que inviabiliza as compras de safras dos EUA. As remessas são, em sua maioria, para entrega em maio, junho e julho, e equivalem a pelo menos 2,4 milhões de toneladas, quase um terço do volume médio que a China normalmente esmaga em um mês. Embora Pequim tenha procurado diversificar suas compras agrícolas nos últimos anos – até mesmo comprando mais do Brasil, que agora é seu maior fornecedor de soja -, a soja ainda é o principal produto de exportação agrícola dos Estados Unidos para a China. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos: 2ª fase da Avenida Perimetral no Porto de Santos, SP, terá revisão de estudo ambiental

A segunda fase das obras da Perimetral da Margem Esquerda, em Guarujá, deve passar por uma revisão e complementação do Estudo Ambiental (EA) e do Plano Básico Ambiental (PBA). Um edital publicado pela APS, na segunda-feira (7), estabeleceu a contratação dos serviços de revisão e complementação. Segundo a APS, esse trabalho é essencial para adaptar o projeto de engenharia às novas diretrizes, buscando assegurar que todas as exigências legais sejam cumpridas antes do início das obras. Além de garantir uma ligação direta com o futuro túnel Santos-Guarujá e o novo aeroporto da cidade, o projeto prevê aproximadamente sete quilômetros de vias e dois quilômetros de novos viadutos. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (impresso, p. 10): Fips espera transportar 110 milhões de toneladas

A Ferrovia Interna do Porto de Santos prevê aumentar o volume de cargas transportadas no Porto de Santos dos atuais 50 milhões de toneladas para até 110 milhões até 2029. Segundo o CEO da Fips, João Almeida, “tanto a Rumo, quanto a MRS e a VLI estão fazendo obras estruturantes, e quem ganhará com isso, além da Margem Direita do Porto de Santos, vai ser o Guarujá, que vai quase dobrar sua capacidade de movimentação ferroviária. Citou a importância da obra da pera ferroviária na área de Outeirinhos, próximo ao Terminal de Passageiros de Santos. “A ideia é fechar o looping da pera em agosto de 2026”. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Terceira pista da Rodovia dos Imigrantes deve ser entregue em 2031 com foco no tráfego de veículos pesados

A terceira pista da Imigrantes, ligando o Planalto à Baixada Santista, tem sua previsão de entrega em 2031. Porém, a Ecovias Imigrantes, responsável pelo projeto, conta com o empenho da Cetesb para acelerar o licenciamento ambiental e tentar diminuir esse tempo. O projeto funcional da obra já foi entregue ao Governo Estadual e agora segue na fase de projeto básico e projeto executivo. A nova pista terá início no quilômetro 43 da Imigrantes, permitindo o acesso pelo Rodoanel Mario Covas. Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo ao Polo de Cubatão. Íntegra para associados.

G1 (MS) e Agência Porto: Segunda audiência pública sobre concessão da hidrovia do rio Paraguai é realizada em MS

A segunda audiência pública sobre a concessão da hidrovia do rio Paraguai, ontem, em Corumbá, durou cerca de três horas e teve como objetivo debater de que forma o trecho de 600 quilômetros entre Corumbá e a foz do rio Apa, em Porto Murtinho, vai ser entregue à iniciativa privada. O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, Dino Antunes, destacou que a concessão trará maior segurança para o transporte de cargas no tramo sul do Rio Paraguai, diminuirá consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa no país e reduzirá, inclusive, o risco ambiental, com maior controle sobre os volumes e as embarcações que hoje já circulam pelo local. Íntegra para associados: G1 (MS) e Agência Porto.

Clickpb: Com investimentos de R$ 300 milhões, Governo entrega melhorias no Porto de Cabedelo em 5 de maio

A inauguração da ampliação e modernização do Porto de Cabedelo deverá ocorrer no dia 5 de maio. Foram feitos investimentos de R$ 20 milhões na melhoria do sistema de drenagem e retirada de galerias irregulares que lançavam esgoto no estuário do Rio Paraíba. O objetivo é fazer com que o porto passe a ser considerado o maior do Nordeste em rota de cabotagem de contêiner. Atualmente o porto tem um canal de 11 metros e pode receber navios de até 55 mil toneladas. O maior número de navios que passa pelo porto transporta combustíveis, em média três por mês. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:Portos e Navios: Orçamento 2025 prevê dragagens e modernização da infraestrutura portuária, diz MPor

Segundo o MPor, o orçamento federal de 2025, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê investimentos robustos no setor aquaviário e portuário, com foco em manutenção da navegabilidade, modernização de terminais públicos e estímulo à indústria naval. O DNIT contará com R$ 145 milhões para dragagens de manutenção em diversas regiões hidrográficas, com atenção especial às ações preventivas realizadas antes do período de estiagem. Outros R$ 147,64 milhões serão destinados à dragagem nos portos públicos do Rio de Janeiro, Recife (PE), Suape (PE), Natal (RN) e Miramar (PA). Os repasses diretos serão feitos às autoridades portuárias para obras de infraestrutura como recuperação de molhes de abrigo, reforço de cais, readequação de vias terrestres, manutenção de armazéns e implantação de energia limpa. O orçamento aprovado para Fundo da Marinha Mercante (FMM) soma R$ 9,3 bilhões, divididos entre financiamento de embarcações (R$ 5,5 bilhões), incentivo à indústria naval (R$ 1 bilhão) e obras de infraestrutura portuária (R$ 2,7 bilhões). Comparado à Lei Orçamentária de 2024, o FMM teve um aumento de 20%, principalmente devido à ampliação dos investimentos em infraestrutura portuária. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto sem Papel 3.0 intensificará interoperabilidade e uso de dados inteligentes

Em seminário promovido realizado na quarta-feira (9), o MPor lançou o PSP 3.0, nova fase do programa que intensifica a interoperabilidade e o uso de dados inteligentes. A plataforma digital é utilizada por Marinha do Brasil, Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal, autoridades portuárias e operadores logísticos, consolidando-se como a janela única nacional para o controle de estadias de embarcações. O Porto sem Papel nasceu da necessidade de integrar os mais de 1.500 campos e formulários que antes circulavam manualmente entre os órgãos. A SNP anunciou que o próximo passo é integrar plenamente os sistemas VTMS e PCS, criando um ecossistema onde todos os elos da cadeia se conectem com segurança, transparência e fluidez. Íntegra para associados. 

BE News (p. 3): Prates e Hugo Moa vão decidir futuro da tramitação do PL dos Portos

Fontes ligadas ao atual relator do PL 733/2025, Leo Prates, confirmaram ontem que ele decidirá, após a Páscoa, com o presidente da Câmara, deputado Hugo Mota, se o PL continuará como pauta da Comissão de Trabalho (CTRAB). O Governo Federal, juntamente com um fórum composto por empresários e trabalhadores, tinha a expectava de que o PL 733/2025 fosse analisado por uma Comissão Especial dentro da Câmara. O grupo, acompanhado pelo MPor, está elaborando um documento com propostas para o texto da Ceportos. Caso Mota opte pela instalação da Comissão Especial, será necessário realizar a escolha de outro nome para a relatoria do projeto no novo grupo de trabalho. Como, tecnicamente, o texto continuará sob a responsabilidade da CTRAB até que seja definida uma nova orientação, a partir de hoje estará aberto o prazo de até cinco sessões do colegiado para a apresentação de emendas. O presidente da Fenop, Sérgio Aquino, explicou que a tramitação da matéria na Comissão Especial já foi acordada pelos blocos partidários da Câmara e “só não será instalada se o colégio de líderes mudar a posição, porque quem deliberou a instalação da comissão foi a liderança de todos os partidos”. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: ‘Discurso de privatizar Rio Madeira está atrapalhando concessão’, afirma Silvio Costa Filho

O ministro Silvio Costa Filho afirmou na terça-feira (8) que o discurso de privatização do rio Madeira está atrapalhando a tramitação do processo para a concessão da hidrovia. “Alguns setores têm vendido para a sociedade que será uma privatização do rio. Não é isso. A concessão é o modelo que existe no mundo, e acho que ela é muito benéfica para o país”. Reconheceu que a concessão da hidrovia deve ser tratada com cautela, mas ressaltou que a medida pode ampliar as operações atuais de 15 milhões de toneladas para 25 milhões de toneladas por ano. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Suape lança aplicativo para reforçar conexão com as mais de 80 empresas do complexo

O complexo industrial portuário de Suape lançou ontem o aplicativo Suape Conecta, que deverá integrar as mais de 80 empresas do território. A ferramenta oferece acesso exclusivo aos executivos, com disponibilização de várias funcionalidades como chat interativo e divulgação de eventos, além de ser um canal direto entre a gestão e as indústrias. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Porto do Açu teve operação de abastecimento marítimo com diesel verde

A efen e a Wilson Sons realizaram no final de março o primeiro abastecimento com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) do setor marítimo brasileiro. A operação foi conduzida no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), da Vast Infraestrutura, marcando o início dos testes do diesel verde em rebocadores da Wilson Sons. O combustível substitui o óleo diesel marítimo e pode reduzir em mais de 80% as emissões de CO2 equivalente considerando seu ciclo de vida completo. Íntegra para associados.

Agência Porto: DNIT e FGV lançam boletim sobre a infraestrutura do Brasil

Boletim da Infraestrutura, lançado pelo DNIT e pela FGV, é uma publicação digital com um panorama detalhado do setor de infraestrutura no Brasil, incluindo indicadores macroeconômicos, impacto das obras na empregabilidade, créditos disponíveis para investimentos no setor e a execução do orçamento disponível. A publicação está disponível on-line e pode ser acessada no site do DNIT, na página de Custos Referenciais. Com a parceria da FGV, foi possível entender melhor como os fatores econômicos influenciam a infraestrutura, tornando mais claro o desempenho do DNIT e a relação do setor com a economia. Clique aqui e acesse aqui o Boletim. Íntegra para associados.

Agência Porto: Sistema Transporte terá destaque na Intermodal 2025 com programação estratégica e foco em inovação

A Intermodal South America, que ocorrerá de 22 a 24 de abril, terá a participação do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), com uma programação voltada à promoção do desenvolvimento do setor. A cerimônia de abertura da Intermodal, no dia 22, contará com a participação do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reforçando o compromisso institucional com os temas centrais para o futuro da mobilidade e da infraestrutura logística no país.  O Sistema Transporte apresentará também o projeto da Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade –, um espaço que será instalado durante a COP30, em Belém, para promover debates sobre transição energética e soluções para a descarbonização do setor. Íntegra para associados.

Portal Jota: Os perigos do aumento da concentração de mercado no porto de Santos

A principal disputa em torno da modelagem do edital do Tecon Santos 10 diz respeito à garantia de um ambiente de livre concorrência e competitividade no principal terminal portuário brasileiro, caso uma empresa de navegação que possui terminal próprio no porto vença o certame. O presidente-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, diz que é a favor da verticalização e que, na verdade, a preocupação é com o risco da prática de self-preferencing, que é quando o armador prefere atracar seu navio no seu próprio terminal, seja qual for o preço praticado pelos demais. Para mitigar esse risco, Caputo defende a adoção de uma regra de capacity share, onde nos primeiros anos cada terminal ficaria limitado à movimentação de cargas à sua participação percentual na capacidade instalada no porto, até que se garanta as condições comerciais de todos os terminais. Íntegra para associados.

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